Fantasmas

Fantasmas Dean Koontz

Resenhas - Fantasmas

Francisco 22/07/2021

“Phantoms is gruesome and unrelenting… It’s well realized, intelligent, and humane.” — Stephen King
Snowfield é uma pequena cidade que funciona como uma estação de esqui nas Montanhas Rochosas, na Califórnia, para onde Jennifer Paige e sua irmã Lisa retornam de carro, já que Jenny trabalha de médica nessa cidade. Porém, ao chegar no local, as irmãs encontram toda a cidade vazia, somente com alguns corpos mutilados ou com aparência grotesca.

Jenny e Lisa tentam solicitar ajuda da polícia de Santa Mira, uma cidade adjacente, cujo xerife é Bryce Hammond. Ao vasculhar a cidade, as irmãs veem-se constantemente observadas por uma presença desconhecida.

Quando Bryce, seus policiais, Jenny e Lisa começam a investigar os desaparecimentos e assassinatos em toda a cidade, tendo que enfrentar criaturas monstruosas lovecraftianas nas ruas enquanto buscam informações sobre suas origens e contam com a ajuda de Timothy Flyte, um arqueólogo que guarda grandes verdades sobre desaparecimentos em massa.

Aqui o autor construiu um horror ao estilo de H. P. Lovecraft e baseou-se no mistério real de um vilarejo que desapareceu da região do Lago Angikuni, no Canadá. O livro é repleto de suspense e um horror construído de forma paulatina. Koontz é um de meus autores favoritos, bem como Stephen King. Com certeza essa é uma obra mais que recomendada.

sagonTHX 22/04/2011

TERROR... TERROR... TERROR... ABSOLUTO!
Eu li esse livro já tem um tempinho, uns dois anos e meio, mais ou menos, em formato PDF (ebook). Até agora não consegui encontrar o livro impresso para comprar. Lamentavelmente esse livro faz parte de um coleção de livros do autor que a editora RECORD lançou alguns anos atrás, que precisa urgentemente reeditar. Pelo amor de Deus!

Bom... sobre o livro Fantasmas... Não se deixem enganar pela capa, o livro não tem nada de pornográfico. Aliás, não sei por que escolheram essa capa par ao livro, não tem nada a ver com o contexto. Mas, enfim...

O livro, por sorte, é bem melhor. Para os que não conhecem Den Koontz é um escritor consagradíssimo que escreve sobre terror, suspense, drama psivológico. Seus livros são recheados do que há de melhor no gênero. Segundo algumas línguas, ele rivaliza com Stephen King. Eu, particularmente, acho que Dean Koontz tem um estilo único e muito particular de contar suas histórias, bem diferente de King.

Em Fantasmas, Jenny e sua irmã estão retornando para casa, na cidade de Snowfield, após o velório e enterro de sua mãe. As duas tem um relacionamento meio tenso, por causa do distanciamento, e agora estão tentando se reajustar, pois terão que passar muito tempo juntas. As duas estão mergulhadas em seus próprios pensamentos, buscando justificar o que cada uma pretende fazer dali pra diante, e não percebem que a cidade está mergulhada num silêncio denso e assustador. Ao chegarem em casa, Jenny encontra a su empregada morta. Ao buscar ajuda, ela e a irmã adolescente descobrem que alguma coisa terrível não só aconteceu em sua casa, como também em toda Snowfield.

Esse é o pontapé inicial de Dean Koontz. A partir daí você é arrastado po um sorvedouro de proporções inimagináveis, sempre caindo e caindo nesse funil tenebroso de mistério, suspense e terror.

A medida em que Jenny e a irmã vão vasculando a cidade a procura de alguém vivo, elas vão encontrando mais gente morta e outras coisas que resvalam, de forma impressionante e assustadora, na paranormalidade. Elas descobrem, para seu desespero, que Snowfield está terrivelmente vazia. Mas esse não é o pior. Para onde foi todo mundo?

Surpreendente é o mínimo que se pode dizer desse livro que é parada obrigatória para todo fã do gênero terror / suspense. Um dos melhores trabalhos de Dean Koontz, ponto alto da literatura de ficção de terror.

RECOMENDO.

Para conhecer mais sobre o autor e suas obras, acessem o blog da minha filha, Livia Mayara, nesse endereço:

Ileana Dafne 04/09/2014

Koontz mostra porque é mestre!!!
Dean Koontz é considerado por muitos um gênio na arte de criar o terror psicológico na sua forma mais profunda. Com dezenas de livros publicados e dentre eles muitas obras primas para quem ama livros de terror/suspense.

Contudo atualmente encontra-se em um momento não tão legal em seus livros, pois eles não estão encontrando tanta aceitação dos fãs, já que acabou se afastando do gênero que lhe consagrou (admito que prefiro muitíssimo os livros antigos dele).

