Breve história de quase tudo

Breve história de quase tudo Bill Bryson

Resenhas - Breve História de Quase Tudo

Marct 18/09/2011

Minha privada cultural
Sempre achei o ato de defecar (fazer cocô, cagar, jogar um barro etc) uma tremenda perda de tempo. Por isso, desde a mais tenra idade, cultivo o hábito de deixar alguns livros por perto do vaso sanitário.

Foi fazendo cocô (eu costumo usar o termo "cagando", mas D. Cristina Tavares diz que isso é grosseria) que li todo o poema épico Os Lusíadas do bardo lusitano Luís de Camões. Aquele mesmo que inspirou o prato "filé à Camões" que é composto principalmente de um bife de chã de dentro com um ovo frito ao lado.

Lembro que era uma edição das Ediouro com comentários estúpidos do igualmente estúpido prof. Silveira Bueno, o mesmo que é responsável pelo pior dicionário da Língua Portuguesa desde o de autoria de Raphael Bluteau que foi lançado por volta de 1712.

Os Lusíadas, com seus 10 cantos e 112 esrofes de 8 versos decassílabos cada uma, foi lido em cerca de 60 cagadas. É bom esclarecer que muitas vezes eu defeco mais de uma vez por dia.

Atualmente, meu livro de cabeceira privada é "Breve história de quase tudo" de Bill Bryson. Com esse livro Bryson ganhou o Prêmio Aventis, que é concedido ao melhor livro de divulgação científica do ano. Interessante é que o autor não é um cientista e sim um jornalista (incrível!). A ideia de escrever o livro se deu quando ele sobrevoava o oceano e deu-se conta de não saber o porquê de a água ser salgada.

"Aliás, não tinha a menor ideia sobre o funcionamento do único planeta em que viveria toda a vida. E o pior, diz ele, é que 'a salinidade do oceano representava apenas a menor fatia da minha ignorância'".

Meu companheiro das
horas solitárias
Bryson juntou todas as perguntas sobre big-bang, partículas atômicas, evolucionismo, placas tectônicas e durante 3 anos saiu pesquisando. Leu livros essenciais e entrevistou os maiores especialistas. Colocou o resultado nas páginas do livro e, em suma, fez uma grande reportagem.
Aline Stechitti 28/02/2013minha estante
o.O maneira diferente de ler essa, lembro de uma santa q orava assim, dizia q o q era p DEUS subia e o q era p demo descia kkk

William Kennedy 22/08/2013minha estante
Melhor resenha! hahahaha

Carla 17/03/2015minha estante
Tal descrição não lembra muito uma resenha, e sim algumas cenas de comédias americanas de quando não a texto para fazer rir.

adrianoprospero 26/05/2015minha estante
Isso que é uma cagada cultural! Pra mim cagar é um coisa tão rápida que não é pra dar tempo de fazer nada. Não é nem passar um fax. É passar um SMS e sair fora.

matutador 25/05/2016minha estante
cara, certamente vc está comendo poucas fibras.

Caim Ferreira 13/09/2017minha estante
Isso foi uma resenha?

Leticia.Liberato 26/01/2021minha estante
Meu quando eu cago nem da tempo de ler não hahahahha é fazer, limpar e ir embora.

Alydia 13/10/2021minha estante
Mano, quanto tempo que se passa cagando? Da nem tempo de ler o prólogo de um livro.

"Aonde você vai Sam?" 30/12/2021minha estante
De onde eu venho, quando a pessoa demora tanto na cagada que dá até pra ler, a gente diz que a pessoa tá cagando arame! Mas foi uma excelente resenha, do tipo que o próprio Bill Bryson escreveria, uma análise incomum para um livro fora da curva.

Lucas | @luagonoslivros 24/04/2021

Que jornada...
Acabei ontem a releitura de Breve História e amanhã será o último encontro do Experiência Literária, clube do livro aqui do canal para transformar a vida dos leitores.

Sem dúvida essa foi uma ótima escolha para iniciar um trabalho de divulgação científica no meio literário. O livro reúne basicamente TUDO que precisamos entender sobre a história do universo, do planeta, do ser humano... de forma não tão simples e nem tão densa.

Esperamos que com nossos vídeos e nossas discussões, os participantes tenham conseguido compreender ainda mais alguns tópicos da leitura, e que a sementinha da ciência tenha sido plantada.

