Os Tambores de Outono

Os Tambores de Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 1ª Parte

Vanessa2056 27/12/2021

Eu amo um casal!

Nesse livro, vai contar o início deles como fundadores da "Cordilheira dos Fraser".
A história também vai altenar com o Roger e a Brianna no futuro.
LetAcia1055 27/12/2021minha estante
Esse livro é bom?

Vanessa2056 27/12/2021minha estante
É sim. Esse é o livro 4 da série.

LetAcia1055 27/12/2021minha estante
Jesus kkkkkkk

Vanessa2056 28/12/2021minha estante
Até o momento tem 8 lançados, mas a autora já falou que serão 10 ?

LetAcia1055 28/12/2021minha estante
Aaa ss

LetAcia1055 28/12/2021minha estante
Entendi

Taisa 28/07/2017

Ahh gente sei lá! Que livro esquisito.

Gostei? Lógico que sim, acho praticamente uma missão impossível não gostar de alguma coisa em que James Fraser está envolvido, mas sinceramente tive alguns probleminhas aqui.

Vai ter spoilezinho de O Resgate no Mar.

Eu fico as vezes pensando como seria o reencontro perfeito, não sei vocês mas eu achei meio chinfrin o grande reencontro da Clare e o Jamie. Mas como seria a perfeição? Na vida real esses reencontros não devem ser tão dramáticos e epopeicos, imagino que o casal da vida real dariam aquele tipo de beijo meio desesperado onde os dois vão pro lado direito, nariz tromba com nariz, é dentada no beiço e falta de assunto por não saber o que falar, o rosto vermelho como um pimentão.....sim certamente na vida real o negócio é meio constrangedor, por isso eu amo os livros, nessa cenas românticas tudo dá certo, paramos para perceber que paramos de respirar, que lá vem um ventinho sudoeste que deixara os cabelos mais esvoaçantes e charmosos, tem todo aquele negoócio de ponta da língua molhando os lábios e não sei mais o que, só sei que os autores conseguem dividir cinco segundos em umas duas horas, tamanho os detalhes.

Então somando essas variáveis da vida real com todo o rococó da ficção relevei um pouco esse reencontro. Mas gente, sério. Bem sério. Aqui também há um super encontro e esse daqui não consegui relevar, foi meia boca com todas as meias prováveis. De tantos meios para isso acontecer ela fez de uma forma tão sem graça, esse era para ser o ponto alto do livro, e pior ainda, ele foi o ponto alto do livro. Foi o mais baixo ponto alto do livro.....hahahahhahahahahahahahhaha
Mas enfim, já foi, vamos viver com isso.

E não era só isso, senti falta daquela emoção, tinham tantas partes que poderiam ter sido agoniantes, emocionantes e tantos outros “antes” mas ..... não. Na verdade era assim, começava uma cena e pá ela cortava e já ia para outra, daí eu ficava einnn, voltava relia e ok, não entendi nada mas ela deve se explicar mais pra frente, daí la depois de umas 200 paginas ela revelava e assim foi em alguns momentos. Até mesmo revelando mistérios do livro anterior.

Senti falta de uns perrengues também, no livro anterior tufo foi tãaaao dificil, na verdade DOIS livros enormes para descrever as dificuldades da época e neste daqui em uma parte praticamente já estava tudo resolvido. Como assim????

Resumindo, eu gostava mais quando a Clare e o Jamie eram o foco principal e ponto, mas fazer o que né? Temos que crescer, saber que os problemas são outros e aceitar algumas coisas. Mas gostei de muita coisa também, a narrativa descritiva dela é maravilhosa, se antes me sentia nas terras Altas, agora me sinto na Cordilheira dos Fraser, são os cheiros, as texturas, cultura, cada movimento tão ricamente detalhado que é difícil não ser imersa naturalmente.

Sinto que daqui para frente não haverá um livro mais da série que irá superar os primeiros, mas mesmo assim mantenho meu interesse, adoro essa família, esse casal, esse homem! Não sei o que o futuro nos reserva, mas se nada mais der certo bora voltar para as pedras!

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br

Linda resenha.

Samy 05/08/2017minha estante
Muito bom !!

