A honra perdida de Katharina Blum

A honra perdida de Katharina Blum Heinrich Böll

Resenhas - A honra perdida de Katharina Blum

Sabrina Tamelini 07/03/2024

A honra perdida de Katharina Blum
Esse livro publicado em 1974, do escritor alemão Heinrich Böll, o qual o foi o primeiro alemão a ganhar o Nobel após a 2ª GM, só foi traduzido para o português e chegou ao Brasil, recentemente, em 2017.
O livro conta a história de Katharina, uma doméstica que se envolve, brevemente com Ludwig, um criminoso. Após passar a noite com ele, sua vida vira de ponta cabeça, ao se ver envolvida em uma trama político-policial, a qual apesar de não ter provas nenhuma, um ?Jornal? (tabloide) faz uma série de reportagens, sem provas alguma, caracterizando o Ludwig como criminoso terrorista e Katharina sua amante e cúmplice.
Enfim, o massacre midiático em torno da Katharina e dos que a cercam é tão grande, que ela acaba cometendo ato de violência contra um de seus jornalistas.
Enfim, livro escrito a 50 anos a trás, mas que infelizmente, ainda tem um tema que nos reporta aos dias de hoje.

Evelin 13/02/2024

Todos sabemos como a mídia pode ser prejudicial quando é sensacionalista, recentemente tivemos o caso da moça que se suicidou por problemas agravados por fake News propagadas por um """"""jornal"""""" aí. Com certeza é um problema ainda não superado pela sociedade atual, e acho que estamos só caminhando para pior.
Adorei o jeito que o autor deixou bem claro, sem medo e sem eufemismos, que escreveu a narrativa com o propósito de escancarar os problemas da mídia sensacionalista. Também gostei da forma como a narrativa foi construída, posso dizer até que me liguei aos personagens e sofri um pouco tudo o que sofreram. É uma leitura divertida, reflexiva e atemporal, recomendo muito.

Lilian 10/11/2023

Super atual
O livro fala sobre sensacionalismo, fake news e cancelamento e, apesar de ter sido escrito há 40 anos, é super atual!

andrealog 22/10/2023

Tão atual, tão triste
Em tempos de fake News e da política de cancelamento, tão comum nas redes sociais atuais, esse livro nos faz pensar sobre quão destrutiva uma ?verdade? estabelecida na cabeça das pessoas rapidamente, validada pela mídia, pode destruir a vidasse alguém! Para pensar e repensar antes de compartilhar qualquer notícia sobre alguém ou postar qualquer comentário

Leila 10/10/2023

A Honra Perdida de Katharina Blum do autor alemão Heinrich Böll, publicada em 1974, aborda questões profundamente atuais, como a disseminação de fake news e seus impactos devastadores na vida das pessoas. A leitura deste livro foi uma experiência fascinante, pois demonstra como uma história escrita há tanto tempo ainda pode ser tão relevante e pertinente nos dias de hoje.

A trama do livro gira em torno de Katharina Blum, uma jovem mulher que vê sua vida ser abruptamente destruída depois que ela é envolvida em uma série de matérias difamatórias do "Jornal" após passar uma noite de carnaval com um até então desconhecido, que estava sendo vigiado pela polícia por envolvido em vários crimes, a partir daí a vida de Katharina toma rumos inimagináveis. O autor explora de forma magistral a maneira como a mídia sensacionalista e a opinião pública podem destruir a vida de uma pessoa, criando uma atmosfera de histeria em torno dela. Isso é particularmente atual, considerando a era das redes sociais e a cultura do cancelamento, onde as vidas das pessoas podem ser arruinadas por acusações infundadas e informações falsas.

A história de Katharina Blum é uma reflexão sobre como a busca por notícias ráoidas e a falta de responsabilidade da mídia podem levar a sérias consequências para as vidas das pessoas. Ela se torna uma vítima da sede de sensacionalismo dos meios de comunicação, que estão dispostos a sacrificar a verdade em nome do lucro e da audiência. Essa crítica à mídia é uma parte central da narrativa e continua a ser relevante em um mundo onde a desinformação e as fake news são disseminadas de forma generalizada.

Além disso, o livro também aborda questões de privacidade, liberdade individual e as consequências devastadoras da perda da honra e da reputação. Katharina Blum é uma personagem profundamente tocante, e sua história nos faz refletir sobre a fragilidade das vidas humanas em uma sociedade obcecada pela exposição pública e pelo escândalo.

Enfim, A Honra Perdida de Katharina Blum é uma leitura muito, muito sagaz, Gostei demais e recomendo.

Livs 02/08/2023

Na Alemanha pós-Guerra, Katharina Blum, uma governanta muito bem vista por todos na cidade, do dia para a noite se torna acusada de um ser cúmplice de um criminoso massivamente procurado. Com as acusações, vem também a atenção da mídia sobre ela, sua família e todos com quem ela tem algum contato, no que, hoje em dia, chamaríamos de um "cancelamento por Fake News".

O romance faz parte de um movimento chamado "literatura de escombros" na Alemanha, que é uma literatura do pós-Guerra que trata das mazelas deixadas aos sobreviventes.

