A Hora do Vampiro

Stephen King
Stephen King

Resenhas - A Hora Do Vampiro

Eder 14/12/2021

Um ótimo livro, porém um pouco arrastado.
Foi legal ler e conhecer esse livro, a história é muito boa, tem um início legal, um meio bom e um final ótimo. Tem umas partes bem arrastadas, que acabam dando um pouco de sono ao leitor, ( para mim pelo menos). Não fiquei preso ao livro em momento nenhum, talvez um pouco nas últimas 40 paginas, mas nada demais. O personagem principal é marcante, gostei de conhecer ele. É um livro bem triste, principalmente para o final. A atmosfera do livro é sombria, ponto que gostei muito. Valeu a pena a leitura, mesmo tendo sido bem arrastado.
Duda 14/12/2021minha estante
Tô super ansiosa para comprar e ler esse livro veeeiii

Wilza.Alves 06/10/2020

Reler King é sempre um prazer
Ainda melhor que a primeira vez que li, pois prestei mais atenção aos detalhes que tanto enriquecem a história. O início lento, é necessário para a ambientação e apresentação da cidade e seus habitantes, após tudo ambientando a narrativa se torna frenética e praticamente impossível de largar. King é rei!

Elton Jhon 03/07/2021

King <3
Bom, este é o meu primeiro contato com a escrita do autor, onde fui com muita sede ao pote, criei muitas expectativas, afinal estamos falando do King.
Esta foi a sua segunda obra publicada, o que me deixa impressionado com a tamanha desenvoltura e habilidade da construção de persongens e da estória. Deixando-me com muita vontade de ler outras obras, para que eu possa ver sua evolução em outros trabalhos.
Avaliei este livro com quatro estrelas, e pretendo expor aqui alguns do motivos aos quais não foi um cinco estrelas/favoritado para mim.
O autor trabalha com uma escrita bastante descritiva, na qual, utiliza de bastante detalhes na hora de descrever algo. Confesso que esta forma de escrita não é das minhas preferidas, mas o autor sabe utilizar muito bem desses recursos, desta forma, a leitura não fica cansativa e flui muito bem, pois é uma escrita/leitura de fácil compreensão.
A estória se passa na pequena cidade de Jerusalém?s Lot, na qual, acaba sendo também como um personagem de toda a trama. Nessa primeira parte do livro o autor nos apresenta toda cidade, juntamente com uma grande quantidade de personagens (o que acho exagerado e talvez desnecessário). Essa ambientação percorre por metade do livro, onde as coisas começam a acontecer de fato, depois dessa metade em diante. Para alguns isso pode ser entediante e torturador, mas como o autor trabalha muito bem a sua escrita, acaba que você se sente preso nessa estória, tentando saber tudo sobre a cidade, depois descobrindo o que está acontecendo nela (sumiços e mortes repentinas, mistério?) e querendo saber o desfecho de toda a trama.
Talvez você acabe odiando alguns personagens, que foi o meu caso, personagens homofóbicos e misóginos, que me deixaram enfadado na forma com que eles se expressavam em algumas situações, mas de certa forma acaba sendo um pequeno detalhe que passa despercebido.
Não leia esperando um terror assustador, pois não é (mas envolve coisas sobrenaturais), acaba sendo mais mistério e ação do que um triller de fato.
Queria falar mais sobre, mas é muito difícil escrever uma resenha sem dar spoiler hahaha e seria chato de minha parte fazer isso. Então indico que leiam (não irão se arrepender), assim você pode tirar suas próprias conclusões a cerca deste livro.

Pimentel 27/08/2020

Bela trama de vampiros
Gostei muito, narrado com sutileza acaba lhe envolvendo e te prende para ver o desenrolar, muito bom!!!

Elane.Medeiross 15/02/2022

Uma história fantástica,com uma construção de personagens e enredo super interessante.
Salem, trás a história de uma pequena cidade no interior dos EUA, onde coisas bizarras vão ocorrer.