Natacha.Barreto 04/10/2020minha estante
Esses livros só vão ficando melhores...Um sopro de Neve e Cinzas é incrível!

Laurinha 04/10/2020minha estante
Sim, é impressionante como a escrita da Diana é boa, não teve um que eu não me deliciei lendo!

Natacha.Barreto 04/10/2020minha estante
Bom p nós q ela não economiza na escrita né ?

Dai 03/08/2023

Esse livro é uma montanha russa de emoções, você sente amor, esperança, raiva, desprezo, ódio... a escrita da Diana é muito rica e detalhada e é muito fácil de se imaginar nos locais que ela escreve.

amei os personagens de Brianna e Roger, são muito diferentes dos da série, muito mais intensos e fortes.
al.in.eo 03/08/2023minha estante
Deu até uma animada pra ler agora, achei eles chatos na série, nem continuei a 5° ainda

Yanca Martins 03/08/2023minha estante
Acho a série sensacional, ainda não li os livros

Isadora 03/08/2023minha estante
Terminei o nono livro hoje e tô desnorteada sem saber o q fazer até agora kkk. Tô quase voltando do início

Maria 18/09/2023

Não sei dizer se é pior ou só um pouco melhor que o terceiro livro, mas tal qual o volume anterior, acontece POUQUISSIMA coisa. Pra falar bem a verdade só acontecem TRÊS eventos realmente marcantes (um só dura uma página, o outro tem mais repercussões que acabam levando ao outro - que aí tem várias repercussões). Só que esses três eventos é só depois da metade do livro, e ainda assim tem muita coisa desnecessária no meio. Acho que podia tranquilamente ser um livro de 400 páginas kkkkkkkkkkkkkkkkkk muito cansativo, ainda um monte de gente nova, uns nomes que ressurgem do nada...
Talita.Serra 18/09/2023minha estante
Eu tentei ler o primeiro livro, mas tive que parar. Achei muito lento!!! Vou tentar de novo daqui a um tempo ?

Maria 20/09/2023minha estante
Realmente é muito cansativo mas vale a pena, o primeiro e o segundo são muito bons. E os personagens são cativantes, é o que me mantém lendo a série

Leticia.Justo 30/07/2021

Os tambores de outono
A série continua dessa vez focada em Brianna e Roger, com umas paradas de Jamie e Claire. Mas eu me vi aflita para terminar. A verdade é que senti a Brianna como um intrusa no meu casal favorito. E fiquei muuuuuito incomodada com o personagem Roger. Mas no geral a história está boa e já estou na espectativa do livro 5!
fyveer 30/07/2021minha estante
Demorou muito para eu me acostumar com os povs da brianna e do roger, tem alguns que são tão chatos ? mas juro que em alguns livros eles são os que oferecem mais ação.

Leticia.Justo 31/07/2021minha estante
Fico aqui na espectativa, então!

Aletheia (@almaletrada) 20/09/2017

Depois de toda a adrenalina presente em Voyager, livro 3 da série, temos uma narrativa mais lenta, mostrando a nova forma com que Jamie e Claire passam a se relacionar. O amor ainda continua presente, mas arestas criadas em 20 anos de separação precisam ser aparadas, coisas relacionadas ao passado solitário de ambos precisam ser esclarecidas. Agora, em uma América selvagem, precisam recomeçar e reconstruir tudo o que foi perdido na Escócia. Jamie fica sabendo que sua tia Jocasta (irmã da sua mãe, de Colum e Dougal) tem uma propriedade chamada River Run e parte em busca do seu paradeiro. No percurso salvam Stephen Bonnet do enforcamento, um homem que se tornará um pesadelo para os Frasers. Ao chegar em River Run se chocam com a realidade da escravidão presente nas colônias inglesas. Acompanhados de Ian e Fergus, passam um tempo ajudando tia Jocasta na fazenda, até ela cogitar transformar Jamie em seu herdeiro. Jamie recusa por não concordar em ter escravos e sua tia, usando a influência que possui apresentá Jamie ao governador da Carolina do Norte. Tryon lhe oferece terras em troca de lealdade à coroa inglesa e, mesmo não sendo protestante, Jamie aceita. Partindo para o local que eles batizam de cordilheira dos Fraser. A dificuldade agora é conseguir moradores para desbravar aquela área, começando do zero. Brianna e Roger, ainda no século VC, ganham importância e passamos a conhecer mais dos herdeiros Fraser e MacKenzie. Com saudade da mãe, Bree tenta acompanhar a vida dos pais no passado através de documentos e faz uma chocante descoberta que trará grandes aventuras na parte 2 desse livro.
Débora 21/01/2018minha estante
Oi, estou lendo o primeiro livro e vi que é bem fiel q série. Será q se eu começar a ler o 4 eu entendo, tendo assistido as 3 temporadas da série?

