Insônia

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Insônia

Dri 13/03/2024

Finalmente terminei esse calhamaço, não é um livro ruim, mas por vezes achei que nunca acabaria porque além de ser grande muitas partes eram monótonas, principalmente o começo.

Jefferson 29/02/2024

Excelente!
Olá, tudo bem com você??
Livro: Insônia?
Autor: Stephen King?
Nota: ??????
Esse livro é um dos que tem mais referências ao universo interligado do Stephen King e, cara, como eu gosto disso!?
Aqui temos uma visão da cidade de Derry bem diferente daquilo que nos é mostrado em It, A Coisa, primeiro porque algum tempo já se passou e a cidade evoluiu e porque temos personagens idosos como o foco da história. Se no livro citado nós temos um grupo de crianças enfrentando uma criatura maligna, aqui temos um simpático Sexagenário ainda em luto por perder a esposa, sofrendo de insônia, que de repente começa a enxergar uma cidade ainda mais diferente!?
Conforme sua insônia vai aumentando (a cada noite ele dorme menos), ele vai percebendo que as pessoas têm auras ao redor de seu corpo e todo um mundo mágico invisível aos olhos humanos.?
Ao mesmo tempo, a tensão em Derry está a ponto de explodir, com os debates sobre a questão do aborto tornando-se perigosamente acalorados, graças à palestra que ocorrera na cidade em alguns dias, dada pela maior defensora do direito ao aborto no país, Susan Day. O livro ainda aborda muitos assuntos delicados, como o direito ao aborto, a violência doméstica, o fanatismo por determinadas causas ? independente do lado escolhido ?, e até mesmo questões mais abstratas como o velho duelo entre desígnio e acaso? destino e livre arbítrio.?
Personagens cativantes! (Amei esses velhinhos!!! ??????)?
Cenários já conhecidos de outras histórias.?
Referências à Torre Negra (melhor coisa que o King já escreveu na vida!)?
Diálogos inteligentíssimos!?
Um livro maravilhoso, mas não recomendado para quem já não está familiarizado com as obras do King!?
E você??
Já leu??
Pegou quantas referências?

Sandra 20/02/2024

Stephen King escreve mais um livro em que o irreal parece quase possível. O livro relata a jornada de um casal de idosos para salvar a vida do artista.

Nelson.Junior 15/01/2024

Mais uma do Rei
Realmente eu pude tirar a prova, tem certos livros do King que vc não pode ler pela primeira vez para conhecer o autor. Esse livro é muito extenso são 700 páginas, é uma leitura difícil, tem conexão com outros livros. No mais, não recomendo como primeira leitura, sugiro outros livros menores e menos complexos. Enfim, gostei da história, daria pra reduzir várias páginas, gostei da aparição do rei rubro e das citações da torre negra e Roland, ka e ka-tet.

Deza 08/01/2024

Eu tô chorando demais, sério, como pode um velho de um livro me fazer chorar mais do que qualquer outro personagem? Ultimamente eu tô chorando muito por velhos de livros ?

Raiane.Priscila 21/12/2023

Estranho
Fico me perguntando porque existem tantas críticas negativas a respeito desse livro. Amei do começo ao fim. O estilo prolixo do autor não me incomoda nem um pouco, na verdade eu gosto. Livro muito bem escrito e história envolvente. Recomendo.
André 21/12/2023minha estante
Esse, pra mim, é um dos melhores livros do King.

Lil penne 19/12/2023

"Insônia", ao meu ver, é extremamente monótona, não apresentando grandes acontecimentos impactantes. Além disso, a breve e quase nula explicação sobre o Rei Rubro e sobre o personagem Patrick me decepcionou, principalmente considerando que era o meu principal motivo de interesse na leitura do livro, de tal forma o meu interesse pelo livro era entender e conhecer mais sobre o universo de 'A Torre Negra', o que não foi satisfatoriamente explorado na obra.

Annielly0 19/12/2023

Eu não sei como o Stephen king consegue interligar seus livros, mas não posso dizer que não gosto, amo d+. Adorei que esse livro mostra que se passe no mesmo mundo e cidade It a coisa (Derry), tanto que o Mike aparece e Ben é mencionado. Sobre o livro em si, achei muito parado o meio, muito mesmo e essa edição as letras são minúsculas, achei por um momento que eu estava com problema de visão.
Mas no final gostei muito de como a história finalizou.

SPOILER:

Apenas não gostei deles terem esquecido de tudo, igual aconteceu com o clube dos otarios em It, simplesmente odeio quando os personagem esquecem de tudo que viveram, me entristece.

Viviane 06/12/2023

A tempos queria ler este livro é surgiu a oportunidade agora. Até onde sei é um dos primeiros protagonista idoso do King e Ralph foi sensacional neste papel

Alu_dr 20/11/2023

Nunca pensei que diria isso de uma obra de King, mas preciso dizer: não é excelente. É apenas bom.

