Adorável Noite

Adorável Noite Adriano Siqueira

Resenhas - Adorável Noite

Adriana F. 17/05/2011

O tão aguardado livro solo!
Esta resenha não será uma resenha, propriamente dita. Falar deste livro é falar do autor, Adriano Siqueira, em especial.

Estudioso do tema vampiro, há quinze anos (ou são mais?) colecionando histórias, pesquisando sobre as diversas vertentes do mito, palestrante, organizador de coletâneas, praticamente uma autoridade no assunto... Um grande conhecedor dessas criaturas notívagas que há tempos luta para ver seu trabalho reconhecido. E o reconhecimento chegou, enfim.

Em seu livro "Adorável Noite" (cujo nome não poderia ser outro!), Adriano reuniu contos vampirescos, mas também contos de terror com outras criaturas como almas penadas, sereias, lobisomens... E também terror psicológico, internet, realidade virtual... Todos assuntos de seu domínio devido à experiência como pesquisador e colecionador.

Dois contos em particular me são muito queridos: O Fotógrafo e Ninguém é Perfeito. São contos sobrenaturais com pano de fundo distintos, mas ambos são ternos, humanos, tristes, de uma sensibilidade agradável, daquelas que você termina a leitura, fecha o livro e fica olhando para o teto, refletindo.

Além dos contos, Adriano Siqueira adicionou diversas matérias escritas ao longo de sua carreira enquanto estudioso e palestrante. Matérias que ensinam a origem do mito, como se defender de vampiros, como atacar, quais as melhores armas, o mito visto pela sétima arte e por aí vai.

E as fotos... Ah, como as fotos são bacanas! Diversas imagens de sua magnífica coleção!!!!

Uma bela obra, recomendadíssima a todos os amantes da magnífica lenda do vampiro. E digo mais: é um acinte os adoradores da literatura fantástica não terem este livro em suas coleções, pois ele será o seu "manual prático do vampirismo"!

Por isso, e em respeito a tantos anos de dedicação, minhas cinco estrelas!

ArenaFantástica 30/05/2011

ARENA FANTÀSTICA - Resenha: Adorável Noite
Adriano Siqueira, nosso ilustre homenageado neste especial
(http://arenafantastica.com/2011/05/14/abertura-do-especial-adriano-siqueira/),
nos brindou há poucas semanas com o seu mais novo filho, o livro “Adorável Noite”, representando com habilidade e conhecimento raros a nova literatura vampiresca do cenário nacional. Com certeza um dos livros mais interessantes que já li sobre o assunto, Adorável Noite vem arrancando elogios por onde passa, inclusive deste que vos escreve hoje.

Lançado pela editora Estronho e com o prefácio da também adorável Liz Vamp, o tão aguardado livro solo de Adriano contém uma série de contos vampirescos recheados de detalhes e referencias. Esses contos se passam nos mais diversos lugares que você possa imaginar, desde a longínqua Transilvânia, passando por São Paulo, pela Mata Atlântica e até mesmo dentro de um ónibus.

Com linguagem rápida e de fácil compreensão, a narrativa flui naturalmente do livro para o leitor, criando uma atmosfera de cumplicidade raramente atingível, jogando o leitor nos mais diversos conflitos que a imaginação deste nosso pequeno-grande autor pode engendrar.

O livro Adorável Noite também tem...

LEIA MAIS EM:

ou
arenafantastica.com

Lá também tem um especial com textos de Adriano Siqueira, um Top 10 Livros e Relatos de uma Viagem ao Castelo do Drácula (Contados pelo Peregrino fantástico)>

danilo_barbosa 17/09/2011

A noite guarda a morte
Vampiros e seus mitos são um tema recorrente na literatura mundial. Já foram colocados na mais diversas situações e gêneros diferentes. Depois da saga Crepúsculo (que me desculpem os fãs, mas não ajudou nada em reforçar o tema vampírico, mas sim deturpá-lo), os admiráveis filhos da noite viraram uma espécie de "arroz com feijão" nas páginas dos livros.

Ocasionalmente, temos alguns livros que fazem a diferença, principalmente na Literatura Nacional. Alguns autores, que conhecem as obras originais, insistem em resistir a essa nova versão "emo" do vampiro - aquele que sente, sofre e ama - e nos mostram o bom e velho predador cheio de sedução, que quer se alimentar do seu sangue.

