Os Tambores de Outono

Os Tambores de Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 1ª Parte

Lili 17/01/2010

"Tambores de Outono" é o quarto livro da autora Diana Gabaldon da série Outlander. A autora realmente nos surpreende por sua capacidade em contar histórias. "Tambores de Outono" com certeza não vai decepcionar os fãs da série. Caso você não tenha lido os três romances anteriores, eu recomendo que o faça antes de começar este livro, pois acho que seria muito confuso apreciá-lo cuidadosamente, sem ter lido a história e o drama pessoal de seus personagens que a autora meticulosamente detalha tão bem em seus livros anteriores.

A história desta vez não se passa como pano de fundo nas highlands da Escócia. Jamie e Claire concordam que não havia qualquer possibilidade de construir uma vida para si, na Escócia. Os clãs tinham sido forçados a emigrar, devido a fome e a pobreza extrema. Então, os Frasers juntamente com alguns amigos e o sobrinho Ian, atravessaam o Atlântico e vão para a Carolina do Norte refazer suas vidas... Em um tempo paralelo, Brianna no século XX e seu amado escocês Roger descobrem algumas informações sobre o que vai acontecer com Claire e Jamie no 'passado'. Então, devido essas informações surpreendentes e terríveis, Brianna está determinada a alcançar os seus pais e avisá-los de alguma maneira esses próximos eventos, na esperança de mudar o futuro...

A primeira parte do livro confesso que não me agradou muito, achei um tanto cansativo. Mas, a segunda parte devorei em dois dias as suas 500 e tantas páginas! Muitas coisas acontecem...
Diana Gabaldon detalha muito bem a vida do século XVIII na Carolina do Norte, de forma clara e precisa, minuciando todos os detalhes da época. Claire e Jamie como personagens crescem consideravelmente, assim como o amor e a intimidade entre eles. Novos personagens são introduzidos, bem como um vilão bastante viril, e, em típico estilo Gabaldon, estas novas pessoas são retratadas com muito realismo, complexidade e humor... Briana e Roger estão adoráveis!

Os livros desta série estão entre meus favoritos com certeza! Os personagens são tão reais que o leitor acaba se envolvendo com eles, pelo menos com Jamie e Claire, de uma forma comovente. Pois, seguimos as suas vidas e observamos o seu crescimento como seres humanos, as suas experiências tanto na alegria como na tristeza, e como interagem uns com os outros em seu dia a dia, bem como em meio a grandes aventuras. Pelas páginas vão se passando a sua história e muitas vezes devido a ela choramos a distância por eles.

Veja esta e outras resenhas aqui http://nossosromances.blogspot.com/
Semiramis 01/07/2010minha estante
Lili, sua resenha me deu forças para continuar o primeiro livro. Realmente, está um pouco cansativo e estou muuuiiitooo devagar. rsrs
Mas depois de ler seus comentários, e por ter amado os primeiros livros da série, vou voltar a ler com mais ânimo.
bjs
;)

Claire Scorzi 13/03/2009

Jamie e Claire no Novo Mundo...
Comparado a "O Resgate no Mar", este volume da série equilibra melhor ação/ introspecção dos personagens. Há aqui também um gostinho de romance antigo no uso que Diana Gabaldon faz de contar uma história dentro de outra história (Dickens, gênio da Literatura Inglesa no século XIX, era mestre nisso). Tanto Claire quanto Jamie 'contam histórias' em algum momento da narrativa (Claire, por sinal, está contando um clássico do próprio Dickens!). Saboroso e cheio da já conhecida empatia que a autora estabelece entre esse seu casal maravilhoso e nós leitores.

Caroline 18/10/2014

Uma excelente história, mas que decepcionou na forma em que foi contada
Ou meu humor não anda nada bem ou esse livro me decepcionou, o que é duro de admitir, já que aprendi a amar essa série com todo meu coração. Fanatismos à parte, senti falta da Diana impactante dos livros anteriores, da Diana que me deixava ora com raiva ora suspirando, da Diana que me roubava o ar e me fazia ter vontade de jogar o livro na parede, da Diana da paixão avassaladora, das surpresas e da ansiedade. Parece que ela só acordou na segunda metade do livro, ainda assim, um pouco sonolenta.

