A aventura do livro

Roger Chartier

Resenhas - A aventura do livro

J^! 24/06/2023

Sensacional
Livro incrível sobre o início do entendimento do autor, sobre o desenvolvimento do suporte do texto, sobre a história do livro, autor e texto.

Ana Carla Longo 17/04/2023

Tô lendo Roger Chartier pra minha pesquisa e esse livro foi uma leitura muito prazerosa. Indo na contramão das leituras acadêmicas muito engessadas, esse livro traz, em forma de diálogo, a exposição das principais ideias do autor, que é uma referência da história do livro e das práticas de leitura.

Não foi meu primeiro contato com o autor, mas é uma ótima introdução às suas ideias. É importante pensar o passado e a história do livro e da leitura pra pensar nessas práticas hoje, além do papel do autor, editor e do leitor na produção de sentidos. Tem uma perspectiva mais ocidental, afinal Chartier é francês, mas é possível traçar paralelos com a influência ocidental na nossa sociedade como um todo.

Apesar de, pela data de publicação da obra (final dos anos 90), o autor não estar familiarizado ou abarcar formatos como os e-readers (o kindle), não deixa de ser uma obra agregadora e um panorama das práticas de leitura na história. Um motor pra pensar em novas pesquisas e nos novos rumos do livro e das formas de ler.

Gusma 05/01/2023

"Um livro existe sem leitor?"
Esse livro faz uma análise de vários contextos históricos importantes na formação do livro e do leitor. Nesse sentido, propõe a reflexão de tópicos sobre a digitalização da leitura, a rarefação dos leitores e como a leitura transforma/transformou as sociedades, inclusive sua relação com a economia.

Não é incrível, mas é uma edição bem bonita, agradável de ler e traz informações bem legais.

Marcos.Paulo 19/01/2022

Esperava mais, mas vai servir
É um bom livro, comprei para servir de referência para meu TCC, confesso que esperava mais do que estou buscando, mas irá me servir, alguns capítulos são muito interessantes, como os capítulos "O leitor entre limitações e liberdade" e "a leitura entre limitações e a falta de acesso".

crixtine 14/12/2021

Já havia assistido palestras do Chartier, mas esse foi meu primeiro contato real com um texto dele. Fiquei surpresa com o quanto a leitura foi leve e acredito que tenha sido uma ótima introdução para me aprofundar mais em sua obra.

Vitória Gomes 31/08/2021

Um livro sobre a história do livro
Primeiro que a edição é linda, desde o papel utilizado, até as ilustrações. O livro discute a história do hábito da leitura e da comercialização do livro na Europa, desde um afresco de Pompéia do século 1 até quadros de Rembrandt e Renoir.

Priscila 28/05/2021

História do livro e da leitura de forma leve e apaixonante!
A obra é maravilhosa! Acostumada com a linguagem mais hermética do Chartier em outros textos para a pesquisa, essa leitura foi uma experiência bem mais leve. Apresentada em forma de entrevista, encontramos aqui toda uma síntese do projeto de Chartier como historiador do livro, por representar todo esse mundo apaixonante, entra para os meus favoritos certamente.

Pelo formato mais fluido recomendo a todos os leitores interessados na história do livro e também para historiadores como forma de introdução, sendo necessário recorrer aos outros textos do historiador, referência na área de história do livro e da leitura.

MariaeSM 05/03/2021

Um livro maravilhoso
Realmente gostei bastante desse livro. Aprendi bastante com ele, visto que este apresenta toda a história do livro da sua origem até os dias atuais. Focando nas suas evoluções de formato e suas principais consequências, tanto no mercado editoriais, como na mentalidade das pessoas que o leem e em sua relação com ele. Realmente espero poder ler este livro outra vez. Ele é de fácil leitura e o autor consegue descrever os fatos com bastante precisão.

LeiaAngelita 05/03/2021

Um livro maravilhoso
Aprendi muito com esse livro a respeito das situações que estiveram em torno do livro principalmente no que concerne as suas principais evoluções de formato. Em especial a mais recente que é a que estamos vivenciando nestes últimos tempos. O livro apresenta bastante a mentalidade que estava presente nas pessoas com relação aos livros e também as concequências de tais evoluções pelas quais estes passaram. Espero poder relê-lo em breve.

Jéssica 27/01/2021

Muito interessante a discussão proposta ao final. Qual o propósito da existência de um livro, senão para ser lido?

Paula 31/03/2020

apesar de um pouco antiga essa é uma entrevista interessante e repleta de imagens, que discute aspectos gerais das mudanças sobre história na produção e disseminação da escrita.

Nathália 17/06/2018

Um livro existe sem leitor?
"... A relação da leitura com um texto depende,é claro, do texto lido,mas depende também do leitor, de suas competências e práticas, e da forma na qual ele encontra o texto lido ou ouvido."

"A biblioteca eletrônica sem muros é uma promessa do futuro, mas a biblioteca material, na sua função de preservação das formas sucessivas da cultura escrita, tem, ela também, um futuro necessário."

Ludmila119 31/08/2016

Livro
O livro se desenrola como uma entrevista com Roger Chartier. No decorrer de suas páginas, conhecemos um pouco sobre a história do livro, a revolução de Gutenberg e as transformações que autores, editores e obras sofreram ao longo dos anos.

O autor fala que a revolução do livro eletrônico não é tão "drástica" como pode-se pensar, assim, como não foi uma revolução tão drástica a prensa de Gutenberg. Livros manuscritos e tipografados conviveram por algum tempo.

A experiência com a obra também é amplamente abordada. Você já imaginou como era ler um pergaminho? Como precisava das duas mãos, uma mera anotação precisaria de um ajudante.

O livro em seu início teve uma profunda relação com o sagrado, e as principais pinturas que as obras apareciam, elas remetiam a palavra do sagrado presente na imagem. Isto foi aos poucos modificando-se, assim como aqueles que estabeleciam o que leríamos, ou seja: a família, a igreja, a escola e a biblioteca. O livro também emancipou-se, digamos assim, das instituições que lhe consagravam.

Compreendemos também que os hábitos de leituras mudaram com o passar do tempo. De uma leitura realizada em voz alta, a um ruminar e, por fim, a uma leitura silenciosa. Os ambientes também mudaram, passando da reclusão dos gabinetes e quartos até o espaço público, como trens, metrôs, aviões e ônibus. Sobre esse contexto, Chartier (1999, p. 144) afirma: "a leitura silenciosa, mas feita em espaço público, é uma leitura ambígua e mista. Ela é realizada em um espaço coletivo, mas ao mesmo tempo ela é privada, como se o leitor traçasse, em torno de sua relação com o livro, um circulo invisível que o isola”.

Mitsuo 11/11/2014

A aventura do livro
O autor faz um resgate histórico sobre o livro, o papel do autor na antiguidade, os caminhos do texto desde o autor até o editor. Discute o papel do leitor e da leitura, o papel da biblioteca e os bibliófilos.