O livro em questão é meu preferido dele (mas confesso que li poucos, no máximo 5 ou 6, somente um atual). Seus livros podem ser considerados raros e os que existem em bom estado não são nada baratos... O que é uma pena.

Chega de enrolação...

Fantasmas passa-se em Snowfield, uma pequena cidade com 500 habitantes.

A história começa com a chegada na cidade de sua médica, Jenny Paige, que havia saído dias antes para buscar sua irmã caçula, Lisa, de quinze anos, após o falecimento da mãe de ambas; ao chegarem na cidade imediatamente reparam no silêncio absurdo do local, mas por estarem refletindo sobre diversas coisas afastam isso da mente.

Somente ao chegarem na casa de Jenny e encontrarem a governanta morta, com o corpo coberto de pisaduras, inchado e no rosto um aspecto de horror, tendo inclusive um grito paralisado na garganta, que elas notam que realmente há algo de estranho e apavorante.

Saem em busca de ajuda, mas somente encontram corpos com aspecto semelhante à da governanta e linhas telefônicas mudas... A cidade está anormalmente silenciosa e seus habitantes mortos ou desaparecidos...

Nesse momento em diante, a história prende o leitor e o faz imaginar que o impossível pode sim tornar-se possível e que a imaginação é nosso pior inimigo.

Jenny e Lisa estão sozinhas numa cidade que foi transformada, de uma hora para outra em uma cidade fantasma, mas ao mesmo tempo sentem que não estão sós. O que ou quem está por trás de tamanha atrocidade? O que poderia ter causado a morte de praticamente todos os habitantes da pequena Snowfield? A quem elas podem recorrer para conseguirem resolver o mistério?

Koontz consegue criar uma história surpreendentemente fascinante, onde cada detalhe é extremamente importante e conta para o final mais do que inesperado. Cada personagem é descrito de modo a fazer o leitor crer que os conhecem, mas sem incorrer em descrições exageradas ou despropositais. Temos personagens que amamos, odiamos e tememos.

O final não é amado pro todos que leem, mas eu gostei. Afinal ele respondeu as questões deixadas ao longo da trama... Mas admito que adoraria que ele tivesse incluído alguns detalhes a mais no fim.

Apesar de qualquer coisa é um livro que super recomendo a todos.

Juliano.Ramos 16/09/2020

Livro interessante, bem parecido com a escrita do King, e com a forma de trazer o irreal pra realidade. Nota 7.

Silvia.Resende 05/04/2020

Interessante
Gosto bastante de Dean Koontz, e nesse caso, finalmente ele conseguiu concluir sua historia de modo menos frustrante que em outras obras de sua autoria (Do Fundo dos Seus Olhos quase me matou de raiva). No entanto, penso que essa é uma obra muito rasa e fácil, personagens pouco desenvolvidas...
Particularmente, apesar de ser um livro leve, me custou muito ler. Achei o início meio chato e arrastado, e tive medo de uma conclusão estapafúrdia, mas, enfim, não foi mal. Podia ter lido com menos apreensão!! (Risos) Foi até legal...

Maxie 24/03/2010

The Ancient Enemy
É um livro muito legal, eles inclusive fizeram o filme, eu vi no cinema.

A História é assim, uma médica e sua irmã mais nova chegam na cidade em que médica mora, uma cidadezinha perdida no meio das montanhas, com cerca de 500 habitantes. Elas chegam e encontram a cidade vazia, sem ninguém, nem mesmo um animal. Os únicos vestígios das pessoas são alguns corpos destroçados e outros inteiros, mas cobertos da cabeça aos pés com hematomas.

Ela chama a polícia da cidade vizinha e seis policiais chegam. Eles logo descobrem que não estão sozinhos, há uma criatura na cidade, responsável pelo que aconteceu. E essa criatura quer a presença de um cientista chamado Flyte, autor de um livro chamado The Ancient Enemy. No livro, o autor acredita que vários sumiços em massa que ocorreram ao longo da história da humanidade se devem a uma criatura, existente há milhares de anos.

Era só uma teoria, mas a criatura existe mesmo e mais, ao absorver seres humanos, ela absorveu nossa inteligência e nossa terrível capacidade para o mal.

Bem bolado. Como todos os livros do Dean Koontz, o final é fácil demais, mas valeu a pena.

Giovanni 08/12/2010

Muito bom o livro!! É dos livros que dão medooooo... rsrsrs!!! Mistério do início ao fim, eu acreditava que seria um bicho, depois outro!! A descrição dos locais é fantástica! Simplesmente adorei!

