Por que (Não) Ensinar Gramática na Escola

Por que (Não) Ensinar Gramática na Escola Sírio Possenti

Resenhas - Por que (Não) Ensinar Gramática na Escola

Thi 26/09/2023

Colegas professores, leiam este.
Reflexões muito interessantes que sintetizam as discussões da linguística que rolavam por volta do final dos 80's, redemocratização.

Destaque para a parte final, na qual vão algumas sugestões práticas de aplicação da teoria defendida no livro.

Resumindo, bom demais!

eupoetizo 03/09/2023

Mais uma leitura incrível! Super necessária para quem estar a ser linguista, não pode ficar sem conhecer essa obra.

mapadlivros 21/07/2023

Um livro bem escrito e muito bem exemplificado em seus exemplos, trazendo ampla reflexão sobre os assuntos tratados e sendo muito relevante.

silveira3 26/05/2023

BOM!!!
Como futura professora da área da linguagem, recomendo fortemente. acredito que há muito a se aprender com essa leitura, abre os olhos pra muitas questões que novatos (tipo eu) precisam saber pra quando chegar o momento de ensinar.

tia lu 23/05/2023

Acho que todos que querem dar aula para o ensino infantil e, até mesmo, após essa fase, é extremamente importante e útil a leitura desse livro.

Marcia 21/03/2023

É como esse livro mostra o quanto a escola está perdendo tempo no estudo da língua, de que adianta decorar inúmeras nomenclaturas se não sabe pra que servem as palavras.

Davi.Paiva 22/01/2023

Recomendo!
Link Amazon: https://amzn.to/3wiSk1o

Conheci este livro enquanto prestava um concurso público para a Prefeitura de São Paulo. Li muita coisa visando o aprendizado e até uns resumos / podcasts / resenhas técnicas. No entanto, esta obra me chamou tanto a atenção que decidi fazer uma resenha da mesma.

Embora seja um livro de 1996, ele tem uma linguagem bem atual e não tão acadêmica ao ponto de ter fácil compreensão. E sendo uma obra curta, é possível fazer a leitura em poucos dias.

Sobre o conteúdo em si: não levem o título tão a sério como eu levei quando o conheci. Não é que não se deve ensinar a gramática. A questão é que um brasileiro já tem uma proficiência com a língua que não deve ser ignorada visto que ele já sabe pronunciar "os meninos" e saiba que "os menino" esteja errado, mas dificilmente dirá "as menino". Sem contar que ainda que sua proficiência escrita seja limitada pelo vocabulário e/ou noção da construção sintática, seu ouvir e falar ainda o deixam em posição que um estrangeiro precisa de anos para alcançar. Logo, o ensino de gramática é válido para a proficiência. Só não deve ser levado a ferro e fogo, visto que muitas pessoas nem imaginam o quanto escrevem ou falam com erros e mesmo assim exigem perfeição das pessoas mais novas.

Recomendo!

Ana Monique Souza 05/01/2023

Muito útil
Recomendo a leitura a todos os falantes da língua portuguesa. É de extrema importância saber o uso social da língua portuguesa pertence aos falantes, não aos gramáticos.

Petra 14/09/2022

Eu amei essa leitura! O autor escreve super bem, é gostoso de acompanhar. Gostaria que o ensino que ele descreve fosse concreto. O sistema de ensino precisa ser reformulado!!

Daniele Freitas Pacheco 10/06/2022

Livro essencial para todos os professores de linguagem. Possui uma abordagem teórica relevante trazida de maneira simples e didática.

sabren 02/06/2022

esse livro é incrível. apesar da densidade do assunto, o autor consegue passar as informações e argumentações de maneira simples, a leitura é bem fluída e os capítulos são pequenos, o que facilita ainda mais a leitura. falar sobre o estudo e o ensino de gramática é complicado, e a questão maior nem é ensinar ou não ensinar e sim como ensinar.

VerAnica.Cardoso 19/11/2021

A leitura desse livro foi importante para rever alguns conceitos e metodologias no ensino da Língua Portuguesa, gostei da ênfase que o autor deu para as práticas de leitura e escrita em variados contextos e situações no espaço escolar. Outro ponto interessante foi sobre a importância de acessar o dialeto padrão, sem perder de vista a valorização de todos os dialetos, adequando o registro linguístico às situações que vivenciamos sejam estas formais ou informais.

linha 14/09/2021

Como esse livro eu li pra faculdade, e estava esperando capítulos longos e cansativos, tive a felicidade de conseguir ler ele rapidinho, e entender o que estava sendo proposto ?

linne 11/08/2021

Gostei!
É um bom livro para quem está iniciando os estudos em linguística, pois contém uma abordagem simples sobre conceitos importantes e há uma relação com a aplicação prática nas aulas de português nas escolas.

Fernanda.Prates 15/07/2021

O livro gera inúmeros questionamentos acerca do uso da língua e suas variações, além de discutir como a gramática pode ser abordada nas aulas de português.