Teogonia: Trabalhos e dias

Teogonia: Trabalhos e dias Hesíodo

Resenhas - Teogonia

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Karinny 28/11/2021

Mais uma boa leitura de obra da tradição oral grega. Poema curto, que exige atenção ao ler, para compreender o nascimento dos deuses e semi-deuses.

Felipe.Camargo 31/10/2021

132º Livro do ano: Teogonia, Hesíodo
Clássico da Mitologia Grega
Em Teogonia, o poeta Hesíodo narra como os deuses surgiram e deram forma aos titãs, deuses e homens. O livro lido conta com tradução de Henry Bugalho, mas poderia vir com mais notas e explicações sobre o conteúdo ali narrado.
Leitura indispensável para fãs de Mitologia, lembrando que a tradução é feita a partir dos versos gregos, o que para muitos pode ser uma dificuldade na leitura.

Monique 22/10/2021

Gostei bastante de ler esse texto. Não é uma leitura muito fácil, não por ter termos complexos ou nada disso, mas porque a escrita é confusa e parece bagunçada, mas isso não atrapalha muito o entendimento.

jonasbrother16 19/10/2021

Um clássico que não dispensa apresentações: Teogonia é um poema épico escrito por Hesíodo (será mesmo?) por volta do século VII ou VI a.C., posterior a Homero (será mesmo?), autor da Ilíada e Odisseia. É um poema difícil de localizar no tempo, de depurar do seu contexto, e mesmo de entender profundamente. O bom é que é curto, então dá pra ler mais de uma vez com calma.

A história contada aqui é a gênese do mundo e dos deuses, ou dos dois ao mesmo tempo, já que, como dizia Tales de Mileto, "tudo está cheio de deuses". E ainda sobre o "tempo": é uma das coisas mais complicadas de entender aqui, já que existem diversas contradições temporais, onde o filho já existe antes do pai, o pai gera o filho, mas o filho é que sustenta a existência do pai (leia o estudo introdutório do Jaa Torrano e tente entender alguma coisa daquilo). Temos aqui as divindades originárias, Terra e Céu, depois vemos a saga de Crono desde sua subida ao poder, até sua derrocada nas mãos de Zeus, e depois como Zeus estabelece o seu domínio para sempre no mundo. Mas, como eu disse, as coisas não acontecem tão cronologicamente assim, existem complicadores. Mas é mais ou menos isso.

Li mais a tradução do Christian Werner, que achei um pouco complicada na construção das frases. Eu não sou especialista, mas me incomodou um pouco como ele tratou a maioria das adjetivações no grego. Não sei exatamente como se chama isso na gramática, mas por exemplo, no inglês eu consigo dizer o seguinte: "this is a heart-breaking, soul-crushing song". Como traduzir toda essa adjetivação da palavra "song"? Em português é difícil, não costumamos construir frases assim, e deve ser um pesadelo para o tradutor. Acontece que no grego - ao menos é o que me parece - encontramos o mesmo tipo de construção, e quase todos os deuses possuem um "apelido" antes de seu nome, o que torna muito complicada a construção das frases. Daí prefiro a via da tradução do Jaa Torrano, que por vezes reconstrói a frase toda para desviar do problema.

Mas a edição do Werner não é dispensável, pois ela é bilíngue, o que adiciona muita riqueza à leitura. A do Torrano (ao menos na que tenho em mãos) não possui nem o texto em grego, nem a contagem de versos, também presente na edição de Werner. Por outro lado, Torrano tem um estudo introdutório milhas mais profundo do que o de Werner, que se limita a só meio que resumir o poema. Mas mesmo no detalhado e erudito estudo de Torrano, me incomodou a repetitividade. Ele repete as mesmas ideias várias e várias vezes. Se para bom entendedor, meia palavra basta, imagine se damos a ele 80 palavras? É cansativo. Mas essa repetitividade pode agradar alguns, já que o texto realmente não é nada fácil, e é mesmo necessário retomar o que já foi dito.

Boa leitura, mas muito desafiadora.

jonasbrother16 19/10/2021

Li mais essa tradução do Christian Werner, que achei um pouco complicada na construção das frases. Eu não sou especialista, mas me incomodou um pouco como ele tratou a maioria das adjetivações no grego. Não sei exatamente como se chama isso na gramática, mas por exemplo, no inglês eu consigo dizer o seguinte: "this is a heart-breaking, soul-crushing song". Como traduzir toda essa adjetivação da palavra "song"? Em português é difícil, não costumamos construir frases assim, e deve ser um pesadelo para o tradutor. Acontece que no grego - ao menos é o que me parece - encontramos o mesmo tipo de construção, e quase todos os deuses possuem um "apelido" antes de seu nome, o que torna muito complicada a construção das frases. Daí prefiro a via da tradução do Jaa Torrano, que por vezes reconstrói a frase toda para desviar do problema.

Boa leitura, mas muito desafiadora.

Alessandro 01/10/2021

Cartório
Livro fundamental para o entendimento da genealogia dos antigos deuses da mitologia grega. É livro com descrição á semelhança de um cartório, com a descrição de pais e filhos e algumas informações sobre poderes, ações, consequências, guerras e realizações dos deuses da antiga Grécia.

Joao.Gabriel 05/07/2021

Achei boa a obra. É um poema fundamental para entender a mitologia grega, e como se organiza os primeiros acontecimentos e as genealogias dos deuses.

