Asgard: A Saga dos Nove Reinos

Asgard: A Saga dos Nove Reinos Nana B. Poetisa...

Resenhas - Asgard: A Saga dos Nove Reinos

MÁRSON ALQUATI 24/04/2011

Uma antologia digna dos Deuses!
Depois de "ASGARD _ A SAGA DOS NOVE REINOS", o universo literário mitológico jamais será o mesmo!

A reunião de tantos talentosos escritores, poetas e ilustradores numa única coletânea só poderia resultar numa magnífica obra de arte.

"ASGARD _ A SAGA DOS NOVE REINOS" nos remete ao fascinante mundo da mitologia nórdica com suas incríveis histórias de bárbaros vikings e lendários Deuses imortais: Thor, Odin, Loki, Tyr, Baldur e etc...

Um livro para todas as idades e gostos com contos de excelente qualidade somados a odes poéticas de altíssimo nivel e maravilhosas ilustrações!

RECOMENDADÍSSIMO!
carolina 20/06/2011minha estante
For children and grownups who love not only adventure but magical tales, the Saga of Asgard does it all.

A fascinating anthology covering so many aspects of Norse mythology and written by talented writers who really know how to use words to paint brilliant pictures.

The illustrators have created pictures that are exciting in their conception and fascinating to look at.

A big thank you to you all.

Pedro Moreno 17/08/2011

Na morada dos deuses
Asgard, A Saga dos Nove Reinos. Editora Jambô, 211 página. R$ 35,00

Apesar de distante do Brasil, a mitologia nórdica é conhecida graças a sucessos dos quadrinhos como Thor, heroi da Marvel que recentemente ganhou um filme e o bárbaro Conan, outro personagem da Marvel que terá também ganhará as telonas nesse ano. Clássico também são as tiras cotidianas de Hagar, o Horrível, de Dick Browne, narrando o mundo moderno sob a ótica de um saqueador viking.
Asgard é o reino dos deuses segundo os vikings, um misto de guerreiros, piratas, exploradores e comerciantes que habitaram a região que hoje é composta pela Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia de 1066 até perto da idade média. Sua mitologia e costumes foram difundidos, muitas vezes de forma errada. A cena clássica de um monte de guerreiros barbudos com chapéus cônicos com chifres, velejando em barcos com proa em forma de dragões e saqueando/pilhando tudo que encontrarem pela frente toma conta de nossa imaginação assim que pensamos nesse povo, apesar de estudos mostrarem que os vikings eram bons exploradores pacíficos e não usavam chifres em seus elmos.
Mas distante da realidade de Midgard, como era conhecida a Terra pelos vikings está Asgard, morada dos deuses que com sabedoria ou força governam o destino da humanidade. É essa mitologia nórdica que forma a base de Asgard, a Saga dos Nove Reinos. A concepção de uma antologia, reunindo diversos autores, alguns amadores outros já profissionais, com o propósito de escrever sobre Asgard apareceu em boa hora. Alguns foram mais clássicos narrarando parte das histórias deixadas pelos vikings, outros criaram novas possibilidades de confrontos de um panteão conhecido por sua violência e há aqueles que misturaram com uma era contemporânea ou com outras lendas.
Sóira Celestino e Evandro Guerra organizaram esse volume com bons contos épicos, poesias romantistas e gravuras bem arranjadas entre um texto e outro. Alguns autores não conseguiram captar a essência da proposta, escorregando na narrativa, mas isso á algo comum em qualquer antologia e não tira nenhum mérito da obra.
Uma especial atenção do leitor para Newton Emediato Filho, Alex Mir, Alfer Medeiros, Vinícius S. Reidryk e Márson Alquati. Escritores que conseguiram prender a atenção com seu enredo bem estruturado.
Asgard é boa leitura para quem gosta do tema, sempre bom ler novas histórias sobre antigos personagens. Porém não é tão interessante para quem não tem ideia do que seja a mitologia nórdica ou não goste de alta fantasia.
Joice 28/08/2014minha estante
O livro é muito bom, as historias são curtas ,mas bem diretas excelentes para quem é fã do tema , bem focadas ao assunto , o material e de excelente qualidade , as letras são de ótimo tamanho o que não torna a leitura cansativa, o livro é de bom tamanho

Amanda Reznor 28/07/2011

Algumas observações...
Eu sinceramente achei a antologia de primeira linha, e, quando digo isso, é porque há alguns fatores a serem analisados em conjunto, tais como a presença ou não de erros gramaticais, a idade dos autores envolvidos, a forma como o trabalho foi desenvolvido (sem cobrar taxas do autor e arcando com os direitos autorais), o público para o qual Asgard foi destinado, o incentivo à inclusão de escritores e ilustradores nacionais paralelamente à presença de autores de outros países, enriquecendo e diversificando as ideias trabalhadas nos contos, entre muitos outros fatores cuja ciência não se aplica a todos.

