Jogo Perigoso

Jogo Perigoso Stephen King
Stephen King

Resenhas - Jogo Perigoso

Gustavo Rodrigues 27/09/2021

Dos livros que já li do King, acho que esse é o que tem a premissa mais ousada e bizarra. Tive medo de ser um pouco entediante, por se passar numa perspectiva única e não ter nenhum (ou quase nenhum) gancho pra diálogo, mas S.K conseguiu contornar essa situação usando artifícios magistrais.

Se tem uma palavra que descreve esse livro é: claustrofóbico. É quase impossível você não se sentir na pele da Jessie e ficar desesperado sem saber como (e se) ela vai conseguir escapar das algemas e sair daquele quarto desgraçado. Pra piorar ela acaba entrando em uma confusão mental absurda, que piora toda a situação, fazendo-a reviver um acontecimento traumatizante do passado. Acho que é justamente aqui que o King consegue dar um "algo a mais" ao livro.

S.K não poupou palavras pra descrever tudo que acontece, então é um livro bem pesado em relação a vários assuntos fortes. Tem que ter estômago.

Mais um do mestre que leio e recomendo. ??
Vanessa.Liandro 27/09/2021minha estante
Só assisti ao filme e já fiquei agoniada? Imagina o livro!

Lorena 27/09/2021minha estante
tem na netflix!!!

Pedro 27/09/2021minha estante
Excelente resenha, cara. ??

Giu 27/09/2021minha estante
Eu larguei o livro por ser muito maçante para mim, quase na metade e a mulher lá tentando pegar o copo d'água, não consegui terminar. Mas assisti ao filme.

davimesquit6 27/09/2021minha estante
Fiquei até com vontade de ler!

NayLyra 29/09/2021minha estante
Eu disseeee. Esse é dos bons.

Rusbis 12/01/2011

O que dizer sobre o livro?
"Jogo Perigoso" é um dos livros mais odiados pelos fãs de Stephen King. Você deve estar pensando aí: "Mas que péssimo jeito de se começar uma resenha, assim eu não vou ler mesmo". Calma. Este é um fato incontestável em meio aos fãs de King. Mas, isso tem um motivo. "Jogo Perigoso" veio na época "trash" do autor. Ele lançava seus livros mais sanguinários e violentos neste momento. Terror sobrenatural, terror sangrento e tudo o que os fãs mais esperavam dele. Daí, ele me veio com "Jogo Perigoso" e jogou um balde de água fria em seus leitores ávidos por mais terror. Todos ficaram desapontados com a história do livro, que ficava toda voltada apenas para Jessie Burlingame e seu sofrimento.
Mas, tenho que discordar de todos os fãs de King que acham "Jogo Perigoso" ruim. A obra é fantástica. Mesmo não tendo um monstro prestes a sair do ármário ou coisa parecida, este foi um dos livros de terror que mais me deixou imprecionado pelo simples fato de que, tudo o que está nele pode acontecer com qualquer um (bem, qualquer um que seja dado à fazer jogos sexuais em casas de campo afastadas do resto da civilização).

Quais os destaques do livro?
Com certeza a personagem Jessie e suas "conciências". A moça fica tão corroída pela situação que começa a ficar "doidinha da silva" e criar conciências e personalidades multiplas para afastar os horrores que a cercam. Os momentos que essas outras personalidades entram em ação com seu falatório na cabeça de Jessie são um show à parte. Temos Ruth, uma antiga amiga de escola de Jessie, que é cheia de personalidade e a "voz chega-de-papo", definição usada pela própria personagem, que é totalmente revoltada com o mundo e não é acostumada a "engolir sapos". Temos a Esposinha Perfeita, que é o retrato da perfeição e da meiguice, mesmo que isso signifique abaixar a cabeça para injustiças ou até mesmo coisas erradas (muito erradas mesmo). Temos tambem Bobrinha que é a personalidade infantil de Jessie, cheia de traumas, medos, inseguranças e inocência que a afligia quando criança.
Outro grande destaque do livro é o clima. Não, calma aí, não estou falando do clima do tempo nem nada parecido. Estou me referindo à atmosfera e densidade do clima que King consegue passar na história. Você sente do início ao fim tensão e agonia ao redor, engolindo tudo, inclusive Jessie que se desespera com sua situação, e até mesmo nós, os leitores da obra, que vamos ficando cada vez mais desconfortáveis juntamente com Jessie. O cara é incrível. Como ele consegue isso??? Quando crescer, quero ser igual ele!!!

