O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Rafael.Leal 20/03/2017

o grande mentecapto
Um livro mt bom, até uma pessoa q ñ curte
Ler me apaixonei por esse livro, é um livro engrasado
Vale apena ler.

marciofleury 17/03/2017

"Deixa a vida me levar, vida leva eu..."
Viramundo é um personagem que passa as mais diversas experiências na vida, sendo "jogado" de um lado para outro de acordo com as circunstâncias da vida. A diversidade das aventuras do autor fazem da leitura algo que atissa a curiosidade e traz muitas situações divertidas. É uma leitura simples e cronológica, boa para passar o tempo.

Danilo.Claudino 02/03/2017

Que prazer ler essa obra!!
Livro bom pra mim é quando faz-se arte com as letras sem prejudicar o enredo/conteúdo da história e vice-versa. É exatamente como exímio eloquente que Fernando Sabino coloca as palavras para contar essa história! E como eu ri!!
Não tem como não fazer um paralelo com a história de Dom Quixote. Se eu puder fazer uma recomendação, leia primeiro a obra original de Cervantes e depois venha ler O Grande Mentecapto. Fiz o contrário e meio que me arrependi.

eneida 09/01/2017

Viramundo é meio tonto meio esperto, meio burro meio gênio, e o livro trata de suas peripécias por toda as Minas Gerais, numa prosa que a gente lê com um sorriso no rosto e de vez em quando solta umas gargalhadas. É o "Forrest Gump" das Minas Gerais!

Shirley Fernandes 07/11/2016

O livro esclarece a luta de um homem na sociedade difícil. Onde poucos tem acesso a muito. Enquanto vários nacionais não tem nada somente pra sobreviver. Geraldo Viramundo é o espelho do povo brasileiro. Esclarece também como esta a condição das pessoas que necessitam de ajuda da psiquiatria brasileira. Condições, chamamos assim, sub-humanas. É uma aclamação de socorro, um grito solitário. Fernando Sabino, inteligentíssimo, retratou a luta dessas pessoas.

Bruno Mancini 29/08/2016

Um bom livro
Para se ler durante a escola. Mesmo que naquela época a literatura brasileira tenha sido forçada para os alunos do ensino médio. O seu valor no crescimento de novos leitores era importante.

Jéssica Santos 11/06/2016

O mais extraordinário mentecapto
Aqui acompanhamos desde a infância até a fase adulta do Geraldo Viramundo, por toda a Minas Gerais e suas mais extraordinárias histórias. Um livro engraçado e tocante ao mesmo tempo, de doido parece que todos temos um pouco, não é mesmo. hehehehe

Pâmela. 19/05/2016

Depois de ler esse livro, tenho a impressão de que vou passar o resto da vida procurando Viramundo nos rostos desconhecidos de Belo Horizonte. E, em algum momento, poderei abraçá-lo por Pingolinha, pela Peidolina, por Batatinhas, pelo cego Elias, pelo Barbeca. Não é só porque todos temos um mundo meio virado cá dentro. É também por esse mundo oculto que abriga tantos outros Viramundos e outras histórias de andanças sem rumo, a procura de si mesmo.

Essa não é uma história para se guardar na estante, é uma história para deixar fresca na memória, disponível, viva. Para que, quando a tropa dos listradinhos e dos macacões alcançar a cidade, a gente possa aderir à batalha. Ou para permitir que, dada a derrota que parece ter chegado antes mesmo da batalha acontecer, a gente possa prestar as devidas homenagens.

Aos Viramundos que caminham pelas estradas de Minas.

Lucas.Tavares 16/05/2016

Mais do que uma estória.
O livro narra a história [ao menos os episódios que o narrador consegue compilar] de Geraldo Boaventura, mais conhecido como Geraldo Viramundo, mas que recebe várias alcunhas no decorrer da sua vida. O personagem, Viramundo, recebe tal apelido por não ser sedentário. A sua residência é Minas Gerais. Várias histórias, de cômicas a trágicas, são descritas neste romance de Fernando Sabino. Desde pequeno aventureiro, destemido, não perde para a razão. Quiçá por isso ele seja o grande mentecapto. Não dá voz ao juízo. Desordenado nas suas ideias, nos seus propósitos. Um livro que traz as peregrinações evidenciando conceitos culturais e ideológicos de uma confraria tradicional, religiosa, um tanto retrógrada, com discrepância suntuosa entre os extratos sociais e que necessita de alguém para desordená-la para que esta possa ser posta na ordem correta. Quem seria tal transeunte senão o grande mentecapto, possuidor de um juízo tão escasso que o permite desafiar as ordens postas como naturais?

Sanche 12/03/2016

Fascinante
Meu pai biológico deixou esse livro para minha mãe na época em que namoravam, com algumas anotações, e ela nunca leu. É a única coisa que tenho dele.

Túlio 09/12/2015

Porque todos somos Viramundos...
Mais uma vez, é posto em questionamento aquele tema cujos bons escritores não se cansam de indagar: "Onde está o limite entre a loucura e a lucidez?", "Afinal, o que é a loucura?". Já que, deve-se dizer, o querido Geraldo Viramundo despertou mais uma vez esse tema. E, atrevo-me a dizer, de uma maneira com um humor inteligente e bem construído pelo Fernando Sabino.
Durante suas peregrinações, Viramundo percorrerá os quatro cantos de Minas Gerais, e é com sutileza que o autor fará algumas de suas críticas socias, sem aquele tom panfletário que muitos outros romances utilizam (não que isso seja ruim). No desenvolver da trama, a afeição que criamos pelo protagonista é aumentada intensamente, de modo que chegaremos a perguntar: " será que Viramundo está realmente no auge de sua sandice?". É partir desse ponto que se constituirá uma das graças do livro: Geraldo Viramundo parecerá tão sóbrio quando comparado a outros personagens futuramente apresentados, que também seremos levados a questionar o conceito da loucura e da lucidez.
Primeira obra que leio desse explêndido autor, e me arrependo de não ter lido outras. Adorei o livro e, principalmente, o fato de descobrir que, afinal, de Viramundo todos temos um pouco!

Luciana Lima 08/10/2015

Uma obra para sorrir

Se estiveres precisando se descontrair um pouco, com este livro terá uma ótima oportunidade de esquecer dos seus problemas e entrar numa estória ilariante.

Silvio 06/10/2015

Através de uma narrativa leve e muito bem redigida, o autor faz uma sátira a diversos segmentos da sociedade, tais como: clérigo, exército, pessoas "santas", políticos, o sistema social em geral. Coloca um excelente toque de humor - ri bastante - inteligente.
O personagem central, o "Viramundo", é bem típico o brasileiro comum, que se adapta fácil e rapidamente a qualquer situação, mesmo as mais difíceis, tenta ser amigo de todos; tem suas dúvidas, faz suas reflexões.
O problema desse livro é o vocabulário: muitos termos totalmente incomuns; recomendo a quem vai ler ter um dicionário à mão.

Sebastian 23/09/2015

Uma homenagem a Minas....
A história de Viramundo é um livro que transita entre o cômico e o trágico, e por isso mesmo é um livro comovente. As idiossincrasias de Viramundo passando pelas cidades do interior de Minas enternecem pela pureza do protagonista, e pelas duas desventuras pelo interior de Minas. Fernando Sabino brinca com a própria arte de escrever, fazendo diversas justificativas de estilo, parafraseando e inspirando-se em outros autores, e contando a história a partir da ótica de um pesquisador. Várias cidades do interior de Minas Gerais são homenageadas em cada passagem daquele que busca seu destino.