O Grande Mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Helen Araujo 05/04/2024

Particularmente me incomodou DEMAIS a forma como os personagens negros eram descritos, então não consegui gostar do livro.

Jaguatirica 21/03/2024

Divertido
O Skoob gosta de me fazer escrever resenhas, coisa que nem sempre curto, mas vamos lá. Quero ao menos comentar alguns pontos que não posso deixar batido:

Primeira coisa, Viramundo é um personagem arquétipo de Dom Quixote e com um misto de Agostinho Carrara. É um cara profundamente histriônico e passa longe de ser um herói ou um exemplo moral. Viramundo afasta-se da família ainda na juventude após ser motivo de um incidente fatal que ocorreu em seu bairro. Um incidente que o transformou para sempre.
Viramundo se torna um lobo solitário mas por onde chega chama a atenção, motiva ódio em algumas pessoas e devoção e respeito em outras. É exagerado, fala com os animais, estraga festas, ri da cara do perigo, idealiza donzelas, fala francês, gosta de poesia, se mete em briga e apanha vezes sem conta. Percorrer suas andanças é também percorrer por Minas Gerais e as cidades em que ele se meteu em encrenca.
Ri muito na primeira metade do livro. Na segunda, as encrencas de Viramundo ficaram mais sérias e foi crescendo em mim a sensação que nutria desde a fatalidade do início da história: a sensação de que esse personagem não acabaria bem, tamanha sua capacidade de se meter no que não deve. Um dia a sorte acabaria.

No final veremos que de fato acaba mas não revelarei como. Só digo que foi triste e me deixou de queixo caído de forma que precisei reler e revisar coisas dos primeiros capítulos, visto que o final se conecta ao passado de Viramundo. Estamos agora entre os Inconfidentes.

E é isso.

Nota importante: o racismo dos personagens fica evidente o livro inteiro. Perdi a conta de quantas vezes negros são retratados de forma animalesca e desumanizada. Eles sequer têm nome. A maioria só é retratado como "o negro", "aquele preto que fez isso ou aquilo", enquanto outros personagens figurantes são nomeados. Isso me incomodou mas ao mesmo tempo pensei na Minas Gerais da época, profundamente racista sim, e com um sistema claro de quem tinha valor naquela sociedade.
Assim, Viramundo representa todos os desajustados nesse sistema. Emociona pensar que ele passou por muitas cidades mas nunca sentiu-se parte de nada. Era um eremita, afinal. Porém houveram dois lugares em que se sentiu em casa: nas vezes em que foi parar no hospício e quando acabou indo viver na rua, na mendicância, e fez amigos das diversas classes subalternas de MG. E a forma como morreu também foi pensando em proteger esses amigos, finalmente irmãos.

Felipe1503 06/03/2024

Vários temperos na história
Fernando Sabino nos traz uma história com drama, sensibilidade, simplicidade e um toque de humor e leveza, sem perder a emoção.

Pety 09/02/2024

Estou chorando dentro do ônibus com o final desse livro que me fez dar tantas gargalhadas... Eu queria que todo mundo lesse esse livro pra poder passar horas falando sobre ele com meus amigos

gigika 28/12/2023

Da alegria ao patético, Geraldo Viramundo vai dando corpo e alma a uma viagem longa ao dia seguinte.
Geraldo é coisa, fronteira, trem que não para, destino errante, paixão, maluco, homem...

" você é o que?! "
lhe perguntavam, quase todo tempo.
Tem como escolher o que ser?

Geraldo é gente que invade o mundo sem pedir licença.
Geraldo é metamorfose pronta.
Geraldo é criança crescida que não cabe mais em casa.
Geraldo é, Viramundo.

Renato375 28/11/2023

O Grande Mentecapto de Fernando Sabino é uma obra singular que acompanha as aventuras do excêntrico Geraldo Viramundo, autodenominado o "Grande Mentecapto". Com uma linguagem envolvente e humor característico, o livro explora temas como liberdade e identidade, desafiando as normas sociais. Sabino cria uma narrativa cativantee, celebrando a excentricidade e criticando sutilmente as convenções. Uma obra marcante da literatura brasileira, que oferece uma reflexão única sobre normalidade e loucura.

dopaninha 21/10/2023

Aventura mineira
Gostei bastante da leitura, especialmente por se passar na minha terrinha Minas Gerais. A cidade em que nasci chegou até a ser citada.
E não poderia ser mais icônica a jornada do Forrest Gump mineiro: Viramundo.

Rikee 14/10/2023

O meu país minas gerais
Simples, místico, infundado, desinibido, divertido, desastroso, frágil, tocante, bobo, inteligentíssimo, monótono, impossível.

Geraldo Viramundo

caboclo inteligente, estudou em seminario, sentia a morte profundamente
vigiou instrumentos pra banda e logrou a tocar a sua onde cruzava, enganou coroneis e venceu deputados, a todos ganhava enquanto com suas qualidades os ajuizava

debsdcn 08/10/2023

Minha mãe trouxe esse livro pra mim, e de início não chamou muito a minha atenção, mas como foi um presente, resolvi dar uma chance pra essa obra.
essa foi uma ótima escolha. desde o primeiro capítulo me vi mergulhada na história de viramundo e querendo saber mais e mais de suas aventuras. Me diverti, ri, me identifiquei, ri mais um pouco e chorei. Essa foi a primeira obra brasileira que li completa e com certeza valeu muito a pena!!

Rodrigo 06/10/2023

O Grande Mentecapto
Jesus dando um rolê por Minas Gerais é uma das coisas mais sutilmente lindas que já li.

"Todos nós somos um pouco viramundos, ou pelo menos trazemos no íntimo uma irrealizada vocação de peregrinos, mas o que nos faz largar um pouso é a procura de outro pouso"

Pedróviz 05/10/2023

O Grande Mentecapto
Sou muito desconfiado. Parece-me que Sabino fez seu romance baseado em Jesus Nazareno. Ora, o protagonista, mentecapto de fato, morrer aos 33 anos é o único ponto comum entre os dois. Será que Sabino quis debochar do cristianismo ou será que ele fez alguma dessas críticas sociais que somente os gênios percebem? Ou será apenas desses livros feitos para divertir? Sabino criticou a faina por divertimento num conto do livro A Cidade Vazia. Fico confuso com essas inconstâncias desses autores.
Bem... há momentos engraçadinhos no livro, mas é um humor um tanto elementar, que não fisga os mais calejados. É um clássico? Pode ser, mas há clássicos e clássicos, não?
Este eu não recomendo para quem deseja boa leitura.

Waleska14 23/09/2023

Me diverti de uma maneira encantadora ,esse livro foi meu companheiro por um curto período de tempo mas com muita alegria me via sorrindo a cada frase , recomendo muito!!!!

k1ngsl4yer 23/09/2023

As desventuras de Viramundo por Minas Gerais
Simplesmente incrível a narração das aventuras e desventuras de um andarilho em forma de relatos. O livro tem uma linguagem nem muito fácil nem muito difícil, mas de boa compreensão. Alude a alguns personagens da nossa história e a alguns acontecimentos acerca do Brasil, mais precisamente de Minas Gerais. O desenrolar da história é muito interessante e a cada capítulo uma pequena contenda é travada pelo nosso grande mentecapto. Me afeiçoei não só ao personagem, mas também à forma na qual os relatos são escritos. Gostei muito, e recomendo tanto!

Geo stopinha 17/09/2023

3.5/5?
Eu até q gostei, mas meio massante, para leitores de plantao(e que entendam palavras difíceis) recomendo muito