O Poço dos Desejos

O Poço dos Desejos David Baldacci

Resenhas - O Poço dos Desejos

Deia 07/08/2014

Leitura gostosa!
Primeira vez que leio algo de David Baldacci. E digo que gostei muito!

Não é um livro pretensioso, não terá grandes lutas/guerras, não tem reis/rainhas, príncipes/princesas, é uma história de cotidiano, do dia-a-dia de pessoas comuns, vividas em uma fazenda nas Montanhas.

A história começa com uma tragédia e temos como personagens principais duas crianças, Lou uma menina de 12 anos e seu irmão Oz de 7 anos.
Eles vão morar com a bisavó, que vive numa casa velha nas montanhas e lá aprendem muita coisa legal sobre a vida no campo.
Lou gosta muito de histórias e usará o novo cenário como inspiração para muitas boas histórias. Ela é uma criança que gosta de leitura, meio que está no seu sangue, pois o pai era escritor.

A história é bonita, mas como falei não esperem nada de mais, imagine que você está na janela de sua casa espiando a vida alheia, é mais ou menos isso, você lerá sobre o cotidiano, lerá sobre as emoções e sentimentos dessas pessoas e se apaixonará sim pela maioria dos personagens. Vai observar as crianças a aprenderem a cuidar dos animais, arar a terra etc.

O livro mostra a simplicidade das pessoas, a bondade, gente humilde porém que se une nas mais diversas situações, são companheiros. Muito coisa boa e ruim acontece com Lou e Oz e os demais membros de sua família.

E uma leitura bem emocionante em certas partes e muito divertida em outras. O livro agrada pela simplicidade. E tem um fim bem eletrizante!

Um livro encantador, uma ótima leitura.

Sobre a edição, a Rocco não caprichou muito, pois as páginas são brancas, as letras são grandes e tem bom espaçamento, no entanto parece que faltou tinta na hora de imprimir certas páginas rss,rss.
Meu livro manchou, mesmo guardado corretamente e na capa, ele manchou, tipo ferrugem em algumas partes das páginas, mas nada que atrapalhe a leitura.

Salete.Pezzino 30/03/2021

O Poço dos Desejos
David Baldacci, o escritor, baseado nas histórias que sua mãe contava quando era menor sobre sua família e pesquisa de relatos documentados na Virgínia, nos traz nesta obra, a dura realidade de como era sobreviver nas montanhas, na década de 40. Retrata sonhos, preconceitos, desejos, dificuldades, amizades, determinações, saudades e amor. Família Cardinal, pai escritor, mãe dedicada e 2 filhos menores, com problemas a serem resolvidos, saem para um passeio, divertem-se, mas ao retornarem, inicia-se um pequena discussão entre os pais e com isso acaba ocasionando um acidente, no qual o pai morre e a mãe fica em estado vegetativo. Lou, a filha de 12 anos, que idolatrava o pai, culpa a mãe pelo o que aconteceu, porém Oz de apenas 7 anos se sente triste por sua mãe. Sem terem como sobreviver, todos se mudam para as montanhas para a casa da bisavó Louisa paterna, que maltrada pelo tempo e pela vida dura que leva, os acolhe com muito amor e alegria. O que bisavó e neta teem em comum é o nome. Lou e Oz logo precisam se adaptar a nova realidade, são postos à prova das tarefas que se iniciam as 5:00 e terminam ao anoitecer. Oz, sem nunca deixar de acreditar na recuperação de sua mãe, está sempre presente ao seu lado, mas Lou não, não só acredita em sua recuperação como dificilmente a vê. Eles descobrem o poço dos desejos caminhando com o amigo Diamante, menino órfão que ama sua liberdade e é amigo da bisavó deles. Neste cenário encontra-se Eugene, seu braço direito, foi adotado por Louise quando ficou órfão, é timido e sofre preconceito devido a sua cor negra por parte de alguns vizinhos. Cotton, advogado e amigo de Louise também tem sua importância. A escrita é fluida, os personagens são bem construidos, tem em seu início e meio textuais, mais descritivos sobre a vida dura que levam, com algumas compensações. Já o final é bem movimentado e traz um certo suspense em decorrência de disputas da terra de Louise. Qual a relevância do poço ? Quais perdas Lou e Oz sofrem ? Quem é Louise ? Quem foi Jack Cardinal ? O que a tragédia poderia causar, o amor os uniu.

Thayanne 30/12/2017

Simples e encantador
Uma leitura leve e significativa pra quem sabe apreciar detalhes e as adversidades da vida. Não é um livro fantasioso, cheio de aventuras, é só a vida de uma família. O leitor é aquela pessoa que entra na história mas observa tudo de longe e fica maravilhado com cada personagem. Particularmente, torci bastante pela Amanda, o advogado e a Lou, mas todos são personagens muito bem construídos.

Simone de Cássia 29/07/2017

Café com pastel...
Um bom livro pra ler "entre livros"...É como uma parada pra um café e um pastel em meio a uma longa viagem. O autor é conhecido pelos livros elaborados,pelas tramas complexas e suspenses desafiadores, e a gente se espantaria ao ver a mudança brusca de estilo nesse Poço dos Desejos caso não houvesse lido o prefácio. Ali ele, já prevendo esse estranhamento, explica que foi uma homenagem à sua terra natal, como uma "voltas às origens", e nessa viagem ele nos leva por um universo doce e rico em ensinamentos. O que pode parecer infantil se reveste de questionamentos sobre os valores reais da vida. Uma bonita história familiar que não tem nada de especial, e por isso, se torna tão interessante.