O grande mentecapto

O grande mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Camila2023 02/07/2023

Um dos livros que gosto de revisitar às vezes para dar boas risadas e para sofrer com algumas histórias dos personagens.
O grande mentecapto foi o primeiro livro que li de Fernando Sabino, e desde então busquei ler outros mais.

Lores / @lores.oliveira 15/12/2020

Amo desde o tempo da escola
Geraldo Viramundo nasceu no município de Rio Acima em Minas Gerais. Filho de pai português e mãe italiana, tinha doze irmãos, ele sendo o caçula. Era uma criança como outra qualquer na cidade interiorana: corria, brincava, banhava de rio e brincava na linha do trem que passava pela cidade, trem esse, que foi responsável pela primeira tragédia da sua vida.

Depois dessa tragédia, Geraldo passa a ser apontado na rua como o pior filho do Boaventura, o que faz com que ele fique entristecido e recluso. Com a visita de um padre da região, acha bonito a vocação, decide que também quer se ordenar e vai embora de sua cidade. No seminário, ele apronta todas, sendo expulso e se tornando então o Geraldo Viramundo, que percorre todo o estado de Minas, se aventurando em todos os lugares, se fixando em lugar nenhum, mas deixando sua marca por onde passa.

OPINIÃO DA LEITORA: Apesar de trágico, é um livro muito gostoso e divertido de ler. A forma como a história é contada, misturando comédia e tragédia, faz com que seja impossível não se apaixonar pela inocência de Viramundo, um adulto com alma de criança. Impossível também não se divertir com todas as peripécias que ele apronta!

Acredito que esse personagem (um pouco parecido com Dom Quixote), foi uma forma de Fernando Sabino homenagear o povo brasileiro, que apesar de vivenciar tantas tragédias, não deixa de acreditar que o amanhã será melhor que o hoje. Geraldo Viramundo, o grande mentecapto, é um personagem inesquecível e um de meus favoritos da vida.

MIRANDA 14/05/2021

Parafraseando o próprio autor : " ... Confesso que me sinto tentado a interromper em definitivo o meu trabalho ... agora o jeito é vender o resto da entrada ... portanto ,continuemos , mesmo aos atropelos , trancos e barrancos ..." ( bem ao meio do livro citado )
Confesso que, realmente , o autor deveria ter interrompido mesmo ; pois a partir de então o livro se torna enfadonho e monótono .
PALAVRA PARA O LIVRO : UAI .

Paulinha :) 28/07/2023

Livro escolar
N gostei muito desse livro pq não era um livro que eu queria ler, minha paixão na leitura é romance e esse livro é ação, mas por ser um livro que a escola indicou ele até que é bem legal.

Jaguatirica 21/03/2024

Divertido
O Skoob gosta de me fazer escrever resenhas, coisa que nem sempre curto, mas vamos lá. Quero ao menos comentar alguns pontos que não posso deixar batido:

Primeira coisa, Viramundo é um personagem arquétipo de Dom Quixote e com um misto de Agostinho Carrara. É um cara profundamente histriônico e passa longe de ser um herói ou um exemplo moral. Viramundo afasta-se da família ainda na juventude após ser motivo de um incidente fatal que ocorreu em seu bairro. Um incidente que o transformou para sempre.
Viramundo se torna um lobo solitário mas por onde chega chama a atenção, motiva ódio em algumas pessoas e devoção e respeito em outras. É exagerado, fala com os animais, estraga festas, ri da cara do perigo, idealiza donzelas, fala francês, gosta de poesia, se mete em briga e apanha vezes sem conta. Percorrer suas andanças é também percorrer por Minas Gerais e as cidades em que ele se meteu em encrenca.
Ri muito na primeira metade do livro. Na segunda, as encrencas de Viramundo ficaram mais sérias e foi crescendo em mim a sensação que nutria desde a fatalidade do início da história: a sensação de que esse personagem não acabaria bem, tamanha sua capacidade de se meter no que não deve. Um dia a sorte acabaria.

No final veremos que de fato acaba mas não revelarei como. Só digo que foi triste e me deixou de queixo caído de forma que precisei reler e revisar coisas dos primeiros capítulos, visto que o final se conecta ao passado de Viramundo. Estamos agora entre os Inconfidentes.

E é isso.

Nota importante: o racismo dos personagens fica evidente o livro inteiro. Perdi a conta de quantas vezes negros são retratados de forma animalesca e desumanizada. Eles sequer têm nome. A maioria só é retratado como "o negro", "aquele preto que fez isso ou aquilo", enquanto outros personagens figurantes são nomeados. Isso me incomodou mas ao mesmo tempo pensei na Minas Gerais da época, profundamente racista sim, e com um sistema claro de quem tinha valor naquela sociedade.
Assim, Viramundo representa todos os desajustados nesse sistema. Emociona pensar que ele passou por muitas cidades mas nunca sentiu-se parte de nada. Era um eremita, afinal. Porém houveram dois lugares em que se sentiu em casa: nas vezes em que foi parar no hospício e quando acabou indo viver na rua, na mendicância, e fez amigos das diversas classes subalternas de MG. E a forma como morreu também foi pensando em proteger esses amigos, finalmente irmãos.