Quais os pontos negativos do livro?
Para mim, "Jogo Perigoso" teve pouquíssimos pontos negativos já que a história é tão original que interessante que fica difícil fazer algo ruim nela. Mas, a maioria das pessoas vai notar um certo desconforto e achar ruim com o fato de que toda a história se passa em apenas um ambiente, o livro todo na casa de campo dos Burlingame, mais especificamente no quarto do casal. E o fato de que o livro tem apenas uma personagem (se formos ignorar as conciências de Jessie) tambem pode aborrecer alguns leitores. Mas, o que pode ser um defeito para uns se torna qualidade para outros, como para mim, que achei estes fatos sacadas muito inteligentes que mostram como King consegue ter controle sobre situações que muitos escritores se descabelariam para desenvolver.

Concluindo:
"Jogo Perigoso", para mim foi uma grande surpresa. Não esperava nada do livro, depois de taaantas (e bota tantas nisso) resenhas e críticas negativas. Mas, a obra se mostrou de qualidade extrema e uma criatividade que até hoje nunca vi igual. Com certeza um dos melhores livros que li este ano.
Duda de Lemos 05/09/2011minha estante
karakas! adorei a resenha!
tenho esse livro mas nunca consegui começá-loera um livro que eu queria vender/trocar/me desfazer dele, mais nunca consegui porque era do King, mesmo que ele tivesse essa estigma de ser ruim. Mas, depois dessa sua resenha não vou me desfazer dele não, e vou lê-lo com um sentimento completamente diferente!
Valeu aí!

Adriano Villa 09/03/2012minha estante
Opa, acho esse livro um dos melhores do King, ele consegue fazer terror em apenas um ambiente... fantástico

Kau 28/08/2013minha estante
gostei de sua resenha, vou ler a obra!

Jota 04/09/2013minha estante
Estava em dúvida entre Jogo Perigoso e O Cemitério, mas depois de ler sua resenha (só li a introdução e a conclusão, para não estragar muito a história) já fiz minha descição.

Jota 18/10/2013minha estante
Acabei de ler o livro e me interessou muito.
Não sei qual a razão de ser um livro mal falado, é um livro muito bom.

Hel 25/02/2016minha estante
Obrigada por essa resenha! Quando tenho dúvidas em relação a um livro, venho direto ao Skoob - não é que a palavra dos leitores seja a voz de Deus, mas com certeza me ajuda a saber onde estou me metendo.

Eu peguei hoje esse livro na biblioteca e já me arrependi ao ler o começo, mas agora vou dar a ele uma outra chance. Valeu mesmo!

Renner 11/08/2017minha estante
Sem querer sacanear, mas parece que brigou com uns "s". Imprecionado e conciências foi doido, mas acredito que foi erro de digitação. O publico não costuma ter muito estômago pra terror psicológico, talvez por isso não gostem de Jogo Perigoso. Estou no meio da leitura e é muito densa. Até agora, eu preferi cemitério por razões particulares (no lugar do Jota, escolheria cemitério) mas esse livro é uma obra de arte. Fiquei pensando se ele teve ajuda de alguma mulher pra escrever...

Carol.Panaro 23/02/2020minha estante
Hahaha coincidentemente acabei de adicionar esse livro a minha estante e fazer uma mini resenha justamente dizendo o quanto o título pode ser não tão honrado pelos fãs de King justamente por "interromper" a série de publicações de livros sanguinários e terror horripilantes

Filippe 05/09/2020minha estante
Não é tão ruim, mas perfeito para levar 5 estrelas também não é

Matheus 14/04/2021minha estante
Um dos livros mais injustiçados do king. Essa resenha representa muito a minha experiência de leitura. Parabéns!

Rowaminha 26/07/2021minha estante
Nossa, melhor resenha que já li, merece um prêmio ou já pode escrever um livro. Jogo Perigoso é incrível e o filme ficou impecável e que atriz tbm kk, eu amo este livro com minha alma e recomendo a todo mundo, quem não gosta, só precisa reler mesmo kkk, pode ser que a pessoa não esteja em uma época que lida bem com os próprios conflitos. Mas está resenha, foi algo muito bom de ler mesmo.

