Sangue e Entranhas

Sangue e Entranhas Richard Hollingham

Resenhas - Sangue e Entranhas

thix 19/10/2011

Interessante pra quem se identifica com o assunto.
Li esse livro bem rápido, cerca de dois dias. É bem bacana, por se tratar de relatos jornalísticos que tomam no máximo 10 páginas cada. Justamente por isso, a leitura fica mais fácil de interromper na divisão de cada um. O livro não é dividido cronologicamente, mas sim, por especialidades médicas e seus respectivos relatos, assim: Cardiologia, Cirurgia Plástica, Neurologia, etc. Alguns relatos me deixaram boquiaberto, e mais ainda, a obstinação de determinadas pessoas que fizeram a história da cirurgia e construíram as bases da medicina contemporânea. Será clichê dizer que está mais que recomendada a leitura?

Simone de Cássia 26/10/2021

Demorei mais de ano pra começar a ler esse livro porque eu sabia que me deixaria assim, com ressaca literária. Passava pela estante, dava uma olhadinha e ficava feliz só de saber que ele estava ali me esperando... Coisa de doida..rs rs E foi assim messsss... Cá estou eu com vontade de não ter lido só pra ler de novo.. rs rs Livro fantástico pra quem se interessa pelo assunto. Mostra a evolução perfeita da medicina e os horrores a que fomos submetidos para chegar ao que somos hoje. Vale como conhecimento, como distração, como aprendizado, vale por tudo! Amei!!
Ricarda Caiafa 26/10/2021minha estante
Já li um livro nessa linha, que eu simplesmente devorei: Medicina dos Horrores. É viciante!!!

Ricarda Caiafa 26/10/2021minha estante
Ah, e estou colocando esse na minha lista de desejados!!

Simone de Cássia 27/10/2021minha estante
Oi, Ricarda! Pode colocar na lista, tenho certeza de que vai adorar!!!

Bruna 16/08/2012

Entrando na faca.
O que interessou-me mais sobre o livro fora o total desconhecimento de várias e várias técnicas de medicina na cirurgia. Embora alguns momentos fosse-me complicado ler, fiz questão de esforçar-me para compreender o que acontecia.
A história da cirurgia, nesta obra, não se passa numa ordem cronológica e, sim alternada. Numa hora estava em 1536 ("ano em que Andres Vesalius adquire um esqueleto e começa a desvendar a anatomia humana") e, quando menos esperava, já estavam em 2005 ("primeiro transplante facial, parcialmente bem-sucedido"). O que incomodou-me foi um pouco isso; sentia-me um pouco perdida, quase que sem conseguir acompanhar os acontecimentos. Contudo, é uma obra fantástica, com detalhes incríveis que jamais imaginaria saber algum dia. Ensina, instiga e causou-me risos vez ou outra!

Alan Santana 11/02/2023

Sangue e sensacionalismo
O livro até entrega umas histórias interessantes e tem uma proposta muito boa; o problema é: quem escreveu foi um jornalista e não um médico. Logo, aquele pezinho de sensacionalismo está presente em todos os capítulos e coisas inúteis e irritantes como "e a luz do sol resvalou em sua faca que estava prestes a realizar a forte" (???). Além do mais, quem é da área acaba se incomodando um pouco ao ler coisas erradas como "ENtubação" e "costurar" (ao invés de suturar).
É uma leitura bem fácil e fluída, mas não acho que voltarei a ler algum dia, ao contrário de O Século dos cirurgiões, que é um livro sensacional e não sensacionalista.

Cadu 20/05/2018

JÁ LI MELHORES
O livro é bom, resumo de algumas das principais quebras de paradigma e revoluções do campo cirúrgico da medicina. Destaque para a coleção de fotografias antigas (facilmente encontradas na internet). Aos olhos do leigo tudo se passará muito bem, obrigado. Mas a visão dos médicos com certeza será diferente, sobretudo dos cirurgiões. Me passou a impressão de livro sensacionalista, cujo objetivo é impressionar e chocar ao invés de informar. O livro contém uma série de inverdades e de erros médicos (por vezes grosseiros) que não chegam a afetar a leitura mas que me incomodaram um pouco. Destaco o capítulo sobre o neurologista Walter Freeman e a conotação dada ao seu trabalho, com informações tão erradas quanto mal interpretadas a respeito dos seus feitos. Ainda assim acho que vale a leitura, como forma de entretenimento e distração. A leitura é fluida e rápida e a linguagem é fácil, mesmo contendo termos técnicos.
Indico a leitura de "O Século dos Cirurgiões", "The Lobotomist" e "The Art of Butchering", obras mais completas e com informações mais corretas, para complementar o assunto.
Alan Santana 28/01/2023minha estante
Tive exatamente essa impressão lendo apenas o primeiro capítulo: puro sensacionalismo.
O século dos cirurgiões sim é um excelente livro!

Victor_Couto 31/08/2022

A história da cirurgia.
Encontrar um livro que reúna a história dos primeiros procedimentos cirúrgicos (datados AC) até o século atual sem dúvidas é algo difícil. O livro por vezes deixa a desejar na falta de detalhes em certos capítulos (principalmente à cerca dos procedimentos) e, por vezes, traz informações incompletas que uma breve pesquisa na internet sana. Não gostei da forma de divisão dos capítulos, que se torna confusa, sendo mais proveitoso se fosse ordenado de forma cronológica para destacar os avanços em cada século (apesar do autor colocar uma linha do tempo nos apêndices). Também é visível certo tom de sensacionalismo, o que distancia o livro do tom histórico e verídico que é supostamente o foco. Apesar disso, é bom conhecer as histórias por trás de grandes nomes que até hoje ressoam na história da medicina (apesar de alguns serem controversos), como Galeno, Lister, Harvey Cushing e Walter Freeman.