Aquela mordida dolorida e prazerosa que pode arrebatar a sua vida.
Adriano Siqueira é um deles. Responsável pelo zine que Adorável Noite desde 2001, resolveu nos presentear com um livro de contos com o mesmo nome, lançado pela Editora Estronho (148 páginas) onde destila e nos mostra toda a sua paixão e experiência no assunto.

Seus contos, divididos entre Contos de Vampiro e Contos de Terror nos conduz a uma tenebrosa galeria, onde os piores males sobrenaturais pulam aos nosso olhos saídos dos lugares mais comuns. Desde São Paulo até a Mata Atlântica viram lugares onde um perigo real pode nos alcançar.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Alvaro 08/09/2011

Um divertido livro de Terror
Sinopse: Coletânea com 66 contos de terror, a maioria sobre vampiros.

Adriano Siqueira é muito conhecido entre escritores, fãs e editores do gênero fantástico, por sua presença amigável e constante na maioria dos eventos e pelo seu esforço pessoal na divulgação do gênero, fotografando, entrevistando autores e publicando textos no seu fanzine Adorável Noite.

Quando ele me contou que lançaria um livro fiquei contente e na expectativa. Conhecia o seu texto dos fanzines e da sua página na internet, mas o livro impresso é sempre diferente.

E a primeira coisa que se nota no livro é que Adriano Siqueira escreve para internet. Seus contos são curtos e vapt-vupt, sem rodeios. A maioria dos textos tem uma dose de humor e alguma surpresa ao leitor. E percebemos que ele se divertiu muito ao fazê-lo. A sensação que se tem é que Adriano Siqueira é um moleque escondido atrás do sofá, esperando alguém abrir a porta para dar-lhe um susto. E com certeza, quem dá o susto se diverte mais do que quem leva.

Adriano quer ir logo ao que interessa e, a partir de uma boa ideia, já coloca o leitor no centro da ação e logo faz o desfecho. Isso funciona muito bem na internet, mas perde um pouco do glamour quando lemos o livro impresso, um conto após o outro. É o mesmo que ler uma coletânea de tirinhas de quadrinhos. Com o tempo começamos a antecipar a piada (e no caso de Adriano, o susto).

As idéias que norteiam os contos são muito boas. Tão boas que muitas vezes temos a sensação de que faltou algo, pois mereciam um desenvolvimento um pouco maior.

Outra coisa que se nota em alguns contos é a não preocupação com a consistência lógica que às vezes nos faz voltar o parágrafo para ver se entendemos direito. Por exemplo, pessoas comuns aceitam a existência dos vampiros sem questionar. Ou, como ocorre num dos contos (Os Visitantes): a personagem corre incontinenti (“Denise não pensou duas vezes”), mas tem tempo de desenvolver um dialogo relativamente longo com a outra vítima.

Isso muda um pouco na sequencia de contos que mostra um relacionamento complicado entre o vampiro Andário e a fada Alami. Nestes textos, há uma preocupação em dar profundidade aos dois personagens e considero os melhores da coletânea.

Nos contos de terror fora da temática vampiro, o melhor deles é “O Fotografo”, onde Adriano coloca o terror no ambiente virtual de maneira bastante inteligente.

No todo é um livro bom, mesmo com as ressalvas que coloquei. Para evitar o efeito “eu já sei o que vai acontecer”, recomendo intercalar a leitura do livro com outro ou dar um tempo entre um conto e outro

Um destaque especial para a capa que lembra muito as revistas antigas de terror.

Elis 27/06/2011

Em Adorável Noite encontramos 66 contos, onde cada um tem a sua maneira de encantar. Alguns lhe farão sorrir, até dar boas risadas; outros podem fazer um arrepio chegar.
Mas garanto que não irão se arrepender de ler essa obra, ainda mais se você gosta de vampiros, fadas, lobos e outras coisas sobrenaturais.

E claro que já tenho meus personagens favoritos e ainda falo mais, se o autor criasse vários livros com os personagens: Andário, Alami e Lupesko, eu iria querer todos. Esses três juntos são fantásticos.

Bem eu poderia falar sobre cada conto e personagem que adorei e queria muitas outras histórias sobre eles, mas então deixaria de ser uma resenha, para ser um resumo e não é isso que desejo.

