O Mago Fernando Morais

Resenhas - O Mago

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cristina117 19/03/2024

Gostei tanto do livro que depois dele peguei ranço do Paulo Coelho, nunca mais li uma linha do que ele escreveu?
É como dizem, se a biografia é bem feita, certamente vc terá raiva do biografado!

Jenner Azevedo 17/03/2024

Top
"O Mago: A Incrível História de Paulo Coelho", escrita por Fernando Morais, oferece uma visão profunda e envolvente da vida extraordinária do renomado autor brasileiro. Esta obra biográfica detalhada nos leva a uma jornada fascinante através dos altos e baixos, triunfos e desafios que moldaram a vida de Paulo Coelho. Desde sua infância até sua ascensão como um dos escritores mais lidos e amados do mundo, Morais apresenta uma narrativa rica em detalhes, revelando os aspectos mais íntimos e fascinantes da vida do autor.

Ao longo das páginas deste livro cativante, somos transportados para os bastidores da mente criativa de Paulo Coelho, testemunhando suas inspirações, lutas e momentos de iluminação que o levaram a criar algumas das obras mais emblemáticas da literatura contemporânea. Morais habilmente captura a essência única de Coelho, explorando não apenas seu sucesso literário, mas também sua busca espiritual e sua jornada pessoal de autodescoberta.

Com uma prosa envolvente e uma pesquisa meticulosa, "O Mago" oferece uma leitura envolvente e inspiradora para todos aqueles interessados em conhecer mais sobre a vida e obra de Paulo Coelho. Esta biografia é uma homenagem sincera e respeitosa a um dos escritores mais influentes de nosso tempo, e é uma leitura obrigatória para fãs de Coelho e entusiastas da literatura em geral. Com sua narrativa acessível e ritmo envolvente, este livro pode ser devorado em apenas 12 horas, proporcionando uma experiência de leitura enriquecedora e edificante.

LAvia 05/11/2023

O Mago
Não sei se minha decepção foi com o livro ou com o personagem por trás do livro, li dois livros de Paulo Coelho , O Alquimista e Diáriode um Mago, não achei tão ,tão , quanto eu esperava mas, tenho todos os outros engatilhados para leitura. Resolvi ler a biografia dele que havia comprado a muito tempo e vejo um homem total.ente diferente do que imaginei, satanista por muito tempo, muito apegado a fama, acredito que até hoje e também por muito tempo apegado a dinheiro, tenho dúvida se mudou ou alcançou tudo que quis e com muito , muito dinheiro mesmo fica fácil várias atitudes, enfim um ser humano cheio de falhas como qualquer um, acho que apenas caí na real.

Luciane Fer 19/06/2023

Entrou para os favoritos da vida
AMEI este livro e com certeza entrou para um dos favoritos da vida!🥰.O mago escrito pelo Fernando Morais e´a biografia do Paulo Coelho.O livro conta sua tragetoria desde que nasceu ate o ano de 2008 (precisa de uma atualizaçao).
Seu sonho desde pequeno era se tornar um escritor lido mundialmente,tanto que uma vez ele prometeu ao menino Jesus de Praga que se isso acontecesse um dia,ele levaria um manto bordado em ouro para sua imagem como agradecimento. Outra devoçao muito forte que Paulo Coelho tem e´a Nha Chica.
Ele foi um criança que pouco interesse tinha pelos estudos e na adolescencia foi muito rebelde e por essas e outras coisas seu pai chegou a interna-lo 3 x em um hospicio.Aqui ficamos sabendo como foi a vida la dentro e como ele conseguia fugir.Eu achei uma atitude muito radical e ignorante de seu pai so porque o filho nao estava disposto a seguir a vida que a familia queria para ele..
O livro conta a fase onde Paulo fez parte de uma Ordem satanista ligada a Aleiste Crowley,conta tambem sobre a fase hippie ,a pasagem pelas drogas e a parceria com Raul Seixas de onde veio o grande sucesso atraves de varias musicas.Mas ele nao se sentia feliz,pois seu sonho ainda era se tornar um escritor. E ele lia muito,desde Cervantes a Kafka e passando por Jorge Amado.Mas seu autor preferiro e´o Jorge Luis Borges,alias ele conta sua frustraçao ao encontrar um dia Borges em uma cafeteria e nao ter tido coragem de lhe dar um bom dia (Fiquei curiosa para conhecer a escrito do Borges). Mas com os anos em meio a uma salada de temas e autores,um genero começou a despertar mais o interesse de Paulo:os livros que tratavam de ocultismo,bruxaria e satanismo.Em 1986 ele consegue publicar O manual pratico do vampirismo,alias livro esse que hoje e´ muito raro e quando encontrado e´carissimo.Eu consegui ler o PDF dele ha alguns anos e confesso que achei uma porcaria,na epoca cheguei a comentar que aquilo nao parecia escrito por Paulo Coelho de jeito nenhum e nao e´que eu tinha razao? Em sua biografia ficamos sabendo que ele nao escreveu uma unica palavra daquele tal livro.Bem,mas finalmente no ano de 1987 ele consegue publicar seu primeiro livro: O diario de um mago e foi sucesso total ,seguido de O alquimista,Brida,As Valkirias,Maktub,O Zahir etc etc etc. Chegando a ser chamado de o Castaneda de Copacabana. Seu sonho de ser um escritor lido e respeitado mundialmente foi realizado,porem se o mundo ama Paulo Coelho,a critica brasileira ja nao tem a mesma opniao ,alias segundo Tom Jobim,no Brasil o sucesso alheio e´recebido como ofensa.E Jorge Amado tambem comentou que a unica coisa que leva a intelectualidade brasileira a atacar Paulo Coelho e´o sucesso que ele faz.
Eu me tornei leitora atraves das obras de Paulo Coelho,meus livros preferidos sao Brida e A bruxa de Portobello,li todos seus livros lançados ate hoje e que venham muitos e muitos mais !!🙏🙏🙏

