Rose Madder

Rose Madder Stephen King

Resenhas - Rose Madder

Marlonbsan 19/07/2022

Rose Madder
Há quatorze anos, Rose McClendon se casava com o policial Norman Daniels. Mas logo nos primeiros dias, ele revelou a monstruosa face. Agora, depois de todos esses anos de agonia, ela se desperta do pesadelo e busca uma libertação.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos o que acontece, basicamente, com Rosie e Norman, a linguagem é simples, mas possui densidade considerável, padrão dos livros do King.

Seguindo esse padrão, a história é muito bem escrita e apresenta vários detalhes construtivos, tanto da ambientação, quando de seus personagens. É uma habilidade incrível do autor. Porém, também é algo que pode deixar a leitura um pouco arrastada, mas a prolixidade é uma característica do King, não tem como fugir disso.

O tema abordado é bem delicado, principalmente por conta de acompanhar o Norman e seus pensamentos cheios de ódio e preconceitos, o que o torna, a cada página, mais desprezível. E não é nada agradável a experiência de acompanhar alguém assim tão de perto.

Já enquanto a Rosie, é muito interessante ver a sua trajetória e seu crescimento ao se libertar de seu passado. Mas é com ela que a história acaba indo pra um lado mais sobrenatural que não me agradou, tanto é que não parecia que a história seria encaminhada para esse lado. Até chegar lá.

É interessante também a interligação com outras obras, seja citar algum nome conhecido ou termos que, quem leu outros livros, se identificam.

A condução da história causa aflição, alguns acontecimentos são bem violentos e tensos e o desfecho da história é satisfatório pelo contexto criado.

Ig literário @marlonbsan

Flávia Menezes 16/04/2022

DORMINDO COM O INIMIGO.
?Rose Madder?, de Stephen King, publicado em junho de 1995, é uma história forte, sobre uma mulher que tem 14 anos de sua vida roubados pela violência sofrida em um relacionamento abusivo (tanto física quanto psicologicamente) com um marido violento e corrupto, que trabalha como policial em uma cidade pequena onde todas as suas atrocidades são encobertas. Apesar da trama trazer um enredo tão denso, tenho que dizer que foi muito mais fácil de ler do que eu imaginava. E o resultado, é mais uma obra prima desse brilhante autor.

Como todo bom vilão desenvolvido por King, Norman Daniels é um homem cruel e bastante violento, e o autor foi sagaz lhe dando um nome tão sugestivo como esse, já que o mesmo foi utilizado no romance de suspense ?Psicose?, de Robert Bloch, onde o antagonista, Norman Bates, também é um homem igualmente violento e bastante cruel.

A caracterização de Norman é marcante não apenas por seus atos animalescos, mas porque ele mais parece ser um cruzamento entre Ted Bundy e Hannibal Lecter. Só por aí, já é possível perceber que suas cenas são bastante carregadas de muito horror, resiltando tanto choque quanto repulsa.

Tão bem desenvolvida quanto seu marido antagonista, a protagonista Rosie Daniels é uma mulher a quem logo de cara nos afeiçoamos. Primeiramente, porque sofremos com ela por toda a violência sofrida ao lado desse marido. Rosie é o retrato da mulher que está presa a um casamento com um homem abusivo. Ela sofre todos os atos grotescos aos quais ele a expõe, totalmente calada. Não porque ela seja ?mulher de malandro?, e que gosta de apanhar. Mas por não saber, como fugir dessa realidade caótica vivida ao lado de um homem que tem proteção da própria polícia para manter seu comportamento violento.

Nesse ponto, King é brilhante ao descrever as cenas iniciais, nos fazendo, inclusive, sentir todo o vazio e toda a falta de esperança que existe em Rosie. E quando ela decide ir embora, sofremos com ela a cada instante pelo medo de que esse homem consiga encontrá-la.

O crescimento da personagem, ao longo da história, é simplesmente fascinante. Da mulher cheia de medos, sofrendo de estresse pós-traumático, para a mulher que encontra o seu lugar no mundo, e vive a vida com uma intensidade, é algo muito tocante.

Um outro ponto bastante genial da parte do autor, é a forma como as narrações vão sendo oscilando do ponto de vista da Rosie para Daniels. Enquanto nas partes da Rosie sentimos toda a paixão, todo o desejo de viver a vida intensamente, todo o gosto por cada nova vitória, nas partes de Norman, é palpável toda a fúria, ódio e prazer em ferir os outros, que saltam de cada palavra escolhida pelo autor.

Cada momento desse livro é escrito com grande maestria. Claro que minha paixão pelo mestre me faria dizer algo assim, mas a verdade é que surpreende cada detalhe grandioso dessa história. A forma com que o King nos mantém apreensivos quando um personagem é colocado em perigo, é fantástica. Você quer gritar para que ele fuja, que não entre em determinado local, e essa sensação é tão intensa, que você tem que se segurar! Somente um escritor dessa categoria, para fazer algo tão brilhante assim.