Regis 11/08/2022

Imersivo e aterrorizante...
Jessie Mahout vai passar um fim de semana ao lado do marido Gerald em uma casa de veraneio do casal, localizada no lago Kashwakamak. Durante uma brincadeira sexual, Gerald prende Jessie com algemas na cama. Porém, ela desiste do jogo, diz ao marido que não quer mais fazer sexo naquele momento, mas? Ele recusa-se a remover as algemas. Em um acesso de raiva, Jessie dá um chute no marido, que, ao mesmo tempo tem um infarto fulminante e cai morto no chão.

Esse jogo, para ele era excitante e estimulante, para ela não passava de humilhação, talvez tenha tido curiosidade nos primeiros, ocorridos há anos, mas agora não sentia nada, se não vontade de encerrar com essa humilhante faceta de sua vida. O jogo, para ele era o auge de sua vida sexual, mas nela causava pesadelos e questionamentos.

O livro mostra Solidão, dificuldade de se comunicar e de se locomover, os traumas da infância, o medo, as maiores angústias de uma mulher. Mostra o quanto as mulheres se submetem aos desejos masculinos, muitas das vezes se anulando sexualmente e fazendo coisas que as enojam e causam paura, apenas para manter a "chama do amor acesa".
As discussões travadas com vozes internas na mente de Jesse, demostram muito bem toda essa desarmonia com o querer fazer, e o fazer para agradar.
Mostra também a falta de compreensão por parte de Gerald, e o quanto para ele é importante ser o dominador, para aplacar sua pequenez e sua falta de controle sobre seus traumas passados.

O final do livro deixa muito a desejar, mas isso não apaga todos os questionamentos que a história levanta e como a leitura é envolvente e aterrorizante.
Ponto para a escrita maravilhosa do autor, que te coloca na mente da personagem e que te faz questionar tudo junto com ela, e também temer por seu destino.

Adorei o livro e mesmo tendo visto o filme antes de fazer essa leitura, ainda senti como se fosse o primeiro contato com o material de tão imersiva que a escrita do autor é.
Recomendo com certeza essa leitura.
Cleber 11/08/2022minha estante
Adorei a resenha, tenho que voltar a ler os livros do King

Regis 13/08/2022minha estante
Os livros dele são um refúgio seguro, quando estou desanimada. ?

AnonymousCow 16/08/2022minha estante
O filme é fiel ao andamento do livro? Tem umas coisas, tipo aquela "entidade" que aparece para ela em alguns momentos que me parece ter mais potencial na escrita rs

Regis 17/08/2022minha estante
No filme é melhorado o final, mas é bem fiel a essência do livro, Gi. ?

Rosangela Max 11/04/2023

Longe de ser a melhor do SK.
É uma história sobre o que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver em situações extremas. O problema é que toda essa história poderia ser resumida em um conto de 50 páginas no máximo.
Outra coisa que não me agradou foi a mistura de situações que foram colocadas na história. Além de doentio, deixou o enredo estranho.
Recomendo a leitura somente se desejar ler todas as obras do autor (o que é o meu caso).
Alan kleber 19/04/2023minha estante
Já assistiu algum filme baseado nos livros dele?

Rosangela Max 19/04/2023minha estante
Já sim. Pincipalmente os das obras mais populares dele.

Tati 11/02/2022

Angustiante!
Que leitura forte!!
O livro trás uma agonia muito grandee,fiquei com uma aflição absurda, em vários momentos me senti mal . É uma leitura difícil de parar tanto no sentido de vc querer ler logo para acabar com isso,como vc querer ver o que vai acontecer, pois automaticamente se colocamos no lugar da Jessie algemada naquela cama, com seus traumas assombrosos do passado ,e tudo acontecendo! Tem que ter muito estômago para essa leitura,pois além de ser uma leitura forte ,possui alguns gatilhos que podem ser prejudiciais para algumas pessoas!
Janaina Edwiges 11/02/2022minha estante
Eu assisti o filme e fiquei bem angustiada, imagino como o livro deve ser ainda mais forte, pelos detalhes.

Tati 11/02/2022minha estante
Simm ?... Eu ainda não assisti estou pensando ainda se irei ver o filme!?

Henrique.Amon 11/02/2022minha estante
Nunca tive interesse em ler esse do King, esse tipo de trama não me agrada muito

Tati 11/02/2022minha estante
Então Henrique, esse aqui ele tem a mesma pegada de aflição ,de agonia do Cujo,e de Misery, não sei se tu já leu! Porém esse eu achei muitooo pesado umas determinadas coisas aqui,encomoda bastante! ?