O quero que saibam é que o Adriano soube como criar seus contos de uma maneira que cada um que ler terá seu personagem e seu conto favorito. Há contos para todos os gostos: de sérios a engraçados; de curtos a longos; de vampiros a mensagens do além; de tristes a românticos e de amizades à admiração.

O Autor escreve com sua mente criativa e única, nos presenteando a cada criação finalizada, o que é admirável. Também não posso deixar de elogiar o prefácio elaborado com maestria por Liz Vamp, onde ela nos revela muito sobre o autor.
As fotografias das coleções do Adriano me deram uma tremenda curiosidade, afinal é tanto material que deixa qualquer leitor avido por conhecimento.
As ilustrações contidas no livro causam um bom impacto. Parabéns a todos que contribuíram com a obra.

Agradeço de coração a maravilhosa oportunidade dessa leitura, com certeza o lerei novamente muitas vezes, pois fiquei presa nessa vasta teia de personagens.

Recomendadérrimo....Nota 10!!!

Beijokas elis!!!

blyef 30/06/2011

Tower of Reading: Resenha "Adorável Noite - Adriano Siqueira"
Falar de “Adorável Noite” não é falar apenas de um livro. É falar de uma criação, de um universo, e sobretudo, de um homem com um nome digno de menção, apreciação e respeito: Adriano Siqueira.

O site Adorável Noite é um espaço criado pelo autor Adriano Siqueira, onde há quase tudo o que você imaginar sobre vampiros, inclusive contos que estão presentes também no livro. Nasceu no ano 2000 sob o nome “Contos de Vampiros” e trazia não apenas histórias de vampiros, mas também de ficção, bruxas, terror, medieval e - acreditem - contos de fadas, para grandes e pequenos leitores, muito embora fosse dos vampiros que o autor gostasse mais. O site então trazia informações sobre vampiros que os outros sites na época não possuíam, e a escolha do nome Adorável Noite rolou por dois motivos: como a noite é a hora mais esperada de um dia para o vampiro, noite feliz, feliz noite, acabou virando Adorável Noite; e depois, com tantos sites da época começando com “V” de vampiro, o Adorável Noite, com um empurrãozinho de alguns buscadores - que na época organizavam os sites por ordem alfabética - ficou conhecido pelo público.

Adriano explora o universo vampiresco e sobrenatural de forma divertida, despretensiosa e cheia de surpresas na coletânea de contos e minicontos Adorável Noite. Com vampiros cheios de falhas de caráter, apego ao mundo humano e com suas próprias crises existenciais, o autor nos leva a uma viagem cheia de altos e baixos por uma adorável noite que se prolonga em várias histórias, onde ora vampiros são vilões, ora mocinhos, ora meros espectadores da história humana.

Com direito a muito sangue, reflexões, sexo, risos e sobressaltos, o livro é uma caixinha de surpresas digna de Pandora. Você olha para a capa e espera encontrar apenas sangue e violência, mas quando desliza o dedo pelas páginas, se surpreende com a leitura fluída e cheia de humor apresentada por Adriano Siqueira. [...]

Continue lendo em: http://towerofreading.blogspot.com/2011/06/resenha-adoravel-noite-adriano-siqueira.html

Bondgirl 007 03/06/2011

Tive momentos adoráveis...
...ao ler Adorável Noite. Adriano Siqueira brinda - nos com seu estilo único e sofisticado de escrever. É um livro delicioso onde cada conto reúne elementos na medida certa para seduzir e cativar os leitores. Sofsticação, terror, aventura, sensualidade, glamour, incluindo o seu toque único. Recomendo apreciar as primeiras páginas ao som de uma trilha sonora temática como a da novela Vamp por exemplo.

Tibor Moricz 19/09/2011

Lido e comentado
Adriano Siqueira em pessoa me presenteou com o seu livro, no dia do lançamento de Crônicas de Atlântida de Antonio Luiz M. C. Costa. Prometi-lhe que leria o livro e faria uma resenha no É só outro blogue o que acabou acontecendo só recentemente devido ao volume de leituras profissionais (mas não só) que tenho tido.

Bem, desde então venho me perguntando se devo fazer uma resenha honesta, ou não. Adriano Siqueira é um vampiro notório e, embora bonachão, tem dentes que impõe respeito.

