La Bodega

La Bodega Noah Gordon

Resenhas - La bodega

Patrícia 25/02/2024

Viagem pelos vinhedos da Espanha com um toque de história
Leitura bem fácil e interessante, conecta a tradição do vinho com a história da Espanha nas décadas de 30/40. Não possui um final surpreendente ou clímax bem definido, mas é uma excelente história. Li durante uma viagem aos vinhos do Sul, então foi bem propício e complementar!

Meira.MB 07/04/2022

Um relato da vida de Josep, na Espanha rural em ~1840, e sua jornada para se tornar um produtor de vinho nas terras de seu pai.
Livro leve, com tramas simples com a vida no campo. Acompanhamos Josep enquanto cresce e se especializa na plantação de uvas, quase como um jogo de fazendinha versão livro. A história mostra poucos contratempos da trama, geralmente resolvidos sem grandes sacrifícios. O texto apresenta muitos detalhes históricos, pesquisados em campo pelo autor, como é de costume em seus livros.
Um livro gostoso para ler despretenciosamente, harmoniza muito bem com vinhos espanhóis.

Henrique Moutinho 09/02/2022

Uma leitura extremamente agradável
O livro parece ter saído de um diário. Retrata a vida de um homem comum, filho mais novo de um produtor de uvas, que tem sua vida levada para diversos rumos, já que, como filho mais novo, não é herdeiro das terras do pai. A história é repleta da paixão pela produção de um bom vinho, em meio a uma Espanha em conflito. Tem seus momentos de tensão, mas no geral é uma leitura extremamente agradável.

Ju 06/06/2021

La Bodega
Joseph, um jovem agricultor espanhol se vê obrigado a deixar sua família e a terra natal na expectativa de ingressar no serviço militar e assim obter uma fonte de renda, já que por ser o segundo filho, herdaria apenas um quarto da pequena propriedade de onde sua família tira o sustento produzindo vinagre. No entanto, a promessa de um trabalho é uma armadilha que fará com que ele e seus amigos se envolvam em um crime. Após conseguir fugir para o sul da França e viver escondido, empregado em uma vinicula por mais de quatro anos, ele descobre que seu pai morreu e resolve voltar a Catalunha ainda com medo de ser capturado. O amor pela terra em que nasceu e os conhecimentos adquiridos no sul da França, farão Joseph lutar com todas as forças para concretizar seus desejos.

Fe Lima 08/08/2020

Arrastado
Para mim foi um livro muito arrastado para ler, é um livro cheio de detalhes que precisa sempre estar atendo para não se perder

Rebekah 03/05/2020

Dá vontade de comprar uma terra e começar a trabalhar nela para fazer o seu próprio vinho.

Neto.Antonelli 22/04/2020

Vinho, história e vida camponesa
História espanhola, vida de camponeses, produção de vinho e muitos personagens encantadoramente simples. Uma reconstrução da vida e da comunidade. Apaixonante.

Rosa Daré 24/03/2020

Ambientado na região da Catalunha no século XIX, La bodega relata o caminho iniciático percorrido por um jovem vinicultor durante as guerras carlistas. O livro contém todos os ingredientes que fizeram de Gordon um escritor de sucesso internacional: personagens fortes, ampla pesquisa histórica e retratos fidedignos da época abordada. Dessa vez, ele adiciona ainda intrigas políticas e amorosas, acompanhadas por um bom vinho e da descrição de paisagens deslumbrantes, e comprova seu sucesso para contar histórias que atravessam fronteiras. Os sete romances assinados por Noah Gordon já conquistaram mais de nove milhões de leitores em todo o mundo. Como o próprio Noah Gordon afirma, La bodega é um tributo à Espanha, país que descobriu já na idade adulta e pelo qual se apaixonou. ?Depois de algum tempo, constatei que desejava escrever sobre um homem que vivia na Espanha e se atrevia a sonhar que poderia elaborar um bom vinho?, conta. Para escrever o romance, ele visitou vinhedos, conversou com moradores da região rural catalã e fez ampla pesquisa sobre a guerra que sacudiu o nordeste espanhol ao fim do século XIX. Assim nasceu Josep Alvarez, personagem com a inteligência, a complexidade, a força e a sensibilidade que o autor sempre imaginou.