Ao elaborar uma crítica, a pessoa não só deve estar a par de todos esses fatores, como deve, também, estar acompanhando o ritmo das publicações atuais, o grupo em que a antologia se enquadra, e aí sim estar fazendo uma comparação, uma crítica, uma sugestão.

Qualquer obra está sujeita a agradar ou a ser depreciada, e ainda bem que os gostos diferem, porém um bom juiz deve saber julgar a qualidade em detrimento de seu próprio gosto.

Há contos em Asgard que eu adorei; outros, nem tanto, porém estavam bem escritos, bem revisados e bem inseridos no tema; a escolha da ordem dos contos permite ao leitor, mesmo um leigo em mitologia nórdica, identificar e entender essa mitologia, e isso com relativa facilidade.

O público alvo que Asgard almeja é vasto e tem se provado imenso, com desde pré-adolescentes até senhores de idade mais avançada adquirindo um exemplar para ler. Esta é uma proposta fabulosa e é pioneira no Brasil, merecendo todos os créditos, inclusive, por não ter tido um precursor em quem se espelhar.

Asgard terá defeitos como qualquer outra obra, pois não foi cunhada pelos deuses, e sim pela competente organização de Soira Celestino, e de Evandro Guerra, e é por isso que Asgard: A saga dos 9 Reinos tem repercutido com sucesso.

Hail and Kill, e, como disse Quintana,

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!

Danilo 25/06/2021

A leitura começa agradável, mas se torna repetitiva ao passar dos capítulos. A edição ficou boa, com muitas ilustrações sobre o tema.

Cada capítulo foi escrito por uma pessoa, alguns em verso outros em prosa. Isso é legal, mas alguns tem temas repetidos com um dos deuses morrendo mais de uma vez de formas distintas.

Pra quem gosta do tema pode ser uma leitura a considerar.

Fernanda 16/09/2011

Resenha: Asgard - A Saga dos Nove Reinos

Com ilustrações, contos e prosas, Asgard levanta todos os fãs da literatura Viking.
O livro é recheado de poesia, histórias fantásticas e reflexões. Cada texto de autoria de um autor diferente, o que faz de Asgard um livro único.
Porém não sei se foi proposital ou basicamente questões de organização, mas achei que com os poemas entre os contos, houve uma quebra de raciocínio.
Odin e Loki aparecem diversas vezes, para alegria ou tristeza de alguns.
Alguns trechos para vocês analisarem:

P.19:

" - Estou pronto, Valquíria- disse se erguendo e esticando o corpo, mostrando toda a força de seus músculos e a firmeza de seus ombros. [...] -Por Thor e Odin, peço que me permita passar e enfrentar meu destino".

P.191:

"Naquela noite, corremos por planícies, praias e montanhas, em meio a uivos de celebração e caçadas ritualísticas".

Uma antologia bem organizada e escrita.
Há textos maravilhosos que encantam o leitor, outros nem tanto, mas a obra em si está de parabéns!

Para ler a resenha completa visite: http://www.cacadoradelivros.com/2011/09/resenha-asgard-saga-dos-nove-reinos.html

Neto 14/08/2012

Não faz muito meu estilo, mas foi bom
Não sou fã de deuses e deusas, mas até que essa coletânea de contos ficou bacana. Alguns contos pretensiosos, outros simpáticos, sempre com toda a violência Viking e a derrota dos deuses nórdicos. Talvez seja por isso que eu não goste muito, porque os deuses de Asgard não são imortais.

Nat 06/08/2015

Uma antologia sobre a mitologia nórdica. São 22 Contos e 5 poemas sobre Thor, Loki, Odin e vários outros. Guerreiros, deuses, criaturas e humanos, batalhas sangrentas, o Ragnarók, Valhala. São muitos elementos da mitologia dos nórdicos entrelaçados e retratados de maneira fantástica, provendo reflexões variadas. Não existe uma ordem entre os poemas e contos, cada um fala de uma história.

"- Estou pronto, Valquíria- disse se erguendo e esticando o corpo, mostrando toda a força de seus músculos e a firmeza de seus ombros. [...] -Por Thor e Odin, peço que me permita passar e enfrentar meu destino..."

Minha curiosidade primária sobre esse livro tem a ver com a capa. O segundo atrativo está relacionado ao tema do livro, que fala sobre mitologia nórdica. Apesar disso, nunca me interessei em ler, Só que essa uma coisa leva a outra, e essa onda de heróis da Marvel e todos os acontecimentos dos filmes que me deixam sem entender direito o que ainda vem pela frente me convenceram a ler este livro. Devia ter lido antes. Os contos são ótimos, os organizadores souberam selecionar bem, porque é uma história melhor que a outra. As ilustrações e poemas também são muito bons. A melhor história: “Fenrir”, de Allex Mir, que eu fiquei desejando que fosse uma história maior.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/07/asgard-soira-celestino-e-evandro-guerra.html

Myy 08/04/2022

Fissurante!
Uma aventura num navio dragão lendário. Quem diria que iria me encantar por esse período das eras vikings. Uma leitura simplesmente viciante.