Sem Trama e Sem Final

Sem Trama e Sem Final Anton Tchekhov

Resenhas - Sem Trama e Sem Final

Henrique Fendrich 26/10/2023

Reflexões interessantes sobre a escrita. Algumas das que guardei:

- As aspas são usadas por duas categorias de escritores: os tímidos e os que não têm talento. Os primeiros assustam-se com a própria ousadia e originalidade, os outros, quando metem entre aspas uma palavra qualquer, estão querendo dizer com isso: repare, leitor, que palavra nova, original e ousada eu inventei!

- É sabido que as pessoas sombrias, os melancólicos escrevem sempre coisas alegres, ao passo que as pessoas cheias de alegria de viver suscitam tristeza com seus escritos.

paola 10/07/2023

Ótimo para escritores de contos!
É muito boa a visão de Tchékhov sobre a subjetividade. Esse livro organizado por trechos retirados de cartas enviadas ao seu editor, amigos e parentes, é especialmente interessante para aqueles que buscam refinar a escrita com conselhos de quem se importava também com o leitor.

A parte mais relevante para mim foi entender que Tchekhov aconselha seus amigos exigindo que escrevam PARA o leitor e deixem brechas para que sejam preenchidas lacunas pelo próprio leitor. Por isso, deve-se escrever "sem trama e sem final", para que o escritor não seja o juiz de valores e tenha espaço para o leitor refletir sobre a história.

Para isso, é impossível escrever fazendo rodeios e enchendo linguiça, preenchendo o texto de sua própria subjetividade. Ele acredita que o escritor deve confiar na capacidade do leitor de interpretar com a sua própria bagagem de mundo.

Foi ótimo ler!!

Ander 22/07/2022

Sem trama e sem final
Um livro muito, que apresenta uma estrutura bem organizada. Seu texto foi extraído a partir de cartas que o Anton Tchekhov enviou a vários amigos e colegas de profissão. Um livro muito bom para quem quer entender um pouco mais sobre a arte da escrita.

Heidi Gisele Borges 26/06/2022

Indicado para escritores
Tchékhov era azedo na hora de dar suas sugestões aos amigos escritores. E isso me representa!, pois meu trabalho é justamente o de leitura crítica (que gosto de chamar, também, de palpite no livro alheio). Às vezes precisamos ser mais duros quando nos pedem a opinião sobre suas obras.

É um bom livro indicado para escritores.

lucas.pinheiro.5815 01/04/2022

Bons conselhos são atemporais.
Os bons conselhos são atemporais. É assim pra a vida e é assim para a escrita.
Este pequeno livro é composto por recortes de diversas cartas que o escritor russo Tchekov trocou com seus contemporâneos. Buscar a objetividade e diminuir a afetação são algumas das dicas dadas.

Boa obra para entender um pouco também da mentalidade russa do final do século XIX.

@Marverosa 19/12/2020

Pequenino mas fantástico
Conteúdo precioso para todo escritor. Obra obrigatória para quem quer escrever !

Garuda 26/10/2018

Este é mais um exemplo de conselhos de escrita que não são lá tão úteis. Os conselhos são morais ou psicológicos, raras vezes despontando uma palavra amiga para o momento de escrita.

28/10/2016

Maravilhoso
Este livro é uma compilação de trechos das cartas de Tchekhov aos amigos, contendo conselhos práticos sobre a escrita.

Os trechos revelam que a preocupação de Tchekhov era ser um escritor verdadeiro, mostrar acima de tudo a veracidade dos fatos e não cansar o leitor com muitas descrições. Não foi por acaso que ele se tornou o mestre das narrativas breves, pois possuía toda uma técnica, que é possível encontrar nas páginas deste livro.
Recomendo a leitura!