Guia de Leitura

Resenhas - Guia de Leitura

Fogui 25/04/2012

Referências.
Guia de Leitura:
100 autores que você precisa ler.
Organização e edição de Léa Masina.
L&PM POCKET 636.
2010.

Além de um guia de leitura é um livro de referências. Mas não pense que uma leitura maçante ou chata. Nada disto! É simplesmente adorável. Porque para cada autor foi escrito uma lauda para falar sobre o mesmo e um texto "crítico" que poderia enfocar uma determinada obra do escritor quanto ressaltar a contribuição do mesmo para a composição da literatura clássica.

Foi muito interessante, porque na pequenina biografia proposta para cada escritor, não há uma preocupação de ficar se atendo em fatos ou datas, mas de mostrar as experiências e os autores que de alguma forma influenciaram e foram influenciados pelo escritor e sua obra ali descrita.

O texto "crítico" sem dúvida alguma é muito estimulante, porque além de ter muita base, fica evidente que foi escrito por uma pessoa que tem grande conhecimento sobre a vida e a obra do autor com muita profundidade.

Pode parecer bobo, mas é a pura verdade. O que mais me surpreendeu e me deixou mega feliz com este livro, foi que em apenas uma lauda, tão pouco espaço, se consegue obter um amplo conhecimento sobre cada autor e sua obra, sem ser um texto chato.

ADORO!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!

Stefânea 24/12/2021

Para ler em uma sentada
Ou talvez duas... Depende da sua curiosidade...

Esse livro não é uma regra, é apenas um conjunto de opiniões que você escolhe ou não levar para sua vida. Esse é o tipo de livro que eu amo, pois sempre conheço um novo autor e uma nova história para me jogar.

Cada autor indicado nesse livro também tem uma curta biografia,que nos situa no contexto geral. Assim como cada autor tem narrado suas principais obras.

Eu não sei explicar, mas adorei a fluidez dessa leitura e sei que esse livro se tornará uma consulta para mim. Recomendo para você que está aberta a tudo aquilo que a literatura pode te proporcionar!

uiliandalpiaz 19/06/2022

Um bom guia de referência
Um ótimo livro indicador de livros. São comentários sucintos e com destaques para as principais obras de 100 autores/indicações de leituras essenciais dentro do cânone ocidental. Indicações de especialistas, críticos, professores e jornalistas que fazem uma espécie de curadoria a respeito da importância/relevância de se conhecer/ler alguns dos principais nomes e assim ditos, essenciais, da literatura ocidental.

Recomendável para de quando em quando revisitá-lo buscando boas obras e indicação nas leituras e/ou ter como um livro de referência.

denis.caldas 25/09/2012

Parcial
Eu acho que há autores que deveriam estar nesta lista, que só tratou sobre alguns brasileiros e vários russos, ingleses e franceses, na maioria. Depois li na última capa que "o livro reúne os principais nomes do chamado cânone da literatura ocidental", ou seja exclui autores da África, Ásia e outros rincões, que poderiam estar entres os 100 mais; enfim, sendo repetitivo, faltou ser mais abrangente. Mas de qualquer maneira, conheci muitos autores que nunca tinha ouvido falar, o que aumentará o meu leque de pretensão, mas não ditará cabalmente o que lerei.

Acho que nem todos na lista a gente precisa ler, vejo mais como uma sugestão. Compare com a lista dos 100 autores mais lidos no Skoob; totalmente diferente... não quero comparar J. K. Rowling com Jane Austen ou Tolkien com Júlio Verne, mas as tendências são outras, ou modismos, sei lá...

Dri F. @viagenscomlivros 09/07/2019

Ao ler, cuidado com spoilers
É um bom livro de referencias literárias, embora eu ache que faltam autores importantes, mas alguns trazem spoilers sobre as principais obras dos autores citados. Então passei a usar como consulta depois de ler determinada obra, ou lendo sobre alguma que não tenho interesse imediato de conhecer, para não saber demais sobre algum livro.

site: Instagram @viajecomlivros

Luiz.Goulart 02/06/2022

Uma obra para ser usada como referência
Coleção de breves resenhas de diversos autores, sob a organização de Léa Messina, guia que apresenta, de modo sucinto, cem escritores que se destacam no ramo da ficção e que, através dos séculos, deixaram sua marca na imaginação humana. Traz ensaios de críticos literários, jornalistas, escritores e professores apaixonados pela leitura. A lista tem autores de todo o mundo, atuais e da antiguidade. Valioso como obra de referência. Dos 100 listados, já havia lido mais da metade, outros estavam esperando na minha estante para serem lidos. Agora, tenho como meta, incluir na minha lista de leituras obras de outros autores deste guia. Alguns deles, confesso, ainda não conhecia.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/7593925713444676474

Nat 20/07/2022

Esse guia foi mais um desses livros que adquiri sem pretensão, só queria ter na estante exatamente o que ele é, um guia com indicações de livros e autores. As indicações são bem variadas, com os nomes organizados por ordem alfabética trazendo breves biografias e as principais obras de cada um. Minha única queixa é a escassez de autoras. Fora isso, livro muito bom. Recomendo.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/07/guia-de-leitura-lea-masina-dll-2022.html

Mari.Butrico 06/01/2022

Recomendo..
Ótima leitura informativa para outras leituras: escritores clássicos e suas obras são de grande qualidade e importância ?

Alexandra 01/03/2022

Livro de consulta
As vezes queremos ler um clássico e não sabemos qual escolher para ler, não é? Esse guia ajuda a a optar por qual vc está disposto a ler no momento com seus resumos sobre os autores e suas obras mais conhecidas. Ótimo livro de cabeceira para consultas.