Wagner47 19/01/2021

O Lote da Jerusalem
Talvez seja ousadia minha falar isso, mas senti muito uma "homenagem" do Drácula de Bram Stoker, indo desde as características de alguns personagens quanto a acontecimentos.

King acerta e muito ao mostrar as diversas reações frente ao medo, mas também peca e muito em deixar situações como inacabadas, meio que travadas. Tinha momentos em que algumas passagens eram interrompidas só para serem contadas mais a frente ao invés de seguir o fluxo normal.
Decisões tomadas que não faziam tanto sentido, além da falta de exploração a respeito das transformações, sendo incompatível com o que tinha sido estabelecido no próprio livro.

Talvez seja por eu esperar mais, mas deixou a desejar

Jesypira 04/05/2013

Seu começo é um pouco massante, como os outros livros do King que já li. Este tem peculiarmente muitos personagens desnecessários e sem muita importância para a trama, mas sem esse enchimento de linguiça, o livro seria bem mais fino e simples. Talvez perdesse a graça, não sei. Mas quando a trama começa a chegar no clímax, o negócio começa a ficar bom! Me interessei um pouco sobre vampiros (não vampiros “like” crepúsculo), e confesso que se minha janela fosse de vidro, teria certo receio em olhar para ela no meio da noite.

rgallo 25/12/2021

Vampiros em sua essência
Como dizem os sábios, na leitura deste livro, conhecerão os vampiros raízes! Para o público da geração crepúsculo, vale a pena ler para ver se eles brilham!

Arnaldo 30/07/2023

Bom!
O titulo do livro já é um mega spoiler, eu no começo não tinha muitas expectativas, esperava que fosse apenas mais um livro sobre o assunto, porém, o livro conseguiu prender minha atenção e a cada vez que eu lia mais queria saber o que vinha depois Sk mesmo nesse livro do começo da sua carreira já conseguia prender a atenção do leitor. Para mim o livro funcionou muito, gostei e recomendo.

Lusca 25/07/2021

Apenas um breve comentário.
Há pouco tempo atrás acabei entrando em uma ressaca literária enormeeeeee e o melhor jeito de sair dela era me jogando em alguma obra do mestre. Aqui estou eu ?. Stephen King tem uma originalidade na forma em que narra as histórias que meu Deuuuuss... Me sinto supeer familiarizado com isso, portanto sempre começo os livros dele já consciente de que entrarei de fato dentro daquela história. Em Salem tive uma dificuldade no começo com tantos personagens, mas consegui filtrar quem merecia mais a minha atenção. Fora isso, nenhum defeito!
Patricia823 26/07/2021minha estante
O tanto que eu amei esse livro. Amei os personagens. Susan Norton tem meu coração todinho ?? porém, foi injustiçada, mais compreendo kk

Flavio Assunção 13/08/2011

Segundo livro do escritor Stephen King, "A Hora do Vampiro" é uma clara evolução de "Carrie", a começar pela ótima criação de uma cidade fictícia. Por outro lado, falha em vários aspectos que, para quem já conhece o autor de outros livros, pode incomodar.

"A Hora do Vampiro" fala basicamente da cidade de Jerusalem's Lot, que possui um mistério envolvendo uma certa residência chamada Casa Marsten. Com uma estranha ligação com esse lugar, chega até a cidade o escritor Benjamin Mears, que pretende escrever um livro sobre o assunto e dar fim ao mistério que carregou consigo durante muitos anos. Mas algo de estranho começa a acontecer. As pessoas morrem estranhamente e seus corpos simplesmente somem. Ben, então, terá que resolver o quebra cabeça sobre o que está acontecendo antes que o perigo chegue até ele.