Pensei ser praticamente impossível falar desse livro sem entregar seus segredos, e qual não foi minha surpresa quando li a sinopse ao término da leitura e constatei que está tudo ali. Tudo. Claire e Jamie resolvem, depois de algum tempo, que vão tentar a vida na América e se fixam em uma propriedade concedida pelo Governador. Do outro "lado do tempo", no "futuro", acompanhamos um pouco do relacionamento de Roger e Brianna e suas descobertas sobre a vida de Jamie e Claire. Falarei menos que a sinopse, e se você não a leu aconselho que não o faça. Os dois jovens descobrem algo importante que vai mudar (e movimentar) o rumo da história.

Parte I - Dói um pouco ter que admitir que as partes sobre Jamie e Claire na primeira metade do livro não eram as mais interessantes. Roger e Brianna roubaram a cena, mesmo que elas tenham sido pontuais. A autora escreve, escreve, escreve, e não diz muita coisa. Diana É prolixa, mas aqui ela exagerou.

Parte II - "Ufa, Diana acordou", pensei. De fato, a história cresce significativamente e tem seus momentos dignos de aplausos. Há um encontro super emocionante e incrivelmente bem escrito, que é, para mim, o ponto alto de todas as mais de mil páginas. A história que se desenrola nessa segunda metade é muitíssimo interessante, mas mal aproveitada. Uma simples falta de diálogo - que não deveria ser comum entre Jamie e Claire e sua evidente maturidade - teve uma consequência que se arrastou até quase o final do livro.

Se gostei do livro? Sim, gostei. Citarei uma frase que a autora usa para descrever um acontecimento do livro e serve bem para resumir minhas impressões sobre ele. "É como no beisebol - assegurei a ela. - Longos períodos de tédio, pontuados por curtos períodos de intensa atividade."

Deixo claro que não tenho problema com livros longos, gosto tanto dos enredos quanto das palavras e seus jogos, mas não gosto quando as páginas e os pensamentos se repetem em demasia. Talvez tenha sido esse o problema em Os Tambores de Outono, mas, esperançosa de reencontrar a autora que me encantou, seguirei firme na série, especialmente porque, além de Jamie e Claire, agora existe a figura de Roger, que muito me agradou. A teimosia de Brianna me impediu de morrer de amores por ela, mas, verei o que me aguarda.

Em suma, uma excelente história, mas que decepcionou na forma em que foi contada.

4/5 Estrelas
4/5 Corações

*** SPOILER ABAIXO ***

Minha maior birra foi o estupro, definitivamente. Por que todos os personagens têm que sofrer algum abuso sexual? Acontecera com Jamie, com Fergus, com Ian e com Mary. Com Claire não foi estupro, mas ela "vendera" seu corpo como moeda de troca. E aqui em "Tambores" mais um. E um que me incomodou bastante, não pelo fato em si, mas pela tara da autora pelo assunto. Ficou caricato, passou do limite. Espero, sinceramente, que ela não o extrapole ainda mais nos próximos livros.

Mari Siqueira 13/05/2016minha estante
Acho que é impossível contar uma história sobre o século XVII e XVIII sem envolver muito estupro. Infelizmente, esta atrocidade fez (e infelizmente ainda faz) parte da História e escrever ou não sobre ela não faz com que ela deixe de existir. Desculpa, mas dizer que Diana tem uma "tara" pelo assunto é absurdo.

Verdenia Ribeiro 10/07/2011

Rumo ao novo mundo, América!
Um friozinho na barriga ao recomeçar a viajar com estes personagens que amo!
Na América de 1767 os perigos naturais de uma terra pouco habitada instiga o leitor a caminhar e navegar um pouco mais com Jamie Frazer e Claire. Enquanto isto, na mesma América, porém no ano de 1969 os caminhos de Briann e Roger voltam a se cruzar, provocando em Bri uma séria de emoções.

mariioliva 18/04/2016

Os Tambores do Outono parte 1
"- Você não vai me deixar? - perguntei por fim. - Não vai morrer?
Ele balançou a cabeça e apertou minha mão com força.
- Você é minha coragem, assim como eu sou sua consciência - sussurrou ele. - Você é meu coração, e eu, sua compaixão. Sozinhos, não somos inteiros. Você não sabe disso, Sassenach?"