Fernanda 14/05/2023

O Mago
Um biografia extremamente detalhista, em alguns momentos até em excesso, se tornando uma autobiografia com transcrições do biografado.
No entanto, muitíssimo bem escrita, como de costume nas obras do autor. Se em alguns momentos se tornou um pouco morosa é pelo fato do biografado ser uma pessoa com personalidade difícil de se descrever, além de envolver alguns mistérios na narrativa da sua vida.
Sem dúvidas, merece ser lida, principalmente se você gostar das obras de Paulo Coelho, pois explica como iniciaram algumas das narrativas.

MiA 16/10/2022

A história dele se "mistura" com a história do país em diversas etapas.
A etapa que eu mais gostei foi da parceira com o Raul Seixas. ?

Tiarajú 04/09/2022

Biografia excelente
Nunca havia me interessado pelos livros de Paulo Coelho, mesmo diante da febre que foi alguns anos atrás. Resolvi ler sua biografia mais por causa do autor, o Fernando Morais, cujos livros são excelentes. Essa não foi diferente, trazendo aspectos da vida de Paulo Coelho inéditos até então (a começar pela abertura de seu diário). Aparentemente a temática dos livros de Coelho não me atrai, mas vou dar uma chance e descobrir porque mais de cem milhões de pessoas já compraram seus livros no mundo todo.

Alex 17/08/2020

Biografia bem escita
Muitas informações que não sabia da vida do Paulo Coelho. Me fizeram ver a pessoa de outra perspectiva.

Prof. Angélica Zanin 22/06/2019

Um mago ou um anjo?
Gostei mais uma vez! Fernando Morais tem uma incrível habilidade para contar histórias de vida. Sem julgamento de valores, ele conta os fatos com pequenos feedbacks, mas sem, no entanto, comprometer a sequência dos fatos. Adoro Paulo Coelho, li todos os livros dele e devo confessar que ele é parte fundamental de minha escolha profissional. Uma vida rica em experiências e uma fé inabalável o levaram a ser um dos escritores mais lidos do mundo. Quando se fala em Paulo Coelho a crítica brasileira se destaca ao criticá-lo, considero a maioria dos críticos um bando de intelectualoides que não sabem avaliar a linguagem como, principalmente,um instrumento de comunicação. Não, Paulo Coelho não escreve para uma minoria intelectual, que adora elitizar a literatura, ele escreve para o povo, especialmente, aquele que lê e vê nisso uma possibilidade de alimentar suas esperanças em uma vida mais digna em que sonhos são possíveis. Minha convicção é comprovada pelo número estrondoso de vendas do autor, no Brasil e no mundo, e também pela sua preocupação em fazer suas obras chegarem à população mais humilde. Adorei ver sua vida exposta com riqueza de detalhes e comprovações documentais. Aconselho a lerem esta biografia, os fãs para conhecerem mais de seu ídolo e os críticos para compreenderem que a persuasão, a fé e a literatura em favor da esperança é mais valorosa do que qualquer técnica linguística. Amei, Obrigada, Fernando Morais!