Lento, o desenrolar eleva a expectativa e, não entrega o que gerou no leitor. Por vezes, difícil de imaginar o que o autor está narrando.

Como pontos positivos, temos algumas referências à Torre Negra, It e Cemitério Maldito, o que é bom e bem nostálgico pra quem já os leu (esses sim, perfeitos!). Além de um final, ao meu ver, muito bom.

Herreira 23/10/2023

Livro: Insônia, Stephen King
Antes de começar, quero deixar bem claro que se trata da minha visão do livro, minha experiência é por isso que se quiser discordar ou concordar nos comentários, fique à vontade. Mas por favor, sempre devemos manter o respeito ao emitir nossas opiniões. Fique bem claro, não existem livros ruins, existem opiniões de pessoas que acharam ruins.

Agora vamos ao livro. Vou começar resumindo a história: Ralph Roberts, um cidadão pacato, idoso, que não consegue mais dormir depois que perdeu dua mulher. Então sofrendo sem dormir começa a ter experiências de hiper-realidade e ver em flashs alguns acontecimentos do bairro em que mora. Aí ele encontra um amigo dele chamado Ed Deepneau que está muito estranho do que era e parece estar sofrendo algo semelhante a sua situação. Coisas sobrenaturais (mas que não dá medo nenhum) vão acontecendo e aí se mostra que Ralph e Ed estão de lados opostos nessa "guerrinha" de mundos e a trama vai se desenrolando. Paro por aqui para não ter
spoilers.

Minha opinião sobre esse livro é que a história é muito parada, nossa como demora pra acontecer as coisas. Acho que lá pela página 300 (o livro tem 490) começa a se mostrar pra que veio. Depois da paradeira os personagens se mostram chatos, bonzinhos demais (inclusive vilões), teimosos e sem características marcantes. A história poderia ser incrível, afinal a ideia é ótima, mas nada do que eu esperava, além de parada, achei chata. O final então, pior ainda. Um ponto positivo nesse livro (tipo nota 6) é a boa descrição do autor sobre os cenários e sensações dos ambientes, nada mais.

Não recomendo, fiquei frustrado ao ler. Uma pena pois foi o primeiro livro que li desse autor tão famoso. Espero que os próximos sejam melhores.
Glau de Paiva 26/10/2023minha estante
Amigo eu já passei por isso, perdi até amizade por discordar da opinião de alguém sobre um livro. Kkk ..
Stephen King é assim mesmo. Ame ou odeie. Mas, a verdade é que alguns livros são maravilhosos e outros realmente decepcionantes. No meu caso acho que a maioria é incrível, então sempre me arrisco a ler. O melhor na minha opinião é Novembro de 63, que não tem é de terror, estou lendo Sob a Redoma , que é um calhamaço, e estou amando, não tem nada de parado este, muitos acontecimentos o tempo todo. O Iluminado também é muito bom! Depois dá uma lida nas resenhas.

Herreira 26/10/2023minha estante
Obrigado pelas dicas, irei dar uma chance para novembro de 63 rsrsrs em breve volto com a resenha.

