Sociologia do negro brasileiro

Sociologia do negro brasileiro Clóvis Moura

Resenhas - Sociologia do negro brasileiro

Lucikelly.Oliveira 13/01/2024

Leitura educativa
É sempre bom aprender um pouco da nossa história e como as coisas de deram de fato.
O livro é muito bom mas por ser uma leitura mais técnica requer um pouco mais de atenção do leitor. Leiam para não sair por aí falando besteiras!!

Thales.Santos 16/08/2023

Clóvis é incontornável
"No Brasil a maioria dos estudiosos do problema do negro ou caem para o
etnográfico, folclórico, ou escrevem como se estivessem falando de um
cadáver. Na primeira posição, conforme veremos no decorrer deste livro, o
contato entre culturas, o choque entre as mesmas, as reminiscências
religiosas, de cozinha, linguísticas e outras ocupam o centro do universo
desses cientistas. Na segunda, vemos o indiferentismo pela situação social
do negro, destacando-se, pelo contrário, a imparcialidade científica do
pesquisador em face dos problemas raciais e sociais da comunidade negra.
O absenteísmo científico transforma-se em indiferença pelos valores
humanos em conflito. E como isto o negro é transformado em simples
objeto de laboratório"

Esse trecho me pegou demais, pois quem está na academia sabe perfeitamente a frustração e decepção que é ter uma perspectiva mais radical, especialmente dentro do debate racial, e tentar trabalhar isso. Ao se ter como foco o Negro, ou o índigena, você vai sendo ensinado pouco a pouco a tratá-lo, como Clovis diz, como um objeto de laboratório, afinal, tratá-lo enquanto um agente social ativo e transformador é "militância"... E não há espaço, dizem esses acadêmicos, para "militância" dentro da ciência...

O que eles querem é isso, essa ciência positivista, pouco ou nada interessada em de fato afetar e transformar a realidade social. Quanto mais comportada e institucionalizada, sempre com essa roupagem de neutralidade, melhor. Mas sabemos perfeitamente que essa pretensa imparcialidade na verdade tem um lugar claro e definido: a manutenção do status quo.

Felizmente, temos Clóvis Moura para reacender esse ímpeto disruptivo, nos lembrando que essa ciência descompromissada e positivista em nada nos serve na nossa luta de libertação do nosso povo. Que sigamos a risca os ensinamentos moureanos e busquemos arrancar a sociologia (trago essa pelo meu interesse e área de atuação do autor, mas serve para as outras áreas também) desses velhos brancos acomodados em seus condomínios, cujo divórcio entre a prática e teoria é mais do que desejada.

Henrico.Iturriet 12/07/2023

Perfeito
Entendam, Clovis Moura é um intelectual de mão cheia, sendo uma coletânea de pesquisas que se ligam muito bem uma com a outra, Moura toda em temas delicados de maneira sublime e desliza com suas palavras nos mostrando os processos do modelo interpretativo de conhecimento e nos permite uma compreensão dos fatos de maneira a agregar a história negra com magnífica êxtase.

Amei muito esse livro e irei usar para várias pesquisas durante a vida. Sou um pequeno discípulo?

Nicoly.Tonani 09/08/2022

Sem palavras pra descrever a aula que é esse livro. É revoltante ver que tantas críticas feitas nesse livro seguem acontecendo depois de tantos anos desde o lançamento, como a maioria dos problemas ainda são tão atuais.

Juliana 15/06/2022

Sociologia do negro brasileiro
O autor faz um estudo de diversos temas,. considerando a situação dos negros ao longo de diferentes períodos históricos.

Talvanes.Faustino 06/02/2022

Legal
O autor reproduz algumas ideias bem babacas sobre Machado de Assis, bem típicas de quem não soube ler a obra do bruxo. De resto, amei o desmonte que ele faz do Gilberto Freyre.

Biblioteca Álvaro Guerra 29/10/2021

A obra Sociologia do Negro Brasileiro, do pensador Clóvis Moura, foi publicada primeiramente em 1988. Segundo o autor ela representa a síntese de mais de vinte anos de estudos e pesquisas sobre o negro no Brasil e, ao mesmo tempo, antecipa alguns conceitos que serão desenvolvidos na Dialética Radical do Brasil Negro. Trata-se de um momento de consolidação de conceitos teóricos fundamentais e inovadores que permitem pensar as relações raciais e o racismo para além da dimensões comportamentais episódicas que muitas vezes permeiam a discussão do tema até mesmo entre ativistas do movimento negro. Por essa razão, ela se revela de grande importância e extremamente atual, apesar dos seus mais de trinta anos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788527311588

Rodrigo | @muitacoisaescrita 23/10/2020

??? Publicada originalmente em 1988, a obra condensa mais de 20 anos de pesquisa do autor.
? Clóvis Moura propõe entender o racismo para além de lógicas individualistas e essencialistas. Ou seja, não reduzindo-o a uma mera patologia da pessoa que o reproduz, tampouco vendo o racismo como um mero resquício da escravidão (visão muito popular à época), nem raça como uma categoria a-histórica.
? Por conta disso, utilizando o método histórico-dialético, Moura consegue analisar o período colonial de forma singular e o consequente desenvolvimento de um capitalismo dependente no Brasil após o que ele nomeia de escravismo tardio.
? Num primeiro momento, Clóvis Moura tece suas críticas a conceitos das ciências sociais que bloqueiam o entendimento da questão racial em sua totalidade e que nada propõe quanto à mudanças radicais e práticas sociais revolucionárias. Nesse sentido, Moura diz que a própria sociologia do negro, quando submetida ao método dessa sociologia ?neutra?, mesmo quando produzida por pessoas negras, é branca, pois mostra-se insuficiente em expor o racismo em sua completude e propor soluções verdadeiramente efetivas. Essa ?sociologia enlatada? com uma ?pseudo-imparcialidade? não tem práxis.
? Moura, ao tratar a questão racial, propõe colocar as pessoas escravizadas no centro da análise. A história do Brasil vira, nesse sentido, a história da luta e resistência das pessoas racializadas. Isso porque, penso eu, para o marxismo, a luta de classes é o motor da história, portanto para Moura, que é marxista, devemos analisar a história do povo negro a partir de sua quilombagem (isto é, suas insurgências contra o sistema colonial), diferente do que faz a história dita ?oficial? ? que, não a toa, é controlada pela classe dominante.
[para ler a resenha completa, passa lá no meu insta literário (@muitacoisaescrita). link direto pra postagem: https://www.instagram.com/p/CGnDR5iDwuD/?igshid=1r39lyyk9p03o]

Anderson.Lima 23/07/2020

Uma sociologia verdadeiramente alinhada com oprimido
Realmente sem igual. Clóvis Moura vai muito além de uma falsa imparcialidade cientifica. Ele ao assumir uma posição dialética de interpretação sobre a situação do negro no Brasil fornece uma obra geniosa. São muito boas as categorias de analise que ele propõem de grupo diferenciado, grupo especifico e posteriormente escravismo tardio. Enfim, esse é um livro que deveria ser venerado, idolatrado, cultuado e amado, e muito mais outras coisas boas por sua qualidade argumentativa e seu posicionamento junto com a visão das classes oprimidas, em especial do negro. Já está fácil no meu top 3 livros favoritos. Pena que é um pouco caro mas te digo vale 1000000% lê-lo

pi 09/07/2020