Pensei: “Às favas os dias futuros. Vou dizer o que precisa ser dito, doa a quem doer”.

E foi assim. Peguei o livro numa noite de borrasca, ventos terríveis balançavam as cortinas, relâmpagos cortavam os céus. Abri a primeira página e, após um estrondo ensurdecedor, as luzes se apagaram. Liguei uma lâmpada de emergência, fechei as janelas com pressa e me encolhi num canto do quarto, olhos pregados nos pequenos e inúmeros contos que recheiam o livro.

Li tudo em poucas horas.

Trata-se de uma antologia que chama a atenção pela quantidade infindável de contos. Alguns bem curtos. Todos eles com a marca inconfundível de Adriano Siqueira. Existem vários que estão longe de ser bons, existem muitos que não são bons nem ruins e alguns que se destacam. Um deles publicarei ainda essa semana neste blog.

Apesar disso, gostei muito do livro. Há nele uma carga enorme de despretensão e é justamente essa a sua principal qualidade. Adriano Siqueira é uma figura carismática, amiga. Essas virtudes estão no livro. Ele transpôs para o papel muito do que ele é. E isso nos obriga a uma leitura descompromissada. Como leitor atento e desarmado, recomendo a sua leitura.

Se você conhece Adriano Siqueira, identificará de imediato uma extensão dele em Adorável noite. Se não o conhece, procure-o pelos becos. Tenho certeza de que vai gostar conhecê-lo. Saído de uma das obras de Stephenie Meyer, um dentuço que brilha, e não só durante o dia.

Carol Mancini 15/07/2011

Autor: Adriano Siqueira
Ilustração da Capa: Anderson Siqueira
Ilustrações Internas: Anderson Siqueira, Linda Bucklin, Bob Orsilo e Andreas Meyer
Arte Final e Diagramação: M. D. Amado
Revisão: Celly Borges

O primeiro livro de Adriano Siqueira saiu do forno em maio deste ano pela Editora Estronho e trata daquilo no qual já é especialista: "Vampiros". O que ocorre aqui na verdade é um ganho muito grande para quem acompanha o trabalho do Adriano, já que o livro recolhe contos publicados durante muito tempo no seu site Adorável Noite, e agora ganham uma roupagem de ótima qualidade. Para quem só gosta do tema, ele além das histórias traz curiosidades e referências dos seres noturnos. Para o fã dos sanguessugas das antigas que sente falta das transformações em nevoa, outros animais e os velhos e camaradas morcegos, isso tambem há no livro. Já para quem prefere muito sangue e sedução - paixão que está sempre presente - também vai encontrar nessas linhas.
E não acaba por ai, afinal são 66 contos rápidos, frenéticos e envolventes. Até para quem não gosta muito das aventuras vampirescas vai curtir o livro que também traz histórias de terror e várias outras criaturas de uma maneira divertidíssima.

O prefacio foi assinado pela Liz Vamp que fala um pouco do autor e do tema no geral. Vale passear pelo conhecimento e mérito dessa "musa".
Depois entramos direto na vida desse camarada que é o Adriano com um espaço dedicado ao seu trabalho e ao Adorável Noite site.
Em seguida temos a rápida introdução e as curiosidades sobre os senhores da noite.
Após passar por esse tapete vermelho de recepção já terá percebido mesmo antes do primeiro conto, uma característica muito nova na abordagem sobre Vampiros.
M. D. Amado optou por uma vestimenta leve e descontraída, mais uma vez todas as páginas tem um toque especial e as ilustrações colaboram com o ar sanguinário e aventureiro mesclado ao bom humor.
Falando ainda das qualidades plásticas, a capa traz agressividade e riscos que se assemelham ao HQ. As cores são inovadoras, principalmente para um livro de vampiros, há muita cor e a predominância é do azul (e não do preto e vermelho já mais comumente usados), e no personagem que nela esta observamos o lado sujo e feio dessas criaturas, pois ser vampiro sempre foi uma maldição e não uma benção, o que tem sido esquecido principalmente pela grande mídia.
A contra capa - sim! Eu vou falar até da contra capa (rss) - traz a sedução em uma imagem que parece banhada em sangue. Lá o sombrio ganha asas em uma versão levemente estilizada e demoníaca.
Já é comum na estronho caprichar na parte interna da capa e contra capa e nas orelhas, mas visto a quantidade de informação das partes externas, eles optaram pela simplicidade.
Não da pra falar sobre todos os contos, mas o que há de presente na maioria deles que ainda não foi citado é a energia que emana desses contos que parecem ter como foco lhe surpreender. Apesar de serem curtos, os acontecimentos citados são destemidos, carismáticos e flertam o tempo todo com o inapropriado e impossível. É o fantástico dentro da literatura fantástica. Simples e verdadeiro.
E para fazer inveja, no meio do livro há páginas fotográficas onde Adriano Siqueira faz mostra de sua coleção a cerca do tema.
Durante as aventuras ainda há a visita inusitada de um astro do rock, além das outras criaturinhas como fadas e sereias.
O livro “Adorável Noite” pode ser considerado algo novo e estimulante dentro do gênero, traz uma leitura gostosa e divertida onde um conto estimula a leitura do outro.