Uma curiosidade que eu gostaria de compartilhar nessa resenha, é que uma coisa que me chamou muita atenção quando iniciei a leitura, é que a trama tinha pontos em comum com o livro (e filme) do autor Nicholas Sparks, chamado ?Um Porto Seguro?. Só que, Nicholas publicou seu livro 15 anos depois da publicação do King. O que nos faz pensar que... Ah! Nicholas seu danadinho!!

Enfim, confesso que é até difícil falar desse livro, porque eu amei tanto a forma como ele foi escrito! Os personagens são envolventes, existe uma pitada gostosa do bom romance ao estilo King, e por mais que algumas cenas nos choquem, ao mesmo tempo, ele nos instiga de um jeito que é impossível largar essa leitura.

Minhas expectativas com esse livro foram todas superadas. King mais uma vez foi brilhante! Sem contar que nessa história, o mestre praticamente faz uma reverência a todas nós mulheres, pela nossa coragem em continuarmos firmes e decididas a sermos felizes, mesmo em um mundo onde muitas vezes, o masculino nos seja tão hostil.

Obrigada mestre, por mais uma obra prima tão incrível quanto essa.

Voorhees 12/07/2009

Rose Madder é um dos grandes livros do Stephen King. Tem uma trama interessante que já começa impressionante, mostrando a personagem principal, Rose, divagando sobre sua vida após levar mais uma surra do marido, o policial Norman.

O histórico de humilhações e surras de Rose, nos faz criar uma empatia imediata com ela e torcer pela sua libertação que acontece logo. Fugindo do marido violento, ela se muda para uma grande cidade onde encontra apoio de outras mulheres e tenta reconstruir sua vida. Mas Norman não se conforma com o abandono e vai atrás dela.

A grande vantagem do livro é passear por vários gêneros com grande propriedade. O drama inicial se transforma em thriller quando Rose foge, que se transforma em suspense quando Norman cada vez mais perturbado e violento vai atrás da esposa. Norman, aliás, é a grande personagem do livro. Assim como Henry Bowers em A coisa, também do Stephen King, a personagem surpreende a cada momento, se transformando em um verdadeiro monstro na últimas páginas.

O único problema do livro, na minha opinião, é a parte "sobrenatural" que toma conta da última parte da história. O sobrenatural nos livros do Stephen King, serve como contraponto para a realidade tranquila e corriqueira. No caso de Rose Maddder, a realidade já é tão assustadora que o sobrenatural perde a função e não assusta tanto quanto a loucura do Norman.
Eunice.Vilares 03/03/2010minha estante
Adorei sua resenha... Entrou para a lista dos que quero ler.

Wellika 31/01/2013minha estante
Eu acredito que a parte sobrenatural nem é tanto pra nos assustar, mas sim para que possamos acreditar em uma força que vem de dentro de você para superar certas coisas.

Bernardo Luiz 08/03/2022

A violência contra Rose é real e precisamos falar sobre isso
O início de Rose Madder foi o livro do Stephen King mais difícil de ler pra mim até hoje, por causa dos relatos absurdos e pesados da violência doméstica sofrida pela Rose por seu marido Norman. Toda a angústia e temor carregado nas palavras de Rosie, eram de partir o coração, me fazendo parar algumas vezes para respirar e repensar se queria mesmo continuar, minha escolha de seguir em frente, foi somente pelo respeito que tenho pelo autor e a esperança de ver a redenção da personagem e o fim merecido que o vilão da história merecia de fato ter.

Então temos a história de Rose, casada com Norman, um policial, que abusa dela de várias formas, psicologicamente, fisicamente e sexualmente. Anos e anos de tortura. Até um dia, 14 anos que ja vivia nesse inferno, Rose se pegou refletindo sobre sua vida, e tomou uma decisão, que deveria ter tomado a anos, mas que finalmente teve coragem de seguir em frente, Rose decide largar seu marido e recomeçar sua vida o mais longe possível.

Daqui pra frente a história fica mais leve , focada na nova vida de Rose em uma cidade bem distante, conhecendo coisas básicas da vida que nunca imaginou que viveria, simplesmente pelo fato de ficar presa num casamento por 14 anos. Novas oportunidades de emprego, amores e amizades surgem na vida de Rosie, ficamos felizes de acompanhar todo esse progresso maravilhoso que ela está tendo. Mas infelizmente nem tudo são flores, Norman larga tudo para ir atrás de Rose, usando sua influência como policial, descobre a cidade que ela está e decide ir atrás dela.

Coisas incríveis e impressionantes no melhor estilo Stephen King, irão acontecer a partir daqui, coisas que nao irei comentar, pra não estragar a experiência de futuros leitores, mas podem ficar sossegados, Norman terá o que ele merece haha.

