O livro dos livros perdidos

O livro dos livros perdidos Stuart Kelly




Resenhas - O Livro dos Livros Perdidos


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Jj 20/10/2021

Muitos livros queimados.
O autor relata desde o começo da nossa literatura o quanto perdemos com autores de renomes que em suas épocas nãoforam pretijiados como são agora, perdendo assim livros que nunca " existiram", muitos destes idealizados, outros criados mais numca lidos, pois muitos desses autores preferiram queimar suaa obras antes de chegar nas mãos de seus leitores. Creio que o grande inimigo dessas raridades bibliograficas não foi o tempo, mais sim a ignorância do fogo.
comentários(0)comente



Neilania 09/01/2020

Uma deliciosa viagem
Listar livros que nunca veremos é algo inusitado e interessante, mas em alguns textos, sobre alguns autores, você é levado a uma viagem investigativa, a missão é tentar decifrar finais nunca escritos de algumas obras. Empolgante e divertido.
comentários(0)comente



Coruja 30/12/2017

O Livro dos Livros Perdidos está já há algum tempo no meu radar: cruzei com ele em alguma lista de 'livros sobre livros' e o título imediatamente me chamou a atenção. À época, até cheguei a procurá-lo para comprar, mas ele estava esgotado e nem me toquei de ir atrás dele num sebo. Passam-se os anos e coisa de um mês atrás, ganho o bendito de presente da Angélica. Preciso dizer que comecei a ler quase imediatamente, saltando toda a fila de leituras que ainda tinha por fazer esse ano?

Stuart Kelly escreveu aqui uma interessante obra de referência sobre livros que desapareceram, nunca chegaram a ser terminados ou mesmo escritos. Começando da antiguidade até os dias de hoje, cada capítulo traz uma mini-biografia do autor indicado, sua importância no cânone (ou mesmo sua falta de importância em alguns casos...) e o contexto ou motivos para a perda da obra. Como bem diz a sinopse 'a história da literatura é também uma trajetória de perdas.

Embora passe das quatrocentas páginas, O Livro dos Livros Perdidos é uma leitura rápida, leve e fica a critério do leitor ir do começo ao fim, seguindo a ordem cronológica de autores; partir direto para os escritores que o interessam, ou simplesmente abrir a esmo e ver quem vai aparecer. Não há nada de particularmente novo ou difícil de encontrar numa pesquisa rápida ao google no que Kelly conta dos autores aqui selecionados, mas ter tudo junto num só lugar facilita e pode servir como base introdutória para pesquisas mais aprofundadas, caso você se interesse por algum dos personagens mais obscuros que ele lista no livro.

Aqui preciso ainda confessar que desde que vi a premissa do livro, foi-me impossível não pensar na Biblioteca do Sonhar, da série Sandman - um dos lugares ficcionais em que eu mais gostaria de me perder. Durante toda a minha leitura, só o que eu conseguia pensar era "Lucien certamente sabe onde encontrar esse título...".

Em resumo, uma leitura bem interessante e rápida, com capítulos curtos e diretos - uma boa pedida para aqueles dias em que você quer uma leitura mas nada que exija demais da sua concentração - e um bom livro de referência para ter na estante e consultar de acordo com a necessidade.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2017/12/o-livro-dos-livros-perdidos-uma.html
Lidio 06/08/2019minha estante
Também lembrei da Biblioteca do Sonhar e só por isso vou ler, espero que esse livro mereça mais que três estrelas...




Cristine 25/05/2012

afff
me deu uma canseira mas consegui, li o livro do começo ao fim, sem pular nem uma paginazinha sequer...rsrs
um livro muito interessante (se a pessoa for curiosa), o autor começa pelo perído antes de Cristo e vem até os dias de hoje...então até 1850 as histórias são bem interessantes (algumas pelo menos são), o curioso é que até 1850 eu conhecia (de nome claro) todo autor que foi citado...agora de 1850 para cá a grande maioria me eram totalmente desconhecidos, principalmente os mais recentes.
fazia tempo que eu não lia um livro que precisasse da ajuda de um dicionários para descobrir o significado de algumas palavras (totalmente desconhecidas para mim) foi bom relembrar isso.
Cris Paiva 25/05/2012minha estante
hehehhe! Penou nesse heim. Mas pelo menos a leitura valeu a pena.




Leostuepp 12/04/2010

Ótimo
Só posso dizer que este livro é ótimo.
Imagina alguém teve a vontade, a coragem, a audácia e conseguiu colocar em um livro a história dos livros, as grandes obras, aque perdidos, nós nunca vamos ler .......
Em nossas leituras, em nossos estudos, às vezes lemos citações de alguma obra, assim meio perdida no texto, a qual não consta mais em uma obra real, só alí, naquela pequena informação a que teve acesso o autor, ou que ele ouviu de alguém que a conheceu .....
Eu gosto muito destes mistérios .....
Obra imperdível.
comentários(0)comente



Letti 01/03/2009

Interessante, embora um pouco enfadonho...
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR