Os Tambores de Outono

Os Tambores de Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 1ª Parte

annacsfraccaro 09/12/2021

Mais um 5 estrelas e favoritado!
O tanto que estou amando acompanhar a história da Claire e do Jamie e agora da Brianna e do Roger é indescritível.
Os quatro livros que eu li até agora são simplesmente maravilhosos.
A evolução dos personagens é perfeita, a descrição dos lugares é perfeita, a narrativa é perfeita.
Todos os pontos são interligados, não tem nada na história que você para e se pergunta o porquê da autora estar colocando isso na história.
Mas nem tudo são flores... Outlander tem muitos gatilhos, gatilhos de todos os tipos, então tem que ter um pouco de estômago, porque em muitos casos é bem descritivo. Então, por esse motivo, depois de quatro livros de Outlander seguidos, vou ler outro e deixar o quinto livro pra 2022.

Pedro.Morais 04/12/2021

Disputa por território.
Na primeira parte do quarto livro da série, Claire, Jamie, e o pequeno Ian (que já não é mais pequeno) estão vivendo no Novo Mundo, a colônia inglesa que veio a se transformar nos EUA, uma das maiores potências mundiais. Neste livro, Jamie vive um grande impasse, viver à sombra de parentes cuidando de terras que não lhe pertencem ou fazer um acordo com um dos políticos locais para conseguir terras, entre tribos indígenas rivais, que podem colocar o escocês em grandes intrigas políticas e culturais.
Em Os Tambores do Outono, Claire se mostrou mais passiva do que o normal, passando todo o livro amedrontada ? na verdade, acho que está mais para apavorada ? com a ideia de que Jamie poderia morrer em qualquer momento.
Neste livro temos capítulos intercalados entre a época de Claire e Jamie (1767) e a época em que Brianna e Robert vivem (1969), assim podemos dar uma respirada do medo constante de alguma tragédia próxima. Enquanto seus pais tentam seguir a vida na colônia, Brianna tenta, 200 anos na frente, a se acostumar com a sua vida sem a presença de sua mãe e sem saber se ela está viva, se está feliz, se está triste, se está morta.
É vendo a frustração da jovem que Robert resolve ajudá-la a investigar como seus pais estariam vivendo 200 anos atrás.

Ramos 13/12/2022

Emocionante, romântico, sofrido, principalmente sofrido. Mais uma vez uma cena difícil de aceitar. Gosto da ideia do "Novo Mundo" mas sinto falta das terras altas. Enfim, acho que tá meio repetitivo pra mim.

Dianne.VitAria 06/02/2023

Meu novo favorito da série
O de sempre se tratando de outlander, sofrimento, amor, família, humor e perfeição. Neste livro temos mais personagens e muitas histórias incríveis. Um livro envolvente com uma escrita maravilhosa. Os desenvolvimentos nas relações dos personagens aqui é o ponto mais forte deste livro.

Manu Boschetti 03/09/2020

Como sempre a primeira parte é melhor
Eu amei esse livro, se tornou um dos meus preferidos da série, junto com a viajante do tempo.
Amei os capítulos alternando na linha temporal.

Dai 03/08/2023

Esse livro é uma montanha russa de emoções, você sente amor, esperança, raiva, desprezo, ódio... a escrita da Diana é muito rica e detalhada e é muito fácil de se imaginar nos locais que ela escreve.

amei os personagens de Brianna e Roger, são muito diferentes dos da série, muito mais intensos e fortes.
al.in.eo 03/08/2023minha estante
Deu até uma animada pra ler agora, achei eles chatos na série, nem continuei a 5° ainda

Yanca Martins 03/08/2023minha estante
Acho a série sensacional, ainda não li os livros

Isadora 03/08/2023minha estante
Terminei o nono livro hoje e tô desnorteada sem saber o q fazer até agora kkk. Tô quase voltando do início

Rafa 15/01/2021

É impossível não gostar de Outlander - seja ele qual fo. É envolvente, é apaixonante. Rico em detalhes, extenso - e intenso do começo aí fim. Não se contradiz, te ensina, te puxa pra onde quer a história vá.

Paola437 10/08/2020

É tanta coisa que falta tempo pra assimilar tudo
Essa primeira parte do quarto livro envolve muitos personagens novos, lugares novos, reencontros, partes bem tristes e chocantes, e o que eu mais gosto: misticismo. Uma sensação de ansiedade, mistério por conta da mistura de passado com futuro e visões indígenas. Muito legal!
Também fica no ar a dúvida sobre mais viajantes do tempo que já tenham morrido ou que ainda vão passar pelas pedras. (Como eu vi a série antes de chegar aqui, eu já sei o que acontece, mas...).

Foi uma leitura muito prazerosa cheia de aventuras, adorei!!!!

Lili 17/01/2010

"Tambores de Outono" é o quarto livro da autora Diana Gabaldon da série Outlander. A autora realmente nos surpreende por sua capacidade em contar histórias. "Tambores de Outono" com certeza não vai decepcionar os fãs da série. Caso você não tenha lido os três romances anteriores, eu recomendo que o faça antes de começar este livro, pois acho que seria muito confuso apreciá-lo cuidadosamente, sem ter lido a história e o drama pessoal de seus personagens que a autora meticulosamente detalha tão bem em seus livros anteriores.

