Soldados Fantasmas

Soldados Fantasmas Hampton Sides

Resenhas - Soldados Fantasmas

_Wesley_ 01/06/2020

Excelente leitura
Soldados Fantasmas é um livro da Segunda Guerra Mundial e conta a história de uma missão de resgate de prisioniros que por aproximadamente 3 anos sofreram nas mãos dos japoneses na Filipinas. Esse livro substitui qualquer um desses famosos livros de autoajuda e de liderança. Nele vemos como em uma situação extrema de sofrimento e perigo, uma pessoa ou lider deve se comportar para seguir na vida ou para ter sucesso em seus objetivos. Sobre tudo ele é uma homenagem aos prisioneiros e fuzileiros que compõem essa magnífica história. E também uma lembrança para nós de como a guerra é horrenda.

Nalu 02/10/2022

Marcas da guerra
IMPRESSIONANTE! Para aqueles que devotam interesse em estudar a 2° Guerra Mundial, SOLDADOS FANTASMAS apresenta extenso e dramático relato de uma operação de resgate de prisioneiros americanos em um campo de concentração japonês nas Filipinas durante a chamada Guerra do Pacífico. O autor proporciona uma narrativa tão envolvente quanto o mais aclamado best seller de ficção. Difícil interromper a leitura. A descrição dos estados de espírito e das personalidades daqueles prisioneiros é de levar às lágrimas. Aplausos de pé para o tradutor: trabalho de rara maestria sobre tema de guerra! INESQUECÍVEL!

Rafa 04/12/2014

A batalha nas Filipinas
O livro Soldados Fantasmas relata a batalha travada entre japoneses e norte-americanos pela reconquista das Filipinas, após três anos de ocupação do país pelo Japão, durante a II Guerra Mundial, com livro transparecendo a operação de resgate de mais de 500 soldados americanos aprisionados num campo de concentração japonês, em Cabanatuan.

Graças à fraterna e próxima relação entre as Filipinas e os Estados Unidos desde 1898, os comandantes aliados decidiram que era chegado o momento de empreender a reconquista do país, aguardado há tanto tempo pelos filipinos. Depois do general MacArthur ser obrigado a abandonar o país em março de 1942, as Filipinas caíram sob domínio do Japão, que nos quase três anos de ocupação aplicaram um duro tratamento à população nativa, cometendo diversas atrocidades contra os americanos e civis e obrigando parte deles a realizar trabalho escravo.

A os prisioneiros eram os sobreviventes da queda das Filipinas em 1942, e o grupo incluía fuzileiros navais, soldados, marinheiros, pilotos, bem como civis, na maior parte americanos mas alguns eram dos países aliados. A maioria eram sobreviventes das forças de defesa do General MacArthur de Corregidor, em Bataan, em 9 de abril de 1942. Por mais de 33 meses foram sujeitados a desnutrição e doenças, além de maus tratos e até assassinatos nas mãos dos japoneses. Esse prisioneiros se julgavam esquecidos e se autoploclamavam "soldados fantsmas".

O General Krueger atribuiu ao Tenente Coronel Henry Mucci e seu 6º Batalhão Ranger a missão de invadir o campo de Cabanatuan e salvar os prisioneiros de guerra americanos. A força de resgate de Mucci era composta pela Companhia C dos 6º Rangers, comandada pelo Capitão Robert W. Prince, reforçada pelo 2º pelotão da Companhia F, comando pelo 1º tenente. John F. Murphy, além de quatro fotógrafos de combate do 832nd Signal Service Battalion, duas equipes dos Scouts Alamo. O total de homens era 8 oito oficiais e 120 alistados.

Uma Guerra esquecida, onde a cada página se torna assombrosa a situação dos prisioneiros americanos, relatos impressionantes de situações que eu não desejaria ao meu pior inimigo.

Com relação a um possível resgate, só lendo esse relato fantástico que Hampton Sides nos escreve em seu livro.

Krisley 24/02/2014

História pouco conhecida, contada com uma narrativa fluida e bem detalhada.

Os capítulos são alternados, ora falando os prisioneiros nos campos, ora falando dos fuzileiros do 6º batalhão do exercito norte-americano designados para o resgate.

O autor passa uma boa ideia das Filipinas com seus campos de arroz e carabaos, da fome e das inúmeras doenças que atingiram os prisioneiros de Cabanatuan, do apoio dos guerrilheiros filipinos que combatiam os invasores japoneses.