Luciano Luíz 05/11/2018

Biografia. Este é um dos gêneros literários mais ricos e prazerosos que existe. Pois ali mergulhamos num mundo onde é impossível saber o que é ficção e o que é realidade. Ficamos com dúvidas que geralmente jamais serão respondidas. E esse é o ponto que faz valer a leitura. Há dois tipos de biografia: a autobiografia onde o autor escreve sobre si mesmo e isso acaba se tornando algo visto como uma maneira de ocultar verdades e revelar mentiras e vice-versa. E há a biografia escrita por outrem. E é justamente esta onde temos informação suficiente para outra vez nos aprofundarmos onde há verdade e mentira... Autobiografias são interessantes, mas quando escritas por outra pessoa estas se tornam mais chamativas e claro, traz à tona muitas perspectivas. Um bom exemplo é a cantora Britney Spears. Lembro que li duas biografias. Uma escrita por sua mãe e outra por um jornalista. Na verdade, a versão da mãe dela foi escrita também por outra pessoa, mas levou a assinatura da mãe, algo corriqueiro nesse meio. No entanto, o conteúdo da versão mama é leve, descontraído, inocente e quando há algo mais profano, é sem detalhes e obviamente disfarçado. E assim mesmo é um bom livro. Já a versão do jornalista é praticamente a mesma da mãe, mas com detalhes mais sórdidos e que mostra de uma forma mais cruel as mesmas cenas... São livros iguais e diferentes e que compensa ler para sentir como é ter a mesma visão de perspectivas diferentes.
Mas, e um livro sobre a vida de Paulo Coelho? FERNANDO MORAIS produziu O MAGO, um volume denso o bastante para saciar a sede de informação dos leitores e leitoras do brasileiro que é tido como o escritor vivo mais lido de todos os tempos. Ele não é o maior vendedor de livros do mundo. Stephen King, Dan Brown, George Martin, J. K. Rowling, tem números que vão mais longe nesse quesito... mas Coelho tem um número maior de pessoas que acompanha sua obra. Que leem em bibliotecas públicas, pegam emprestado de amigos ou mesmo pela internet... Vender muito é uma coisa e ser lido é outra completamente diferente e se ambas andarem de mãos dadas temos um exemplo de perfeição matemática e moral.
O livro é realmente grande. Contém uma quantidade assustadora de informações do Paulo desde o nascimento até o lançamento de livro A Bruxa de Portobello de 2006.
Lembro que em 2008 fui na cooperativa (um tipo de banco) e havia uma fila longa e em meu pensamento não encontrei sentido em ficar esperando sem ter nada para ler. Atravessei a rua e na livraria fiquei procurando por algo que fosse me entreter por um período. Não sei quanto tempo fiquei fuçando nos livros, mas a senhora do caixa ficava de olho em mim. Até que me deparei com a biografia do Coelho. Eu que já gostava de boa parte de seus livros, achei que seria perfeito conhecer um pouco mais de sua vida de popstar. Logo depois voltei pra fila na cooperativa, mas esta estava quase extinta e assim sequer tirei o plástico que envolvia o livro. Voltei pra firma e de noite em casa o coloquei na estante. E somente agora em 2018 olhei para a lombada e cheguei à conclusão de que havia chegado o momento mágico da leitura.
Já vi diversas entrevistas do Coelho na TV e algumas lives na internet. Geralmente ele assim como qualquer outro escritor, fala demais e pouca coisa que se aproveita. Um escritor é feito para escrever, e não para falar. Só que assim mesmo eu gosto destas entrevistas, pois elas revelam um pouco mais e também escondem mais um tanto da personalidade do escritor.
Na biografia vemos o Coelho em diversas fases. E na maior parte delas, é um sujeito arrogante e sonhador. Quase nada de humildade é ali encontrado. Seu orgulho é uma espécie de motor que o faz seguir em frente. Ele sofre e passa os diabos. Tem alegrias e conquistas. Derrotas e tragédias. Mas sempre consegue ir mais e mais longe. Sua simpatia é mostrada de um jeito que nos faz pensar em quantas pessoas um ser humano pode ser no intuito de fazer o melhor de si aparecer.
Não vejo motivo para destrinchar esse livro. Se você é fã da obra do brasileiro, corre atrás dessa edição. Além do Brasil saiu em mais 39 países. Em alguns, o título foi alterado para A VIDA DE UM GUERREIRO.
Gostei da narrativa. E fiz o possível para não ler rapidamente. Pois eu queria ter um aproveitamento mais do que especial.
Aliás, há quem diga que a melhor história de Paulo Coelho não está em seus escritos, mas sim em sua própria vida, sendo colocado em manicômios, preso pelo regime militar, assinando um livro que não escrevera, viajando pela Europa, provando drogas, misturando sexos, criando canções para Raul Seixas, alimentando o sonho de ser um escritor famoso, entre muitas outras coisas... Tenho de concordar. Mas a leitura de seus livros também compensa. Ao menos os que eu gostei e tenho na estante.
Para quem não é fã do Paulo, mas curte biografias, também vale o investimento.
Ah, o livro contém algumas fotos, mas estas infelizmente não estão da melhor qualidade em em alguns casos, muito pequenas. Mas fora isso, o que realmente importa é o que foi escrito para ser lido.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Naiara 11/11/2017

