História Concisa da Literatura Brasileira

História Concisa da Literatura Brasileira Alfredo Bosi

Resenhas - História Concisa da Literatura Brasileira

Evelyne 15/12/2011

Uso como livro de pesquisa e consulta. Não leio de capa à capa.

jkdornelles 25/08/2010

Muito mais do que manual esquemático
Bosi sabe colocar o leitor no centro da discussão histórica, levando com fluindez todas informações essenciais para compreender a gênese colonial, as influências européias das primeiras escolas da literatura brasileira, os méritos autoctones de poetas e escritores brasileiros do período Árcade e Romântico, a independencia criativa com o avanço das idéias Modernas do Realismo, Naturalismo, a Semana de 22, etc
O livro avança, chegando nos ultimos capítulos até o período pós Segunda Guerra, em que traça um panorama da literatura mais contemporanea.

Recomendado para quem quer compreender um pouco mais profundamente - que a visão didática e esquemática dos manuais escolares - os fenômenos literários no Brasil.

Bruno 09/10/2009

História concisa demais
Talvez por querer falar de muitos autores, Bosi acaba falando muito pouco de cada um (mesmo quando são abordados autores como Machado e Drummond), o que acaba não ajudando muito aqueles que precisam se preparar para um concurso, por exemplo. Na minha opinião, Bosi erra na própria concepção do livro.
Thiago 16/09/2015minha estante
Não sei se você leu o título do livro, mas ele é autoexplicativo.

Pri Cabral 11/03/2018minha estante
Mas é por isso que o livro recebe o nome de História concisa. Por ser conciso, é natural que deixe algumas lacunas.