Soldados Cidadãos

Soldados Cidadãos Stephen E. Ambrose

Resenhas - Soldados Cidadãos

Albuquerque 18/07/2011

Na linha de frente!
O livro é sensacional! Um dos melhores livros sobre a Segunda Guerra que já li, com certeza! Vamos aos prós e contras:

Pontos Fracos:

1- Se a pessoa que estiver lendo não estiver habituada com os fatos da Guerra Civil Norte Americana vai perder um pouco das comparações que o autor faz desta com a Segunda Guerra. Ele recorre a estas comparações em muitas passagens.

2- O livro é recomendado para aqueles que conhecem pelo menos um pouco dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial (como começou, porque os Estados Unidos entraram na Guerra, como os Alemães se encontravam quando isso ocorreu, porque os soviéticos entraram no conflito etc.) Quem não tem esse conhecimento prévio pode ficar meio perdido.

Pontos Fortes:

1- Livro baseado em relatos de soldados americanos e alemães que participaram efetivamente dos combates. Nada melhor do que ouvir a História sendo contada por quem a vivenciou!

2- O autor trata dos assuntos mais variados do dia a dia da guerra. O medo da morte, a vontade de voltar para a casa, o modo de encarar o combate, a relação de camaradagem, o tratamento entre superior e subordinado, como os soldados americanos viam seus adversários alemães, a reação dos substitutos, atos de heroísmo e de covardia, tratamento dos prisioneiros de guerra entre outros assuntos.

3 - Linguagem bem simples como "coisa de soldado", livro muito fácil de ser lido.

Fica aqui a minha recomendação!
Lu 18/07/2011minha estante
Curto muito livros de história, mas muita vezes a história detalhada me assusta, a descrição minuciosa da Segunda Guerra Mundial é interessante para o conhecimento, mas muito triste imaginar tudo o q aconteceu...não sei como seria ler a parte do tratamento dos prisioneiros de guerra, pois fico muito angustiada.

Thamy 02/10/2014minha estante
Eu gosto muito sobre filmes e livro de guerra, mas tenho dificuldade de organizar na minha cabeça a ordem cronológica. E senti essa dificuldade por desconhecer algumas coisas, tanto que acabei parando minha leitura para pesquisar mais. Sem conta que o autor faz descrições de coisas que não consegui visualizar. Sei la, tenho o costume de ler, parar, e revê as cenas na minha cabeça. Mas gostei muito do stephen ambrose, já tinha ouvido falar deles antes dos livros. Como conhecedor e conselheiro no filme o Resgate do Soldado Ryan.

AnaCris 01/01/2021

Humano. Magistral.
Este livro, que começa no dia seguinte ao dia D e vai até a Vitória, em maio de 1945, supera o seu antecessor (?O Dia D?, do mesmo autor). Stephen Ambrose, com sua prosa fluente ainda que aprofundada, nos conta episódios palpitantes da guerra como a Operação Market Garden e a Batalha da Ardenas, ao mesmo tempo em que acompanha as tropas aliadas rumo à vitória. Não são poucas as perdas pelo caminho, mas a narrativa emociona e faz pensar que esta talvez tenha sido a última guerra ?justa? (se é que isso existe). Sem perder a dimensão do todo, da logística, da estratégia, do alto comando, traz para perto os jovens que colocaram sua vida em risco pela liberdade nas sebes, pântanos, campos e florestas europeus, sonhando apenas com a volta para casa. Imperdível.
Rogério 29/04/2023minha estante
Ansioso por esse livro, Ana! Obrigado pela resenha

Peterson Boll 08/09/2021

Jornalista e Romancista
Ambrose consegue descrever os acontecimentos com entrega total, é como se realmente houvesse participado dos combates, ponto para ele, era um fanático por entrevistas e ouviu milhares de ex-soldados da Segunda Guerra. Apesar de logicamente louvar os americanos (e especialmente o baixo oficialato e praças),Ambrose ouviu também as histórias dos alemães, sem maniqueísmos, apenas como um bom repórter, e nos presenteia com várias histórias formidáveis.

PS- Ambrose é minucioso, então a descrição exata de armas e dos diversos componentes militares envolvidos, pode afugentar alguns

Giovan Marcante 25/02/2018

Brilhante coletânea de relatos
Mais uma vez Stephen E. Ambrose nos presenteia com uma brilhante coletânea de relatos das personagens que estiveram presente no teatro de guerra europeu pós 'Dia D'.
Talvez o que tenha diferenciado, dos outros livros do autor, de forma mais interessante foi a inclusão de relatos de personagens da então Wehrmacht.
Busque nesse livro não apenas informação histórica, mas também tente vivienciar o dia a dia daqueles soldados cidadãos.
Hugo.Mathias 01/03/2020minha estante
O livro é sensacional. Li antes de ler o Dia D, que retrata os preparativos e a invasão aliada á Normandia. Acho interessante que se familiarize com a operação overlord no dia D, Ed. 2002, e depois sim passe para o Soldados Cidadãos, que nada mais é do que a continuação do primeiro. Fica a dica