"Os Tambores do Outono Parte I" é a primeira parte do quarto volume da série Outlander. Precedido de O Resgate no Mar, o quarto livro vai nos contar como Claire e Jamie Fraser, o casal protagonista lindo e maravilhoso, começam a construir suas vidas juntos nas colônias da América do Norte do século XVIII, mais precisamente em 1767. Ao mesmo tempo, em 1969, vamos saber como a filha do casal, Brianna Randall, está se sentindo com a partida da mãe, a descoberta do verdadeiro pai e o início do primeiro amor por Roger Wakefield, filho adotivo do Reverendo Wakefield e descendente do clã MacKenzie.

É meio complicado resenhar essa série sem soltar alguns spoilers dos livros anteriores. A própria sinopse dos livros já contam detalhes dos seus predecessores. Mas vou tentar diminuir o máximo que puder. Para quem quiser conhecer um pouco mais dos anteriores antes de saber sobre Os Tambores do Outono, deixo as resenhas de A Viajante do Tempo, A Libélula no Âmbar, O Resgate no Mar Parte I e O Resgate no Mar Parte II.

Em O Resgate no Mar vimos como Claire descobriu o paradeiro de Jamie, depois dos 20 anos que ficaram separados, e resolveu voltar ao passado para se encontrar com ele e finalmente terem o seu final feliz. Coitada, mal sabia ela que esse final feliz ainda está longe de acontecer. Os dois acabam por viajar para as Índias Ocidentais (as ilhas do Caribe, atualmente) no Novo Mundo, com a finalidade de resgatarem seu sobrinho Ian que fora sequestrado por um navio pirata. Depois de muitos perrengues tanto em alto mar quanto em terra firme, o casal finalmente recupera o sobrinho e acabam naufragando (sim, naufragando, a "sorte" desses dois é incrível) na costa da Carolina do Norte.

Lá, decidem por ficar na colônia americana em vez de retornar para a Escócia, e tentar construir um novo lar para eles, além de redescobrir como conviverem juntos, afinal, foram 20 anos separados. O amor nunca deixou de existir, mas a convivência e a confiança precisa se restabelecer. Com a ajuda de uma tia de Jamie, Jocasta Cameron - irmã dos MacKenzie - o casal, o sonhador sobrinho Ian e seu fiel escudeiro Rollo (uma mistura de cão e lobo), o filho adotivo Fergus, e o amigo Duncan, tentam sobreviver nesse Novo Mundo cheio de aventuras, de animais selvagens, de nativos lutando pelas suas vidas e suas terras, de negros sendo escravizados e torturados, de europeus com sede de riqueza e fortuna desbravando essa selva braba e passando por cima de quem precisar passar.

"Jamie pegou minha mão direita, passando o polegar devagar pela aliança prateada de casamento. - Talvez, um dia, eu possa cobri-la com rendas e joias - disse ele suavemente. - Nunca consegui lhe dar muita coisa, exceto esta aliança de prata e as pérolas da minha mãe.
- Você me deu muito mais do que isso - disse. Envolvi seu polegar com meus dedos e apertei. - Brianna, para começar."

Enquanto isso, em 1969, vemos Brianna e Roger começarem sua história de amor. Um começo um tanto quanto conturbado, pois a moça está sofrendo: acabou de se separar da mãe, Claire, que voltou ao passado para ficar com seu grande amor, Jamie, seu verdadeiro pai e que ela acabou de descobrir que existia, logo depois de perder o homem que a criou como filha, Frank Randall, primeiro marido da mãe. Quanto vai e vem não é mesmo? Eu também ficaria maluca com tanta informação. Brianna sente-se culpada por querer saber mais sobre o verdadeiro pai, achando que isso fere a memória do homem que a criou. Tem medo de se apaixonar por Roger e logo depois conhecer outra pessoa, como aconteceu com sua mãe, que um dia havia amado Frank, mas depois que conheceu Jamie, esse amor deixou de existir, sendo capaz de abandonar tudo por ele. Porém Roger tem certeza de seus sentimentos e pretende lutar pelo coração da garota, luta essa que não será nada fácil, principalmente depois que ela descobre uma informação nada agradável sobre seus pais no século XVIII.

