Carvão animal

Carvão animal Ana Paula Maia

Resenhas - Carvão Animal

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@tigloko 17/02/2023

"O fogo é traiçoeiro. Surge silencioso, arrasta-se sobre toda a superfície, apaga os vestígios e deixa apenas cinzas."
Gostei ainda mais do que as novelas do livro anterior, que são ótimas. As personagens são melhor desenvolvidas. Ainda que a temática desse livro seja a mesma, sobre homens em trabalhos difíceis e como eles moldam seu caráter, aqui eles são mais afetados pelas situações ao seu redor de forma mais emotiva eu diria. Consegui me envolver muito mais em suas histórias pessoais.

É interessante o paralelo entre a profissão dos protagonistas (Ernesto é bombeiro e seu irmão Ronivon é cremador de corpos) que envolve fogo e calor com a referência a todo momento de como o clima naquela cidade está frio, eles se agasalhando pelo inverno rigoroso. Não sei se existe um significado mais profundo, só que gostei bastante desse aspecto, essa referência aos dois extremos frio/calor.

Novamente o livro não tem grandes reviravoltas ou ação frenética. Mas as situações cotidianas com elementos absurdos estão presentes e fazem a leitura valer a pena. Nunca vi uma cachorra tão esperta quanto Jocasta kkk.

Também gosto de como a autora faz a conexão entre as suas histórias e personagens. Nada muito grandioso, somente uma piscada de olho para deixar o leitor atento aos detalhes. Como ele se passa 10 anos antes, achei bacana encontrar esses personagens diferentes, como por exemplo Edgar Wilson mais novo e trabalhando numa mina de carvão, ainda não totalmente frio e desinteressado com tudo.

Sem dúvida essa autora foi o achado do ano até aqui.

Gessyka.Loyola 26/08/2023

Trabalhos brutais
Estou gostando muito da escrita meio poética e muito sincera de Ana Paula Maia.
Mais uma história sobre a brutalidade de homens e trabalhos que poucos querem exercer. Aqui ela trás personagens da história de "Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos", um pouco mais da história de cada personagem.

Lucas.Sampaio 19/10/2021

Leia Ana Paula Maia
Definitivamente esse foi um livro que se favoreceu de uma releitura.

Sempre que entro em contato com livros como esse, eu entendo o valor da releitura, eu acredito que tudo tem a profundidade que você quer dar, e que as vezes, você não está pronto para a experiência que o livro pode te proporcionar.

Isso aconteceu comigo com o Carvão Animal. Foi o último livro da Ana Paula Maia que li, após entrar em contato com quase tudo que ela publicou, e deixou um sabor amargo na minha boca, justamente por se propor a ser uma prequela a meu livro favorito da autora: Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos. Na procura de uma experiência próxima a que tive com o primeiro, esse livro se tornou um martírio, pois são experiências distintas.

Carvão Animal é um livro muito mais melancólico; a violência constante, a escatologia do Entre Rinhas... dá lugar a uma narrativa mais introspectiva, fria, e não menos cruel que o antecessor.
Toda a narrativa é perpassada pela mesmo tom naturalista (próprio da Ana Paula).

Sei que ele se propõe a encaixar em uma trilogia, que é composta pelas duas novelas: Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos e O trabalho sujo dos outros (que estão presentes no livro homônimo a primeira novela), no entanto, os pontos de conexões são mínimos e digo que: não ler um, não diminui a experiência de leitura do outro.

O livro é genial, bem construído, que se lido em conjunto com o Entre rinhas... vai te dar um contexto maior (no entanto não necessário para o aproveitamento do romance). Os momentos em que os protagonistas das novelas anteriores aparecem são breves, mas deliciosos, o reecontro com personagens tão fascinantes e suas nuances variadas, é uma jogada de mestre de uma das prosistas mais exemplares da nova geração.

O único conselho que dou é: leia Ana Paula Maia, leia Ana Paula Maia. É necessário, profético, assustador, e atual, cruelmente atual.
marimounasc 22/12/2021minha estante
Fiquei com muita vontade de ler esse livro depois de ler sua resenha!

