Toque de Veludo

Toque de Veludo Sarah Waters

Resenhas - Toque de Veludo

Amanda Milani 21/07/2013

Toque de Veludo
Sarah Waters é uma escritora incrível, sou sua fã e seus livros estão entre os meus favoritos!
Mas ela tem um defeito: seus livros demoram muito a engrenar.

Toque de Veludo, assim como Na Ponta dos Dedos, se arrasta por mais de 100 páginas maçantes e cansativas....até se tornar interessante!
De repente a historia muda completamente, você fica totalmente surpresa com os acontecimentos e o novo rumo do enredo.
A partir deste momento o livro torna-se excelente e você nao consegue parar de ler
Ou seja, nao desistam do livro no meio! Ele vale muito a pena.

Gosto de romances que se passam na época vitoriana, mas Sarah Waters traz suas características únicas a narrativa.
O relacionamento amoroso entre duas mulheres esta imerso no enredo, mas a historia nao gira, apenas, em torno deste tema
Sarah faz com que as coisas aconteçam naturalmente, com uma delicadeza impressionante (apesar, deste livro, ser muito mais explicito que Na Ponta dos Dedos)

Recomendo muito este livro, que ja entrou para a lista dos meus favoritos.
A personagem principal, Nancy, é adorável, mas ao mesmo tempo forte e determinada, características que sempre me encantam em personagens.
Talita. 21/11/2013minha estante
Me deixou com vontade de ler :)

Amanda Milani 03/01/2014minha estante
Leia, vale muito a pena!

Bárbara 26/05/2016minha estante
Eu assisti a mini série baseada nesse livro, agora estou louca pra ler ele *-----*

Wenna 05/08/2016minha estante
Aconteceu comigo tudo isso que você falou. Me empolguei no inicio, por causa da fama do livro, mas depois de algumas paginas foi ficando muito chato. Ficava me perguntando o porquê das ótimas criticas. Do meio pro final a trama ficou incrivelmente boa! Tudo o que eu queria era devorar todo o livro de uma vez. E o final me deixou emocionada.

Juls 09/12/2020minha estante
Ela é exatamente assim nós seus livros... parece que demora para engrenar, mas quando vc pega o ritmo você lê sem parar, aconteceu comigo em Os Hóspedes

Sand 12/03/2022

Maravilhoso!
Romance de época sáfico é tudo o que eu precisava! Eu amei o fato de que, mesmo sendo um romance de época, a escrita é extremamente fácil o que torna a leitura muito agradável. A protagonista sofre mais do que Jesus mas o final dela é realmente muito lindo. É maravilhoso ver o quanto ela cresce no decorrer do livro e é uma pessoa como todos nós: faz escolhas erradas, quebra a cara mas que aprende com esses erros. Que se apaixona e tem o coração partido. Que confia e se f*de depois. A Nancy deixa de ser uma garotinha do interior pra se tornar uma mulher incrível. A parte negativa do livro, pra mim, são os detalhes. É um livro muito detalhista, a autora detalha absolutamente tudo em determinados momentos, o que me fez ter vontade de pular alguns parágrafos. Mas isso não me impediu de ficar envolvida com a história e seus personagens. E esse livro tem tudo: tem evangélico, tem corn*, tem viad*, tem filha da put*, tem traição, tem a porr* toda.

Carolina.Gasai 23/03/2020

A garota mais bela que já vi, percebi no mesmo instante!
Toque de Veludo é o tipo de livro que passou por mim sem maiores emoções. Um livro gostosinho de passar o tempo, mas que não tem nenhum tipo de história grandiosa ou cheia de reviravoltas.
Acompanhamos a vida de Nancy Astley, que acabou de atingir a maioridade e mudou-se para Londres junto de Kitty Butler, artista transformista por quem Nancy é profundamente apaixonada.
Nancy sempre acreditou que viveria exatamente, mas a vida reserva muitas surpresas para ela

Simone de Cássia 16/08/2022

É interessante, embora não tenha me cativado tanto quanto o "Na ponta dos dedos"...talvez por focar mais no romance e ter menos (ou nada) mistérios e reviravoltas, mas não deixa de prender a atenção. Gosto da autora pelo cenário épico que ela escolhe: sempre na Inglaterra dos dias úmidos, do nevoeiro sinistro e pela forma não apelativa que consegue colocar nos sentimentos e nas considerações dos personagens. Livro bom.