Não é um livro fácil de ler, pelos relatos pesadíssimos de diversos tipos de violência contra a mulher, racismo e homofobia. Mas que são pautas que infelizmente convivemos na nossa sociedade todos os dias, e é importante uma crítica construtiva e combate a toda essa violência e preconceito, por isso acho que vale a pena seguir lendo até o final, um livro que recomendo para todos.
Flávia Menezes 08/03/2022minha estante
Um livro com uma mensagem importante, mas é melhor preparar o meu psicológico antes, não é Bernardo! ??

Bernardo Luiz 08/03/2022minha estante
Sim Flávia, acho importante estar preparado para possíveis gatilhos que a história pode trazer, mas o autor relata com muito cuidado e respeito pela vítima e sua situação, que acho que vale a pena dar uma chance.

Flávia Menezes 08/03/2022minha estante
Darei sim! Já vou colocar na lista desse ano! Que bom ter lido a sua resenha antes! ?

Bernardo Luiz 08/03/2022minha estante
espero que vc goste, e espero sua resenha para debatermos algumas ideias sobre nosso autor favorito ?

Barbara1180 01/08/2021

Uma história bem diferente do que estava esperando, cheio de emoções diferentes, com um final surpreendente (bom)

Rahrt 26/12/2020

"Cogita quantos sonhos não lembrados a levaram até lá"
Rose Madder é um dos poucos livros do King que trazem um roteiro, uma história já pensada com começo, meio e fim, e - embora ele não saiba fazer finais -, não sei se ele sabe fazer roteiros tampouco.
Brincadeiras à parte, é um livro muito bom, arrastado em algumas partes, corrido em outras, mas Stephen King nunca peca na descrição, seja pelo excesso ou pela falta, e isso, por si só, já faz do livro uma verdadeira obra.

Dem 15/10/2021

Bem pesado...
O livro tem muitos gatilhos: Violência doméstica e sexual;
Palavrões a rodo;
O vilão é bem machista e ele é bem mau em todos os sentidos;

Não é um livro pra qualquer pessoa! É bem pesado e violento e as agressões físicas e sexuais são agoniantes.
O final é bom mas, acho que se o livro não tivesse nada de sobrenatural, seria melhor. Mais mesmo assim, merece 5 estrelas!

Isac 27/05/2023

Surpreendente Stephen King!
Como descrever um livro que mistura, drama, empoderamento, suspense e o sobrenatural, tudo sem perder o sentido? É sobre isso...e essa história o faz magnificamente bem! O relato de superação de Rosie, diante da violência doméstica é inspiradora e você consegue sentir nojo e aversão ao marido, o vilão da história, um homem misógino, machista, preconceituoso, extremamente violento e perturbado, além do fato irônico dele ser um policial, o clássico "as aparências enganam", realmente os personagens são vividos e fazem o leitor se apegar.

O terror é quase inexistente, haja visto que Stephen King é o mestre do terror e conhecido por este motivo, nesse livro é bem leve, mas o suspense é envolvente e os detalhes sórdidos de algumas cenas, dão um pouquinho de "medo" podemos dizer assim. Recomendo muito esse livro, primeiro livro de Stephen King que leio e não será o último!

Karina Paidosz 16/06/2021

Que doideira!
Muito suspense, horror, violência e muito amor.

Adorei a forma como Stephen king tem de narrar suas estórias, nos prendendo do início ao fim.

O livro todo é narrado com riqueza de detalhes. Mostrando as falas de todos os personagens nos mesmos momentos.

Saboreei cada página com muita emoção e admiração.
Já ansiosa para a próxima leitura de King.

??

Alicia 08/06/2021

Uma história cheia de superação e coragem
Esta leitura aborda a violência domestica. Caso você seja sensível quanto a este tema, sugiro que não leia. Temos algumas passagens pesadas e a leitura pode ser incomoda.

Logo nas primeiras páginas conhecemos a nossa protagonista, Rosie que nos narra como é sua vida. Está sofrendo um aborto porque apanhou do marido, porque estava lendo um livro que não o agradava.
Rosie vive com seu marido Norman durante 14 anos, sempre com medo, sem ter a opção de ir a polícia, já que Norman é policial e todos os policiais são considerados “irmãos”, de acordo com ele, ou seja, ela não tem a quem pedir ajuda.

Vale salientar aqui que caso você nunca tenha entendido os motivos que levam uma mulher que apanha constantemente do marido, a não toma alguma atitude, qualquer uma que seja, esse livro pode lhe ajudar a entender o que se passa e principalmente: o medo. Medo de absolutamente tudo e uma insegurança enorme quanto ao presente e ao futuro. Vale refletir ainda que é muito fácil julgar e resolver os problemas das outras pessoas, esse livro nos faz pensar bastante em relação a isso.

