As Metamorfoses

As Metamorfoses Murilo Mendes

Resenhas - As Metamorfoses

Italo 27/07/2018

A Segunda Guerra sob a ótica poética de Murilo Mendes
Eu não conhecia o trabalho de Murilo Mendes. Comprei "As Metamorfoses" para experimentar, utilizando como critério apenas a capa. Me encantei com a sensibilidade de Murilo. Fiquei extasiado com tanto talento. Logo eu, que nunca curti poesia, me vi em uma espiral de encantamento e admiração. Como disse sabiamente um bookstagramer que sigo, Murilo Mendes "pinta quadros com seus versos". Ler a poesia de Murilo é como "ver um quadro surrealista". Sim! Não tem como não amar. É o tipo de poesia que a gente fica horas contemplando, suspirando, absorvendo e sendo absorvido! É realmente como admirar um quadro surrealista, não entender nada com os olhos, mas captar tudo com o coração.
Em "As metamorfoses", um dos mais importantes livros de Murilo Mendes, as figuras poéticas da mulher, do mar, das estrelas e dos pássaros são confrontadas com a anti-poesia de granadas, fuzis e gazes mortíferos da Segunda Guerra Mundial. É por meio de seus versos que Murilo transmuta a anti-poesia em poesia, nos oferecendo a impecável beleza das Metamorfoses que sua sensibilidade pode executar. Vale muito a leitura!