Poeira das Estrelas

Poeira das Estrelas Marcelo Gleiser

Resenhas - Poeira das Estrelas

15/11/2012

Ótimo para principiantes
Excelente livro de divulgação científica com foco em física, astronomia e cosmologia. Muito bem ilustrado, extremamente didático, com linguagem bem acessível e voltado a um público leigo. Não é um livro voltado para quem já possui algum conhecimento em qualquer destas áreas. Se eu fosse professor de física de primeiro ou segundo grau, sem dúvida recomendaria aos meus alunos. Aliás se eu fosse de literatura, também.

Krishna.Nunes 26/01/2021

Bom, mas poderia ser melhor
Esse livro faz parte de uma duologia:
Poeira das estrelas (2006)
Mundos invisíveis (2008)

O primeiro explica a origem do universo, a história das descobertas astronômicas e a origem da vida na Terra. O segundo fala da história das ciências que culminaram na descoberta da relatividade e da física de partículas.

Ambos foram lançados junto com séries criadas e filmadas pelo autor para o programa Fantástico, que foram ao ar em 2006 e 2008. Por isso, às vezes, o autor faz referência à série ou a curiosidades sobre as filmagens, mas mesmo que você não conheça a série, não é algo que atrapalhe a leitura.

Apesar de eu gostar mais de astronomia, achei a leitura de Mundos Invisíveis bem mais interessante. Poeira das Estrelas falha em tentar abraçar temas muito amplos, acabando por apresentar capítulos muito desconexos e não seguir uma linha narrativa muito sólida. Poderia, por exemplo, ter deixado para outro livro as partes sobre origem e evolução da vida na Terra e as possibilidades de vida extraterrestre e aprofundado mais os capítulos de astronomia. Seria um livro de astronomia mais coeso, em vez de um livro de ciências meio vago. Nesse aspecto, compara-se a "Astrofísica para apressados" de Neil DeGrasse Tyson, que também salta de um tema a outro com pouca coesão e sem aprofundamento, com uma leve vantagem para Poeira das Estrelas por ser ricamente ilustrado.

Não é, portanto, um livro para quem já tem conhecimentos na área, mas ainda sim uma boa iniciação às ciências.

(Eu li que o planejado era que fossem três livros e três séries, mas pesquisei e não consegui encontrar a terceira parte. Talvez não tenha ido ao ar. Se alguém souber informar, ficarei grato.)

Yuri 25/02/2020

Desculpem o trocadilho, mas o livro é fantástico.
Gostei muito da maneira como o livro é escrito, ele vai mesclando as explicações sobre o universo com a história da astronomia. Recomendo a todos que tem interesse em aprender mais sobre ciência em si.

Walkiria 07/05/2022

Leitura imprescindível!
Como podemos habitar o planeta Terra sem conhecer realmente a nossa origem, o sistema no qual estamos inseridos, sem saber o que há na vastidão do céu? A minha curiosidade se aguçou para entender mais sobre cosmologia e a clareza, a didática contida no livro superaram as minhas expectativas! O livro se deu a partir de uma série produzida para o programa de televisão O Fantástico e foi escrito pelo físico Marcelo Gleiser, com o apoio do jornalista Frederico Neves.
Além de um riquíssimo conteúdo com a história da ciência que envolve a física e astronomia, o livro vai traçando desde a formação do universo até mesmos descobertas que só teremos a partir de 2035!
Nos inquieta e ao mesmo tempo nos dá informações suficientes para deduzir sobre assuntos como a possibilidade de vida extraterrestre e muitos outros assuntos.
As imagens do livro são fascinantes e ajudam muito a colocar em imagens as incríveis descobertas descritas no livro!

Simplesmente fiquei fascinada!
Eu sou poeira das estrelas ?

Alkmim 26/08/2010

POEIRA DAS ESTRELAS
Baseado na série “Poeira das Estrelas”, exibida no Fantástico, Gleiser conduz o leitor numa viagem rumo ao passado distante, a fim de explicar o começo de tudo: as galáxias, as estrelas, a Terra, nós.

Saiba mais sobre o livro e o autor:

Ana 06/09/2017

Porque Gostei de Poeira das Estrelas
Da Série Livros Fantásticos (baseado em matérias do programa de TV) escrito por Marcelo Gleiser, que é físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista. Conhecido no exterior por suas pesquisas científicas e no Brasil por participar de vários programas de TV, por ter escrito oito livros e por ter sido eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia.

Este livro me prendeu muito, o que me surpreendeu muito, por ser basicamente em um livro ‘científico’. De leitura fácil, ele foi me envolvendo de tal forma que acabei de ler em 2 dias.

Fala, como o próprio nome sugere, sobre O UNIVERSO no geral. É uma obra de cosmologia, onde Marcelo Gleiser aborda os principais pontos da evolução do Universo e o caminho que a ciência percorreu para chegar às conclusões atuais sobre o Big Bang, formação das galáxias, origens do sistema solar, da vida na Terra, matéria e energia escuras, assim como a possibilidade de vida alienígena.

É Bom?

Sim.
Um livro de leitura simples para pessoas que amam ler e aporender coisas novas. Possui belíssimas ilustrações e o leitor não precisa entender de física ou astronomia para conseguir acompanhar a leitura.

O que é ruim no livro?

É um livro baseado em um programa de TV então o autor se refere algumas vezes ao programa e ao que aconteceu na gravação do programa. Fora isso, acredito que o livro cumpre o papel para o qual foi escrito.

Recomendo?

Sim… Inclusive recomendo procurar assistir ao programa Poeira das Estrelas. Fascinante.

“Somos Herdeiros do Sol
Poeira das Estrelas, Filhos do Cosmo
Somos Matéria, Desejo, Esperança.
Somos Amor e Ódio, o Tudo e o Nada,
O Aqui e o Além, Trevas e Luz.”

site: https://livrosviciam.wordpress.com

Fernanda.Vasques 06/11/2017

Poeira das estrelas
Um dos melhores livros que ja li!

Don Giuliano 12/06/2023

Informação na medida certa
Assim como numa revista (e o programa "Fantastico" é uma revista), esse livro traz a informação na medida certa de forma palatável, sem deixar as coisas cansativas e de modo direto e objetivo.
Já vimos vários buscando popularizar o assunto astronomia, a começar pelo Carl Sagan, algo não muito fácil. O brazuca Gleiser entra na vibe se dá bem.
Esse livro serve para quem não viu a série "Poeira das Estrelas" no Fantástico, mas serve para quem viu também, pois permite relembrar e se ater a detalhes do que o cara falou.
Valeu!