José no Egito

José no Egito Thomas Mann

Resenhas - José no Egito

Valéria Cristina 22/05/2023

Magistral
Neste terceiro volume da tetralogia “José e seus Irmãos”, encontramos José em companhia dos ismaelitas em direção ao Egito. A história, desta vez, se passa no país de Keme e retrata a ascensão e, novamente, a queda do hebreu que atua como escravo na casa de Petepré (Putifar).

Acompanhamos o jovem desde o momento em que é vendido a Monte-Kav (mordomo da Casa de Petepré) até o momento de sua prisão.

Thomas Mann transforma essa narrativa sobejamente conhecida em uma obra de arte. Vemos seu profundo conhecimento da cultura do antigo Egito ao acompanharmos a descrição da geografia do país, de seu povo e de seus costumes. A exposição do luxo e do fausto faraônico, das festas populares e dos hábitos daquele povo, faz-nos imergir na história e acompanhar o protagonista em suas venturas e desventuras.

Mann, nos brinda também com um denso conhecimento da política religiosa da época, com a demonstração do poder do clero de Amum e das lutas internas entre esse deus e Atum-Rá. As intrigas da corte e os meandros do estado não faltam nessa poderosa narrativa épica e simbólica.

Mais uma vez, todas as personagens são-nos apresentadas em todas as suas facetas. Mut-eme-net (mulher de Putifar), deixa de ser a víbora lasciva para apresentar-se como uma mulher altiva, culta e nobre consumida por uma paixão irrealizável que a fez despencar de sua posição social e sujeitar-se a vis artifícios. Em Putifar, o cortesão da corte faraônica,
vemos o homem justo que tem de submeter-se a uma condição que não escolheu. Por fim, José, jovem e guiado por sua fé no Deus de seu pai, amadurece diante de nossos olhos e luta com seus instintos, com seu orgulho e vaidade.

Essa é uma obra magistral.