Encerrando eu faço um pedido ao Adriano revelando meu conto preferido:

- ADRIANO! Escreve outra história com a NATY VAMP?!!!!!

Vanessa Vieira 10/05/2012

Adorável Noite_Adriano Siqueira
O livro Adorável Noite, de Adriano Siqueira, é composto por contos de vampiros e de outros seres que permeiam o sobrenatural. Os contos sobre vampiros são: Os Visitantes, Uma Vampira em Apuros, O Prazer Eterno, O Presente de Berenice, Balada Noturna, O Espelho que Refletia os Vampiros, Uma Noite com o Vampiro, O Carro Maldito, A Vampira da Lotação, Portais da Imortalidade, No Limiar da Dança, A Carta, Adivinha quem vem para Jantar, A Primeira Vez Você Nunca Esquece, Encontro às Escuras, Paixão Mortal, Sexo Suor e Vampiros, Um Grande Amor, A Conquista do Vampiro, Saída pela Esquerda, Procura-se Um Vampiro, Abre as Asas Sobre Nós, Vampiro A Batalha Final, Dois Vampiros no Espaço, Vitória, Unidos para Sempre, Ajudar o Próximo, Aleluia, Olhos Negros, O Pescador - A Lenda do Morcego Branco, O Presente, Avenida Paulista, Eu Você e a Naty Vamp Vampira, Encontro com a Vampira, Fadas e Vampiros, Convite para Festa, Corra Alami Corra!, Posso Sonhar?, O Sorriso da Fada, Não Tenha Medo, Noite Sem Fim, A Volta do Príncipe e Descobertas.

Já os demais contos, que tratam de outros seres sobrenaturais, são: O Fotógrafo, O Show Não Pode Parar, Vem a Nós, O Eterno Ritual, Ele deixou o Palco, Não Deixe para Amanhã..., O Reflexo da Maldição, Eterno Enquanto Dure, Ninguém é Perfeito, Beijos de Deusa, A Corrente, A Última Missão - Sonhe Sempre Comigo, Ligue Info-Hell, Vaidade, Surpresa, Vida de Escritor, 10 Passos para Morrer, Os Embalos de Sábado, A Maldição da Lua, Seja Um de Nós, Eu Quero Ler e A Vida de Um Astro do Rock.

Dentre os contos de vampiros, os que eu mais gostei foram O Presente de Berenice e O Carro Maldito. Em O Presente de Berenice, conhecemos como uma criança se torna um instrumento mortal para as criaturas da noite. Já em O Carro Maldito, o enredo me lembrou um pouco de Christine O Carro Assassino, clássico do Steven King, e conta a história de um automóvel que precisa de um ingrediente vital muito especial.

Quanto aos demais contos sobrenaturais, gostei muito de O Fotógrafo, O Show Não Pode Parar e Eu Quero Ler. Em O Fotógrafo, conhecemos a saga de um homem que procura distração em um grupo virtual e começa a perceber coisas macabras. O Show Não Pode Parar é uma história sobre sereias, e no geral, bem literatura fantástica. Quanto a Eu Quero Ler, conhecemos Vanessa, uma jovem apaixonada por livros (notaram a semelhança?), ao ponto de deixar de namorar para saciar o seu prazer pela leitura.

