Rose Madder

Rose Madder Stephen King

Resenhas - Rose Madder

Oco 18/01/2023

Excelente
O King realmente tomou mto cuidado ao escreve esse livro, ele não caiu nos clichês que todo escritor masculino cai quando tenta escrever um livro sobre um assunto tão delicado quanto esse.

Rosie foi uma protagonista muito querida, o autor tenta passar uma empatia muito grande por ela e por toda a situação difícil dela, e isso é um dos grandes pontos positivos do livro.

O livro é bem rápido e bem dinâmico, apesar do assunto ser muito pesado(e tudo que o vilão faz também é muito pesado), é realmente bem rápido de se ler.

O sobrenatural no livro é realmente meio destoante, mas se encaixa bem no começo do livro, isso muda no final, quando o sobrenatural se torna algo muito maior. Não é ruim, mas obviamente a trama sem a interferência sobrenatural é muito melhor, você torce e sente medo pelos personagens (e sente MUITO ódio pelo vilão), mas apesar de tudo isso, a parte sobrenatural é boa sim.

Vilão nojento, um dos mais repugnantes que o King já escreveu.

Andréa Marcela 02/02/2023

um plot diferente mas altamente atual que nos envolve desde o início da leitura. Nele um policial violento e abusivo e sua esposa saco de pancada passiva tem sua vida completamente modificada quando Rose encontra uma gota de sangue nos lençóis limpos....

Jess 20/02/2024

Ver bem de perto...
Que livro sensacional!
Foi emocionante acompanhar toda a trajetória de vida de Rosie e o desfecho não poderia ter sido melhor.

Pamella Letícia 28/02/2023

? É melhor ser implacável com o passado. O que importa não são os golpes que a gente leva, e sim aqueles aos quais a gente sobrevive.?

Rubens 10/03/2023

Bom livro
São praticamente 2 histórias em 1. A meu ver, o enredo seria melhor contando apenas a história da Rose, como um suspense/Thriller, sem a parte mais fantasiosa.
De toda forma, mais um bom livro do mestre SK.

vicvic. 22/03/2023minha estante
AMO SUAS RESENHAS DUDIA

Dooda 23/03/2023minha estante
Tbm amo as suas vicvic

Lilian Solieri 11/05/2023

*Contém gatilho de violência doméstica e sexual
Eu terminei esse livro essa semana e senti a necessidade de escrever sobre um livro escrito há quase 30 anos com temas atuais ignorando a parte sobrenatural, e esse é um breve resumo.
Por longos 14 anos Rose McClendon viveu em uma prisão, um marido violento, perverso e cruel. Mas um dia tudo muda! Rose em um impulso foge de casa, sozinha com medo ela busca se distanciar o máximo possível do ex-marido, mas sabe que um dia ele iria acha-la e ela teria que enfrentar toda sua fúria. O que Norman não esperava é Rose mudou se tornou forte e disposta a enfrentar todo o medo do passado.
Assim como em muitos livros de Stephen King o verdadeiro monstro não é sobrenatural e sim o ser humano. Rose passa por diversos tipos de violência e abuso.
A historia não é ficção e sim uma realidade vivida por muita mulheres mundo a fora, Norman é um dos piores vilões, é um agressor, machista, racista, homofônico, entre uma lista imensa de preconceitos e, mais uma vez, o pior defeito de Norman é justamente existir em tantos homens na vida real.
King nos mostra, através de Rose a complexidade que é viver assim, com esses sentimentos, como é difícil se desvencilhar de um relacionamento abusivo, e depois como é difícil se curar dos traumas.
Apesar de abordar um assunto tão serio o livro não deixa o sobrenatural de fora e como sempre nos dando emoção até a ultima pagina, sempre é assim quando você acha que tudo está acabado e você realmente sabe o final vem algo para te surpreender, claro dava pra tirar a parte da fantasia sombria e o livro ainda sim estaria excelente, mas é o toque do autor não da pra negar.
Foi extremamente doloroso e triste ver tudo o que Rose passou, espancada, violada, diminuída entre tantos outros abusos, mas foi lindo ver que ela também foi acolhida, e mais bonito ainda foi vê-la se libertar.

Marcos.Alexandre 25/05/2023

Uma estória contando uma violência doméstica com um toque de sobrenatural. Não é dos melhores do King, de quem sempre esperamos muito. Mas vale a pena.

Julia 22/07/2023

Ele era um homem, não era? E às vezes os homens têm que aprender o que era ter medo de uma mulher, não é? Às vezes, era a única proteção da mulher.