A história desta vez não se passa como pano de fundo nas highlands da Escócia. Jamie e Claire concordam que não havia qualquer possibilidade de construir uma vida para si, na Escócia. Os clãs tinham sido forçados a emigrar, devido a fome e a pobreza extrema. Então, os Frasers juntamente com alguns amigos e o sobrinho Ian, atravessaam o Atlântico e vão para a Carolina do Norte refazer suas vidas... Em um tempo paralelo, Brianna no século XX e seu amado escocês Roger descobrem algumas informações sobre o que vai acontecer com Claire e Jamie no 'passado'. Então, devido essas informações surpreendentes e terríveis, Brianna está determinada a alcançar os seus pais e avisá-los de alguma maneira esses próximos eventos, na esperança de mudar o futuro...

A primeira parte do livro confesso que não me agradou muito, achei um tanto cansativo. Mas, a segunda parte devorei em dois dias as suas 500 e tantas páginas! Muitas coisas acontecem...
Diana Gabaldon detalha muito bem a vida do século XVIII na Carolina do Norte, de forma clara e precisa, minuciando todos os detalhes da época. Claire e Jamie como personagens crescem consideravelmente, assim como o amor e a intimidade entre eles. Novos personagens são introduzidos, bem como um vilão bastante viril, e, em típico estilo Gabaldon, estas novas pessoas são retratadas com muito realismo, complexidade e humor... Briana e Roger estão adoráveis!

Os livros desta série estão entre meus favoritos com certeza! Os personagens são tão reais que o leitor acaba se envolvendo com eles, pelo menos com Jamie e Claire, de uma forma comovente. Pois, seguimos as suas vidas e observamos o seu crescimento como seres humanos, as suas experiências tanto na alegria como na tristeza, e como interagem uns com os outros em seu dia a dia, bem como em meio a grandes aventuras. Pelas páginas vão se passando a sua história e muitas vezes devido a ela choramos a distância por eles.

Veja esta e outras resenhas aqui http://nossosromances.blogspot.com/
Semiramis 01/07/2010minha estante
Lili, sua resenha me deu forças para continuar o primeiro livro. Realmente, está um pouco cansativo e estou muuuiiitooo devagar. rsrs
Mas depois de ler seus comentários, e por ter amado os primeiros livros da série, vou voltar a ler com mais ânimo.
bjs
;)

Mariana 02/02/2022

Diana Gabaldon segue arrasando!
Achei que fosse cansar depois de tantos livros enormes... Mas a história de Jamie e Claire é tão envolvente que chega ser impossível parar de ler.

Agora me resta ler próximo livro para saber como os acontecimentos desse final serão resolvidos

Claire Scorzi 13/03/2009

Jamie e Claire no Novo Mundo...
Comparado a "O Resgate no Mar", este volume da série equilibra melhor ação/ introspecção dos personagens. Há aqui também um gostinho de romance antigo no uso que Diana Gabaldon faz de contar uma história dentro de outra história (Dickens, gênio da Literatura Inglesa no século XIX, era mestre nisso). Tanto Claire quanto Jamie 'contam histórias' em algum momento da narrativa (Claire, por sinal, está contando um clássico do próprio Dickens!). Saboroso e cheio da já conhecida empatia que a autora estabelece entre esse seu casal maravilhoso e nós leitores.

Michelle 19/05/2021

Sou muito suspeita, mas amei!!! Apesar de ter partes mais descritivas do que os volumes anteriores, a descrição dos eventos do clã Fraser iniciando uma nova vida na América e o encontro e desencontro entre pai e filha torna o livro uma jornada longa e apaixonante.

Maria 18/09/2023

Não sei dizer se é pior ou só um pouco melhor que o terceiro livro, mas tal qual o volume anterior, acontece POUQUISSIMA coisa. Pra falar bem a verdade só acontecem TRÊS eventos realmente marcantes (um só dura uma página, o outro tem mais repercussões que acabam levando ao outro - que aí tem várias repercussões). Só que esses três eventos é só depois da metade do livro, e ainda assim tem muita coisa desnecessária no meio. Acho que podia tranquilamente ser um livro de 400 páginas kkkkkkkkkkkkkkkkkk muito cansativo, ainda um monte de gente nova, uns nomes que ressurgem do nada...
Talita.Serra 18/09/2023minha estante
Eu tentei ler o primeiro livro, mas tive que parar. Achei muito lento!!! Vou tentar de novo daqui a um tempo ?

Maria 20/09/2023minha estante
Realmente é muito cansativo mas vale a pena, o primeiro e o segundo são muito bons. E os personagens são cativantes, é o que me mantém lendo a série

almeidaatai 08/06/2021

Preparando o terreno
Ao finalizar não só essa parte como a parte II, entendi melhor este, era o preparo do terreno.

Ao início achei a história lenta e senti a mudança de como a história estava sendo contada, diferente dos livros anteriores.

Fui apreciando e gostei de conhecer os ambientes novos e personagens que relembram os anteriores. Muitas novidades e com um contexto de história bastante novo, incluindo índios e piratas.

Eu gosto dos suspenses que só foram respondidos muitos tempo depois, mas de forma tão derrepente que era possível sentir o estralo de consciência dos personagens. Terminou de uma forma abrupta mas não me senti entregue aquela história.

Um livro preparando o terreno dos personagens e do reconhecimento destes. Senti falta de muitos outros achei que não explorou tanto os tão interessantes, mas compreendo que a história estava dividida. É isso.

Bruna 08/04/2020

Os Tambores do Outono
Nunca pensei que iria sofrer tanto por causa de um certo personagem.
Se tornou meu livro favorito da série.