OToloDeAmarelo 22/04/2021

Fantástico!
Desde sua chegada a Snowfield, pequena e pacata estação de inverno, Jenny e sua jovem irmã Lisa sentiram uma impressão de calma estranha, Sobrenatural. O primeiro cadáver que descobrem na casa é o de Hilda, a caseira. Os olhos arregalados de terror, a boca paralisada num grito, a carne negra e empolgada. A casa vizinha está deserta, o jantar ainda quente na mesa, o estéreo toca uma sinfonia de Beethoven? Aterrorizadas, as duas jovens correm à padaria em busca de auxílio: sobre o balcão, duas mãos seguram pelas pontas um rolo de pastel. Duas mãos humanas, decepadas.
Um calafrio percorre a espinha de Jenny e de Lisa. Oculto pelas trevas, alguém ou alguma coisa as espia.

Esse livro vai te dar a sensação de que está lendo uma obra baseada na franquia Silent Hill. Estamos numa cidade cheia de gente morta e as maneiras estranhas como os corpos são encontrados não dão margens à uma explicação racional. Tudo é misterioso, coberto de névoas e indagações. Quando os vários personagens se unem e começam a experimentar acontecimentos bizarros como luzes que se apagam repentinamente, insetos gigantes, mortos que falam e andam, passam a tomar consciência que Snowfield está tomada por algo maligno - muito maligno, vai saber quando ler.

É sem dúvida uma baita de um livro e se tornou um dos meus favoritos. No começo, você sente bastante medo por não fazer ideia do que está acontecendo. Aos poucos, conforme algumas ideias vão surgindo, a atmosfera fica mais bizarra e a luta dos personagens para sobreviver é uma aventura de horror de tirar o fôlego. São tantos personagens bem escritos graças ao talento de Koontz, e o enredo é bem fluido, não para nem por um momento.

Me diverti demais lendo esse livro e seus horrores me aterrorizaram bastante. O horror de Snowfield é uma experiência avassaladora e cruel. É um livro que não dá vontade de largar de tão bom!

Marselle Urman 10/03/2015

Nem o pior Koontz, longe do melhor...
É uma estória criativa. Se tivesse saído da pena de King, teria feito miséria. Koontz faz um passatempo meramente tolerável, não dá medo, não causa empatia, tem umas falhas de coerência de enredo dolorosas. Mas deu pra ler até o fim.
Rodrigo 12/10/2022minha estante
Ainda bem que com o passar dos anos meu senso crítico e minha retórica melhorou bastante e é por conta de "resenhas" como essa que prefiro mil vezes me aventurar a ler e tirar minhas próprias conclusões,não fosse por isso teria deixado passar leituras que amo de paixão como o livro aqui comentado

LeMMy-THT 02/06/2016

Macabro
Que livro !
Fantasmas de Dean Koontz é uma obra macabra, não só pela violência e crueldade que é abordada pelo livro, como também pela narrativa tensa e obscura que ele usa para criar o clímax da história. Toda a trama é cercada por uma áurea de mistério e terror que não para, e no meio disso esta o leitor que tem que devorar o livro pra sabe como vai acabar.
Apesar da ótima narrativa, alguns personagens são meio caricatos, faltou uma melhor construção deles, mas isso não modifica em nada a leitura.
O filme homônimo, lançado em 1998 e com roteiro do próprio Koontz, e estrelado por Ben Affleck, Rose McGowan e Peter O'Toole não tem o mesmo efeito que o livro mas é um bom passatempo.

Mateus 14/03/2019

Uma decepção chamada Dean Koontz
No início dos anos 2000, contava com 6 ou 7 anos e assisti ao filme “Fantasmas” (1998) pela primeira vez. Graças à minha pouca idade, fiquei extremamente assustado e fascinado pelo longa, sendo um dos primeiros de terror que vi na vida. O filme tornou-se um dos meus favoritos e assisti diversas vezes na televisão (apesar de ter achado pavoroso quando vi mais velho). Não fazia ideia que a obra era uma adaptação.

Alguns anos depois, já adolescente, encontrei o livro “Intrusos”, de Dean Koontz, perdido na biblioteca. A ótima história de terror criada pelo autor fez com que a obra se tornasse uma de minhas preferidas na época (apesar de questionar sua qualidade hoje em dia). Foi quando descobri que “Fantasmas” era baseado em um livro, também de Koontz.

Após anos de procura sem sucesso, já que o livro basicamente não pode ser encontrado à venda em nenhuma livraria ou sebo (embora tenha achado no Mercado Livre por – susto – R$ 375,00), tive a felicidade de encontrar o ebook na internet. Não perdi tempo e iniciei a leitura com expectativas altíssimas, passando dias longos e turbulentos em sua companhia. Três palavras: decepção do caramba.