Livro muito interessante principalmente pra quem não conhece muito da guerra no Pacífico.

Gilton 07/02/2017

Surpreendente
Ambientação: Durante a 2ª guerra mundial, o maior grupo de soldados americanos é capturado, fora dos U.S.A, pelas tropas imperiais do exercito Japonês. O que acontece com esses soldados é magnificamente narrado nessa obra, em todos os momentos até a “libertação”.
A história se passa nas Filipinas e, acontece em quatro momentos, a batalha de Bataan, onde se tem uma narrativa bem enfática desse momento, a marchar da morte, que sinceramente me causou arrepios, o campo de prisioneiros de Cabanatuan, onde vemos o ser humano em suas faces mais doces e mais cruéis, por fim a marcha da vida, que em uma ficção seria algo fácil, entretanto como esse livro é baseado em um conflito real, é possível sentir todas as minúcias das dificuldades sofridas pelos soldados americanos, tantos os prisioneiros como os fuzileiros que foram designados para o resgate.

Personagens: Não são simplesmente personagens criados, mais sim veteranos de guerra, histórias reais, lembranças reais. Eles não têm que ser bem construídos para agradar o leitor, mas sim, passar a realidade vivida naquela época. Há vários extremamente cativantes, como o guerrilheiro Pajota, e o capitão Prince.
No entanto creio que o autor pesou um pouco a mão quando relatava os soldados Japoneses, levando em conta que o autor é americano e a obra foi escrita para esse público, é até compreensível (também creio que os Japas possam ter sido realmente cruéis). Mas nada que desqualifique a obra,

Autor: Hampton Sides, é o primeiro contado que tenho com o autor, mas ele me cativou, com certeza vou procurar mais obras dele para ler. Nessa obra em particular ele demonstrou ser bem maduro e conseguiu passar a atmosfera de forma crível.

Obra: O livro em si apresenta uma leitura bem mais fluida, sou particularmente fã de ficção, mas a forma que é narrada à história torna a leitura leve (mesmo à história sendo pesada), e há fotos dando mais créditos à obra. Só não gostei das páginas brancas, mas de modo geral é uma ótima edição.

Conclusão: Por fim é uma obra obrigatória para quem gosta do gênero, não é maçante nem cansativa, realmente me surpreendi com uma história tão cativante e pouco conhecida, todos lembram do holocausto e bombas atômicas e das grandes batalhas, mas a guerra guarda tantas coisas “menores” e que deveriam ser mais lembradas. Foi um livro que julguei mau quando o ganhei, mas hoje vejo que foi um ótimo presente. Esse livro me transportou para aquela situação a narrativa do autor te prende e te convence de tal forma que você se sente um dos prisioneiros de Cabanatuan ou fuzileiro na missão de resgate.
Eu recomendo fortíssimo esse livro.
Abraço :D

Fabiano1980 22/02/2023

Martírio e Guerra
Hampton Sides, o autor deste livro, me arrancou aplausos.
Com seu faro aguçado para pesquisa dos fatos, dos depoimentos de alguns dos personagens, sim, os veteranos de guerra que também contribuiram com seus depoimentos heroicos e comoventes, me fez devorar este livro e me transportar para dentro desta história comovente.
Soldados Fantasmas é a prova cabal do pior que o ser humano pode passar, sofrer e também provocar em uma Guerra, onde ninguém sai vencedor.
Fiquei espantado com as atrocidades do "Japas" ante os prisioneiros americanos e de outras nacionalidades nos campos das Filipinas, porém com o decorrer da história e da jornada heroica de resgate, o jogo mudou.
Dos abismos, das crueldades ao resgate, este livro nos faz refletir que ...
A Guerra é perturbadora!
E este livro é sem dúvidas um rico conteúdo para quem quer aprender a conhecer sobre as experiências da II Guerra Mundial.
Mereceu minhas 5 Estrelas. E recomendo.

Márcio 08/08/2019

Ótimo
Os sofrimentos dos soldados americanos prisioneiros dos japoneses na segunda guerra
Erudito Principiante 08/08/2019minha estante
Parece interessante

Márcio 08/08/2019minha estante
Muito bom...foram deixados para trás nas Filipinas no começo da guerra