Breve história de quase tudo

Breve história de quase tudo Bill Bryson

Resenhas - Breve História de Quase Tudo

Laura 14/02/2024

Bem didático para quem não é das áreas de concentração expostas, além de trazer informações relevantes à existência do universo e afins. É denso e cansativo em alguns momentos, mas vale a pena a leitura.

Deby 04/02/2024

Gostei
É um livro muito completo, tem muuita informação e conhecimento. Dá um panorama geral sobre a história da terra, até a chegada dos seres humanos e seu desenvolvimento. Tem muitas curiosidades e informações que nos nunca ouvimos falar. Recomendo pra quem gosta de leituras desse tipo!

henriqueboaventura 22/01/2024

Coloca tudo em perspectiva
Ouvi diversas vezes o @buenasideias e o @lucianopotter mencionar esse livro. Já estava na minha prateleira a alguns meses esperando o momento dele e chegou. Que delicioso ler um livro que cada página virada é um aprendizado novo, uma epifania no sentido mais literal da palavra. Do Big Bang até o Homo Sapiens, Bill Bryson se compromete em contar como chegamos até aqui, e adianto, não somos os escolhidos, não somos os melhores, definitivamente. Estamos aqui meramente pelo acaso, sorte ou combinação perfeita de resultados (bilhões e bilhões de resultados). O livro de certa forma coloca tudo em pererspectiva e coloca o ser humano onde ele pertence, a uma fração ínfima do tempo que a Terra está aqui (segundo o autor, se esticarmos os braços como analogia ao tempo do planeta, o tempo do ser humano poderia ser apagado com um lixar de unhas). Somos parte de uma história que ainda não acabou, se aprendi algo com o livro é que em algum momento vamos ter nossa extinção como espécie, não sabemos se por evolução ou por auto-destruição, mas estamos com os dias (anos, séculos, talvez) contados e isso é parte da vida na terra.

PAULINHO VELOSO 18/12/2023

Cultura científica generalizada
As histórias que envolvem as grandes descobertas científicas é o melhor deste livro.
Mesmo aos amantes das Ciências Naturais a predileção por uma área ou outra é inevitável. Porquanto, a um livro de quase 500 páginas seria difícil ser agradável o tempo todo. A mim agradou em 75%, que prefiro as Ciências Físico-Químicas às Biológicas. Enfim, um banho de cultura científica generalizada.

Biblioteca Álvaro Guerra 14/12/2023

O mundo seria muito mais simples se a fórmula deste livro constasse do currículo dos cursos de jornalismo .Pois ele não passa de uma grande reportagem. Mas é uma grande reportagem em escala cósmica , que entre outros trunfos ganhou o prêmio aventis . E não é todo dia que o maior prêmio da europa para literatura cientifica vai parar nas mãos de um autor americano de best-sellers que, ainda por cima , inspirou-se na própria ignorância para escrever esta história .
Aliás ,isso nunca acontecera antes de Bill Bryson.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8535907246

Aléxia Corujas 08/11/2023

No livro somos convidados a conhecer o percurso de diversas descobertas ao logo da história da humanidade. E vamos descobrindo que muitas vezes elas são fruto de mero acaso, que se procurava uma coisa e acabou-se descobrindo outra tão interessante quanto e que algumas descobertas só foram possíveis graças a habilidades muito específicas de determinadas pessoas como por exemplo a descoberta de supernovas por um homem que conseguia tal feito apenas observando o céu e era mais eficiente nisso que os telescópios da NASA.
Um livro pra quem gosta de curiosidades e mais que isso, mostra que descobertas impensáveis acontecem quando estamos experimentando. Um convite a experimentação.

Batista 11/08/2023

O curso das coisas
O livro é excelente, pois aborda temas que os cientistas tratam através de ?cientifiquês?. Trata com uma linguagem de leigo para leigo, e o próprio autor fala isso no livro. E aborda também o quanto a própria ciência muda o tempo todo. Se alguém quiser um livro mais atual, melhor nem ler. Tem que ter em mente que as coisas mudam, e talvez o próprio esforço que o autor fez pra coletar informações que demandaram tempo e que esse tempo pode ser visto como desperdiçados. Isso leva o homem a desistir de descobertas refutadas por outros cientistas. Resumindo, o livro é para leigos, numa linguagem traduzida para leitores menos familiarizados com termos técnicos. Como sou leiga, me identifiquei. Fiquei em choque com a excrotice de alguns figurões da ciência. Me poupem. Até quando seguiremos assim?