Notei certas características descritivas, que se mesclavam à beleza poética tradicional, que ja vemos

Miguel 25/05/2021

É bem interessante ler um pouco sobre a criação de tudo e dos deuses (cosmologia). Os versos podem ser um pouco difíceis de entender, mas não é algo impossível e se você pesquisar sobre, você acha... Aliás, foi interessante ver da onde surgiu tais deuses, tão famosos hoje em dia. Em contrapartida, é triste ver que alguns deuses, titãs, ninfas etc ficaram perdidos ao longo do tempo e você não escuta nada sobre eles.

Mas nem tudo são flores e o ensaio inicial do livro chega a ser um pouco cansativo e longo. Inclusive, eu que já tinha tido uma aula sobre e conhecia alguns dos conceitos presentes lá, achei um pouco complexo. Agora, imagina para pessoas sem um conhecimento prévio. De qualquer forma, ele é muito importante e teve passagens super interessantes.

Bianca 01/04/2021

Teogonia de Hesíodo é um clássico maravilhoso, principalmente para quem se interessa por mitologia. Como eu já conhecia a história das divindades primordiais, posso dizer que foi uma leitura bem tranquila. Contudo, não consigo dizer o mesmo para o ensaio - gigantesco em comparação com a obra de Hesíodo - que antecede a obra.

Sério, eu estava muito empolgada para ler Hesíodo e quando me deparei com aquele ensaio, achei que não fosse terminar ele nunca. Compreendo o valor dele, inclusive achei várias observações interessantes, mas no geral era muito complexo. Penso que se eu, que já conhecia claramente a história tive certa dificuldade de compreensão, imagine uma pessoa que está tendo o seu primeiro contato, qual a probabilidade dela ficar mais confusa ao ler um ensaio que deveria esclarecer a obra? Alta né? - não nego a importância do estudo do autor do ensaio, mas uma coisa é publicar o texto em uma revista de artigos científicos e outra é inserir no livro de um clássico, que muitas vezes os leigos recorrem para conhecer melhor sobre a temática.

Lizzy 14/02/2021

Li por recomendação da professora. Achei que ia ser mais chato, mas me surpreendi. Como não estou acostumada a ler livros assim, foi meio difícil a leitura, mas o livro é bom.

Pavozzo 31/01/2021

A origem do mundo
Uma história em forma de poema que conta - na cosmogonia grega antiga - a origem do mundo e dos deuses. É uma das obras fundamentais para entender todas as referências que outros autores gregos terão posteriormente.

Esta edição contém um ensaio (que é maior que o próprio poema rs) que faz um estudo detalhado da obra; ela é também acompanhada pelo original em grego antigo. Muito bom!

Lais Souza 18/09/2020

Bom, porém um pouco confuso
Já conhecia toda a história da Teogonia, mas nunca tinha lido o livro de fato, mas confesso que me decepcionei um pouco, achei a escrita um tanto confusa e anacrônica, talvez tenha sido um problema da tradução, dei 4 estrelas pelo fato de ser um livro muito importante e um dos primeiros da literatura ocidental, quem for ler sem saber nada da história, recomendo procurar textos de apoio

Bel * Hygge Library 11/09/2020

"Teogonia" é um poema épico que apresenta a origem do mundo e o nascimento dos deuses gregos. Hesíodo coloca uma sequência nos eventos da criação daqueles que são personagens ativos na "Ilíada" e "Odisseia". Constitui uma importante base para a introdução às leituras acerca da Mitologia Grega.

O poema é dividido em três partes:
- Cosmogonia (criação do mundo);
- Teogonia (criação dos deuses e o reinado de Cronos);
- Reinado de Zeus e seus combates: Zeus e Prometeu (Condição humana), Zeus e os Titãs (Titanomaquia), e Zeus e Tifeu.

Dentro dessas três partes do poema, Hesíodo apresenta, de forma breve, os mitos, a genealogia dos deuses e toda a sucessão de deuses no poder entre um combate e outro.

A leitura não é fácil, sobretudo se for o primeiro contato do leitor com a Mitologia Grega e a poesia épica. Portanto, a leitura não deve ser distraída, ainda mais pelo poema possuir muitas inversões na construção de seus versos. Todavia, não deixem-se vencer na primeira tentativa mal sucedida de leitura (Eu só consegui ler até o final na terceira tentativa!). É só colocar um pouco de esforço e paciência, buscar apoio, e a Beleza do poema será percebida e contemplada em toda sua plenitude.

Carol 28/07/2020

"Pelas Musas do Hélicon comecemos a cantar"
Teogonia de Hesíodo fala sobre a origem do mundo e a genealogia dos deuses. O autor começa o poema celebrando as Musas, já que foram elas que ensinaram à ele o canto. Em seguida nos é apresentado o início do mundo, onde no Abismo surge Gaia e Urano, e posteriormente seus descendentes, com Zeus como personagem principal. No poema temos contato com diversos episódios míticos tais como o nascimento de Afrodite, o episódio de Prometeu, a Titanomaquia, a luta de Zeus contra Tifeu, etc. Ao final temos um catálogo das linhagens dos deuses entre si e dos deuses com mortais.

Gostei muito do poema, é interessante tanto para quem não tem conhecimento poder ter um primeiro contato, quanto para quem já conhecia se aprofundar na história a partir da sua origem. É inegável que o poema serviu de base para diversos mitos gregos, o que torna sua leitura indispensável. Essa edição da Editora Hedra é muito bem feita, com um texto introdutório que explica bem o que o leitor deve esperar e se justifica quanto à tradução. Interessante mencionar também que a obra é bilíngue, para aqueles que lêem grego clássico :)
Recomendo a leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6