Aletheia (@almaletrada) 21/01/2018minha estante
Olá Débora. Entende sim. Pode ler!

Ale Salvia @estantedaale 02/02/2017

Outlander no Estante da Ale
Mais uma resenha em parceria com a linda Editora Arqueiro, dessa vez o livro 4, parte 1: "Outlander - Os Tambores do Outono", mas fiquem tranquilos que não terá nenhum spoiler. Tomei o máximo de cuidado para apenas contar o que achei da leitura e não dar detalhes da obra.

Importante apresentar os personagens principais para quem ainda não conhece Outlander, não é? Claire é uma viajante do tempo que após a Segunda Guerra Mundial vai parar na Escócia do século XVIII, ou seja, ao meio de confrontos políticos e religiosos conhece Jamie, um típico escocês sexy, fortão e perseguido pelos soldados ingleses.

É... O que não falta é história nessa série de livros. A autora Diana Gabaldon escreve mais um volume da série com o poder de criar plots paralelos e reais que prendem sua atenção. Este livro especificamente se passa na América, então podemos observar como foi a colonização dos índios e como os europeus se comportavam perante a escravidão, porém não é deixado de lado o romântismo e o espírito aventureiro. Tem um pouco de tudo! O enredo é extremamente rico em detalhes, porém não é cansativo. Acho muito interessante como nossos personagens já conhecidos se encaixam na história verídica. Diana tem um trabalho gigantesco de pesquisa e o resultado foi mais um excelente capítulo dessa saga.

Destaque para alguns personagens específicos: Jocasta Cameron foi uma senhora bem peculiar que conseguiu minha admiração. Porém, quem ganhou meu coração foi Brianna e Roger. Esse livro, tem partes narradas em 1767 e 1970 e confesso não esperava gostar tanto do que acontece nos anos 70, fui surpreendida!

Ah! Queria falar um pouco sobre o que eu senti na reta final. Eu até comentei com a minha mãe que eu realmente senti o que a Claire sentiu e foi tão 'real' que eu fui dormir chateada com o Jamie. Parecia que ele tinha feito aquilo comigo, sabe? Foi uma experiência bem completa e ainda espero um pedido de desculpas oficial, hein Jamie? --'

Acho que já passei um pouco do meu amor por essa série.. Falei até demais, mas não me canso de elogiar o trabalho da Diana e dizer que depois de ler Outlander, você se torna outra pessoa. É um livro tão apaixonante e intenso que merece ser apreciado e divulgado. Obrigada se você está lendo até aqui, rs. E não esqueça de deixar um comentário com o que acha dessa saga, hein?

site: http://estante-da-ale.blogspot.com.br/
day 02/03/2017minha estante
Tua resenha é maravilhosa!! Tô começando hoje esse livro.

Ale Salvia @estantedaale 03/03/2017minha estante
Obrigada Day! Fico muito muito muito feliz com isso!!!

Lili 17/01/2010

"Tambores de Outono" é o quarto livro da autora Diana Gabaldon da série Outlander. A autora realmente nos surpreende por sua capacidade em contar histórias. "Tambores de Outono" com certeza não vai decepcionar os fãs da série. Caso você não tenha lido os três romances anteriores, eu recomendo que o faça antes de começar este livro, pois acho que seria muito confuso apreciá-lo cuidadosamente, sem ter lido a história e o drama pessoal de seus personagens que a autora meticulosamente detalha tão bem em seus livros anteriores.