Preciso confessar que senti falta de alguma coisa nessa primeira parte do livro. Não me entenda mal, assim como todos os outros, eu adorei. Mas faltou alguma coisa nele que me prendesse tanto quanto os anteriores. Espero que a segunda parte tenha essa pitada a mais que faltou na primeira. O livro tem sim ação, aventuras e problemas - esse casal tem um imã para perigos que vou te contar - mas acho que faltou acontecer mais dessas coisas como nos anteriores. Não sei se é por causa da divisão do livro em partes 1 e 2, deixando a parte 2 com mais aventuras para nos surpreender. Eu não tenho nada contra a divisão, até porque é melhor ler um livro com 500 páginas (o que já é muito) do que um livro com quase 1000 páginas, como foi com A Libélula no Âmbar. Espero que a Arqueiro não atrase o lançamento da segunda parte, prevista para maio, estou aguardando ansiosíssima para ler a continuação! Enquanto isso, já temos a segunda temporada da adaptação de Outlander para TV que já lançou dois episódios arrasadores. Boa leitura!

Para mais resenhas acesse www.amadoslivros.blogspot.com.br

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/04/livro-os-tambores-do-outono-parte-i.html

SakuraUchiha 08/05/2015

Diana, a rainha de ficção histórica.
Eu amo essa série. Você tem que começar desde o início e lê-los em ordem. Este livro não foi o meu favorito da série, mas definitivamente vale a pena ler e ver as novas aventuras que Jamie e Claire se metem. Eu acho que eu leria qualquer coisa que Jamie Fraser estivesse, eu amo este personagem.
Qualquer coisa com romance, mistério e suspense vale a pena o meu tempo, e deixe-me dizer-lhe, Diana Gabaldon nos oferece isso e muito, muito mais. Ela brilhantemente nos pinta um quadro, tão real de seus personagens que eles parecem pessoas que conhecemos intimamente e que nós os reconheceria na rua.
Eu recomendo esta série para qualquer um que ama romance histórico, romance escocês ou da ficção científica de romance. Esta série tem tudo isso e este livro não decepciona.

Rascunho com Café 03/05/2017

Uma nova fase para Jamie e Claire
Finalmente o quarto livro da série Outlander foi lançado, e agora com uma novidade: pela Editora Arqueiro. Nada que mereça a preocupação do leitor, afinal a Saída de Emergência era um selo fantasia da Arqueiro, portanto, podem respirar aliviados, o projeto gráfico foi mantido, garantindo nossa coleção na estante intacta.

Depois de tanta emoção e aventura em “Resgate no Mar” (resenha aqui), nós temos um livro mais calmo. Jamie e Claire planejam se estabelecer nas Américas, assim nos deparamos com a construção de um tempo de esperança para o casal: onde Claire sonha em viver em um lar ao lado de seu marido; enquanto Jamie, finalmente tem a oportunidade ser o senhor de suas terras.

Mas veja bem, a história é mais calma que a anterior, mas não é monótona, estamos falando de uma América inexplorada do século XVIII e claro, de Diana Gabaldon, e ela nunca nos deixa totalmente sossegados. Jamie e Claire enfrentam perigos sim, mas é o dia a dia deles na nova terra que vamos conhecer, com direito a situações do cotidiano, como Jamie consertando telhado e Claire enfrentando uma porca enfurecida parindo seus rebentos em plena despensa.

O cenário da história é riquíssimo: Escravos trabalhando em fazendas, índios nativos americanos em conflito com colonos, fora os perigos de um território virgem. Há muitos percalços para nosso casal preferido enfrentar, mas acima de tudo isso, dois assuntos que tiram o sono dos leitores e respectivamente de Claire e Brianna: Aquele túmulo de Jamie Fraser na Escócia e uma notícia de jornal com a informação de uma tragédia (Diana sendo Diana). Respostas abertas para a segunda parte do quarto livro.

Ainda temos na história o acréscimo da tia de Jamie, Jocasta, um personagem muito interessante que vive nas Américas e um pouco mais do relacionamento de Brianna e Roger, personagens de outro arco que vivem nos anos 1960 e possuem um capítulo realmente adorável com a descrição da chegada do homem na lua.