Henrique.Amon 11/02/2022minha estante
Já li Misery sim. Cujo ainda não. Mas não gosto dessa pegada desde "O Colecionador". Acho bem claustrofóbico :(

Mr.Sandman 12/02/2022minha estante
Deu medo de ler esse aí ?

Tati 12/02/2022minha estante
Morfeu, não é nem medo,tem sim umas determinadas partes que King faz a gtte sentir um medinho como sempre, mas a maior parte deste livro é aflição,agonia, e revolta mesmo ! ??

Mr.Sandman 12/02/2022minha estante
Tenso, Tati! Vou seguir tua dica mesmo e ler o Cemitério e dps o Under The Dome. Mais pra frente enfrento esse aí ?

Thales 15/02/2022minha estante
De todos do King que já li, esse me destroçou real.
Levei muito tempo pra conseguir terminar a leitura e mais ainda pra assistir ao filme.
Esse é um daqueles que não sei se tenho coragem de encarar de novo.

Tati 15/02/2022minha estante
Sim Thales,é uma leitura muito difícil, estou tomando coragem ainda para assistir o filme..... esse concerteza não vou querer ler de novo !?

resenhasdajulia 16/11/2021

Jessie e Gerald estão com problemas no casamento e, em uma tentativa de apimentar a relação, começam a praticar sadomasoquismo.

Presa com algemas na cama, Jessie se cansa daquilo e pede para Gerald parar, mas ele não a escuta. Com raiva do marido, ela lhe dá um chute, e ele sofre um ataque cardíaco.

Agora, Jessie está em uma casa do lago, algemada na cama, e tem como companhia o marido morto, e fantasmas do passado que decidem atormentá-la.

Apesar de não ter me conectado tanto com a história, fiquei muito curiosa para saber como Jessie sairia dessa situação, se é que ela conseguiria.

Foi uma leitura um pouco lenta, mas adorei o livro!

Wagner47 09/05/2023

O colapso final da mente de Jessie Burlingame
Jessie e Gerald, com um casamento um tanto quanto abalado, resolvem apimentar a relação e para isso o marido compra algemas. Gerald morre e Jessie não se encontra apenas presa na cama, mas também em memórias e vozes de seu passado.

King não perde muito tempo em dar cabo de Gerald, que após algemar sua esposa na cama, morre por causa de um infarto. Apesar dessa rapidez, ainda foi o suficiente para situar o leitor de como andava essa relação e o comportamento de um com outro. E já descartando os meios mais prováveis de Jessie se soltar, o autor vai desenvolvendo sua protagonista de forma cada vez mais íntima com uma excelente construção.

Com as tentativas vãs para ficar livre novamente, a sensação de angústia cresce não só na Jessie, mas também no leitor. E tudo se torna ainda mais intrigante quando conhecemos mais sobre a personalidade de Jessie.
Ou melhor: as personalidades.

Jessie possui muitas vozes em sua cabeça, sendo elas tão presentes quanto as algemas em seus punhos. A voz da Esposa Perfeita, da amiga Ruth, da terapeuta Nora, de sua mãe Sally ou até mesmo de uma versão sua mais jovem, quando ainda era chamada de Bobrinha por seu pai. E ao conhecer mais sobre si, sabemos também de como o eclipse de 20 de julho de 1963 marcaria sua vida para sempre.

Nitidamente delirando, Jessie já não sabe se está conseguindo distinguir o que é realidade e, em meio a essas alucinações, uma nova voz se faz presente: o Caubói do Espaço.
E diferente das demais, ele não está só em sua cabeça. Ele está bem ali.
Bem na sua frente.
Se é delírio, por que tem uma marca de pegada no chão? Ela estava ali antes? Mas se é real, como tem uma aparência tenebrosa aos seus olhos? É alguém de seu passado?
Só sabemos de uma coisa: Jessie tem que sair dali o mais rápido possível.

Quanto ao eclipse, eu não sei se havia a necessidade de King ser tão descritivo ao ponto que foi. Eu queria fechar os olhos e continuar lendo ao mesmo tempo, causando uma aflição que desejava ao máximo que acabasse logo. Acredito também que a forma em que o acontecimento no eclipse é revelado foi feito de uma maneira muito jogada, totalmente sem linearidade com seu passado. Sabemos desde as primeiras páginas que algo a marca desde esse eclipse, então não vi muito sentido revelá-lo em uma conversa só para voltar ao episódio bem mais à frente. Penso que o impacto no leitor seria maior se descobrisse juntamente à narração do eclipse.