A história desta vez não se passa como pano de fundo nas highlands da Escócia. Jamie e Claire concordam que não havia qualquer possibilidade de construir uma vida para si, na Escócia. Os clãs tinham sido forçados a emigrar, devido a fome e a pobreza extrema. Então, os Frasers juntamente com alguns amigos e o sobrinho Ian, atravessaam o Atlântico e vão para a Carolina do Norte refazer suas vidas... Em um tempo paralelo, Brianna no século XX e seu amado escocês Roger descobrem algumas informações sobre o que vai acontecer com Claire e Jamie no 'passado'. Então, devido essas informações surpreendentes e terríveis, Brianna está determinada a alcançar os seus pais e avisá-los de alguma maneira esses próximos eventos, na esperança de mudar o futuro...

A primeira parte do livro confesso que não me agradou muito, achei um tanto cansativo. Mas, a segunda parte devorei em dois dias as suas 500 e tantas páginas! Muitas coisas acontecem...
Diana Gabaldon detalha muito bem a vida do século XVIII na Carolina do Norte, de forma clara e precisa, minuciando todos os detalhes da época. Claire e Jamie como personagens crescem consideravelmente, assim como o amor e a intimidade entre eles. Novos personagens são introduzidos, bem como um vilão bastante viril, e, em típico estilo Gabaldon, estas novas pessoas são retratadas com muito realismo, complexidade e humor... Briana e Roger estão adoráveis!

Os livros desta série estão entre meus favoritos com certeza! Os personagens são tão reais que o leitor acaba se envolvendo com eles, pelo menos com Jamie e Claire, de uma forma comovente. Pois, seguimos as suas vidas e observamos o seu crescimento como seres humanos, as suas experiências tanto na alegria como na tristeza, e como interagem uns com os outros em seu dia a dia, bem como em meio a grandes aventuras. Pelas páginas vão se passando a sua história e muitas vezes devido a ela choramos a distância por eles.

Veja esta e outras resenhas aqui http://nossosromances.blogspot.com/
Semiramis 01/07/2010minha estante
Lili, sua resenha me deu forças para continuar o primeiro livro. Realmente, está um pouco cansativo e estou muuuiiitooo devagar. rsrs
Mas depois de ler seus comentários, e por ter amado os primeiros livros da série, vou voltar a ler com mais ânimo.
bjs
;)

Jaqueline.Marcondes 19/04/2021

Um livro maravilhoso
"- Você é minha coragem, assim como eu sou sua consciência - sussurrou ele. - Você é meu coração, e eu, sua compaixão. Sozinhos, não somos inteiros. Você não sabe disso, Sassenech?" (pág. 272)

No quarto livro de Outlander, Diana Gabaldon nos traz Jamie e Claire mais maduros e unidos, o que os fortalece para enfrentar cada novo obstáculo.
Enquanto isso, Brianna e Roger precisam descobrir o caminho de volta para os braços e o coração um do outro.

site: https://dicadelivroefilme.blogspot.com
Iane.Barros 19/04/2021minha estante
Eu amo a série tbm

Marina582 16/10/2023minha estante
Por favor moça, coloca um aviso de spoiler :(

Caroline Gurgel 18/10/2014

Uma excelente história, mas que decepcionou na forma em que foi contada
Ou meu humor não anda nada bem ou esse livro me decepcionou, o que é duro de admitir, já que aprendi a amar essa série com todo meu coração. Fanatismos à parte, senti falta da Diana impactante dos livros anteriores, da Diana que me deixava ora com raiva ora suspirando, da Diana que me roubava o ar e me fazia ter vontade de jogar o livro na parede, da Diana da paixão avassaladora, das surpresas e da ansiedade. Parece que ela só acordou na segunda metade do livro, ainda assim, um pouco sonolenta.

Pensei ser praticamente impossível falar desse livro sem entregar seus segredos, e qual não foi minha surpresa quando li a sinopse ao término da leitura e constatei que está tudo ali. Tudo. Claire e Jamie resolvem, depois de algum tempo, que vão tentar a vida na América e se fixam em uma propriedade concedida pelo Governador. Do outro "lado do tempo", no "futuro", acompanhamos um pouco do relacionamento de Roger e Brianna e suas descobertas sobre a vida de Jamie e Claire. Falarei menos que a sinopse, e se você não a leu aconselho que não o faça. Os dois jovens descobrem algo importante que vai mudar (e movimentar) o rumo da história.

