Carvão animal

Carvão animal Ana Paula Maia

Resenhas - Carvão Animal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Le Vieira 19/03/2024

“Pensar no fim do mundo é pensar em montanhas de lixo e solos encharcados de inumados.”
A genialidade de Ana Paula Maia nos é mostrada em mais um livro. Os dramas pessoais das personagens agora se misturam às cinzas que restam do contato com o fogo. Quem lida tão de perto com a morte aprende a encará-la, ou só fica embrutecido? e o bruto, não tem nada dentro de si?
“Convenceu-se de que pode suportar maiores provações do que os outros. Porém, existe uma espécie de dor à qual não é insensível. Seu coração, em contrapartida à doença, sofre de um mal irreparável: a dor da perda.”

ventodechuva 16/01/2024

Tudo se torna pequeno quando deparado com a morte.
"O fogo se multiplica sempre em fogo, e o que o mantém vivo é o oxigênio, a mesma coisa que mantém o homem vivo. Sem oxigênio o fogo se extingue, e o homem também. Assim como o homem, o fogo também precisa se alimentar para permanecer ardendo. Vozamente devora tudo ao redor. Se o homem for sufocado, morre por não poder respirar. Se abafar a chama, ela também morre.
As chamas se mantêm acesas enquanto queima um pedaço de madeira, um colchão, cortinas, entre outros produtos inflamáveis. Inclusive, os seres humanos são um produto inflamável que mantém o fogo crepitando por muito tempo. Ambos sobrevivem da mesma coisa, e quando deparados, querem destruir um ao outro; consumir um ao outro. O homem descobriu o fogo e desde então passou a dominá-lo. Mas o fogo nunca se deixou dominar."

Ana 05/01/2024

Atenção aos dentes
É um livro curto com leitura fluída e história enxuta. A autora coloca desastres de uma maneira muito natural no meio da narrativa, de repente você se depara com eles. O livro tem acontecimentos, porém não é uma história do tipo início, meio e fim. Poderia dizer que o tom naturalista dele dá um sentido mais descritivo, mostrando a vida desses homens nada extraordinários. Fiquei refletindo o porquê esses personagens praticamente só interagiam com outros homens, não sei se foi crítica ou construção. Por fim, gostaria de entender a obsessão dela com nomes de iniciais E.W..

Gessyka.Loyola 26/08/2023

Trabalhos brutais
Estou gostando muito da escrita meio poética e muito sincera de Ana Paula Maia.
Mais uma história sobre a brutalidade de homens e trabalhos que poucos querem exercer. Aqui ela trás personagens da história de "Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos", um pouco mais da história de cada personagem.

Vitor 30/06/2023

Síntese da Realidade dos sentimentos
Carvão encerra a Saga dos Brutos de Maia. Nos coloca em meio a personagens brutos, endurecidos, mas deixa claro o motivo, o que levou à criação da casca, do invólucro do corpo e d?alma.

Talvez fiquemos mais comovidos neste? Talvez. A certeza é que com descrições concisas, mas não menos ricas, Ana Paula nos coloca num exercício mental - quase involuntário - imagético. O que ela descreve vemos como num filme na nossa cabeça.

Se nas duas novelas anteriores - que compõem a saga - a brutalidade e a crueza da verdade eram características relevantes e que chamavam atenção, neste romance as mesmas aparecem, mas o afeto fica mais evidente que antes.

Um afeto ao modo dos brutos, mas não menos sincero e verdadeiro.

marcuswithu 23/06/2023

Carvão Animal
Encontros e desencontros. Incontingência e casualidades. Sobre tudo isso; e mortes, e fogo. Nessa cidade pacata tudo pode acontecer? e acontece.

ManiMeira 07/05/2023

Maravilhoso!
Ana Paula Maia sempre me fazendo sofrer de várias formas inusitadas, seja sentindo a dor da perda, o peso do arrependimento de algo imperdoável, até mesmo o calor e o sufoco que passam os homens nos seus empregos brutais em Carvão Animal, eu consigo mergulhar em seus personagens e em suas vidas trágicas.

Com certeza essa foi minha leitura favorita da autora, onde ela descreve com detalhes o dia a dia de dois irmãos, um é bombeiro e o outro trabalha no forno de um crematório. Ernesto Wesley e Ronivon tem uma vida sofrida e ao longo dessa narrativa descobrimos as feridas em suas almas e acompanhamos as batalhas pela sobrevivência, o preço físico e moral que isso custa a cada um.

Esse livro faz parte da saga dos brutos, as outras novelas que a compõem são Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos e O trabalho sujo dos outros, eu acredito que elas possam ser lidas de forma independente.
Para quem possui assinatura do Kindle Unlimited, vários livros da autora estão disponíveis para empréstimo no catálogo.

