Sobre a Literatura

Sobre a Literatura Umberto Eco

Resenhas - Sobre a Literatura

Léia Viana 29/02/2012

Aalises Literárias
Este é o primeiro livro que eu leio do Umberto Eco e infelizmente não pude aproveitar a leitura da maneira que eu gostaria, pois esta obra reúne uma série de ensaios ocasionais, apresentados em congressos e simpósios, mas todos centrados em questões literárias. De Aristóteles a Jorge Luis Borges, passando minuciosamente por Dante, e eu não li nada desses autores, por isso tive algumas dificuldades em apreciar mais afundo a narrativa, mas não pude deixar de observar que Eco surpreende com um grand finale, ao fazer uma leitura crítica de sua própria obra.

Outro ponto que chamou muito a minha atenção, foi a abertura da narrativa, na qual, Eco parte do clássico para discutir uma temática essencialmente pós-moderna: o futuro dos livros no universo on-line. Apesar de preferir os volumes tradicionais, em papel (e eu também), o crítico italiano não descarta a possibilidade de os e-books serem o meio de fazer com que a geração digital conheça o poder de um Dom Quixote ou a sátira e a crítica de costumes de Oscar Wilde. "Entramos na era do hipertexto, e o hipertexto eletrônico não apenas nos permite viajar através de um novelo textual (seja uma enciclopédia inteira ou a obra completa de Shakespeare), sem necessariamente desfiar toda a informação que contém, penetrando-o como uma agulha de tricô em um novelo de lã".

Adorei o ritual metódico do autor, para criar uma história, em "Como escrevo", ensaio que finaliza o livro, Eco nos revela: "Antes de tudo, para escrever um romance, o ato de escrever vem depois. Primeiro lê-se, preenchem-se fichas, desenham-se retratos de personagens, mapas dos locais e esquemas de seqüências temporais". Creio que seja uma boa dica para os futuros escritores.