Adorável Noite é um livro bem interessante e com cenas aterrorizantes. A escrita de Adriano Siqueira, em determinados pontos, se assemelha com a de Bram Stroker. Ele sabe nos narra os fatos com precisão, e com uma sutileza gótica imprescindível.

Logo no início, temos uma apresentação bem detalhada e esclarecedora sobre os vampiros, nos deixando ainda mais ávidos pela leitura. Vale ressaltar também a diagramação do livro, que ficou impecável e com várias ilustrações bem bacanas, além de encartes sobre as coleções vampirescas do autor. Recomendo!

AdrianoSiqueira 18/03/2019minha estante
Muito agradecido vanessa por sua resenha fantástica e agradeço também por mostrar quais são os seus contos preferidos. \o/

Babi 19/07/2011

Uma adorável experiência literária
“Adorável Noite” é o projeto solo de Adriano Siqueira, muito conhecido por suas antologias. Neste livro ele nos apresenta o universo vampírico em suas mais variadas formas, em uma coletânea de contos vampíricos de sua autoria.
Gostei bastante da forma que o autor desenvolve os contos, cada conto é diferente do outro, desde os mais clássicos vampiros malvados aos “bonzinhos”. Adriano apresenta toda a sua sabedoria, como estudioso do assunto.

Surpreendi-me com a maneira que o e autor consegue inovar a cada conto, nunca se torna cansativo, prova disso é que li em uma tarde e me encantei.

Dizer qual meu conto favorito é difícil, mas o da Naty Vamp é imperdível, serio, gostei muito.
Bom, “Adorável Noite” me tirou de um período de ressaca literária, eu já estava passando uma semana ruim, entediada, e quando iniciei a leitura, o livro me prendeu, me diverti e morri de medo dos seus vampiros, isso me despertou para uma nova rodada de leituras e agradeço muito a oportunidade que o autor me concedeu de ler um livro tão bem escrito e que de fato me despertou para outras leituras... Foi o fim do meu tedio.

A arte da capa é linda, dou os parabéns ao autor, que fez um ótimo trabalho de ilustração.
O livro é cheio de belas ilustrações, muitas de autoria do próprio autor, cada uma delas reflete o clima vampírico que o livro emprega.

Enfim, fico até sem palavras pra descrever como o livro me agradou...

Recomendo!

Literatura 07/12/2011

A noite guarda a morte

Aquela mordida dolorida e prazerosa que pode arrebatar a sua vida.

Assumo que já estava muito cansado de ler contos. Além de ser difícil de resenhar, pois não gostamos de tudo que o autor escreve, muitos autores gostam de textos extensos e cheios de detalhes. Na minha opinião, um conto deve relatar um simples momento perdido na vida do personagem, sem número de linhas ou quantidade de assuntos a serem abordados. O duro de muitas antologias é que eles determinam as regras que o autor deve escrever, o que muitas vezes o faz encher de devaneios supérfluos o seu texto. No caso do Adriano, isto não acontece. Ele é incisivo e direto e corta todos os excessos com uma precisão cirúrgica. Alguns contos levam meia página, outros duas folhas. Tem casos que ele inventa um único personagem e o coloca em dois ou três contos distintos, que se interligam. Esta é a magia de Adorável Noite - escrever sem regras ou freios.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:
AdrianoSiqueira 18/03/2019minha estante
Muito boa a resenha e agradeço demais as palavras. Vale a pena fazer um livro assim e ter uma boa visão como vocês fizeram. agradeço muito.