Que venham as próximas edições! o/

site: https://hotmart.com/product/experiencia-literaria-a-vida-o-universo-e-tudo-mais/T47860859D
paulaleblanc 09/08/2021minha estante
oii, depois desse comentário, eu entrei no seu canal para ver o seu conteúdo, agora já devo ter assistido uns 10 vídeos, o trabalho de vocês é muito bom!! me inscrevi

Lucas | @luagonoslivros 10/08/2021minha estante
Muito obrigado! ?

Arsenio Meira 08/10/2013

Breve ?!

Demorei, propositalmente, (e também porque outros livros se interpuseram no meio do caminho) quase uns trinta dias para concluir a leitura deste "Breve História de Quase tudo", do Bill Bryson.

Envolvente, plural, charmoso, este livro vicia. Perfis de gênios, resgate de outros esquecidos. Os inevitáveis temas (da predatória ação do homem contra a pobre natureza) não cansam, antes causam indignação. E Bryson consegue regar com humor algumas passagens, leciona quando descreve a genial postura do consagrado Heisenberg, que não era idiota, pois sabia que levar-se a sério demais é um erro crucial do ser humano. E olhem que este sujeito criou o Princípio da Incerteza. Ou seja, era um bamba da Ciência.

Heisenberg dizia que a mecânica matricial era matematicamente tão complexa que nem ele, o criador da teoria, conseguia entendê-la completamente. “Eu nem sei direito o que é uma matriz”. Quando questionado como se podia imaginar um átomo, respondeu: "melhor nem tentar."

Elegantemente socrático, o Heisenberg. Fez questão de não jogar a benéfica matriz filosófica às traças.

Pensei que eu não fosse me enturmar com essa turma, mas terminei o livro com a sensação robustecida de que escrever uma história é diferente do que contar uma história. Mas ambas virtudes reclamam perícia, técnica, arte, engenho. Talento, inspiração e suor. Bryson tem de sobra. A prova está aí.

Ao amigo Carlos Patrício, obrigado pela indicação. (E mesmo que eu não tivesse gostado, agradeceria do mesmo jeito. O gesto é o que conta.)
Carlos Patricio 08/10/2013minha estante
Grande Arsênio! Ótima resenha, como sempre ;] Abraços

Paty 11/04/2014

Imagine as maiores invenções e descobertas dos maiores "caras" com os maiores intelectos que a humanidade já viu contada numa linguagem que lembra uma conversa de amigos numa mesa de bar, e com todas as esquisitices e falcatruas possíveis, tudo escancarado.

Não importa que tipo de leitor você seja, Breve História de Quase Tudo deve ser lido!

Metamorfósea 27/09/2009

Breve História de Quase Tudo nos conta, numa linguagem bem acessível e facilzinha, como nasceu nosso caro e imenso universo, com seus grandes aglomerados de estrelas e galáxias, e como um caco de material fundido veio parar aqui onde está nosso lindo planeta e muito, muito tempo depois, nós viemos parar em cima de sua superfície. Pode-se acompanhar ainda a história de parte da ciência, com seus seguidores e pioneiros ecxêntricos, suas desaventuranças e indiadas até descobrirem o que hoje pode ser óbvio ou tremendamente obscuro e incerto.
Ao contrário das aulas convenionais de física e química, onde você provavelmente já dormiu muitas vezes, este livro despensa a linguagem matemática e complicada. Bryson simplificou as coisas até traduzi-las para a língua de gente, ao ponto de que até nós e ele mesmo possamos entender. Em pouco tempo, é possível se flagrar com os olhos colados ao livro, sem conseguir parar de ler. Mina de conhecimento sobre coisas que você provavelmente não sabe, dá pra a prender muito e ainda dar boas risadas com o humor hilariante de Bill Bryson. Já que você tem tempo sobrando para ler o que uma pessoa como EU escreve, va gastá-lo com algo mais útil, encrementando seu abismo mental com uma Breve História de Quase Tudo.

Fernando 09/12/2011

Prato cheio para quem é curioso
Este livro deveria virar livro didático obrigatório em todas as escolas. É divertido, gostoso e muito elucidativo.
Vale a pena, principalmente para quem é curioso!

Cris.Aguiar 31/10/2022

Planeta Incrível!
Não é um livro para ler de carreira pois pode se tornar cansativo por conta dos assuntos, mas a escrita do Bryson é tão gostosa (como um bate-papo com seu melhor amigo) que cada capítulo flui super bem, independente do seu desconhecimento sobre o assunto.

Ele realmente aborda vários aspectos de nossa existência na Terra, tanto do lado de fora (os planetas, galáxias etc), quanto dentro da Terra (tudo o que sabemos do que se encontra debaixo da Terra; e claro, explora os átomos, explora a flora, fauna, a humanidade como composição elementar.. Enfim, ótimo livro.