Fernanda.Redfield 24/05/2018

Amor e amadurecimento
"Toque de Veludo" é o primeiro romance da escritora britânica Sarah Waters. É um romance histórico que narra a trajetória de Nancy Astley, de uma jovem ajudante do restaurante da família dedicado às famosas ostras de Whistable e apaixonada pelo universo dos music halls à estrela no palco, desgraçada no amor e na vida profissional. A trama destaca-se das demais por narrar, abertamente, a orientação sexual "invertida" (nas palavras da Londres dos anos 1890) e transformar tudo isso, sem qualquer momento escandaloso, em uma jornada de amadurecimento da pessoa e do amor.

O livro divide-se em três partes, cada uma, de certa forma, narrando uma das mulheres na vida de Nancy.

A Parte I narra o primeiro amor da protagonista por Kitty Butler, uma jovem atriz dos music halls conhecida por "transformar-se" em homem nos palcos. Todos os elementos do primeiro amor estão presentes nessa parte do enredo: a ingenuidade, a incerteza da correspondência, os sonhos, a sensação de invencibilidade... A autora até mesmo usa de uma prosa mais poética para narrar, em primeira pessoa, cada aspecto do objeto de afeição. São linhas que descrevem toques, sensações, ofegares e olhares. Em que cada minúcia do comportamento humano é destrinchado por Nancy à procura de receptividade e compreensão que ela encontra. Nancy e Kitty vivem um amor às escondidas que bastava a elas até um ponto em que, juntamente com a ascensão de Nancy - agora, Nan King - aos palcos com Kitty, ela também se sente insaciável querendo que todos saibam sobre o que dividiam atrás de portas fechadas. É impressionante a escala de crescimento da tensão entre as duas, tanto para o romance quanto para o fim dele. Sarah Waters consegue transmitir a angústia em suas duas frentes, ao amor não correspondido e ao fim dele, da mesma forma, também consegue narrar de forma brilhante as etapas de descobrimento sexual, tornando-as extremamente reais mesmo com a história situando-se há centenas de anos.

A primeira parte acaba, mas, de certa forma, ela permanece onipresente durante todo o livro porque o amor de Nancy por Kitty não para nem diante de seu coração quebrado.

A Parte II inicia-se diante da decepção amorosa. Nancy perde a sua ingenuidade, os seus sonhos e, até mesmo, a sua paixão pelo teatro. De certa forma, é dramático como ela se reduz a um coração quebrado nas primeiras partes dessa segunda etapa... Nancy transforma-se de mulher apaixonada e atriz para uma desacreditada no amor e prostituta. A degradação da personagem acompanha a decadência social da mesma, nem mesmo o surgimento de uma mulher "diferente" (e que aparecerá lá pra frente, no romance) consegue amenizar a escuridão instalada em si... Nancy acostuma-se à uma vida em que vende, agora, não o seu talento e sim, o seu corpo. E outra mulher entra em sua vida para reforçar esse aspecto. Como a própria Nancy pontua em sua narrativa, era necessário que ela amasse outra para superar Kitty e é nesse cenário que aparece Diana Lethaby, mulher mais velha e experiente que não procura amor e sim, prazer. Se a primeira parte do livro era apaixonada, a segunda é luxuriosa, a descrição é chula assim como os termos, o ênfase está no corpo e não nas sensações. Diana é feita de luxúria e prazer descarados, certa de sua sexualidade, ela não teme a experimentação e nem a objetificação. E é dessa forma que Nancy encaixa-se em sua vida. A nossa protagonista torna-se um instrumento do prazer que tem os sentimentos ignorados, por mais que eles existem. Nancy acostuma-se à luxúria, ao luxo e aos ganhos, mas, jamais cura o coração machucado. E, assim, despudorada, ela fraqueja e falha justamente quando precisa de alguém... Aqui, a segunda parte acaba, ainda pior do que a primeira.

Nancy está ainda mais desgraçada no início da última parte da vida. Privada financeiramente e sentimentalmente, do amor e da luxúria, ela se vê nas ruas de Londres enfrentando a realidade. Essa é a parte mais real do livro, com Nancy percorrendo ruas em busca de generosidade e bondade, coisas que jamais valorizou porque sempre teve tudo em seus braços, fosse como atriz ou instrumento de prazer. As mulheres em sua vida tiraram-lhe tudo, desde a sua vocação ao seu próprio corpo e ela toma a decisão de não mais inverte-se. Nancy queria ser normal e por isso que ela reencontra Florence. A mesma garota diferente que encontrara antes de ceder ao que Diana oferecia. Uma garota que, à primeira vista, não tinha nada de especial e que, com uma convivência forçada pela própria Nancy, muda lentamente diante dos olhos da protagonista. O amor, dessa vez, é fruto do tempo e não da ânsia juvenil ou dos luxos materiais. Ambas, Florence e Nancy, são garotas quebradas que tomam a decisão de tentarem ser felizes pelos próximos dias e assim tentam, dia após dia, enfrentando discussões e dificuldades, resistindo de uma forma que Kitty e Diana, com Nancy, não resistiriam.

