Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei

Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei Paulo Coelho

Resenhas - Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei

Bru 08/11/2023

Inspirador
Foi bonito conseguir me conectar com a minha fé através desta leitura. Deus tem várias formas e a feminina é uma delas. A Deusa reconhecida como essência divina ao longa da leitura, fez com que me reconectasse com minha ancestralidade feminina.

haymê 03/11/2023

Mano eu estava com muito medo do final desse livro por conta do início, mas não irei dizer muita coisa porque seria um spoiler.
Esse livro, igual todos os outros que eu li do Paulo Coelho, me fez pensar muito e querer melhorar como pessoas. Eu amo como ele transforma histórias simples em vários ensinamentos libertadores. Esse é um romance muito interessante e diferente do tradicional (??). Enfim, recomendaria para alguém que gosta de romances, mas não quer um clichê.

RafaelLeles 24/10/2023

21. Resenha: Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei
Li este livro logo após ter lido "O Alquimista" e imaginei que seria quase igual, mas ele é completamente diferente.
A história não é nada genial, porém sua diferença com os outros de romance da mesma categoria, o romance, é que tem partes muito religiosas, principalmente a Virgem Maria. Isso irá depender de cada pessoa que irá lê-lo, se a pessoa que não acredita em Deus ler esse livro, não irá gostar nem um pouco. Mas se a pessoa que acredita em Deus e leu muito a bíblia, as chances de gostar são maiores.
No meu caso, em que eu acredito em Deus Cristão mas nunca li a bíblia, tive uma estranha experiência. Não achei ruim, mas tive momentos em que não entendi nada o que eles estavam falando ou acontecendo.
Achei bem escrito e, às vezes, te prende, pois tive momentos em que não acontecia nada, outras havia muita coisa interessante.
Finalizando aqui, eu gostei do livro mas não seria o livro que indicaria para qualquer pessoa.

Nicolas388 20/10/2023

"Deus escondeu o inferno no meio do paraíso."
Pilar e seu amigo de infância não-nomeado se separam e voltam a se reencontrar onze anos depois. Durantes viagens entre Espanha e França, tentam acertar as pendências de seu passado.

A simplicidade na escolha das palavras pelo autor não se traduz em simplicidade na narrativa, mas sim em uma fluidez que nem me fez perceber que estava lendo. Coelho demonstra um domínio narrativo ao criar uma trama que se desenrola em sete dias, evocando simbolismos religiosos e mitológicos que adicionam profundidade à história. Esses simbolismos, como a referência ao salmo 137 no título, enriquecem a experiência de leitura e provocam reflexões sobre a natureza do amor e da fé. Mesmo eu, que não sou uma pessoa religiosa (embora, como a maioria que foi criada neste cristão país laico, tive criação e educação católica), pude relacionar-me com a religiosidade que permeia todo o livro.

Uma das ideias mais marcantes da história é a de que Deus criou homem e mulher à Sua imagem, abrindo espaço para a manifestação de uma divindade feminina. Ao longo da história, o feminino é constantemente enaltecido, trazendo à tona a importância da equidade de gênero e da valorização da mulher na esfera espiritual.

No fim, o amor humano é deixado de lado, e o Rio Piedra surge como uma metáfora de movimento, da continuação da vida, apesar de tudo.

Isabelle 16/10/2023

?Esperar dói. Aquecer dói. Mas não saber que decisão tomar é o pior dos sofrimentos?
Livro interessante. Nunca tinha tido contato com nada do autor mas me surpreendeu positivamente.