Ednelson 26/06/2012

Adorável Noite
Análise

Golpes curtos que arrebatam o leitor para cenários onde as trevas são ora aterrorizantes, ora sedutoras e em outros momentos um misto destes dois elementos, eis como poderia definir a antologia “Adorável Noite” de forma simples, contudo o poder dos contos presentes nesta obra vai além das minhas impressões, pois há histórias que fazem com que o leitor realize uma incursão por sua própria alma, questionando seus sentimentos e pensamentos. Um excelente exemplo é o conto “Eu, você e a Naty Vamp, a vampira” em que uma vampira (uma morta-viva) se mostra com uma capacidade acima de um homem (um vivo) para compreender a vida e seus variados tons.
As palavras de M.D. Amado (orelha do livro) e Liz Vamp (prefácio) sobre a exímia capacidade do Adriano em trabalhar este fascinante ícone do terror que é o vampiro se prova uma grande verdade, cada narração soa com a voz de alguém com uma autoridade de mestre na área em que aborda, um verdadeiro estudioso do tema. Como poderia ser diferente? Afinal o autor parece respirar isto em seu cotidiano! Os vampiros estão em sua grande coleção de livros, HQs, CDs etc, assim como em seu site que, inclusive, é referência e ponto de divulgação para fãs e artistas dos sanguessugas.
Adriano conseguiu nesta antologia criar uma prazerosa viagem pelas raízes do mito do vampiro, mesmo que a maioria de suas histórias se desenrole em tempos atuais. Essa sensação de estarmos encontrando os ícones clássicos advém do fato que o simbolismo desta criatura se conserva e o encanto que a fez viver até os nossos tempos e provavelmente lhe fará imortal até quando houver uma mente capaz de imaginá-la com todo o seu esplendor e poder.
Antes de começar os contos, Adriano também compartilha com o leitor uma parcela de seus conhecimentos acerca dos mitos vampíricos nos situando sobre algumas das fraquezas dos mortos-vivos, poderes, origens histórias e literárias e como nos tempos modernos esta criatura ganhou tanto fôlego na televisão, cinema e literatura.
Os contos, apesar de muitos serem curtíssimos, não deixam a sensação de que o leitor atravessou um vazio, pois cada palavra deste livro consegue nos marcar como os caninos longos, afiados e alvos de um vampiro e obviamente irão nos proporcionar doces sonhos ou pesadelos, depende de sua perspectiva.
O trabalho com a capa, diagramação e ilustrações do livro feito pela Estronho é estupendo, a qualidade de seus trabalhos sempre são um prazer, pois a experiência literária, para mim, não se restringe em ler as páginas impressas no papel, mas também na vivência sensível com o livro (tato e olfato, sempre cheiro os livros durante a minha leitura...é uma mania).
Recomendo este livro para todo o leitor que busca textos bem lapidados e de verdadeira qualidade sobre o tema vampiros! Abraços a todos! Até outro momento! Boas leituras!
AdrianoSiqueira 18/03/2019minha estante
Muito agradecido Ednelson por sua resenha incrível e muito bem produzida e também agradeço por falar sobre os seus melhores contos da obra. \o/

Vanessa Musial 15/03/2019

Terror nacional de qualidade
O mito dos vampiros, tão explorado através dos anos na literatura mundial, neste livro ganha uma nova roupagem - em Adorável Noite, conhecemos contos vampíricos sob a prosa de um autor nacional, que sem dúvida fulgura entre os principais escritores a explorar tais temas no Brasil - Adriano Siqueira.

O livro, com prefácio de Liz Vamp, é introduzido por uma série de contos sobre vampiros nas mais diversas situações. Conhecemos nestas páginas as fraquezas e forças de tais seres míticos, nos mais variados e também inusitados causos e circunstâncias que permeiam a imaginação do autor. Mais para o fim da obra, somos apresentados a contos de terror em geral - não apenas tratando-se de vampiros. Nesta parte do livro, aparecem almas penadas, crimes, maldições, demônios e tudo o mais que se pode ser explorado dentro do universo do mistério e suspense.

O interessante é que os contos são curtos (muitos tem uma folha apenas), mostrando-se que, a príncipio, foram escritos para a internet; as narrativas pequenas tornam o livro dinâmico e de fácil leitura. Vale ressaltar que fora na web que inicialmente Adriano começou a divulgar suas histórias, há mais de uma década, de tal forma angariando muitos leitores com o passar dos anos.

Em suma, Adorável Noite é uma ótima recomendação para os admiradores do universo de terror / vampírico, escrito sob o olhar de um escritor brasileiro verdadeiramente dedicado aos temas que contempla nesta obra. Meus contos favoritos: Paixão Mortal, A Conquista do Vampiro, Unidos Para Sempre e A Maldição da Lua.
AdrianoSiqueira 18/03/2019minha estante
Muito agradecido pelas suas palavras sobre o livro Adorável Noite. É verdade a maioria dos contos lá foram produzidos para a internet e com o tempo reuni todos em um unico livro e assim o publico pode acompanhar de perto o crescimento do autor e das suas obrar. Obrigado Vanessa e sucesso nos seus projetos. :-)