Portanto, depois de tantas emoções em “Resgate no mar”, é ótimo um pouco de relativo descanso em “Os tambores de Outono”.

site: http://www.rascunhocomcafe.com/2016/04/os-tambores-de-outono-uma-nova-fase.html#.WQnuAxMrLIU

Aninha | Estante de Instantes Blog 14/03/2018

Morno
Talvez porque tenha sido o primeiro livro que li sem ter episódios da serie ainda prontos, a leitura foi mais lenta... até porque agora tenho poucos livros da coleção pra ler e já começo a ficar saudosa. Como viver sem a companhia desses personagens tão incríveis?
Esse livro foi interessante, mas levemente monótono. Acredito que a parte dois será mais recheada de emoções.

Michelle Trevisani 24/03/2019

Uma série que continuo apaixonada!
Oi pessoal! Tudo belezinha? Hoje trago a resenha do quarto livro da série Outlander. Já disse aqui o quanto sou apaixonada por essa série né? Sim, eu amo com todas as minhas forças. Não é um livro fácil de ler, porque todos eles são bastante extensos, mas a história te envolve tanto que fica difícil parar. Mas não aquele livro que você mata em um ou dois dias. Ele é mais intenso, vai exigir mais da nossa capacidade de leitor, e mesmo assim não deixa de ser instigante e delicioso de se ler.

Como eu amo a série, estou colecionando a sequência toda com as capas da série, mas também tem opções de capas diferentes. A editora Arqueiro está lançando nas duas versões de capas os livros, então depois dá uma olhadinha e veja qual capa você gosta mais.

A maior parte de "Os tambores de Outono" irá acontecer na América, mais precisamente nos Estados Unidos. E essa reconstrução histórica que a autora nos traz, é maravilhosa, rica e cheia de detalhes. Claire, depois de deixar sua filha no tempo presente e resolver viajar no tempo novamente para encontrar no passado Jaime, seu amor da vida inteira, resolve permanecer e continuar se arriscando para viver ao lado do homem que ama. Mas as escolhas que fez não são fáceis. Claire pensa constantemente na filha e reflete muito mais agora nas suas perdas. Seu medo de perder Jaime está mais presente e começo da vida dos dois nesse livro só a faz ficar mais insegura.

Durante seu trajeto de busca por um lugar para chamar de casa, são saqueados, ficando com quase nada de posses. Ainda há os sobrinhos de Jaime, que estão presentes e dos quais são responsáveis. Claire percebe que a vida nas Américas não será fácil. Até que surge uma tia de Jaime, irmã de sua mãe bastante abastada, a senhora Jocasta, e que resolve dar abrigo aos viajantes em sua casa. Mas essa tia tem escravos, e Claire que já viveu em outro século vai bater de frente diversas vezes com ela, deixando assim instável a relação das duas.
Então o que era para ser uma permanência longa na mansão de Jocasta, acaba sendo mais breve e logo Jaime e Claire estão procurando outros lugares para fixar morada. Como estão sempre metidos em entraves políticos, isso também não será fácil para os dois. E Claire sabe o futuro, ela sabe que dependendo do que fizer no passado perderá prematuramente o amor de sua vida. E ela sabe no que dará os desdobramentos políticos aos quais começam a fazer parte se não tomar uma postura mais decisiva e urgente.

Paralela à história de Jaime e Claire, vamos acompanhar também trechos entre Brianna e Roger. Surge entre eles algo difícil de controlar, e depois que Brianna volta para casa, Roger não consegue tirá-la da cabeça. Eles voltam a se encontrar e apesar de tudo estar um pouco tenso ainda entre os dois, uma fagulha de algo maior começa a brotar. Mas Roger tem um segredo e esse segredo pode ser a chave que Brianna está procurando para voltar a ver a mãe. Será que ele vai ser bem sucedido na arte de escondê-lo de Brianna?

Leia o restante da resenha no meu blog: LIVRO DOCE LIVRO

site: https://meulivrodocelivro.blogspot.com/2019/03/resenha-outlander-os-tambores-do-outono.html

Taisa 28/07/2017

Ahh gente sei lá! Que livro esquisito.