Rittes 23/03/2022

Das cinzas às cinzas
Este é o primeiro livro que leio da autora e, confesso, não me impressionou muito. Há uma potência, sem dúvida, em suas metáforas, mas o exagero das situações cansa um pouco. Acho que terei que ler outros para poder dar uma opinião mais embasada. Por enquanto, um livro diferente. E só.

Luciana 09/08/2020

Da trilogia foi o que mais gostei, Ana Paula sempre crua e direta, as coisas são do jeito que são. Os personagens são de sentimentos diretos, sem rodeios ou dramas.
Foi bom ler Edgar Wilson novinho.

ManiMeira 07/05/2023

Maravilhoso!
Ana Paula Maia sempre me fazendo sofrer de várias formas inusitadas, seja sentindo a dor da perda, o peso do arrependimento de algo imperdoável, até mesmo o calor e o sufoco que passam os homens nos seus empregos brutais em Carvão Animal, eu consigo mergulhar em seus personagens e em suas vidas trágicas.

Com certeza essa foi minha leitura favorita da autora, onde ela descreve com detalhes o dia a dia de dois irmãos, um é bombeiro e o outro trabalha no forno de um crematório. Ernesto Wesley e Ronivon tem uma vida sofrida e ao longo dessa narrativa descobrimos as feridas em suas almas e acompanhamos as batalhas pela sobrevivência, o preço físico e moral que isso custa a cada um.

Esse livro faz parte da saga dos brutos, as outras novelas que a compõem são Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos e O trabalho sujo dos outros, eu acredito que elas possam ser lidas de forma independente.
Para quem possui assinatura do Kindle Unlimited, vários livros da autora estão disponíveis para empréstimo no catálogo.

Adson 17/07/2022

ELA É DEMAIS
A Ana Paula Maia foi uma autora que descobri esse ano e é uma das minhas autoras favoritas.

O seu jeito único de contar a história, coloca os seus personagens em todos os locais, eu consigo ver esses personagens na minha infância, consigo imaginá-los em minas, no nordeste, no interior gaúcho, é universalmente brasileiro.

O brasileiro em seu estado cru.Dizem que a Ana Paula Maia é o Tarantino brasileiro, e isso não é um absurdo, em suas histórias temos violência, diálogos incríveis e cotidianos.

Nesse livro acompanhamos a história de dois irmãos: Ernesto Wesley (bombeiro), Ronivon (cuida do forno de um crematório).

É impressionante como podemos visualizar e sentir cada pedaço desta obra.
A capacidade de filtrar cada realidade e exibir, nua e crua, é simplesmente perfeita.

Eduardo 05/12/2020

Não sei exatamente como avaliar esse livro. Não achei incrível mas também não achei ruim. A história é bem direta, tem uma coisa meio melancólica. É bom?

Élinson 05/08/2020

Arde feito o fogo
Ana Paula Maia, com seu poder (de fogo?) de trazer imagens com as palavras que emprega, nos entrega mais uma obra marcante. Essa mais pesada, com menos toque de humor. Trata-se de um retrato pesado de profissionais que enfrentam a realidade crua e dura como ela é. Com todo seu amargor e certa dose de desgraça. Reserve algum estômago e sangue frio, pois o Carvão Animal descortina faces da vida e da morte um tanto indigesta. O "detalhe" é que a autora é muito competente em seu ofício...

Fernanda Sleiman 27/05/2020

Ana Paula Maia Crua
Descobrindo essa autora maravilhosa. Literatura nua , crua. Muito boa.

Thiago Donato 27/12/2020

Direto ao ponto, simples e objetivo!
Finalizando a trilogia da autora, que contou primeiramente com Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos e O Lixo dos Outros nos trás dessa vez, uma estrutura que lembra filmes do cinema nacional, não existem grandes acontecimentos, apenas fatos isolados de uma vida que segue, essa característica é muito importante para que o texto seja apreciado em sua totalidade, em contrapartida a apresentação dos personagens são feitas de maneira esparsa, o que pode complicar um pouco para a idealização mental que costumo fazer de cada personagem, apesar disso, é de leitura bem agradável e fluida.