Luluh_costah 14/10/2023

Zaragoza
Puta merda mano, eu amo o Paulo Coelho, juro. Eu amo todo o conhecimento que ele transmite através das obras dele. Eu queria muito seguir essa religião, esse cristianismo, essa vida de seguir em busca do seu destino e fazendo jus a seu dom, lutando pela visibilidade da face feminina de Deus, daria de tudo

Sabrina 20/09/2023

A linha tenue entre pregação e romance
Depois de finalizar essa leitura me pergunto se escolhi a obra errada para conhecer paulo coelho ou se as pessoas se impressionam facil de mais. a escrita n tem nada de extraordinário, muito pelo contrário, eh bem comum e n acredito q se destaque em meio a tantos outros escritores de sua época.
enquanto a estória do livro: deixa a desejar. o romance quase sempre eh esquecido no meio do enredo pesado sobre religião, q está presente em todos os momentos possíveis até onde n precisava. talvez a cegueira do próprio autor sobre o assunto o tenha levado a esquecer q o espiritual n existe sem o terreno, e vice-versa.
no mais teria dado apenas uma estrela, mas acredito q o livro consegue, mesmo com tantos defeitos, conversar com o público. digo por mim, e talvez eu esteja misturando as coisas tb. porém, ler essa obra foi uma experiência massante do qual n espero passar de novo (n lerei outra obra dele tão cedo).

Ewerton 06/09/2023

Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei
Se esse tivesse sido o primeiro livro do Paulo Coelho que eu tivesse lido, eu nunca mais teria buscado nada dele pra ler. Por sorte, já tinha lido outros 5 livros dele e todos eram infinitamente melhores do que esse, o que me deixou na expectativa de encontrar uma leitura acima da média, mas que, no fim, me deu uma sensação de vazio e perda de tempo.

O livro não tem razão nem porque. Não tem alma alguma. Os diálogos são horriveis, os personagens principais são totalmente superficiais. A história é um amontoado de vários nadas que fica te levando pra lá e pra cá pra não chegar a lugar algum.

Quando terminei o livro, fiquei me perguntando se eu não entendi a mensagem ou se a li e havia perdido o seu sentido, pois eu não sei qual era o ponto do livro. Parece um ensaio sobre a superfície.

Uma chatice total.
Se alguém se aventurar a ler Paulo Coelho começando por esse título, tenho quase certeza que nunca mais irá voltar.

Eu estou decepcionado.

Helenilma 04/09/2023

Me surpreendeu.
Li ainda muito nova e foi uma experiência muito rica, tanto por ser o primeiro dele com que tive contato, quanto porquê é um livro cheio de coisas que jamais conheci. Tanto por não ser católica, quanto por nunca ter estado nos lugares citados. É uma história de amor, retomada de amores platônicos de infância e os bloqueios que a vida adulta impõe às pessoas mesmo que elas tentem ao máximo se reencontrarem. Tem uma pegada religiosa muito forte, talvez isso incomode alguns, mas a mim não incomodou. A trama me soou muito crível no que diz respeito às relações humanas, muito pé no chão com o lado emocional. Recomendo a quem já é familiarizado com este tipo de leitura.

fx 30/08/2023

Interessante
No início a personagem principal tava me irritando muito mas deu pra ler e foi ficando interessante, no final fiquei curioso e acabei gostando....... Mas saiba que você era uma chata!!!!! ?

Camilla 27/08/2023

Mais uma vez eu vindo aqui falar o quanto eu amo Paulo coelho.

Que história incrível que ele escreve. Apesar de tratar o cristianismos, ele traz a tona de um jeito super leve e que te faz questionar - ainda mais - o conceito de homens. Além disto, mostra o quanto o devemos sempre ser fiéis ao amor, pois é ele que nós guia nesse mundo.

Terminei o livro pensando no quanto ele fala sobre recomeços e que podemos sempre recomeçar, caso as coisas não estejam nesse agrado.