Parte I - Dói um pouco ter que admitir que as partes sobre Jamie e Claire na primeira metade do livro não eram as mais interessantes. Roger e Brianna roubaram a cena, mesmo que elas tenham sido pontuais. A autora escreve, escreve, escreve, e não diz muita coisa. Diana É prolixa, mas aqui ela exagerou.

Parte II - "Ufa, Diana acordou", pensei. De fato, a história cresce significativamente e tem seus momentos dignos de aplausos. Há um encontro super emocionante e incrivelmente bem escrito, que é, para mim, o ponto alto de todas as mais de mil páginas. A história que se desenrola nessa segunda metade é muitíssimo interessante, mas mal aproveitada. Uma simples falta de diálogo - que não deveria ser comum entre Jamie e Claire e sua evidente maturidade - teve uma consequência que se arrastou até quase o final do livro.

Se gostei do livro? Sim, gostei. Citarei uma frase que a autora usa para descrever um acontecimento do livro e serve bem para resumir minhas impressões sobre ele. "É como no beisebol - assegurei a ela. - Longos períodos de tédio, pontuados por curtos períodos de intensa atividade."

Deixo claro que não tenho problema com livros longos, gosto tanto dos enredos quanto das palavras e seus jogos, mas não gosto quando as páginas e os pensamentos se repetem em demasia. Talvez tenha sido esse o problema em Os Tambores de Outono, mas, esperançosa de reencontrar a autora que me encantou, seguirei firme na série, especialmente porque, além de Jamie e Claire, agora existe a figura de Roger, que muito me agradou. A teimosia de Brianna me impediu de morrer de amores por ela, mas, verei o que me aguarda.

Em suma, uma excelente história, mas que decepcionou na forma em que foi contada.

4/5 Estrelas
4/5 Corações

*** SPOILER ABAIXO ***

Minha maior birra foi o estupro, definitivamente. Por que todos os personagens têm que sofrer algum abuso sexual? Acontecera com Jamie, com Fergus, com Ian e com Mary. Com Claire não foi estupro, mas ela "vendera" seu corpo como moeda de troca. E aqui em "Tambores" mais um. E um que me incomodou bastante, não pelo fato em si, mas pela tara da autora pelo assunto. Ficou caricato, passou do limite. Espero, sinceramente, que ela não o extrapole ainda mais nos próximos livros.

Mari Siqueira 13/05/2016minha estante
Acho que é impossível contar uma história sobre o século XVII e XVIII sem envolver muito estupro. Infelizmente, esta atrocidade fez (e infelizmente ainda faz) parte da História e escrever ou não sobre ela não faz com que ela deixe de existir. Desculpa, mas dizer que Diana tem uma "tara" pelo assunto é absurdo.

Maria.Gabrielly 03/07/2021

Eu amo Outlander
Estou amando continuar lendo!
Outlander é uma narrativa arrastada de praxe né?! Mas mds como vale a pena ler, é incrível acompanhar essa história e os personagens (eu amo o Roger). Não desistam de ler por esse livro, que não é o melhor, leiam até o final e fiquem, como nos outros volumes, com o gostinho de quero mais!
Carolina.Missel 04/07/2021minha estante
Socorrro tô na página 353 e detesto o Roger ? acho ele um pouco pesado demais

Lari 31/12/2021

Continuação de ouro!
A Diana se supera a cada volume! Quando você pensa que ela não tem mais nada pra ela fazer com os personagens e o universo, ela surpreende!

E como os personagens são reais! A gente consegue imagina-los no dia a dia tranquilamente.

A trama desse livro tbm, é recheada de ação e acontecimentos, nem um objeto ou atitude está ali a toa, tudo se desenrola muito bem.

Cada vez mais apaixonada por Outlander!
Desirre 08/02/2022minha estante
Estou amando esse livro ?