Gostei? Lógico que sim, acho praticamente uma missão impossível não gostar de alguma coisa em que James Fraser está envolvido, mas sinceramente tive alguns probleminhas aqui.

Vai ter spoilezinho de O Resgate no Mar.

Eu fico as vezes pensando como seria o reencontro perfeito, não sei vocês mas eu achei meio chinfrin o grande reencontro da Clare e o Jamie. Mas como seria a perfeição? Na vida real esses reencontros não devem ser tão dramáticos e epopeicos, imagino que o casal da vida real dariam aquele tipo de beijo meio desesperado onde os dois vão pro lado direito, nariz tromba com nariz, é dentada no beiço e falta de assunto por não saber o que falar, o rosto vermelho como um pimentão.....sim certamente na vida real o negócio é meio constrangedor, por isso eu amo os livros, nessa cenas românticas tudo dá certo, paramos para perceber que paramos de respirar, que lá vem um ventinho sudoeste que deixara os cabelos mais esvoaçantes e charmosos, tem todo aquele negoócio de ponta da língua molhando os lábios e não sei mais o que, só sei que os autores conseguem dividir cinco segundos em umas duas horas, tamanho os detalhes.

Então somando essas variáveis da vida real com todo o rococó da ficção relevei um pouco esse reencontro. Mas gente, sério. Bem sério. Aqui também há um super encontro e esse daqui não consegui relevar, foi meia boca com todas as meias prováveis. De tantos meios para isso acontecer ela fez de uma forma tão sem graça, esse era para ser o ponto alto do livro, e pior ainda, ele foi o ponto alto do livro. Foi o mais baixo ponto alto do livro.....hahahahhahahahahahahahhaha
Mas enfim, já foi, vamos viver com isso.

E não era só isso, senti falta daquela emoção, tinham tantas partes que poderiam ter sido agoniantes, emocionantes e tantos outros “antes” mas ..... não. Na verdade era assim, começava uma cena e pá ela cortava e já ia para outra, daí eu ficava einnn, voltava relia e ok, não entendi nada mas ela deve se explicar mais pra frente, daí la depois de umas 200 paginas ela revelava e assim foi em alguns momentos. Até mesmo revelando mistérios do livro anterior.

Senti falta de uns perrengues também, no livro anterior tufo foi tãaaao dificil, na verdade DOIS livros enormes para descrever as dificuldades da época e neste daqui em uma parte praticamente já estava tudo resolvido. Como assim????

Resumindo, eu gostava mais quando a Clare e o Jamie eram o foco principal e ponto, mas fazer o que né? Temos que crescer, saber que os problemas são outros e aceitar algumas coisas. Mas gostei de muita coisa também, a narrativa descritiva dela é maravilhosa, se antes me sentia nas terras Altas, agora me sinto na Cordilheira dos Fraser, são os cheiros, as texturas, cultura, cada movimento tão ricamente detalhado que é difícil não ser imersa naturalmente.

Sinto que daqui para frente não haverá um livro mais da série que irá superar os primeiros, mas mesmo assim mantenho meu interesse, adoro essa família, esse casal, esse homem! Não sei o que o futuro nos reserva, mas se nada mais der certo bora voltar para as pedras!

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br

Samy 05/08/2017minha estante
Muito bom !!

Fabi.Filippo 06/03/2019

Amando
Livro muito bem escrito, muito emocionante. Narra o início do estabelecimento da família Fraser na América.
Após um companheiro ser enforcado, serem roubados e recusarem a oferta da Tia Jocasta para ficar em River Run, o casal acompanhados de Ian partem para as terras que aceitaram do governador , a fim de torná-las produtivas e continuar com a colonização de terras americanas.
Um começo difícil, de trabalho duro e algumas aventuras e emoções inesperadas. Ataque de urso foi uma delas, Claire ao se perder na floresta em outra ocasião passa a noite com um fantasma.
E o que dizer da chegada não anunciada de Lord Grey e Willian ?
Uma epidemia de sarampo acaba com uma tribo indígena.
E a autora já começa a dar pista de que Ian está maravilhado com a cultura indígena, ele vive visitando os índios e passa longos períodos com eles.
E nos anos 70, Brianna e Roger buscam por pistas do paradeiro de Claire e do que pode ter acontecido com ela, desde que voltou ao passado. Mas ambos não sabem do outro.
Ainda não se acertaram, mas se amam.
Eu ainda não cai de amores pelo casal. Vamos ver o que acontecerá na segunda parte do livro.
Registrei varias impressões ao longo da leitura, se alguém quiser ler.