Tudo muda na vida de Rosie em um dia como qualquer outro enquanto ela troca a roupa de cama e se depara com uma gota de sangue que escorreu do seu nariz depois da surra na noite anterior. Rosie olha a gota de sangue e percebe que um dia Norman pode matá-la. É como se, enfim, nesse exato momento ela caísse na real. Rosie sempre soube que isso poderia acontecer, porém, e se de fato ele tentasse, mas não a matasse? E se ela sobrevivesse por mais 14, 20 anos ou sabe se lá quantos anos ela ainda teria ao lado deste homem?

Esse fato faz com que Rosie desperte e tome uma atitude. Ela pega sua bolsa e o cartão do banco de Norman. Este cartão sempre ficava em casa, porque Norman nunca suspeitaria ou imaginaria que Rosie pudesse se quer pensar em usá-lo quem dirá roubá-lo, e saí de casa. Rosie deixa sua casa apenas com a roupa do corpo e sem mesmo pentear os cabelos.
Caminha meio sem rumo, saca um dinheiro e vai até a rodoviária. Compra uma passagem para o lugar mais distante disponível naquele momento e joga o cartão de Norman no lixo. Após chegando ao seu destino, Rosie consegue ajuda no terminal rodoviário de um homem que a indica para uma associação chamada Filhas e Irmãs.
Rosie passa por algumas dificuldades, ainda sente dores e medo, porém aos poucos e com o apoio da associação começa a fazer amizades, consegue emprego e lentamente vai se sentindo livre e feliz.
Em um dia voltando para a associação, Rosie vê uma loja de penhores e lembra-se então do anel de noivado, que de acordo com Norman valia uma fortuna e tenta vendê-lo.
A ida a esta loja trás uma mudança significativa na vida de Rosie. Primeiro, ela descobre que o anel pouco vale, porém troca-o por um quadro que não tem nada de especial, mas que ela diz tê-la chamado. Para além disso, ela conhece uma pessoa interessante e ainda por cima descola um novo emprego após ler a passagem de um livro.
O quadro que Rosie compra a ajuda em muitos momentos e também a assusta em outros. O nome do quadro é Rose Madder que é o título desta obra, então já dá para imaginar que trata-se de um ponto chave desta leitura.
Rosie se conecta com o quadro, tudo parece meio que um sonho, mas ao mesmo tempo é real porque impacta de fato em sua vida. É meio metafísico e confuso, um pouco sobrenatural, mas eu achei bem interessante. A ligação com o quadro é como se fosse um divisor de águas em sua vida, sinaliza um novo começo no processo de retomada do controle da sua vida e é bem bacana.

De modo geral é este o enredo do livro.
Vamos acompanhar Rosie retomando a sua vida, porém sempre preocupada com a possibilidade do marido aparecer. É importante mencionar que Norman vai rastreá-la e vão acontecer diversas coisas.
Enfim, a maioria dos capítulos nos mostram o ponto de vista de Rosie, mas temos alguns na perspectiva do Norman e é neste momento que entendemos o quanto ele é doente e obcecado por Rosie.

O final achei bom e gostei.
Rose Madder nos conta uma história cheia de superação e coragem, porém tratando-se de um livro de King, temos também aquele bom o velho toque de sobrenatural que pode não agradar a todos, mas que para mim é ok.

Raiane.Priscila 21/12/2023

Ótimo.
Um ótimo livro, mas não esperava outra coisa de Stephen King. Só o final que deu uma decepcionada. Mas também era de se esperar.

Angel 09/04/2023

Não é ruim, mas podia ser melhor
Um mulher que sofre por 18 anos nas mãos do seu marido até que decide fugir.

Mas seu marido controlador não a deixa ir tão facilmente e começa a investigar seu paradeiro, o que a todo momento me deixou nervosa dele descobrir onde ela está.

Um toque sobrenatural faz a leitura ter mais emoção, mas senti que poderia ter sido melhor trabalhado.

hfernanda 30/05/2021

É incrível como o king consegue passar o sentimento da Rose, como sentimos tudo o que ela sente, torcemos por ela na busca de uma nova vida, é impossível não detestar o Norman, o personagem nos causa repulsa a cada segundo que passamos com ele.

Juliana.Silva 30/03/2020

Rose madder
Mais um livro lido, do autor que vem se tornando meu preferido. Amei Rose madder, quando li a sinopse dele senti como se ele estivesse me chamando. E não consegui resistir a ele.

5 estrelas para mim.
Denilson Diniz 30/03/2020minha estante
Tem muito livro top do King, amoo

Alessandro.Aguilera 09/05/2020minha estante
Realmente, muito bom mesmo. É uma das personagens aparece no livro Desespero.

Rahrt 25/05/2020minha estante
Ansiosa pra chegar nesse logo! :D