O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Suzane 15/01/2010

É sempre bom ler Fernado Sabino. "O grande mentecapto" nos conta a história de alguém que era homem quando criança e criança quando homem. Fernando Sabino é assim, consegue fazer a gente chorar de tristeza e de rir na mesma história. A graça misturada com as aflições: Sabino é um realista que não esquece a parte engraçada da vida. É pena que o livro não tenha mais que 300 páginas, eu poderia passar meses lendo-o.

Gabriela2159 05/09/2023

Viramundo
Que livro gostoso! A forma que a história é contada te prende?vc fica ansioso pra saber o fim de Viramundo.

E que fim ??

Otávio 29/08/2023

Muito bom o livro. Certamente foi uma das leituras mais agradáveis que fiz este ano e três pontos me fizeram gostar muito.

- O retrato feito da exclusão e invisibilização de certas camadas da sociais. Pobres, moradores de rua, pessoas com transtorno mental, prostitutas, etc...
- A forma que ele retrata várias cidades de Minas Gerais, que pra quem é mineiro ou conheçe o estado, nos faz imaginar como essas cidades, nas quais vivemos ou passamos, eram na época de Geraldo Viramundo
- E por último e mais importante o quanto que é divertido. Me peguei rindo igual um bobo no ônibus enquanto lia uma das aventuras de Viramundo. Que descritas com o toque irônico da escrita de Fernando Sabino ficam ainda melhores.

Luciano 26/04/2021

História de aventuras e desventuras
Por se passar em Minas Gerais e ter como proncipal o mineirinho Viramundo e as histórias de suas peregrinações por diversas cidades mineiras,já vale a pena a leitura.

vivi503 28/01/2023

sem palavras para esse livro.

comecei a ler por incentivo da minha família, todos já leram e sempre falavam comigo sobre como é um livro engraçado. de fato, o humor do autor está sempre presente no livro, criando diversas cenas extremamente divertidas. mas a história vai muito além disso, as aventuras de viramundo nos divertem, mas as desventuras trazem grandes reflexões para o leitor. jamais imaginei que pudesse ficar tão reflexiva e melancólica com esse livro

com toda certeza me apeguei a esse livro e ao querido viramundo e vou sempre indicar a leitura desse livro, especialmente a todos os outros mineiros da nossa bela minas gerais. a abordagem de minas no livro, além de cômica, é muito marcante e merece ser apreciada.

sempre lutar pela liberdade, tal qual geraldo viramundo

romalopes 28/08/2009

O meu preferido.
Quando eu li esse livro eu só pensava: Eu quero ser assim, quero ter essa inocência e essa vontade de viver, sentir a ausência do medo em mim(que nem é coragem).
A parte do cavalo que fala é antológica.

Candace 06/08/2020

Somos todos Viramundos
Eu AMEI esse livro, entrou para minha lista de favoritos, tiveram horas em que ri alto, dei boas gargalhadas. Um livro tão brasileiro, tão regionalista, traz uma grande identificação e afeto por Viramundo. Nós somos Viramundo, inteligente mas nem tanto; esperto porém ingênuo; azeitona fora da empada; a loucura e a razão. Somos o povo que batalha com pouco, que cria as mais inesperadas soluções, que não perde o bom humor em meio as dificuldades. Viramundo é o herói brasileiro, e sua vida extremamente cativante e surpreendente prende o leitor a cada página. Amei, do início ao fim, de seu nascimento até a morte. Recomendo fortemente! ?

k1ngsl4yer 23/09/2023

As desventuras de Viramundo por Minas Gerais
Simplesmente incrível a narração das aventuras e desventuras de um andarilho em forma de relatos. O livro tem uma linguagem nem muito fácil nem muito difícil, mas de boa compreensão. Alude a alguns personagens da nossa história e a alguns acontecimentos acerca do Brasil, mais precisamente de Minas Gerais. O desenrolar da história é muito interessante e a cada capítulo uma pequena contenda é travada pelo nosso grande mentecapto. Me afeiçoei não só ao personagem, mas também à forma na qual os relatos são escritos. Gostei muito, e recomendo tanto!

Joao 08/09/2023

Foi muito prazeroso revisitar esse que é um dos meus livros favoritos e percorrer novamente as cidades de Minas Gerais na companhia de Geraldo Viramundo, nosso eterno grande mentecapto.

É, sem sombra de dúvida, uma das melhores obras nacionais. O principal livro de Fernando Sabino nos conquista pela simplicidade nas palavras e pela delicadeza de uma história que nos faz rir, chorar e refletir sobre a vida.

Geraldo Viramundo é o nosso Dom Quixote. Nosso herói de pouco juízo, mas de grande valor; guerreiro das causas perdidas.

Mel 19/08/2023

O grande mentecapto
Li este livro por indicação. Já havia gostado de "O Encontro Marcado" (que agora deu vontade de reler), do Fernando Sabino, e resolvi dar uma chance para esse livro. Confesso que, à medida que a leitura foi fluindo, eu li mais pela escrita e ambientação do que pela história em si. Característica da época, e com uma mistura de diversos autores brasileiros, a história narra as aventuras do grande mentecapto - Geraldo Viramundo - por Minas Gerais. Como mineira, me diverti à beça com as mineiridades e com os locais apresentados pelo autor. Mas o que mais amei neste livro foi a narrativa. Sentia falta de uma narrativa bem construída, engraçada, que explorasse o bom e velho português brasileiro. Pra mim, leitura obrigatória para os amantes da Língua Portuguesa e de autores brasileiros. Leitura fácil, fluida, os capítulos são um pouco grandes, mas dá pra superar!

Maria 14/02/2022

um forrest gump brasileiro
"O Grande Mentecapto" foi meu primeiro contato com a obra de Fernando Sabino e eu gostei bastante!! A escrita é fluida e cômica, mas ao mesmo tempo bem bonita e poética, repleta de referências inteligentes.
Os capítulos são um pouco longos e, no começo, demorei um pouco para me conectar com a história, mas ainda assim é muito bom e bem escrito!

Ps: por favor, não cobre o livro demais em alguns sentidos e considere o contexto histórico. Sociedades mudam e evoluem, mas isso não é uma desculpa para você fazer críticas anacrônicas :)

lucas 18/09/2021

A vida de Viramundo
Já havia lido outro livro do autor, mas O Grande Mentecapto é tão bom quanto O Encontro Marcado.
Lendo o livro, é possível se sentir parte das peregrinações de Viramundo.
Um livro incrível!

Waleska14 23/09/2023

Me diverti de uma maneira encantadora ,esse livro foi meu companheiro por um curto período de tempo mas com muita alegria me via sorrindo a cada frase , recomendo muito!!!!

Cris Mendonça 03/02/2022

Nosso Dom Quixote!!!! Queria poder dar mais estrelas!!!! Me diverti muito com as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo.

Manu 10/07/2020

Divertidíssimo
É uma obra que te prende pela simplicidade em que os acontecimentos da vida de Geraldo Viramundo se tornam cômicos. As desventuras do mentecapto é ao mesmo tempo atrelada a visão inocente que o protagonista tem da vida e das pessoas ao seu redor.