Envie meu dicionário

Envie meu dicionário Paulo Leminski

Resenhas - Envie meu dicionário

José Cláudio 24/06/2021

Esse livro é muito bom pra quem quer conhecer um pouco mais de Paulo Leminski, poeta e tradutor lendário de Curitiba, muito interessante

Giselle.Zart 27/05/2013

Sou suspeita ao falar sobre Paulo Leminski. Minha primeira visita a Curitiba e a primeira vez que o li, foram amor à primeira vista. Leminski é 'um cachorro louco', como ele mesmo se define. Intelectual, perspicaz, ácido, gênio. Faltam adjetivos para defini-lo. Li em 2008, e neste livro pude conhecer, através de suas cartas ao amigo e escritor Régis Bonvicino, ao qual analisa sua obra, faz críticas culturais, revela planos e chora mágoas. Leminski citou em entrevistas a partir dos anos 80, que sua única e favorita leitura eram os dicionários. O título do livro também é uma referência ao poeta Arthur Rimbaud, que escreveu em uma carta para seus parentes e amigos: 'send my dictionary' quando estava na África. Este livro contém alguns fac-símiles de cartas datilografadas e rabiscadas, onde o leitor pode ver os jogos visuais de palavras e grafismos que são muito presentes em sua obra. Leminski escreveu à Regis 'só me dou com cartunistas cineastas fotógrafos desenhistas/ tudo menos escritores/ dos quais acabei por ter grande horror', pois ele disse que após escrever Catatau, não gostaria de seguir carreira literária, seu suprasumo era a poesia. É uma leitura recomendadíssima para quem gosta do poeta e quer conhecer de forma íntima, a vida e obra deste gênio.