Antes de mais nada, é melhor conhecer a história para entender por que o livro parece tão fascinante à primeira vista. Em “Fantasmas”, Jenny é uma médica que reside em uma pequena cidade das montanhas, Snowfield, de aproximadamente 500 habitantes. Após a morte da mãe, Jenny volta para sua cidade natal para pegar a irmã de 14 anos, Lisa, e volta para casa poucos dias depois. Ao chegar em Snowfield, encontra sua governanta morta na cozinha e descobre que todas os moradores da cidadezinha morreram ou desapareceram misteriosamente.

Em um ponto não posso negar: Koontz é ótimo para criar histórias de terror, capaz de envolver o leitor e despertar uma angústia latente durante os primeiros momentos de sua narrativa. O início de “Fantasmas” é extremamente viciante e quase não consegui deixar o livro de lado, principalmente nos momentos em que Jenny busca respostas percorrendo a cidade vazia, enquanto se sente vigiada por uma força estranha, até a chegada dos policiais de Santa Mira, a cidade vizinha, liderados pelo xerife Bryce Hammond (interpretado por um jovem Ben Affleck no cinema).

O grande problema é que o autor não consegue manter o ritmo da narrativa, criar bons momentos para dar sequência à história e, principalmente, fechar o livro de forma interessante ou mesmo inteligente. O que vemos é uma sucessão de páginas que repetem continuamente o clima de terror que foi explorado à exaustão no início, tornando tudo monótono e cansativo. Os personagens são rasos e não se desenvolvem, nada de interessante acontece e o desfecho final é apressado e forçado – bem diferente do que o início promissor prometia.

E o que dizer do título “Fantasmas”, que não faz NENHUM sentido? A base da história é realmente interessante, abordando diversos momentos históricos reais em que grandes populações ou grupos de pessoas desapareceram de forma misteriosa sem deixar nenhum vestígio (como Roanoke e a tripulação do navio Mary Celeste, no século XVI). Mas por que então a obra não se chama “Inimigo Antigo”, como a criatura responsável pelos desaparecimentos é chamada no livro?

Além disso, o personagem Fletcher Kale é totalmente inútil na narrativa, inserido apenas para protagonizar um pós-final desnecessário e sem sentido algum. Mais valia ter cortado Kale da história para deixa-la mais curta e menos cansativa. Tirando seu início, nada parece fazer muito sentido em “Fantasmas”.

Algum tempo atrás li uma matéria que dizia que Dean Koontz sempre buscou ser como Stephen King, mas foi manchado principalmente por adaptações cinematográficas desastrosas de seus livros (além de “Fantasmas”, existem diversos outros filmes dos livros do autor, como “A Semente do Diabo”, “O Limite do Terror” e “O Esconderijo”). Mas a única coisa que vejo em comum entre os dois autores é o gênero de escrita, pois enquanto um sabe desenvolver suas histórias de forma brilhante, o outro apenas sabe inicia-las. Acho que nem preciso dizer quem é quem.
Rodrigo 14/11/2022minha estante
Leu o livro de trás pra frente pelo jeito, é uma questão de gosto óbvio mas seus argumentos são meio sem sentido, fica super claro o motivo do título Fantasmas e é original pra caralho e em.nenhum momento achei cansativo ou repetitivo muito pelo contrário a trama se desenvolve em nuances que surpreendem a todo o momento os perrsonagens não são muito desenvolvidos porque a narrativa é centrada na ação, o filme eu vi no começo dos anos 2000 e gostei mas óbvio que era minha memória afetiva pregando uma peça, reassistindo vi o quanto é ruim, Koontz nunca quis se equiparar a ninguém, isso é uma suposição sua e equivocadíssima, ambos são bem distintos com suas qualidades e defeitos, e não existe nenhum livro do Koontz chamado O limite do terror, talvez você se refira a Intrusos, mas óbvio que cada um tem uma experiência

Oz 11/10/2009

Eu vi o filme nos cinemas, só li o livro muitos anos depois...soube que o autor ficou decepcionado, porém, pelo que me lembre o filme foi bastante fiel.

Não sou grande fã do Koontz, para mim a leitura foi levemente agradável e só, o tipo de livro que você pode ler em um momento de lazer e depois deixar de lado.

Rafael 30/04/2022

Começo excelente
O início do livro é excepcional, o suspense criado te faz não querer largar o livro. Mais pro final o autor se perde um pouco, mas mesmo assim é um bom livro. Fãs de Lovecraft vão gostar.

Deiasilva1857 12/02/2016

Introdução ao Mestre
Este foi meu primeiro livro de Dean Koontz e devo dizer que não me decepcionei. Sempre me falaram bem de ambos, livro e autor, e quando me dei a chance de lê-los gostei muito. A ideia geral é muito boa e intrigante e, apesar de algumas falhas, ela flui bem e te intriga até o final que, apesar de um pouco previsível, te deixa bem satisfeito. Recomendo!