Sinto que há muitos devaneios desnecessários, assim como pequenos (poucos) capítulos dedicados ao Ex-Príncipe, um cachorro abandonado com um papel importante e que ao meu ver não tinha a menor necessidade em ser explorado.

Estou em conflito quanto ao final. Adoro quando o mistério fica no ar e a dúvida se havia realmente alguém ali é instigante no grau certo e com o didatismo do final temos a certeza do que ocorreu, mas foi bem elucidativo.
De toda forma, foi encerrado de uma maneira muito satisfatória.

Com altos pontos para a protagonista e a tensão extrema misturada a câimbras e ao cheiro de suor, recomendo bastante. Tem um desenvolvimento bem consistente tanto para Jessie quanto para suas vozes, por mais que algumas pudessem ser melhor abordadas.

E só por via das dúvidas: Tarzan em cima, Jane embaixo.

Cerry35 23/11/2021

"Eu não devia ter olhado, afinal acabei queimando os olhos."

........................

Denilson Diniz 19/04/2020

Um livro tenso mas muito bom.
Que livro foi esse? meu Deus, fiquei agoniado com muitos relatos citado aqui, o enredo excita diversas emoções no leitor.
Uma história simples mas muito envolvente, e profunda também. Como sempre, o mestre S.K segue em frente com sua maravilhosa escrita.
Vale a pena a leitura desse livro.
Lívia 19/04/2020minha estante
para alguém que nunca leu stephen king mas tem muita vontade, você recomendaria começar com esse?

Denilson Diniz 19/04/2020minha estante
Sim, com certeza.

Francisco 10/09/2021

Um complemento a Dolores Claiborne nível seis estrelas
Jessie e Gerald Burlingame, um advogado empresarial bem sucedido são casados há cerca de dezessete anos, moram em Portland, no Maine e estão em uma fase difícil de seu relacionamento conjugal. Afim de sanar esse problema, decidem viajar para uma casa no lago Kashwakamak e "apimentar" a relação em um jogo sexual onde Jessie está atada à cama.

Com Jessie amarrada à cama, seu esposo Gerald sofre um ataque cardíaco e morre. Então Jessie passa a "ouvir" vozes em sua cabeça e ao mesmo tempo tem que enfrentar fome, sede e sobretudo lembrar grandes traumas de infância que envolvem seu pai e seu irmão nos anos 1960 e frustrações de sua juventude e vida adulta. Em adição surge um horror psicológico com visões de um assassino em série necrófilo chamado Raymond Joubert que sempre visita a casa do lago durante a noite.

Publicado em 1992, esse livro tem uma relação com um outro livro de King publicado no mesmo ano intitulado "Dolores Claiborne" em razão das duas histórias se passarem durante um eclipse total ocorrido no Maine e trazerem mulheres em crise. Um ponto negativo para alguns talvez seja a ambientação claustrofóbica e opressora construída que aos poucos torna-se angustiante. Algo que me chamou bastante a atenção é que nesse livro King traz o ponto de vista de um cachorro faminto em relação a Jessie (algo ao estilo de Jack London).

Stephen King escreveu mais de sessenta livros e entre esses há alguns ruins, outros razoavelmente bons e outro muito bons. Ele está entre um dos meus escritores favoritos e posso afirmar que em "Jogo Perigoso" (Gerald's Game) há uma premissa interessante com um desenvolvimento e um desfecho ainda melhores. Com certeza é um livro cuja avaliação deveria ser superior a cinco estrelas e que recomendaria a quem aprecia um bom suspense com um toque de horror psicológico.

Flávia Menezes 10/09/2021minha estante
Então?esse fica na categoria dos bons? :)

Francisco 10/09/2021minha estante
Esse fica na categoria dos muito bons. Aqui ele acertou em uma fórmula de um horror gerado principalmente por traumas de infância. Com certeza você gostaria desse. :)

Flávia Menezes 10/09/2021minha estante
Então já vou colocá-lo na lista!!! :)

Francisco 10/09/2021minha estante
Então lhe desejo uma boa leitura e aguardo sua opinião.

