História da Filosofia Ocidental

História da Filosofia Ocidental Bertrand Russell

Resenhas - História da Filosofia Ocidental - Livro Quarto

Lista de Livros 28/10/2017

Lista de Livros – História da Filosofia Ocidental: A Filosofia Moderna (Vol. IV), de Bertrand Russell
“Por mais ardentemente que eu, ou toda a humanidade, possa desejar algo, por necessário que possa ser à felicidade humana, não há razão alguma para se supor que esse algo exista. Não há nenhuma lei da natureza que garanta que a humanidade deva ser feliz. Toda a gente pode ver que isto é verdade com respeito à nossa vida aqui na Terra, mas, por uma curiosa distorção, nossos próprios sofrimentos nesta vida são transformados num argumento a favor de uma melhor vida no além. Não empregaríamos tal argumento em nenhum outro sentido. Se tivéssemos comprado de um homem dez dúzias de ovos e a primeira dúzia estivesse toda podre, não inferiríamos que as noves dúzias restantes deveriam ser de uma qualidade extraordinária; não obstante, este é o tipo de raciocínio que “o coração” nos anima a fazer como uma consolação para os nossos sofrimentos aqui embaixo.”
“Quanto pior é a nossa lógica, mais interessantes são as consequências a que dá origem.”
“Em seu tratado sobre os sofismas políticos diz, Bentham numa linguagem que parece antecipar a de Marx, que as morais sentimentais e ascéticas servem os interesses da classe governante e são produto de um regime aristocrático. Os que ensinam a moral do sacrifício, continua ele, não são vítimas do erro: querem que os outros se sacrifiquem por eles.”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2017/10/historia-da-filosofia-ocidental_54.html