Novo Testamento Salmos e Provérbios

Novo Testamento Salmos e Provérbios Coletivo de Autores

Resenhas - Novo Testamento Salmos e Provérbios

z..... 10/12/2023

Edição Almeida Revista e Corrigida
10/12/23 - Hoje é o Dia da Bíblia (segundo domingo de Dezembro) e inicio mais uma jornada de leitura, a principal de todo ano. Escolhi essa edição, o NT publicado e distribuído pelos Gideões Internacionais que, pela datação da que tenho em mãos, tem texto da segunda edição Almeida Revista e Corrigida de 1969 (existem novas atualizações na ARC depois dessa). É uma edição de bolso, o que é bem prático para transportar, porém, a leitura é um desafio pelas dimensões da letra. Estou novamente na meta de quatro capítulos diários e, dessa vez, com leitura em voz alta.
Iniciei em Mateus, que benção ao coração!
Deixo em registro também dizeres conhecidos nos textos introdutórios das edições dos Gideões (suponho): ler para ser sábio, crer para sempre estar seguro e viver para ser santo.
Graças a Deus!

16/12/23 - Terminei hoje Mateus.
Conheço as edições do Noto Testamento dos Gideões Internacionais desde a infância e espero que as edições atuais tenham linguagem mais acessível, o que é provável que tenha acontecido. Essa que estou lendo tem palavrais não usuais, que desconheço, como "temulentos", em Mateus 24:49. Fica mais fácil entender quando lemos no lugar a palavra "bêbados", né!
Glórias a Jesus que cumpriu as profecias revelando-se como o Messias Salvador em Mateus!
Vamos para o Evangelho de Marcos...

21/12/23 - Terminei Marcos, o evangelho mais curto e também o primeiro a ser escrito. ressaltando Jesus como servo, onde se notam ações imediatas em favor de seus objetivos.

04/01/24 - Terminei a leitura do Evangelho de Lucas. Vou deixar em registro citação para o último versículo, que informa que os discípulos estavam sempre no templo, louvando e bendizendo ao Senhor. Amém para essa realidade em nós também!

10/01/24 - Terminei João, o evangelho que destaca Jesus como o Verbo Vivo, a ação divina.

19/01/24 - Fim da leitura de Atos dos Apóstolos, no relato sobre Paulo pregando sem impedimentos o evangelho, mesmo estando em prisão domiciliar, como estava a dois anos em Roma.

22/01/24 - Terminei Romanos
"Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem." (Romanos 12:21)
Em 20/01, 34 anos de batismo nas aguas, junto com minha mãe.

27/01/24 - Fim da leitura de 1 Coríntios, numa bonita saudação de Paulo desejando o amor de Jesus a todos. O contexto histórico dessa igreja era de confusões.

31/01/24 - Fim de Janeiro e com ele, hoje, terminei 2 Coríntios, onde Paulo termina a carta incentivando a paz e o amor.
"... vivei a paz e o Deus de amor e paz será convosco". 2 Coríntios 13:11b

01/02/24 - Leitura de Gálatas.
São apenas 6 capítulo e destaco o primeiro dessa vez, onde Paulo incentiva a constância na Palavra de Deus e alerta sobre o perigo da pessoa ser confundida por mensagens contra o evangelho quando há desapego à Palavra de Deus.

03/02/24 - Terminei Efésios
"... andai como filhos da luz" Efésios 5:8b

04/02/24 - Leitura de Filipenses
"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:8)

05/02/24 - Li Colossenses
"A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações." (Colossenses 3:16)

06/02/24 - 1 Tessalonicenses
"mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom" (1 Tessalonicenses 5:21)

07/02/24 - 2 Tessalonicenses
"Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno." (2 Tessalonicenses 3:3)

09/02/24 - Término da Primeira Carta à Timóteo
Os últimos versículos trazem orientação interessante, em linhas gerais, o sentido de se apegar ao estudo da Palavra de Deus e firmando-se nele contra as confusões enganosas ensinadas pelas tradições e sabedoria deste mundo.

11/02/24 - Terminei Segunda Timóteo
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça" (2 Timóteo 3:16)

13/02/24 - Término de Tito e Filemom
"Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina" (Tito 2:1)

16/02/24 - Terminei Hebreus
"Permaneça o amor fraternal" Hebreus 13:1

29/02/24 - Terminei a parte do Novo Testamento, de Tiago a Apocalipse.
A leitura é difícil nessa edição Pocket mais antiga: letra desafiadora à visão, versão com palavras e expressões difíceis (1ª edição ARC), e sem notas ou tópicos textuais para facilitar a leitura. Existem edições recentes dos Gideões mais dinâmicas para a leitura, ademais, acredito que as versões disponíveis para celular facilitaram bastante, prestando-se ao pioneirismo abençoado dessas edições de atingir as massas.
Graças a Deus por toda oferta da Bíblia a todos através dos tempos.

"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" João 5:39