Carla.Parreira 17/10/2023

Insônia
...do autor Stephen king, conhecido como o mestre das historias de terror. Além de gostar de ler eu fico fascinada com livros grossos como esse, com mais de setecentas páginas.
A historia trata de um velhinho com setenta anos, rabugento, viúvo recente, sem filhos, com problemas de insônia e de solidão.
Ele mora em uma cidade do interior onde nada de anormal acontece. Provavelmente uma história assim não seria do interesse de muitos leitores, principalmente dos entusiastas do gênero de ficção e de terror. Entretanto, o autor consegue transformar um idoso, com virtudes e defeitos próprios, não somente no ator principal desta aventura fantástica, como também no herói que todos gostaríamos de ser. Nem que seja aos 70 anos de idade.
?A velhice é uma ilha cercada de morte?. Assim, começa a história de Ralph Roberts que, após a perda de sua esposa para o câncer, passa a ter suas noites de sono gradativamente diminuídas. Apesar dos métodos recomendados por especialistas e das receitas caseiras de conhecidos (todo mundo parece saber alguma!), ele se vê fadado a passar o resto de suas noites em claro e de seus dias em um estado permanente de esgotamento. O pior é que ele começa a ter visões de hiper-realidade, onde passa a enxergar auras multicoloridas em pessoas, animais, plantas e objetos. Estas auras modificam de forma e cor conforme as preocupações, sentimentos e a saúde da pessoa observada naquele momento. Ralph também passa a conhecer personagens visíveis somente quando está na hiper-realidade, alguns sendo bons, outros maus. Quando descobre que estes estão diretamente relacionados a algumas mortes em sua vizinhança, bem como na mudança radical do temperamento de seu vizinho, Ralph é forçado a decidir se participa ou não em uma luta superior entre as forças do Desígnio e do Acaso. Apesar de não saber a princípio qual é o seu papel neste jogo, ele descobre que passou a ter estranhos poderes e que não está absolutamente sozinho nesta batalha. Frases como ?Cada coisa que faço, faço-a depressa para poder fazer mais outra?, ?O que está feito não pode ser desfeito? e ?É longa a viagem de volta ao paraíso? vão tomando uma proporção diferente a cada capítulo. A trama é bem elaborada e nos faz repensar sobre assuntos diversos que costumamos ouvir sendo debatidos rotineiramente. Exemplo: Será que o direto de escolha ao aborto é melhor do que o direito à vida de quem ainda não tem escolha? Até que ponto você está inclinado a defender uma causa? E se descobrisse que fora manipulado por outros que querem um objetivo totalmente diferente do que lhe foi repassado? Devemos interferir em casos de violência doméstica? Qual é o limite entre a sanidade e a loucura? Que tipo de sacrifícios em prol de quem você ama está disposto a fazer?
A velhice não é o fim, mas um recomeço. A solidão de perder gradualmente os entes queridos à medida que os anos vão passando, bem como o preconceito por pertencer a uma classe relegada a viver apartada para não atrapalhar a vida dos mais novos podem (e devem) ser superados. As alegrias da velhice ainda são perceptíveis no companheirismo, no amor, no xadrez com os amigos, no carteado das comadres, no bate-papo com os vizinhos, nas caminhadas pela cidade. O verdadeiro amor ultrapassa os limites da morte. Mas a grande questão na história que King nos apresenta é outra:
Será que temos livre-arbítrio para decidirmos nossos destinos ou a nossa vida já está programada desde o início até o fim? Será que todas as nossas escolhas, se não cumprirem a um desígnio menor, não estão obedecendo a um desígnio maior? O acaso pode intervir em nossa vida, ou o acaso também faz parte do desígnio?
Bem, para responder a pelo menos algumas destas perguntas, experimente ler Insônia, e descubra se isto estava escrito no seu destino ou se foi simplesmente acaso.

gabrielrjf 18/09/2023

Seria esse o melhor final já escrito pelo King?
Eu demorei. Demorei muito pra finalizar esse livro. Acho que entrei no ritmo dele e não me forcei ou obriguei a ler aceleradamente. Eu sentia. Deixava fluir.

Pelas poucas análises e vídeos de booktubers que vi falando da obra, não chegaram a me fazer cogitar a história como ela é.

Nem a sinopse do livro. Eu achava por exemplo, que a Susan Day seria uma personagem com voz, e também participativa no livro, o que não acontece.

O livro em questão, vai tratar sobre a saga do Ralph e da Lois em uma missão, um propósito, que nos é descortinado aos poucos. Os detalhes, e também como tudo vai acontecendo, são peças que somarão à experiência de leitura, então não recomendo que pesquisem a fundo.

Gostei das questões sociais que o King aborda, como aborto, feminismo, machismo, homofobia, etc. amei que os protagonistas são idosos (eu gosto de livros com protagonistas nessa faixa etária) e também gostei muito de revisitar Derry. Que cidade né meu povo? Cê besta?

Sobre o final, me surpreendeu muito viu! Aumentei meia estrela devido a parte final (o epílogo). O King constrói com tanta maestria toda a obra, que é sofrível ir lendo as últimas páginas. Para mim, dos livros que li do autor, esse possivelmente é o melhor final que já escreveu.

Mas o livro tem seus problemas. O primeiro (que eu nem listaria como um problema) é a questão das referências. Não li torre negra e assim, me dava a sensação de que está a deixando passar muitas informações. Mas isso é algo que eu escolhi: ler insônia sem ler a série da torre negra.

Porém, me incomodou os personagens irem desentendendo seus próximos passos e descobrindo as coisas, de forma muito intuitiva. Eles meio que sentiam ou adivinhavam o que deveria fazer, e era o exato passo que realmente deveriam tomar. Também achei muito confuso toda a parte sobrenatural e um tantinho mau explicada.. exemplo: se o Cloro e o Laquesis devem necessariamente cortar o cordão de quem falece, nunca ninguém morre no mesmo horário? Como funciona? Eles são apenas dois pra bolas? ou realmente existem mais de outros seres desse naipe trabalhando?

Achei prolixo em muitas partes e isso é característica do King né kkkk a gente já lê esperando por isso. Mas acho que essa prolixidade poderia ter sido usada também explicando algumas coisas que ficam subentendidas, a cargo do leitor imaginar (pelo menos foi assim para mim). Eu preferia tudo preto no branco, explicando por exemplo spoiiiiiiiiiler??????????????

Como o Ralph chega dentro do avião e tals?

Por fim, gostei. Seria três estrelas mas o final mereceu mais 0,5.