Mecanismos da mediunidade

mudalel 13/05/2013

Massante e sofismático.

Volnei 10/10/2017

Mecanismos da Mediunidade
"Nesta obra André Luiz nos traz de inicio a forma como as energias agem no meio e suas influencias tanto no mundo físico como no mundo espiritual. Trata também da indução mental e das formas pensamento. No quinto capitulo são abordados temas como as correntes elétricas e as correntes mentais e na seqüência os circuitos elétricos e mediúnicos. Os circuitos elétricos indica referem-se a extensão do condutor em que se movimenta uma corrente elétrica e o conceito de circuito mediúnico à extensão do campo de integração magnética em que circula uma corrente mental.Diferente de outros animais a corrente mental no homem assume feições mais elevadas e complexas . Fazendo uma analogia com a televisão André nos mostra que a onda mental funciona de forma similar captando os sinais de acordo com a freqüência em que nos encontramos. A hipnose é outro tema abordado pelo autor para nos mostrar o quanto podemos ser sugestionados por meio deste sistema. Há uma similaridade entre as cargas elétricas e as cargas mentais, pois ambas podem atingir e marcar um individuo, cada uma de uma forma diferente, mas sempre deixando certas marcas. Assim como a carga elétrica pode danificar o corpo, a carga mental danifica o espírito. A seguir o tema abordado é a ideoplastia que é a criação de formas usando apenas o pensamento, dando-nos uma ideia de como são formados alguns locais na espiritualidade.Assim podemos dizer que esta obra é a continuação do livro Evolução em dois mundos pois nos mostra as diferenças e semelhanças entre o plano físico e o espiritual Aqui de modo mais aprofundado o autor nos mostra mais detalhes até mesmo quanto a prece e aos pensamentos.

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Fabíola 30/10/2017

Mecanismos da mediunidade
Mecanismos da mediunidade é o décimo primeiro livro da coleção: A vida no mundo espiritual de André Luiz com Chico Xavier. Neste caso ocorreu a parceria com Waldo Vieira também.
Após terminar evolução em dois mundos, livro anterior a esse, resolvi dar uma pausa no prosseguimento da coleção e ler outras obras espíritas. Ao retornar , admito que tive algumas dificuldades com o teor técnico desse estudo, mas aos poucos, com afinco, disciplina e paciência fui aprofundando e aprendendo.
André Luiz como muitos sabem é um exímio escritor, seus livros são riquíssimos de conhecimento sobre o mundo espiritual sendo uma fonte inesgotável de aprendizagem.
Através de mecanismos da mediunidade, o autor espiritual esclarece temas como fluxo mental, ideoplastia, psicometria, animismo, obsessão, mediunidade curativa entre tantos outros, mas o fundamental é entendermos que além de conhecimentos e estudos, é necessário ter disciplina e responsabilidade para praticar a mediunidade com Jesus, lembrando que a cada um conforme suas obras.
Somos responsáveis por cada ato, pensamento que cometemos, sentimos...reverberamos ao nosso redor , comprometendo a nós mesmos e ao nosso próximo. Aprender e trabalhar o bem em nossas atitudes e pensamentos, é um esforço de vigilância constante.
Recomendo a leitura!

André 16/04/2018

Livro muito mais compreensível que o anterior, com ótimas explanações sobre o desenvolvimento e funcionamento da mediunidade nos encarnados.

jumorgensten 03/04/2019

Chegamos ao 11º livro da série A Vida no Mundo Espiritual: Mecanismos da Mediunidade. E o 2º da parceria Chico Xavier e Waldo Vieira.

Ao todo são 26 capítulos, sendo os pares escritos por Chico e os impares por Waldo.

Durante a narrativa é comentado sobre pensamentos e ondas, conquistas da microfísica, fluídos cósmicos, matérias mentais, analogias dos circuitos, cérebros e energias, fluxos mentais, efeitos físicos e intelectuais, desdobramento e as formas de mediunidade.

A obra é totalmente técnica e chega a ter química e física junto. Até a metade do livro me via no colégio tentando entender aquelas fórmulas no quadro. A partir do capítulo 21 que comenta sobre desdobramento, chegou ao meu chão e daí fluiu, pois começou a ser falado sobre mediunidade curativa, obsessão, desobsessão e oração.

Para quem deseja estudar mediunidade de forma técnica é um prato cheio, pois existe todo um embasamento interessantíssimo e necessário ser lido diversas vezes para entendimento completo.

Um fato que me chamou a atenção é que comentaram animismo e espiritismo de uma forma tão simples e prática que fiquei chocada. Se Chico, Waldo e André Luiz fizeram O estudo da mediunidade, Alexandre Aksakof se puxou nas questões do animismo. :P

Não é uma leitura para todo mundo. Se Evolução entre Dois Mundos era bom para grupo espírita, Mecanismos da Mediunidade é mais ainda.

