Um Crime na Holanda

Um Crime na Holanda Georges Simenon

Resenhas - Um crime na Holanda

Helena 10/12/2023

Legal
É minha primeira experiência com esse escritor belga, e me chamou a atenção por ser de investigação pique Sherlock.
Eu gostei, é pequeno e rapidinho de ler. Não é um livro que me deixou ansiosa para terminar, talvez eu não tenha me conectado tanto com o personagem/história.

vanessamf 29/07/2021

Personagens desinteressantes
Eu realmente simpatizo com este personagem, por isso resolvi ler a série de romances de Simenon (abaixo) sobre ele, porém, este livro foi bem sem graça.

Talvez pelo fato de Maigret não poder se manifestar muito pela dificuldade linguística, ficando um pouco perdido e sozinho neste cenário novo e hostil ou ainda pelos personagens (suspeitos) serem muito chatos, realmente não consegui me engajar no enredo.

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2021/07/28/literatura-um-crime-na-holanda/

Juju 30/06/2021

não consegui de maneira nenhuma me conectar com a história. achei a escrita meio ruim, estranho, pro que tô acostumada? quando comprei o livro estava com a expectativa alta mas me decepcionei muito.
Luiz Santiago 20/10/2022minha estante
Foi o seu primeiro Simenon?

Regina 09/02/2020

Esperava mais. Ficou um pedaço monótono. Descobri o assassino no meio da história.

Erika Augusto 11/03/2017

Fraco
Não sei se foi a edição que peguei ou a tradução do ebook, mas o erro está cheio de erros de ortografia e gramática. Só por isso, pra mim, perde muitos pontos. Achei a trama superficial e confusa. Foi o primeiro que li do autor, e provavelmente será o único.

Um Rascunho a Mais 04/05/2016

Um crime na Holanda
Delfzijl é uma pacata e conservadora cidade da Holanda, mas é o cenário do assassinato de Conrad Popinga, professor da Escola Naval de Delfzijl, casado com Liesbeth. Ele levou um tiro enquanto guardava a sua bicicleta na garagem. O professor Jean Duclos é um dos suspeitos, ele estava hospedado na casa dos Popingas enquanto realizava conferências na cidade. Após ouvir o tiro ele é visto com a arma do crime na mão, mas ele afirma tê-la encontrado no banheiro. Por ser francês solicitou ajuda da polícia de seu país de origem e então entra em cena o Comissário Maigret.
Maigret é um investigador francês, um homem comum de classe média, sujeito a erros como qualquer pessoa, porém bem objetivo. Adora fumar charutos e sempre usa um sobretudo. Ele não fala holandês o que dificulta a comunicação com alguns dos suspeitos, porque nem todos falam francês. Ele chega a Holanda sem saber muito sobre o caso, apenas com uma lista de nomes de prováveis suspeitos que lhe fora enviado pelo professor Jean Duclos. São parte da lista: Liesbeth esposa da vítima, Any cunhada da vítima, a família Wienands vizinhos do Sr. Popinga e Beetje uma jovem filha de fazendeiro e amiga da família.
Tudo indicava que Conrad era um homem que todos gostavam, simpático, trabalhador e que já havia viajado pelo mundo todo. Sua esposa é religiosa e conservadora. Ao que aparentava ele não tinha inimigos, logo ninguém tinha motivos para assassiná-lo. Maigret começa então suas investigações, mesmo não conseguindo se comunicar com todos.
O livro é narrado em terceira pessoa e apresenta uma linguagem um pouco mais formal. Foi escrito no ano de 1931, ano dos primeiros romances de Maigret. É um livro curto e extremamente objetivo, atém se exclusivamente aos fatos do assassinato, não é feita uma análise psicológica profunda de seus personagens. O leitor vai descobrindo junto com Maigret quem são os suspeitos, aos poucos uma teia vai se formando e novas pistas vão surgindo. É através da alta percepção e os olhos treinados do investigador que os segredos vão sendo revelados. Os principais suspeitos não parecem de fato interessados em descobrir quem é o assassino e, nem mesmo a polícia local demonstra esse interesse. Maigret segue nadando contra a corrente e fica cada vez mais próximo de desvendar o caso.
A narrativa é bem fluída, um livro pra se lido em apenas algumas horas, além disso, bem agradável. O desfecho é satisfatório mesmo com toda a hostilidade que Maigret enfrenta ao longo da trama. O comissário busca a verdade custe o que custar e não pretende encerrar o caso enquanto não revelar para todos quem matou o Sr. Popinga.
Achei o livro bom, apesar de ter sentido falta de uma profundidade maior dos personagens. Ao pesquisar um pouco mais sobre o comissário Maigret fiquei sabendo que com o passar dos anos Simenon foi conferindo mais detalhes e enriquecendo mais as suas obras. Por ser meu primeiro contato com o autor fiquei particularmente satisfeita, o livro atendeu minhas expectativas e o desfecho me agradou. Apesar do comissário está atuando em terras desconhecidas, fiquei extremamente satisfeita com a forma em que o caso foi conduzido. Esse livro me despertou a curiosidade para continuar lendo outras obras do autor, principalmente as que possuem o comissário Maigret. Se você gosta de um bom suspense acredito que esse livro irá te agradar e surpreender.

site: http://umrascunhoamais.blogspot.com.br/2016/05/resenha-um-crime-na-holanda_4.html

Literatura Policial 22/02/2016

Rápido e divertido
O livro tem 138 páginas, e é uma leitura rápida e divertida como a maioria dos romances policiais de Simenon. O comissário Maigret viaja até o país das tulipas para descobrir o assassino de Conrad Popinga, instrutor de uma Escola Naval que foi misteriosamente morto próximo de casa após uma festa. O principal suspeito do crime é o francês Jean Duclos, um professor de criminologia que faz uma turnê de palestras na pequena cidade de Delfzijl, e que se vê envolvido por estar segurando a arma do crime minutos após o homicídio. Como o professor tem nacionalidade francesa, a Polícia Judiciária da França decide enviar um representante para acompanhar as investigações junto às autoridades holandesas. E esse representante, é claro, é o nosso comissário Maigret.

Leia a resenha completa no blog

site: http://literaturapolicial.com/2016/02/22/um-crime-na-holanda-de-georges-simenon/
Jessica599 22/02/2016minha estante
Gostei da dica. ;D