Marcela.Silva 23/07/2023

Cada vez mais me surpreendo com a temáticas do King.
?Rose Madder? é um livro que aborda temas seríssimos como violência doméstica, sexual, psicológica, abuso de poder, machismo, preconceito, racismo e violência policial. Sim, tudo isso em só um livro! Apesar de ter gostado bastante, confesso que demorei muito para encerar a leitura, pois os gatilhos foram imensos. Casada com Norman, um policial monstruoso que a espanca por 14 anos e sem empatia alguma por qualquer pessoa, Rose finalmente nutre coragem para sair de casa e tentar viver sua vida longe deste homem. A trajetória de Rose é muito dolorida, mas nesse caminho, encontra pessoas e um quadro que possui um teor sobrenatural que irá ajudá-la a enfrentar todos os seus medos. Rose luta até o fim pela sua felicidade, sonhos e acima de tudo, o amor próprio.
Uma trama que mistura terror, suspense, fantasia e que vale muito a pena conferir.

OBS: Deixo claro novamente que o livro possui inúmeros gatilhos, principalmente com relação a violência doméstica.

t.h.a.y 31/07/2023

Tenso
Acho que de todos os vilões que o King fez, esse foi o pior, porque é realista. Algumas partes, principalmente envolvendo o quadro, me deixaram tensa e fiquei feliz com final.
Heloisa198 01/08/2023minha estante
Estou doida para ler esse livro, mas com medo dele ser muito pesado!

t.h.a.y 02/08/2023minha estante
Olha, pesado ele é. não vou mentir. Ele mostra agressões contra a mulher de uma forma que se não tiver pronta para ler, vai se impressionar. Eu já li muitos do King, mas esse foi o que me deixou tensa, porque sei que isso acontece na vida real.

Joao Felipe 04/08/2023

Um dos mais reais
Amo o universo do King, e admiro muito a sua capacidade de escrever sobre muitos assuntos, o escritor acima de tudo é um excelente observador, e ele tem que ser, para seus personagens serem reais e aqui vi mais um dos muitos personagens reais do King, muito além do inventivo ele é humano.
Sabe que depois de tantos livros do King que li, esse foi uma grata surpresa e muito dolorosa também, tratar de violência domestica e contra a mulher é difícil, e aqui pra mim ele foi magistral.

Nina 23/03/2018

Pesado
A leitura em si é boa, o início é meio chato, mas os detalhes das mortes são muito pesados eu nem conseguia ler, tem uma certa "viajem na maionese" mas não deixa de ser interessante... não é ruim.,... dá pra ler de boa.....

Carol.Ortiz 12/07/2018

TRIGGER WARNING DE STEPHEN KING DENUNCIA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Stephen King, autor de livros como “O Iluminado”, “Carrie, a estranha”, “Cemitério Maldito” e “It”, entre outros, é considerado o atual pai do terror. Confesso que tenho um pouco de receio com suas obras. Gosto da sua escrita (nada de fenomenal, mas provoca prazer), embora algumas vezes considero sua imaginação muito extrapolada e fora das expectativas. Entretanto, volto a dizer que há obras que surpreendem e encantam (leia O Iluminado).

Rose Madder, ou Rose mais louca em uma tradução literal, é um livro diferente porque aborda a violência doméstica e o mundo machista em que a mulher é um objeto possuído e tristemente dominado. A história é ambientada nos anos 80/90 e, longe da existência de leis como ‘Maria da Penha’, Rose recorre ao seu poder interior e ao sobrenatural para conseguir superar esse universo violento. Uma simples gota de sangue encontrada no travesseiro foi o suficiente para o despertar de uma nova mulher.

O que mais encanta nessa obra lançada em 1995, é a capacidade de, infelizmente, ser atual e realista: quantas mulheres ainda são prisioneiras de seus maridos e com medo, humilhadas, sem auto estima para reagir, sucumbem à essa dolorosa rotina e morrem injustamente, sem entrar para as estatísticas de homicídio porque nossa sociedade ainda enxerga certas situações como normais.

O propósito dessa história é denunciar e provocar reflexão sobre o absurdo que banalizamos. A cada minuto situações como essa ocorrem e muitos julgam que a vítima é a coautora de casos assim.

Quanto ao livro: é emocionante reparar como Rosie consegue sair desse círculo de desgraças e recuperar sua vida, seu amor próprio, reconquistar seus sonhos, desejos e ser mulher novamente. Enquanto lemos, é impossível não sentir a insegurança de cair em uma armadilha dessas uma vez na vida e de não refletir nas mulheres que, fora do universo de Stephen King, não tem uma feiticeira, nem uma força sobrenatural para defende-las. Pelo contrário, dependem de um sistema judiciário lento e, na maioria dos casos, constituído por homens, dependem de uma sociedade muitas vezes hipócrita e dependem da coragem suficiente para se levantar e gritar a plenos pulmões “Eu ainda estou viva!”.