Carol 06/06/2020

Impressões da Carol
Lido: Carvão Animal {2011}
Autora: Ana Paula Maia {Brasil, 1977-}
Editora: Record
160p.

Disponível no Kindle Unlimited

Há alguns autores em cuja obra você pode escolher um livro às cegas, que o entretenimento estará garantido. Entre as autoras brasileiras contemporâneas, Jarid Arraes e Ana Paula Maia estão neste seleto grupo.

Carvão Animal abre a trilogia 'A Saga dos Brutos', formada pelas novelas "Entre Rinhas de cachorros e porcos abatidos" e "O trabalho sujo dos outros", sobre as quais já escrevi minhas impressões.

A temática que perpassa as três histórias é como o trabalho executado por uma pessoa molda seu caráter e sua identidade. Em 'Carvão Animal', um dos protagonistas é bombeiro e, assim, é apresentado:

"Ernesto Wesley arrisca-se todo o tempo. Lança-se contra o fogo, atravessa a fumaça preta e densa, engole saliva com gosto de fuligem e conhece o tipo de material dos móveis de cada ambiente pelo crepitar das chamas. Acostumou-se aos gritos de desespero, ao sangue e à morte."

O irmão de Wesley, Ronivon, trabalha em um crematório. Há, ainda, nessa cidade desolada, uma carvoaria, um ferro-velho e uma penitenciária. Lugares inóspitos, homens brutalizados, mas solidários entre si.

É interessante notar que, mesmo num universo violento, de justiciamento, como o criado pela autora, há leis que devem ser respeitadas. Não há o mal pelo mal, há sempre uma justificativa plausível mesmo para as atitudes mais inacreditáveis.

Na trilogia 'A Saga dos Brutos', "Carvão Animal" é o primeiro na ordem cronológica, mas dá para ler os livros da forma que você quiser, o sentido é mantido. E, sim, Edgar Wilson faz uma ponta de luxo aqui. O personagem, recorrente na obra da autora, tem seu nome em homenagem a Edgar Allan Poe.? Recomendo.

Eric 20/05/2020

Um retrato pesado de homens miseráveis
Ana Paula Maia é uma das escritoras brasileiras contemporâneas que me surpreendeu com sua escrita e seu modo nu, cru e animalesco de retratar vidas de pessoas destinadas a viverem no meio de miséria, desgraça e morte. Essa é a quarta obra que leio da autora, a qual a história dos irmãos, Ernesto Wesley, bombeiro que convive com a tragédia diária em sua rotina de corpos carbonizados, e Ronivon, o qual trabalha na cremação de corpos em uma funerária. Ambos possuem o fogo e o carvão em suas vidas, a partir disso, a autora retrata um cenário desolador daqueles que fazem o trabalho sujo da sociedade. Ambientado em um cenário cinza e sem vida, Ana Paula destrincha a miséria de homens invisíveis que arriscam o pouco que tem para tornar o convívio dos mais afortunados menos deprimente possível.

Pesado, amargo e violento, Carvão Animal é uma narrativa de embrulhar o estômago ao mostrar que por mais dignidade, respeito e conquistas que a gente tenta adquirir em vida, o que vale mesmo é cuidar dos dentes, pois em uma tragédia em que não dá para reconhecer os corpos, os dentes são as únicas partes que revelam sua identidade. Sem dentes, a gente não passa de carcaça misturado em cinzas e destroços.

Thi Acrisio 04/11/2021

Dentes
A saga dos brutos foi a melhor experiência de leitura no ano. Agradeço a resenha do colega Lucas Sampaio que me despertou a leitura. A sequência que é um prelúdio, traz uma realidade muito mais íntima que as outras duas novelas. Foi uma leitura frenética, os personagens, os detalhes, os diálogos desse livro são tão reais, verdadeiros, gostei muito da experiência. Adorei a forma que a autora fez a ligação entre as histórias. Índico.

1 | 2 | 3 | 4 | 5