Marcos Toledo 29/01/2023

Entrou para o topo da minha lista de livros favoritos.

O livro é perfeito de início ao fim.

Que narrador excelente. É um personagem incrível, e sem falar do Viramundo que é um personagem I N C R I V E L!

É tão bom ver que o livro passa nas minhas terras, da uma sensação M U I T O boa de identificação.

Ele falando de Divinópolis, tudo pra mim também.

Se você é mineiro, você vai A M A R o livro.

Se você não é, mas conhece Minas, você vai amar também.

Se você não conhece, vai querer conhecer e vai amar também ???

Perfeito!

Cris Mendonça 03/02/2022

Nosso Dom Quixote!!!! Queria poder dar mais estrelas!!!! Me diverti muito com as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo.

Cris 06/02/2021

Aventuras e Desventuras de viramundo
Conhecer Geraldo Viramundo foi um prazer imenso, é aquele personagem que ilustra nossa imaginacao de causos ou historias de pescadores, a leitura fica leve, engraçada e cheia de reviravoltas.
O livro é todo ambientado em Minas Gerais e assim como uma boa mineira fica facil se identificar com situacoes, costumes e historias.
 É um livro simples e despretensioso, com uma mensagem forte sobre como enfrentar e vencer a vida do jeito que dá, mas com honestidade e coragem.
Recomendo pra quem como eu quer começar a ler mais literatura brasileira.

Jose.Augusto 28/07/2017

Resenha: O grande mentecapto
É difícil falar de um dos meus livros favoritos.

Gosto da obra talvez pela inocência e insensatez do personagem, algo que relata um pouco sobre a pureza do ser humano. É possível ser puro e ingênuo nos dias de hoje? Quem é mais louco? Os desvairados ou os normais?

O personagem pricipal é cativante. Fernando Sabino não apenas narra a "vida e obra" de Viramundo como faz com que o leitor participe da história, quase como se fosse uma prosa, um bate papo.

O livro também faz uma bela homenagem à literatura brasileira. diversos autores e obras são citados, levando o leitor a se lembrar de um ou outro favorito.

Vale a pena.

Tuts 05/04/2021

Divertido e engraçado
Esse livro refuta a ideia preconcebida de que clássicos são chatos. Esse livro relata as aventuras de Viramundo,narradas de forma tão emocionante e divertida,que nos faz querer saber o que vai acontecer com esse personagem. Muito bom! Tive que ler pra escola e gostei muito.

Geo stopinha 17/09/2023

3.5/5?
Eu até q gostei, mas meio massante, para leitores de plantao(e que entendam palavras difíceis) recomendo muito

domingão 07/05/2020

Aa aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo relatadas nesse livro são completamente maravilhosas. Não entendo como nunca vi um filme deste livro ou nunca li nenhuma indicação. Quando me deparo com histórias como essas, fico curioso: Por que não investir ? por que consumir sempre as mesmices Hollywoodianas ?
Candace 04/08/2020minha estante
Pensei a mesma coisa!!!! Seria uma espécie de auto da compadecida mineiro

Daniellen.Ayres 12/05/2020

O livro é muito divertido e gostoso de ler! O autor reuniu elementos trágicos e cômicos, tudo isso dentro da vida de um personagem com a alma de uma criança.
O que achei muito legal foi o formato que ele usou para escrever a história de Viramundo, onde o narrador é um intruso, em alguns momentos ele para a narrativa para conversar com o leitor e são paradas muito criativas e instigantes. Esse tipo de recurso de um toque a mais na leitura!
Pode-se comparar as aventuras de Geraldo Viramundo com o povo brasileiro. Uma alegoria ao homem alienado e aos diversos tipos da sociedade, de um lado a ingenuidade e a pureza, em controvérsia com a hipocrisia.
O final é surpreendente! Sem dúvida uma grande obra da literatura brasileira com um personagem inesquecível.

Fernandes83 03/12/2021

Dom Quixote mineiro
Sim, poderiam ser as aventuras de Dom Quixote, mas aqui ele falaria uai, trem, e comeria o melhor pão de queijo do mundo!
O livro é ótimo, engraçado, divertidinho, o narrador tem o tom perfeito de descrição das histórias e dos fatos como se realmente estivesse assistindo tudo em uma grande tela de cinema. Nosso personagem Viramundo também tem o tom certeiro de um personagem carismático, engraçado e nada óbvio.
A forma como o livro foi escrito, em tom de prosa, de conversa, hora erudito, hora popular, é como um grande bate papo. Gostei, ri sozinha e deu uma saudade de um dos melhores povos e Estados desse Brasilsão de meu Deus!

Henrique Fendrich 13/05/2022

Coisa mais linda esse livro. Um dos melhores filhos que Dom Quixote teve no Brasil. A escrita leve e envolvente de Sabino faz toda a diferença e merecia ser muito mais explorada na tentativa de atrair pessoas para a literatura.