Clara 08/01/2015

Resenha Outlander: Os Tambores de Outono
“Tambores de Outono” é o quarto livro da coleção Outlander da autora Diana Gabaldon. Como no ultimo livro este também foi dividido em duas partes.

A primeira parte, temos Jamie, Claire e o Jovem Ian construindo literalmente uma nova vida na América, mas precisamente na Carolina do Norte, na América colonial em 1767. Somos apresentados a uma nova realidade mostrando a vida dura das colônias americanas. Vemos nativos lutando por sua sobrevivência, negros escravizados e europeus em busca de fortuna desbravando essa terra selvagem.

A narrativa continua muito bem detalhada e como sempre os personagens continuam crescendo. Uma coisa que gosto muito é que nenhum personagem se perde pelo caminho. Cada uma deles tem o seu propósito na trama e vai se desenvolvendo. Até aqueles que não dávamos nada por eles.

Em 1969 acompanhamos o relacionamento da Brianna – filha da Claire e do Jamie – com o Roger Wakefield – descendente do clã dos MacKenzie. Sabe todas aquelas duvidas e medos de inicio de namoro. Até que ponto se entregar. É interessante ver o desenrolar e o amadurecimento dos dois no decorrer das duas partes. Ambos têm muito carinho um pelo outro, mas agem com muita cautela.

Brianna está sofrendo muito com a “perda” da mãe, fora toda a curiosidade em relação ao pai que nunca conheceu. É um sentimento bem complicado, né? Pois ela se pega achando que querer conhecer seu verdadeiro pai pode de alguma forma estar traindo a memória do outro, no caso o Frank Randall, aquele que a criou como filha. Ao mesmo tempo se privar de conhecer o Jamie seria uma atitude muito extremista, visto que ele é o amor da vida da Claire e ela abandonou tudo e viajou no tempo novamente para ficar com ele. Então há muito ainda para a Brianna conhecer e entender.

Após ler um velho recorte sobre a morte prematura de seus pais em um incêndio, Brianna decidiu ir sozinha para o circulo de pedras e tentar salvá-los mudado o curso da história. Só que ninguém contava que Roger fosse descobrir e ir atrás dela.

A segunda parte conta as aventuras de Brianna e Roger no passado. A leitura flui muito rápido, pois ficamos na expectativa do reencontro dos dois e finalmente do encontro do pai com a filha. Que por sinal foi bem emocionante.

Quem eu amo de paixão é o Lorde John. É um personagem irônico, carinhoso, complexo e que a cada livro ganha um espaço maior. Gostei muito de ver a interação dele com a Brianna, diálogos divertidos e situações bem atribuladas. Dona Diana, quase me matou do coração! Falo nada!

Diana Gabaldon de forma memorável continua descrevendo muito bem as indumentárias, os costumes e culturas e as paisagens locais dos períodos, nota-se um grande trabalho de pesquisa, até mesmo sobre os fatos históricos, pois em alguns momentos nos vemos em países distintos e com localidades muito adversas.

É um livro repleto de encontros e desencontros, enganos e reviravoltas com uma narrativa muito envolvente. Recomendo a leitura.

site: http://nomeumundo.com/2015/01/08/resenha-outlander-tambores-de-outono/

Patty 24/01/2012

Encantador
Nesse 4º livro da série Outlander, Diana Gabaldon nos mostra através dos personagens Jamie e Claire um pouco da vida na América do século XVIII. Um local pouco habitado, com uma natureza selvagem e índios como vizinhos. E paralelamente nos mostra a vida de Brianna na mesma América, porém no século XX. Pode-se dizer que nesse livro os personagens estão mais introspectivos, apresentam mais reflexões sobre a vida de si mesmos, mas Diana sabe como manter a história atraente e interessante o tempo todo, nos fazendo entrar de fato na história.

Nana 04/08/2012

OTIMO,OTIMO ADOREI