@tigloko 17/02/2023

"O fogo é traiçoeiro. Surge silencioso, arrasta-se sobre toda a superfície, apaga os vestígios e deixa apenas cinzas."
Gostei ainda mais do que as novelas do livro anterior, que são ótimas. As personagens são melhor desenvolvidas. Ainda que a temática desse livro seja a mesma, sobre homens em trabalhos difíceis e como eles moldam seu caráter, aqui eles são mais afetados pelas situações ao seu redor de forma mais emotiva eu diria. Consegui me envolver muito mais em suas histórias pessoais.

É interessante o paralelo entre a profissão dos protagonistas (Ernesto é bombeiro e seu irmão Ronivon é cremador de corpos) que envolve fogo e calor com a referência a todo momento de como o clima naquela cidade está frio, eles se agasalhando pelo inverno rigoroso. Não sei se existe um significado mais profundo, só que gostei bastante desse aspecto, essa referência aos dois extremos frio/calor.

Novamente o livro não tem grandes reviravoltas ou ação frenética. Mas as situações cotidianas com elementos absurdos estão presentes e fazem a leitura valer a pena. Nunca vi uma cachorra tão esperta quanto Jocasta kkk.

Também gosto de como a autora faz a conexão entre as suas histórias e personagens. Nada muito grandioso, somente uma piscada de olho para deixar o leitor atento aos detalhes. Como ele se passa 10 anos antes, achei bacana encontrar esses personagens diferentes, como por exemplo Edgar Wilson mais novo e trabalhando numa mina de carvão, ainda não totalmente frio e desinteressado com tudo.

Sem dúvida essa autora foi o achado do ano até aqui.

Loba Literária 02/01/2023

Ana Paula Maia é Ana Paula Maia, e Carvão animal é um retrato de uma autora pouco diferente do que é hoje. Pra começo de conversa, o final é relativamente feliz (ou, menos desgracento do que estou acostumada com Assim na terra como embaixo da terra, Enterre seus mortos, e De cada quinhentos uma alma). A escrita dela não tinha maturado ainda no que é hoje (mas continua sendo incrível, absolutamente). Não acontece muita coisa no livro, mas não sei se esse é o ponto. É muito mais sobre os personagens do que uma história. E a Jocasta. A Jocasta é a dona de tudo. Eu amo a Jocasta.

Rê Lima 01/12/2022

Já me acostumei com esses personagens reais, crus, de alma inocente da Ana Paula Maia. Quero mais e mais! Já vou partir pro próximo!

Camila 29/11/2022

A saga dos homens brutos e comuns
Este é o livro que encerra a trilogia A saga dos brutos da Ana Paula Maia, os dois primeiros são as novelas contidas em Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos.

A história de Carvão Animal se passa anos antes e, dessa forma, funciona quase como um primeiro livro mesmo. Os persongens de Entre Rinhas aparecem nesse, mas não são o foco principal, e sim os dois irmãos Ernesto Wesley e Ronivon. Aqui É narrada a rotina de cada um em seus respectivos trabalhos, um é bombeiro e o outro trabalha em um crematório.

Esse livro é bem mais denso e profundo, não tem tantos diálogos e momentos de aparente humor. Na verdade, tem um humor bem mórbido. É uma história marcada pela reflexão e uma certa melacolia e tristeza no dia a dia desses dois irmãos com profissões tão distintas e quase parecidas. Um se arrisca no fogo para salvar vidas e o outro trabalha com o fogo quando uma vida chega ao fim.

A narração tem mais camadas e explicações sobre essas profissões e os elementos que a permeiam. E a escrita da autora é certamente muito marcante e emblemática ao mostrar a fundo como os personagens lidam com suas perdas, seus arrependimentos e medos. A Ana Paula Maia está se tornando uma das minhas autoras favoritas e estou achando bem curioso como quase todos seus personagens têm os nomes iniciados pelas letras E e W.

Nazrat 11/10/2022

Fogo, dentes e cinzas
As imagens que o livro propociona são de uma beleza perturbadora. O tema de queima, das coisas que permanecem e que se vão são uma constante na narrativa. Isso sem contar a forma direta e fria (outra característica que permeia a história) como a trama é montada e como os corpos vão se acumulando. O trecho da mina é especialmente claustrofóbico! E Jocasta, que animal fantástico em meio a todo esse carvão animal...

Lilian 24/09/2022

Interessante
O livro retrata bem a vida dos trabalhadores braçais, sejam os comuns ou os heróicos. Tudo é permeado pelo fogo, pelas cinzas, mas os sentimentos descritos são bem vívidos.

Camila 22/09/2022

Trilogia incrível
Já estava aguardando pelos personagens de crematório. Adoro a forma como a Maia escreve histórias incríveis com pessoas comuns. Tudo se torna fascinante aos seus olhos.
Estou impressionada com o desfecho da trilogia, e pensando no irmão que morreu daquela forma trágica, o crematório ao céu aberto e a vizinha que recebeu o que mereceu.

1 | 2 | 3 | 4 | 5