Juluzsg 08/08/2023

Decisões não tão pensadas
O livro tem uma pegada muito forte de querer passar uma lição de moral sobre o amor, o problema é que eu não senti que isso se desenvolveu de uma forma natural e sim muito forçada. Parecia uma grande palestra com uma história no meio pra exemplificar o que estava querendo ser dito.
Não gostei do desenvolvimento dos personagens e as decisões que foram tomadas não foram tão bem ancoradas na história.
Ainda assim não deixo de recomendar o livro se você gosta de autoajuda, catolicismo e história de amor duvidosa.

gabriel.a.brumatto 25/07/2023

Na Margem do Rio Piedra eu Sentei e Chorei - Paulo Coelho
Este é um dos livros mais famosos de Paulo Coelho, escritor brasileiro, autor de muitos livros de diversos temas. Alguns deles, best-sellers internacionais. É o segundo livro que leio dele; o primeiro foi O Alquimista.
Sobre o enredo. O livro conta a história de Pilar, uma moça bem-sucedida que viaja constantemente. Em uma dessas viagens, mais precisamente à Zaragoza, ela vai em uma palestra ministrada por um grande amigo de infância dela, que atualmente é seminarista/estudante de Teologia. Ela surpreende-se e vai encontrá-lo ao final da palestra, apesar de seus fãs que se alojam ao redor dele, pedindo respostas para suas perguntas e pegando autógrafos. Pilar consegue falar com ele, e os dois voltam a ser amigos, depois de muito tempo separados.
Eles saem juntos e vão para outras cidades por sugestão dele, que deseja passar mais tempo com Pilar, para recuperar os anos perdidos. Assim, a relação vai estreitando-se. Eles começam a sair todos os dias, para jantarem e se divertirem, tanto que alugam um quarto de hotel para dormirem juntos, mas, em camas separadas.
Suas conversas sempre tem algo relacionado à religião, mais precisamente ao Catolicismo, apesar de Pilar ser ateia, até o momento. Os dois começam a nutrir um amor profundo que sentem um pelo outro. Ao correr do tempo, a relação vai ficando mais íntima, se é que me entendem.
Depois de uma longa conversa sobre religião e participações em rituais religiosos, Pilar converte-se ao Catolicismo, por influência de seu amigo. Eles visitam um mosteiro que fica às margens do Rio Piedra, no qual tem a lenda que diz que todos os objetos que caem nele transformam-se em pedra, tamanha a frieza do rio. Durante esta visita ao mosteiro, ele revela que se libertou de seu dom religioso, para dar mais atenção à coisas da vida. Com isso, Pilar fica estressada e separa-se de seu amado.
Passado um tempo, ele retorna ao mosteiro, e vê que Pilar ainda encontra-se lá, e tenta reconciliar-se com a mesma, lembrando de tudo o que passaram juntos em tempos passados.
Enfim, é um livro interessante, um bom passatempo e ótima porta de entrada para conhecer as obras de Paulo Coelho. Por ser um livro extremamente ligado à religião, pode não agradar à todos. Livro regular/bom.

rafa // @_rafalapa 22/07/2023

Poético e sensível.
Essa foi uma das releituras de Paulo Coelho que estou fazendo esse ano.

Acredito que eu tenha lido esse livro a quase uns dez anos atrás e não me lembrava de quase nada da história.
Não chega ser um dos meus favoritos do Paulo, mas chega bem perto. Esse é um dos livros mais sensíveis e poéticos que o autor já escreveu em sua vida. É um livro delicado, ao qual para quem lê a primeira vez não sabe o que virá da história, qual será o caminho que os personagens traçaram com o desfecho.

E por falar em desfecho, eu não me lembrava que esse seria o fim da história. Eu estava certo de que ambos tornariam a suas vidas e seguiriam em frente, mas ainda bem que o livro não vai por esse caminho.

É um livro que tem uma carga espiritual muito grande, mesmo sendo abordada de uma forma totalmente não convencional, o que (acho eu) apenas Paulo Coelho sabe fazer.

É um livro sobre reencontros, não somente entre duas pessoas físicas, mas também sobre o eu espiritual, um encontro sobre sentimentos, sobre a fé e principalmente um reencontro sobre quem somos a fundo. É lindo poder acompanhar a jornada de Pilar e seu amado amigo de infância.