Flávia Menezes 10/09/2021minha estante
Obrigada! Te conto em breve! ;)

;)

Francisco 10/09/2021minha estante
Por nada, fico aguardando! ;)

NayLyra 10/09/2021minha estante
Eu disseeee. Muito bom !!!!

Sim, Nay é muito bom.

Raul43 03/07/2020

Jogo perigoso
Esperava um pouco mais desse livro, é boa a historia mas nada surpreendente, contém uma das cenas mais pesadas que já li e também agonizantes, o livro poderia ter acabado um pouco antes que teria sido um desfecho melhor, e achei desnecessário a explicaçao de certo elemento da história, seria mais interessante deixar para a imaginaçao do leitor.
Duda 03/07/2020minha estante
??????

ShirleyStortLeite 21/07/2022

É angustiante...
Pesado? Sim!

É um misto de sensações.

Jessie vive momento de angústia, terror e alucinações, com sua situação presa a cama, é impossível não se sentir incomodado junto com ela, mas o que mais me incomodou foram as cenas bem detalhadas dela sendo abusada quando criança, não esperava tantos detalhes.

Em alguns momentos fiquei um pouco entediada, cheguei a parar e ler outro livro pra descansar a mente, como é basicamente só um personagem, às vezes fica monótono, mas como S.K. também sabe lidar com isso, ele rapidamente arrumou uns pensamentos pra atormentar a moça e incrementar a história.

Pra quem tem sangue nos olhos e gosta de uma coisa pesada, eu recomendo.

Paloma.Rocha 05/10/2021

Angustiante
Gerald um advogado de meia idade tenta aquecer a relação com sua esposa através da realização de suas fantasias, com um par de algemas o casal redescobre uma chama há muito tempo esquecida.Em um desses jogos acaba acontecendo uma tragédia, isolados na casa de campo, Gerald acaba sofrendo um enfarte e corpo gordo e flácido desaba ao lado da cama sem vida. Jessie sua esposa fica sozinha, sem ter para quem pedir ajuda, vivendo momentos angustiantes e lembrando momentos dolorosos.

Jogo Perigoso se destaca por sua autenticidade, poderia muito bem ser mais uma daquelas histórias baseadas em fatos reais, mas pela maneira como o horror psicológico é explorado, se torna um monólogo onde o desespero encontra a insanidade.

Jean Silva 04/03/2022

Você precisa ser um escritor muito bom pra conseguir prender um leitor em um livro que 80% da história se passa em apenas um único cômodo de uma casa e com um único personagem, mas como estamos falando de Stephen King, então ok, já sabemos que é um escritor espetacular!
Esse livro é ÓTIMO, MARAVILHOSO, PERFEITO!
O que o autor escreve aqui é algo que me deixou perplexo, incrédulo e sem acreditar, é uma história onde praticamente o terror com monstros e seres sobrenaturais não tem espaço, é um terror psicológico, onde os principais vilões estão relacionados a mente e a psiquê da protagonista. É um suspense muito instigante e que me proporcionou horas de uma leitura boa e agoniante ao mesmo tempo, gosto quando um livro de terror se propõe a tratar de questões mais voltadas à realidade, como King faz nesse livro, você consegue visualizar 90% das coisas acontecendo na vida real, pois é tudo muito verídico (e muito assustador, ao menos no que tange a capacidade do ser humano em ser maldoso ao extremo).
Essa história me lembrou o quanto o Stephen King faz livros incríveis, e me encheu de vontade para ler outras obras do autor.
Marcy 04/03/2022minha estante
Meu próximo do King, ansiosa pela leitura

Ray 04/03/2022minha estante
?????

Marcelo Ricarte 14/04/2021minha estante
Vixi, eu gosto desse livro, achei o mais tenso e assustador q ja li do King, eh legal isso nos livros a diversidade de opinião. Espero que leia outros dele que te faça dar mais estrelas kkkk

antiyousocial 14/04/2021minha estante
Eu gosto muito dos livros dele, já li vários e geralmente dou mais estrelas, só esse mesmo que não funcionou pra mim kkkk

Marcelo Ricarte 14/04/2021minha estante
Eh assim msm, eu tô a 10 meses a 30% no Dança da norte, e olha que eh um clássico dele.

Diogenes.Schweiger 23/06/2022minha estante
Olá... estou na sofrência com esse livro... também estou achando muito sem graça esses devaneios da Jessie... muita gente elogiando mas eu não estou curtindo não... não vou desistir, mas que está chato, isso está.