O mago
O livro, como se sabe, é um resumo da história de vida do escritor Paulo Coelho, escrito por Fernando De Moraes. Fala dos caminhos trilhados por Paulo antes e depois da fama. Então vamos lá! Paulo Coelho, desde criança, sonhava em ser escritor, mas ele não queria ser só mais um entre muitos e, sim, ser o melhor escritor do mundo, ou pelo menos ficar entre os pop stars. Ele conseguiu! Só que, antes, ele teve que seguir um caminho longo e difícil.
Paulo, apesar de inteligente, para tristeza de seus pais, que abisonhava a entrada de Paulo numa universidade, nunca foi uma pessoa estudiosa; não gostando de ir à escola, indo apenas por obrigação. O negócio de Paulo era apenas ler e escrever, já que seu sonho era tornar-se um escritor, só que, infelizmente, ele não tinha o apoio de seus pais e, talvez, por isso demorou um pouco para alcançar seus ideais.
Como Paulo não tinha dinheiro suficiente para investir em seu sonho, ele ia trabalhando no que dava. Trabalhou em teatros, em peças que ele mesmo criou. Foi compositor das musicas de Raul Seixas. Trabalhou como jornalista, tanto em um jornal da sua cidade, como na globo, e em outras empresas. Mas, apesar desses trabalhos lhe renderem muita grana, principalmente o da parceria com Raul Seixas, ele não se sentia realizado, afinal, não estava ganhando dinheiro com aquilo que ele amava de fato; escrever.
Paulo se sentia, na maioria das vezes, triste e desesperançoso por não alcançar aquilo que tanto desejava, mas, nem sempre, demonstrava isso para às pessoas. Era ao seu diário que ele relatava todas suas angústias e tristezas e, claro, também as coisas boas que lhe aconteciam. Porém, o diário não era lhe suficiente para confortar suas lamúrias, e foi por isso que, logo cedo, se jogou ao mundo das drogas e do sexo. Paulo trocava de mulheres e drogas como se fossem roupas. Muitas vezes, por se sentir sozinho, tinha crises de depressão, e era nas mulheres e nas drogas que encontrava abrigo para acalentar suas dores.
Mesmo Paulo, não se considerando um homem bonito e, não tendo tanto dinheiro, ele fazia muito sucesso com as mulheres, conseguido todas que queria. Ao longo de sua vida, se relacionou com muitas. Tendo grande facilidade para se apaixonar, acabando muitas das vezes ficando com mais de uma mulher ao mesmo tempo, só que esses seus relacionamento não durava tanto tempo, pois, da mesma maneira que era fácil se apaixonar também era de se desapaixonar. No entanto, mesmo magoando muitos corações e, até em algumas vezes, se magoando com esses relacionamentos frustrados, não conseguia viver sozinho. E, assim, viveu até encontrar sua atual esposa Cristina, nessa busca incessante pelo seu grande amor.
O tempo ia passando para Paulo, e não conseguia, nem ao menos, escrever um livro, isso lhe fazia perder as esperanças de, talvez, nunca conseguir ser o que queria. Foi apenas com seus quarentas anos que o sucesso começou a bater à sua porta. No Brasil, recebeu muitas criticas de jornais e revistas, mas, mesmo não tendo tantas vendas como noutros países, essas vendas foram o bastante para que as editoras brigassem por ele.
Enfim... Paulo, mesmo tendo alcançando seu sonho um pouco tarde, valeu a pena pelo sucesso que fez, passando à frente de quase todos outros autores. Sua vida, não foi nem um pouco fácil, antes de alcançar esse objetivo, passou por coisas horríveis; como o fato de ter sido internado três vez no hospício pelos seus próprios pais, ter sido preso algumas vezes por engano e por ter sofrido rejeições no mundo da literatura, etc.
O livro surpreendeu-me, nunca pensei que fosse gostar de alguma coisa que tivesse a ver com Paulo Coelho, porque, até então, não gostava de seus livros. Todavia, confesso que me emocionei lendo esse livro e, até mesmo, identifiquei-me um pouco com sua historia de vida, essa sua grande luta para realização de seu sonho. Para ele não bastava ganhar muito dinheiro se não fosse com aquilo que gostava, não o tornava uma pessoa realizada. Ele não queria apenas ser mais um no mundo, queria ser alguém reconhecido por aquilo que amava, ou seja, ele não queria apenas que as pessoas tivessem orgulho dele, mas, principalmente, que ele próprio pudesse ter. De verdade, me vi um pouco nessa historia; nas vezes que Paulo sofria com as derrota e os nãos que recebia na busca por seu sonho. Nos relatos sofridos que ele expressava em seu diário e, principalmente, por ele nunca ter desistido do seu sonho. Depois de saber sobre a vida desse autor, não tem como não admirá-lo por toda sua história de superação . Com toda certeza, é mais um livro que recomendo. Faça como fez Paulo: NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS!