É muito bonito como as histórias de amor de Nancy confundem-se com o amadurecimento de sua condição como mulher e, também, de sua sexualidade. A Nancy que começa o romance não é, de forma alguma, a mesma que o termina. O livro narra os anos entre os 18 e os 25, porém, parece que narra uma vida inteira, tamanha é o estudo dos personagens.

E, talvez, devido a essa impressão, a minha maior crítica seja ao pouco tempo de Florence nas páginas. A personagem é tão carismática que o livro termina com a necessidade de tê-la por mais um tempo. Contudo, pode ser que seja da natureza da autora deixar esse "querer mais" quando ela já tinha destrinchado tudo sobre Kitty, isso torna Florence diferente dela.

Salvo, também, a conveniência no enredo do último capítulo, "Toque de Veludo" é um romance incrível sobre amadurecimento e vivência homossexual. Além de ter uma ambientação perfeita da Londres dos anos 1890 e, também, da cultura londrina com os seus teatros, music halls, prostituição e sociedades existentes abaixo do que era considerado moral, além de flertes com o Movimento Sufragista. É um romance histórico perfeitamente adornado que sabe narrar os eventos de uma parcela tão desprezada até hoje.

E, antes de fechar, gostaria de deixar uma das passagens mais belas do livro, dita por Nancy: "(...) partiu meu coração. Achei que ela o tinha matado! Achei que somente ela poderia remendá-lo! E por isso desejei, durante cinco anos, que ela voltasse. Por cinco anos, mal me permiti pensar nela, com medo de enlouquecer com o sofrimento. Agora ela veio, dizendo tudo que sempre sonhei que dissesse, e encontrou meu coração inteiro, já refeito por você."

"Toque de Veludo" amadurece junto com a sua protagonista e termina, exatamente como ela, diante de um amor que é justamente o que deve ser. Recomendo!
Milena 11/11/2019minha estante
que resenha maravilhosa!!!!

badwitch 30/09/2023

Então
Eu amei esse livro! o começo dele é simplesmente maravilhoso, a história te prende demais pra querer saber o que vai acontecer e talvez esse seja o ponto fraco pq não acontece nada muito relevante. eu gostei de como as coisas foram rolando mas era só aquilo, acabou sendo mais do mesmo. e nossa quanta fofoca! a nance foi uma safada mas amei ela em vários momentos kkkkkk
em questão de representatividade acho que o livro teve seus pontos bons, ao todo, foi bem interessante tudo que aconteceu! amo a sarah waters

Marcela 01/11/2020

Gostei bastante desse livro, fiquei receosa antes de ler com medo de ser arrastado (o que realmente em alguns momentos achei um pouco).
Mas achei bem interessante, gostei da história. Vale a pena a leitura.

Jass 13/06/2022

É um livro ótimo, mas contém muitos detalhes que as vezes da um enjoozinho de ler, demorei bastante pra terminar a leitura por isso, mas a história contada é muito interessante, todos os acontecimentos pelo qual a Nancy passa, todas duas aventuras e sofrimentos, mas o final é bom!

kalenda 17/12/2022

Que livro incrível! Senti como se tivesse lido vários livros, pois a protagonista vive tantas vidas e todas elas tão incríveis!

loló 22/07/2022

Surpreendente; Único.
Comprei Toque de Veludo na promoção por apenas 10 reais, e não me arrependo em nenhum momento de ter o comprado, na verdade fico extremamente feliz por desfrutar dessa leitura.

Narrativa impecável feita em primeira pessoa, descritiva e direta ao mesmo tempo, os personagens são muito bem desenvolvidos, e as situações discorrem com naturalidade.

Eu sou apaixonada em como a Nancy descreve a paixão, o amor e até sentimentos como angústia ou coisa parecida, é como se eu pudesse me conectar com ela.

Leiam! Tem 3 fases surpreendentes e são lésbicas no século XIX, bom e com representatividade.

Alice 16/03/2023

Perfeito
Como disse no título, é um livro perfeito. Não desista no comecinho, tenha paciência, cada momento que passa a autora nos surpreende com novos acontecimentos.
Eu chorei, ri, fiquei nervosa, chorei de novo, xinguei, ri, e fiz tudo isso novamente umas quinhentas vezes. Toque de Veludo é isso, é sentir muitas coisas em uma história só.
Recomendo até para quem não curte romance. É um ótimo livro. Perfeito. O final é melhor ainda, vai por mim. ??