De fato, o livro é muito mais profundo do que "Carrie", porém o autor peca justamente em seus personagens. Não sei se o problema foi comigo, mas não consegui sentir afeição por nenhum deles, nem mesmo quando o destino para alguns fora negativo. Quem conhece King sabe que a construção psicológica dos personagens que compõem sua obra é uma de suas características principais. Em "A Hora do Vampiro" ficou algo sem sal, sem atrativos. Para quem leu "A Coisa", "O Iluminado" ou mesmo "Angústia" antes deste, percebe o quanto ele evoluiu nesse sentido. Os livros citados tem personagens incríveis, que por muito tempo permanecem na mente. Algo que não acontece com "A Hora do Vampiro".

Um outro ponto que me incomodou - e nisso entra mais algo pessoal -foi o batido clichê religioso. Hoje em dia não tenho muita paciência para livros que promovem a batalha "igreja católica x forças do mal". Acho até que para a época em que King escreveu este livro - anos 70 -ainda funcionava, mas hoje em dia não. Ao menos para mim, que estou com a minha fé religiosa um tanto embaçada, não me serviu de bom grado.

Por último, é importante deixar claro que o suspense/terror presente no livro é construído aos poucos. Não pense que irá ler momentos de tensão antes de pelo menos 3/4. É apenas na última parte que alguma coisa de fato acontece. Não que isso seja ruim, é até interessante observar como as coisas vão se desenvolvendo, mas para um livro que se diz terror, pode incomodar a algumas pessoas.

"A Hora do Vampiro" não é um livro ruim, mas está longe de ser um dos melhores trabalhos de King. Vale ressaltar que o próprio autor comenta que foi um de seus piores trabalhos. Então, fico até mais tranquilo em escrever esta resenha e expor os meus pontos de vista. Certamente indico a leitura, mas vale mais para quem já é fã. Quem se inicia com ele, melhor ler uma de suas verdadeiras obras primas, como as que citei no terceiro parágrafo.
Marselle Urman 15/08/2011minha estante
também acho que deixou a desejar, especialmente na superficialidade dos personagens. Quando King resolve fazer chavão do BEM X MAL, ele apela. Mas sou fã, né, fazer o quê? A gente tem que estar junto nos bons e maus momentos... Abraço.

Rafael 24/12/2014minha estante
A dicotomia "bem x mal" é uma constante na bibliografia de King, vide livros como "Dança da Morte" e "Desespero". Ao menos a mim esse detalhe não incomoda, porém é salutar mesmo que para mim esse não é o melhor trabalho do Stephen King.

Solange158 22/10/2023

Salem
Ambientado na cidadezinha de Jerusalém Lo, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiro. Bem Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado, Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror, e o senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.

Tho 16/05/2020

Muito suspense e uma homenagem a Bram Stoker.
Segundo romance do mestre SK.

Minhas impressões:

Após a apresentação dos personagens, o livro entra num suspense contínuo, enervante e angustiante. Adorei a primeira metade a qual não consegui interromper a leitura.

Na segunda metade, quando as verdades são reveladas, o ritmo do suspense decai, tomando formas de caça às bruxas e aventura, não há tanto o sentimento de angústia da primeira metade, mas continua funcional.

Senti uma enorme homenagem por parte do SK ao autor de Drácula, Bram Stoker. Muitos dos elementos primevos da mitologia vampiresca estão presentes.

Em resumo: é uma excelente obra de suspense e provavelmente a melhor obra sobre vampiros que já tive contato. Recomendo.

Ludmila 02/06/2022

A história é bastante tensa e tem momentos muito bons e instigantes. Como sempre a escrita do King é bem detalhada e cheia de descrições. Achei o final "mais ou menos".

eeama_ 01/03/2023

ótimo pra sair de uma ressaca literária!!
Amo muito a escrita do king e como ele consegue prender o leitor e fazer com que a vibe rock n roll seja tão tangível kkkkkkkkkkkk. nesse livro não seria diferente! não posso dizer que me apeguei muito aos personagens (com exceção de matt burke), porém a narrativa me cativou muito! o conto do conde dracula sempre presente como referência, e todas as lendas que encarnam os sugadores de sangue em seu mais aterrorizante aspecto foram incorporadas pelo king de maneira exímia. enfim, ótimo livro!