site: https://www.facebook.com/A-resenhista-1433041776777661/

Douglas Ernesto 14/06/2017

5 estrelas
Li o livro desprendido de preconceitos. Tinha apenas em mente, os livros dele que já li, sem sequer a análise desses, em mente.
E tenho a dizer que gostei muito. Foi um livro Rock'n'roll.
Um ser humano que lutou pelos seus sonhos, com seus erros e acertos, e achou na espiritualidade sua serenidade. Conquistou o sucesso aproveitando as oportunidades, entendendo seus erros e acertos, mas acima de tudo, buscando o seu porquê!
O livro não se acovardou aos detalhes e mostrou tudo o que Paulo Coelho viveu. Desde os atos que envergonhariam até os que glorificariam qualquer ser humano.
Na minha opinião, um ótimo livro!

Marina 25/01/2017

Eu não gosto de Paulo Coelho. Li um livro dele, e foi suficiente para saber que, definitivamente, não faz meu gosto. Ainda assim, não há como negar que a fama que o homem alcançou é admirável. Para um escritor ter este reconhecimento e status (na Europa é tratado praticamente como um popstar) é um feito impressionante.
Então por isso, como eu já tinha lido outros livros do Fernando Morais e gostado muito, resolvi dar uma chance para O Mago. Mas não aguentei. É fato que tem uns aspectos interessantes na vida do Paulo Coelho, mas acho que o autor perde muito tempo com coisas muito desnecessárias. Detalhes de viagens, namoros e outras coisas meio irrelevantes. Enfim, acabei desanimando de ler. Acho que só pra quem é muito fã mesmo.

Jaqueline 19/12/2016

Há mais ou menos 10 anos atrás adorava Paulo Coelho, li vários livros dele, mas conforme os anos foram passando, fui descobrindo outros autores e percebi que Paulo Coelho não era tudo aquilo que eu imaginava. Ganhei esse livro de presente e por mais que tentasse, nunca consegui terminar a leitura (na verdade percebi que não tenho nenhum interesse na vida dele). Acabei doando para uma biblioteca e nunca mais li nada escrito por ele. Não vou falar que todos os livros são péssimos, ou que ele é um péssimo escritor, existem alguns livros bons, mas hoje posso dizer que não tenho interesse em ler nada do que ele escreve, mas não critico aqueles que gostam.

1 | 2 | 3 | 4 | 5