Odemilson 22/07/2018

Honesto e desce fácil, como um bom vinho.
A exemplo de outros livros deste autor, é uma leitura agradável pra quem gosta do estilo de romance histórico em que ele se especializou.

Uma atmosfera agradável, um ambientação precisa, e o cuidado na construção dos personagens faz com que seja um livro fácil de levar adiante, ao mesmo tempo leve mas sem cair no trivial ou pueril. Questões como a mágoa, a culpa, as paixões humanas e o desejo de pertencimento são tratadas com sensibilidade e de uma forma muito coerente como cenário histórico que o livro evoca.

Um bom livro, recomendo para dar aquela fugida da realidade dura. Só aviso: arrisca deixar vontade de tomar uns vinhos depois.

Eunice Mitsuko 29/08/2016

Não gostei
Não gostei do livro.

Daniele Serra 11/11/2013

Guerra Civil e Vinhos
Em primeiro lugar NÃO LEIAM a sinopse oficial deste livro no site da Rocco, ela é um resumo do livro e contém muitos spoilers! Agora voltando a resenha esse livro só não foi melhor por que eu criei muita expectativa com o autor, como disse sou fã de livros históricos e para todo mundo que gosta do gênero existem milhões de pessoas dizendo: você precisa ler Noah Gordon! E por um azar, que só fui descobrir depois que terminei de ler, este não é o melhor livro do autor…

Esse livro conta a vida de Joseph, um jovem espanhol que vive na região da Catalunhã e que por não ser o filho mais velho acaba envolvido na guerra civil espanhola. Bom então eu acreditei que seria um livro que falaria muito da guerra civil, mas não é. O foco deste livro é como as pessoas podem correr atrás de um sonho apesar de todas as adversidades e acabar superando as dificuldades, tudo isso em um fundo onde nos é explicada um pouco de como o vinho era produzido naquela época na fronteira da França com a Espanha. E não, isso não é um livro com fundo auto ajuda.

Gostei do livro devido ao crescimento do Joseph e como ele acaba se transformando ao longo de suas experiencias de vida. Gostei muito do jeito que o Noah Gordon escreve, é um texto fluido que por mais que a história não seja tão boa te prende ao livro. Em breve pretendo ler “O Fisíco”, livro que as pessoas dizem que foi o melhor que ele já escreveu,estou com muita expectativa para esta obra.

site: http://emalgumlugardaestante.wordpress.com/
César 19/03/2014minha estante
excelente.

MarioLuiz 12/02/2017minha estante
No geral gosta da escrita fluida do Noah Gordon e gostei de todos os que li, mas realmente os melhores foram, em minha ordem, o Último Judeu e O Fisico. Assisti o filme The Physian baseado no livro, para quem leu o livro o filme parecerá uma paródia.

Luciana 18/01/2012

O livro retrata a vida de pequenos agricultores da Espanha, dando enfoque a uma família em especial. É um livro sem muitos alto e baixos, que se desenvolve em ritmo constante, como a vida. Com muita informação sobre a época, que é por volta de 1870, também fala muito sobre a fabricaçao de vinhos, tecnicas desenvolvidas na época em questão. Gostoso de ler
emanuel.dearauj 09/08/2016minha estante
undefined

Tuiza 21/11/2010

O personagem principal é Josep, filho mais novo de um produtor de uvas para vinagre. Pelo costume da época, ele não herdeiro do pai pois não é primogênito. O cenário é o de uma região pobre da Espanha. A narrativa nos apresenta a sociedade da época, os costumes religiosos e, principalmente, o esforço individual e o trabalho persistente de homens como Josep que levaram a região a produzir vinhos de boa qualidade.

É uma narrativa agradável, às vezes empolgante, e prende a atenção do leitor. Em sua maior parte apresenta os fatos básicos da vida, o trabalho pela sobrevivência, as relações de amizade, a dificuldade de seguir os próprios sonhos e a importância do auxílio de outros membros da sociedade para o desenvolvimento individual e, como consequencia, da coletividade.