O livro em si é curtíssimo, mas por causa dos termos técnicos, químicos e físicos a escrita e a leitura são truncadas. É necessário ir aos poucos, mesmo que não se queira.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/04/03/mecanismos-da-mediunidade-francisco-candido-xavier-e-waldo-vieira/

Carol 20/01/2020

Assim como no livro anterior, a linguagem de Mecanismos da Mediunidade é bastante técnica e pode ser considerada difícil para aqueles que não estão acostumados a esse tipo de vocabulário, mas, como dissemos na postagem anterior, nada que um dicionário ou pesquisas na internet não possam ajudar. Ainda assim, não é um livro recomendado para iniciantes, pois trata-se de uma obra que aprofunda conceitos comuns no meio espírita, exigindo certa bagagem de Doutrina Espírita. Em contrapartida, é uma obra altamente recomendada para o estudo em grupos, em especial entre aqueles que participam de atividades mediúnicas.

Entendo esse livro como sendo uma continuação de Nos Domínios da Mediunidade, embora não haja uma narrativa, pois ambos os livros tratam dos diversos aspectos da mediunidade, suas diversas formas de manifestação, os processos que os organismos físicos e espirituais sofrem durante o intercâmbio e as consequências do uso da mediunidade, sendo positivas ou negativas de acordo com o proceder dos médiuns, orientadores e coordenadores.

site: Leia mais em: https://papoliterario.com.br/2019/04/12/mecanismos-da-mediunidade/

Bruno 04/07/2020

Uma obra mais técnica
Em mais um livro da série de André Luiz, o cerne desta obra é um estudo comparativo de conceitos científicos com seus análogos no mundo espiritual.

Mauricio.Malinvern 03/08/2020

Ler, estudar e praticar
Ler, é conhecer, estudar é aprender e assim praticar em nossas vidas a prática do bem para a maioria.
Com conhecimento e entendimento dos "Mecanismos da Mediunidade" com Jesus é a verdadeira caridade.

Débora 23/02/2021

Não li todos os livros da série André Luiz, mas esse foi com certeza o mais técnico e científico.
Porém, não é tratado de forma maçante, já que cada capítulo é dividido em vários tópicos, o que ajuda na compreensão.
No geral o livro é ótimo. Recomendo!

Artur.Navarro 22/03/2021

Metafisica é pouco
O livro é de complexa compreensão onde relaciona e usa a Física como veículo explicativo da medunidade. Usando da ciência a todo momento, como cientista das ciências da natureza e médium foi muito interessante correlacionar os processos. Embora tive que consultar a colegas da Física para me explicarem alguns fenômenos.

Lorena 14/05/2021

Décimo primeiro livro da coletânea. E o segundo com a participação do médium Waldo Vieira na obra de André Luiz com Chico Xavier.

Seguindo a mesma linha do décimo livro, esse também se concentra em um estudo técnico. Valorizando dessa vez a parte física e química dos fenômenos espirituais bem como do espírito desencarnado ou não. André Luiz expõe ao leitor conceitos de ondas, microfísica, fótons, fluídos cósmicos, correntes e circuitos elétricos e os correlaciona com a mediunidade.

Comprova-se mais uma vez a importância e magnitude da literatura espírita e torna-se mais uma vez um material impecável para estudiosos da doutrina e também da ciência como fonte de pesquisa e aprendizado.

A beleza espiritual está em todas as páginas mas ganha o leitor quando ele alcança os capítulos de Oração e Jesus e Mediunidade pelo grau de sensibilidade e dimensão da atuação Divina.

Guarah 16/05/2021

Muito interessante
Eu não sei como, mas ele consegue ser esclarecedor e confuso ao mesmo tempo. Talvez pela escrita rebuscada, o tema já cabuloso, ficou ainda mais complexo. Eu gostei pois retira boa parte do misticismo e da "mágica" que cercam a espiritualidade e mediunidade. Explicou diversos conceitos não somente pela fé, mas, principalmente, pela ciência. Reforçou minha crença já muito antiga de que a ciência e a espiritualidade não são opostos; são um mesmo evento que nós ainda não somos plenamente capazes de correlacionar. São como os raios solares, a fotossíntese, a curvatura da terra, a movimentação dos astros... Todos esses eventos, antes tidos apenas como manifestações dos caprichos de uma ou mais divindades, hoje são plenamente compreendidos. Podemos crer que tudo o que conhecermos é fruto de mero acaso, por desdobramentos decorrentes do surgimento espontâneo do primeiro átomo do universo, mas crer nisso requer tanta fé quanto acreditar que todo nosso universo observável e além é fruto de um planejamento superior.

Priscila 31/12/2021

Complexo e proveitoso
Algumas partes eu gostei e outras em que achei complexo, sem dúvidas é uma leitura proveitosa. O livro é um estudo técnico sobre a mediunidade explicado por meio da física.

Maria Clara 13/03/2022

Conceitos
Conceitos a cerca da mediunidade trazidas do mundo espiritual. Muito instrutiva para o aprendizado de como funciona os mecanismos de ação.