A única ressalva é que, como foi escrito em 2005 e a ciência não descansa um dia, alguns dados já estão diferentes do livro (como Plutão), então vale a pena de vez em quando dar uma pesquisada sobre o que há de mais novo sobre o assunto abordado.

RECOMENDADÍSSIMO!

Felipe.Camargo 28/04/2023

Um dos melhores livros de divulgação científica
Maravilhosa a leitura, recomendo para todos os amantes das diversas ciências. O autor aborda de uma forma extremamente didática desde os primeiros segundos do universo aos impactos do antropoceno.

Reccanello 15/03/2022

Não foi sem um certo desagrado que Bill Bryson percebeu que não sabia a razão dos oceanos serem salgados. Naquele momento, constatada a pequenez de seus conhecimentos sobre nosso planeta, o autor decidiu começar um trabalho hercúleo: buscar junto a dezenas dos mais renomados cientistas de cada área entender - e, principalmente, explicar - o que é sabido sobre nós, nosso mundo e o universo. Acredite, não é pouca coisa, mas tudo é contado nesse livro muito divertido.
===
Iniciando na origem do universo e seguindo até a atualidade, o livro trata dos mais diversificados assuntos, desde questões relacionadas à física, à geologia e à paleontologia, até evolução, deriva continental, biologia, química e tantas outras disciplinas que você, certamente, achava "chatas" na época da escola. Em oposição ao tradicional texto didático, a escrita do autor passa longe dos jargões técnicos, mas nunca abrindo mão da profundidade conceitual. Fica muito clara neste delicioso guia de viagens pela ciência a preocupação do autor em entender, e nos fazer entender, como os cientistas realizam suas descobertas e como elas, cumulativamente, moldaram nosso "conhecimento científico". Nas palavras do próprio autor, "temos um vasto terreno por percorrer e bem menos de 650 mil horas para fazê-lo. Comecemos, pois"!

site: https://www.instagram.com/p/CUoFtmPAfaN/

luc 15/06/2021

fofoca científica
lindo para ler o capítulo de uma área de interesse
porém meio pesado pra ler de cabo a rabo de uma vez

Ricardo533 15/11/2020

Não foi eu que descobri mas vamos fingir que foi
Proposta interessante. A maneira com que o autor escolhe contar a história das descobertas, sem dar muita ênfase para a ciência em si , deixa tudo mais fácil de se entender. Gostei das fofocas também, tem muita passada de perna e dedo no olho na história das descobertas. No final fica claro que o que sabemos é quase nada sobre tudo

Bruno T. 08/11/2009

Excelente obra de divulgação científica
O que mais chama atenção no livro de Bill Bryson é a quantidade de informações que ele contém, fruto de um imenso trabalho de pesquisa de mais de três anos, consultando dezenas de especialistas e centenas de publicações, entre livros e revistas.
"Do big-bang ao homo-sapiens", o autor consegue, efetivamente, apresentar uma história de quase tudo (ou seja, da ciência), abordando praticamente todas as áreas do conhecimento humano.
A lista é grande: astronomia, biologia, antropologia, cosmologia, física, química, mecânica quântica,teoria da relatividade, paleontologia, evolução ....
Escrito de forma didática e bem humorada, é um livro para ler e reler, indicado para todas as idades.

Djúlio 31/12/2020

Leitura obrigatória para cientistas
Leitura fluída, fácil, gostosa e nada cansativa. "Breve história de quase tudo" é o tipo de livro que te faz distrair a mente, relaxar e se perguntar a todo instante o porquê se estar no aqui e no agora. Acho que como biólogo, o livro acabou sendo de melhor entendimento, também pude relembrar vários conteúdos aprendidos ao longo da graduação e também me apaixonar novamente por minha profissão. Apesar de alguns dados ultrapassados, acredito que seja uma leitura vital para todos os cientistas. O que fica pra mim é a percepção da fragilidade da vida na Terra e do quão preciosos somos. Amei!

Jose.Lima 07/04/2021

Muitas curiosidades úteis
Esse livro foi ótimo no sentido de aproveitar a leitura, gostei bastante, principalmente ao referenciar pessoas bastante importantes para a história da humanidade que passam despercebidas nos ensinos modernos, pessoas essas que morreram decepcionadas pelo descrédito mas que foram excepcionais para o progresso e o entendimento do mundo, e fala também de pessoas que se não existissem agregariam muito mais, ótima leitura, recomendo bastante