Felipe.Camargo 28/04/2023

Um dos melhores livros de divulgação científica
Maravilhosa a leitura, recomendo para todos os amantes das diversas ciências. O autor aborda de uma forma extremamente didática desde os primeiros segundos do universo aos impactos do antropoceno.

sara.w0 01/03/2023

Breve história de quase tudo
Encontrei esse livro no sebo na minha hora de almoço, paguei R$10!
Apesar de sim, estar meio desatualizado, isso não impede de ser um compilado interessantíssimo e rico de quase todos os fatos relevantes que sobrevoaram nosso planeta desde seus primórdios.
5/5

Jose506 09/02/2023

Um universo estranho
Diante de toda a existência até agora, o Homo Sapiens só existe por 0,0001%. Olhando um passado recente onde, de maneira muito triste e incompreensível, o homem cassou animais implacavemente até sua extinção, seríamos os últimos escolhidos para organizar e zelar do nosso cosmo solitário, monitorar onde está indo e manter um registro de onde de esteve. Esse livro não é outra coisa senão, mostrar que somos tremendamente misteriosos e ignorantes e temos muito o que aprender, apesar de termos descoberto tantas coisas incríveis.

Krügel 14/01/2023

Uma ótima história para quase tudo
O livro conta com uma ótima explicação breve sobre diversos assuntos científicos, tangenciando astronomia, biologia (Desde genética até como se deu a teoria do evolucionismo), física e um pouquinho de geologia.
Além de discutir estes tópicos o autor conta algumas curiosidades, sobre os autores de tais publicações ou mesmo algumas coincidências de encontros, trágicos ou não entre autores.

Amei como o livro deu ênfase nas dificuldades ao se publicar alguma ideia nova, que quase nunca é aceita de cara e quase sempre se leva muitos anos para formalizar, dando assim uma luz mais realista para a metodología científica.

Mas nem tudo são flores, uma das maiores críticas a esta versão é que, apesar de linda, já é datada. Como a ciência nunca para algumas das idéias apresentadas já foram descartadas e principalmente quando falamos sobre espaço pudemos acompanhar recentemente algumas expedições que o autor julgou serem impossíveis, porém olhando isso por outro lado, também é incrível...

jonasbrother16 31/12/2022

Eu subestimei o quanto esse livro seria interessante. Achei, pelo título "clickbait" (ou seria "readbait"?), que seria um sobrevoo bem superficial sobre a história científica do universo, com sabores de trivialidade, pra quem quer dizer curiosidades em festas. Eu não gosto de leituras desse tipo.

Felizmente, esse livro faz um ótimo trabalho em desenhar um sério percurso da natureza desde o Big Bang, até o ponto em que estamos hoje, sem ser sensacionalista demais -- como um cavaleiro do apocalipse ou uma das figuras que entendem de "era de Aquário" e coisas do tipo -- e sem esconder o que ainda não sabemos -- pois depois de tudo o que passamos em 2020 e 2021, eu não quero ouvir de novo que cientistas sabem de tudo.

É uma leitura envolvente, sempre interessante, que mergulha nas vidas das figuras chave que nos ajudaram a descobrir todas estas coisas, e a cada capítulo me deixava pensativo sobre algum aspecto da vida. Aqui vão algumas coisas:

- A vida sempre foi difícil. E a perspectiva pra o futuro não é das mais confortáveis.
- A vida sempre acha um jeito de existir. Mesmo com todo emblema, todo problema, todo sistema e todo Ipanema, a gente vai levando.
- A natureza é mesmo soberana, de uma maneira que desafia a nossa compreensão. O que me faz pensar: o que no mundo eu teria direito de chamar de "não-natural"?
- A comunidade científica é como uma grande Igreja: todo mundo discordando internamente, mas olhando para o mesmo Objeto.
- Pensar que estamos num mundo que tem milhões de milhões de anos, coloca tudo em perspectiva. Uma espera na fila do banco nunca mais será a mesma.

Foi minha última leitura do ano, terminei literalmente no dia 31. Foi um ano em que eu queria ter lido mais, como foi 2021, mas necessidades mais imediatas me impediram. Quem sabe 2023. Também quero ter leituras mais focadas. Nada de ler sobre arqueologia hoje e sobre psicologia amanhã. Isso não faz nenhum bem a longo prazo.

Desejo a todos os que lerem isso a tempo tenham um iluminado 2023, com muitos doces e travessuras.

Kevin 05/12/2022

Interessante
Interessante para quem gosta de história (das mais diversas) . Não é o tipo de livro que você precisa ler do inicio ao fim. Leia somente os capítulos que mais lhe interessam.