História Concisa da Literatura Brasileira

História Concisa da Literatura Brasileira Alfredo Bosi

Resenhas - História Concisa da Literatura Brasileira

Fefê 08/09/2023

Uma forma de se situar
É um livro técnico que permite complementar os estudos de literatura ou consultar quando necessário, traz de forma clara os movimentos literários e seus autores mais "importantes". Se você tem uma base a leitura apesar de lenta é fácil, não deixa de ser um texto técnico então não é dinâmico.

Francisco.Guimaraes 06/05/2023

Um deleite
Para mim não fluiu lendo na ordem, funcionou lendo os capítulos de maneira avulsa, visitando quem eu queria visitar: os parnasianos, o teatro, Machado, e muitos outros.

Juliana Amaro 24/01/2023

Ótimo livro.
Dividida em oito partes, respectivamente dedicadas à condição colonial, ao Barroco, à Arcádia e Ilustração, ao Romantismo, ao Realismo, ao Pré-Modernismo e Modernismo e às tendências contemporâneas, a História concisa da Literatura Brasileira dá, de cada um desses momentos, uma apreciação de suas tendências diferenciais, estudando a seguir os seus autores principais, acerca dos quais proporciona ao leitor dados de ordem bibliográfica além de uma avaliação crítica.

Dri 27/04/2022

Estava lendo esse livro para faculdade. A gente começou ele no início do semestre e ele é muito bom, o autor tem uma escrita esclarecida. Como eu gosto de literatura acho que consegui aproveitar bastante.

Romulo 24/01/2022

É um livro acadêmico, com uma linguagem dirigida a estudantes, ao meu ver. Não sou estudante, apenas curioso. No entanto, consegui tirar muitas coisas do livro!

Bia 16/11/2021

Livro ideal para quem deseja se iniciar ou se aprofundar nos estudos de Literatura Brasileira. O autor discorre sobre as escolas, seus principais autores e características de forma crítica.

Everton Vidal 10/06/2021

Bosi usa a classificação tradicional dos períodos (as inevitáveis caixinhas) e de forma geral mantém o cânon, na linha de Sílvio Romero, José Veríssimo (que ele cita bastante) e outros. A novidade é a crítica que ele faz a partir de critérios estéticos e principalmente ideológicos.

O julgamento estético, influenciado pelo método de Croce, valoriza o aspecto intuitivo sobre o lógico/formal na acepção do literário. A análise ideológica, seguindo o método de Gramsci, indica o elemento de resistência que circunda um autor e sua produção, dentro do seu contexto histórico. O valor de uma obra estaria relacionado tanto com sua retórica e estilo, quanto com o elemento ideológico, ou engajamento.

O livro não se sente velho, apesar dos mais de cinquenta anos desde o primeiro lançamento e essa forma de avaliação crítica estético-ideológica (às vezes polêmica) é um atrativo à parte. Excelente para quem quer ir além da enciclopédia, mas como o próprio título deixa entrever, não é uma investigação exaustiva de nenhuma escola ou autor e fica mais concisa conforme se adentra no romantismo, no modernismo e nas tendências contemporâneas.

Hildeberto 07/05/2021

História cultural do país
"História concisa da literatura brasileira", de Alfredo Bosi, aborda desde os primeiros escritos sobre o território que viria a ser o Brasil até a literatura pós-modernismo das décadas de 1960 e 1970.

A explanação do autor sobre cada movimento literário inicia-se por comentários acerca do contexto histórico, seguida de delineamento sobre as principais correntes artísticas da época. A partir daí, Bosi traça paralelos com o pensamento nacional e, por fim, estabelece a relação entre os escritores brasileiros e as doutrinas estéticas. O literato destaca alguns nomes, ressaltando tanto suas ideias como a linguagem utilizada para expressá-las.

Mais do que apenas uma história literária, este livro é uma visão panorâmica da evolução cultural do país: ao lado de romancistas e poetas, mencionam-se ensaístas e críticos, e por trás das poesias e narrativas releva-se o substrato ideológico e material. Há também o vislumbre de fina crítica das estruturas formais do texto, perceptível pela análise de Bosi do seu objeto de estudo, embora, infelizmente, ele não desenvolva seus aspectos teóricos.

A edição da editora Cultrix é excelente, com letras em tamanho agradável, boa qualidade do papel, perfeita diagramação, ausência de erros editoriais. Trata-se de uma leitura interessante para quem gosta de história, literatura e sociologia, tudo ao mesmo tempo.

Ferferferfer 06/05/2021

Bosi gigante
A bíblia do estudante do curso de Letras.
Alê | @alexandrejjr 06/05/2021minha estante
Sucinta, clara e direto ao ponto.

Ana Paula 15/01/2021

Resumo da história da nossa literatura. Sinceramente, pensei que ia morrer de tédio lendo o livro todo kkkkk mas fiquei até surpresa de o livro não ser tão chato. O ruim é que há poucas mulheres citadas no rol de escritores influentes. Além disso, seria legal ter uma versão atualizada do livro com a literatura contemporânea mesmo (depois dos anos 90). Enfim, é um livro para quem tem alguma obrigação com ele (concurso, por exemplo), senão é de consulta para saber mais sobre um período ou autor específico.

Gabriela3319 14/09/2020

O autor apresenta, de forma simples, didática e sem enrolação, os principais momentos e autores da literatura brasileira. Para quem gosta, é uma fonte essencial de leitura e de pesquisa para conhecer melhor a nossa literatura.

Joel Joukin 14/08/2020

Passei 8 meses lendo esse livro. Primeiro pela quantidade e profundidade de conteúdo. Segundo, pois em paralelo busquei fazer a leitura de alguma obras ali citadas.
É um excelente fonte de pesquisa e leitura obrigatória para estudantes de letras e literatura.

Lílian 08/06/2012

O título não mente, Bosi discorre de maneira breve, mas eficaz, sobre os principais momentos da literatura brasileira, pontuando, também de forma concisa, os principais e indispensáveis escritores de cada momento.

Evelyne 15/12/2011

Uso como livro de pesquisa e consulta. Não leio de capa à capa.