Nesse livro em questão, o autor tem uma preocupação em retratar, principalmente, os impactos das notícias falsas e maliciosas na vida de Katharina e o fator político aparece como auxiliador nos meios midiáticos da época que se resume ao JORNAL. Com relação a isso, a edição conta com um posfácio "explicativo" maravilhoso do próprio autor.

Erica 03/06/2023

Capítulos curtíssimos, linguagem fácil de acompanhar mostrando quão absurdo pode ser o jornalismo sensacionalista.

Muito bom!

Mapa de personagens:
Ludwig Götten, o procurado
Katharina Blum, a cancelada
Hubert Blorna, seu advogado e Trude, sua esposa
Else Woltersheim, sua madrinha
jornalista Werner Tötges, o morto
Adolf Schönner, fotógrafo de imprensa, segundo morto
comissários de polícia Beizmenne e Walter Moeding
Alois Sträubleder e Lüding os importantes

Rafael.Rovath 22/03/2023

Excelente
Este livro, pouco conhecido no Brasil, tem um enredo curto, direto e construído em forma de relato, com um desenvolvimento nem tão linear, mas que flui perfeitamente e vai encaixando todas as peças.

A história, escrita em 1974, descreve como um tabloide alemão deturpa as notícias relativas a um caso policial envolvendo uma doméstica (Katharina), que teria conhecido e dado abrigo a um criminoso, destruindo sua credibilidade e sua vida privada, difamando-a com manchetes diárias incluindo depoimentos falsos ou alterados, sensacionalismo e ideologia.

É um linchamento através da mídia, que também traz à tona o vazamento de informações pela própria polícia e o direcionamento das matérias por quem tem poder para influenciar os jornais.

O livro, cujo subtítulo é: "de onde surge a violência e para onde ela pode levar", me fez pensar imediatamente nos casos recentes e recorrentes de fake news, e como elas podem prejudicar pessoas públicas ou não, muitas vezes incluindo violência psicológica e até física.

Leitura excelente e, por que não, necessária.

Néa 04/01/2023

Surpreendente
Um livro que achei por acaso, dentre alguns livros velhos que minha avó tinha guardado, e demonstrou-se uma surpresa tremenda. Uma narrativa curta e intrigante, que não permite ao leitor desgrudar do livro. A degeneração da personagem principal durante o livro faz dela uma das melhores personagens da literatura contemporânea. Um retrato de uma vida feminina durante guerra fria, e uma crítica brilhante ao que denominamos "liberdade de imprensa".

Marcia.Cristina 19/09/2022

Qualquer semelhança com os dias atuais não é coincidência
O livro é uma narrativa de um crime que ocorreu na década de 70, impulsionado pela perseguição da imprensa sensacionalista. Qualquer semelhança com as fake news dos tempos de hoje não é mera coincidência.
Katharina Blum é uma jovem e bela empregada doméstica dedicada ao seu trabalho que se apaixona por um homem que conheceu na véspera do Carnaval. No dia seguinte, ela descobre que ele é procurado pela polícia. Ela acaba se envolvendo em uma trama de mentiras criadas pelos jornalistas. No início do livro temos a impressão de que se trata de um livro sobre uma assassina, mas no decorrer da narrativa percebemos que Katharina caiu de paraquedas em uma confusão que não pertencia a ela.
Lendo os relatos de como tudo se deu e das acusações que ela sofreu, concluímos que tudo se agravou devido ao fato dela ser mulher numa sociedade conservadora e preconceituosa. O livro faz uma crítica a um jornal específico que usa as acusações falsas, jogos de palavras e mentiras para vender exemplares. No decorrer da leitura, não fica claro inclusive se o homem procurado pela polícia, por quem Katharina se apaixonou era de fato um criminoso, ou se foi incriminado pela imprensa.

Karmille 16/09/2022

E teve o que mereceu
Um relato que demonstra os danos que a impressão marrom pode ocasionar na vida das pessoas. E nós leva a questionar os limites da liberdade de impressa.
Nesse livro, Heinrich Bill, nos traz a história de Katharina Blum, uma doméstica que apesar de ter tido uma vida complicada segue progredindo na vida e tendo conquistas de forma honrada e honesta. Por diversas vezes a personagem é descrita como discreta, prudente e controlada. Mas a vida de Katharina Blum vira de pernas para o ar quando conhece Ludwig Gotten em uma festa de carnaval.
Depois dessa noite sua vida passa a ser amplamente pesquisada não só pela polícia, mas também por um jornal que traz a tona os fatos sempre de forma a prejudicar a Sra. Blum. E após 4 dias dessa intensa difamação e vendo sua reputação completamente destruída, nossa protagonista, num ápice de consternação com as palavras tão repugnantes, acaba de fato comentando um delito.
Sinceramente o comportamento do jornalista era totalmente punível um absurdo o quanto ele invadiu a privacidade familiar de Katharina, e mais absurdo ainda as nas notícias de forma a prejudicar deliberadamente a imagem dela. De forma que entendo a atitude que Katharina teve, principalmente no calor do momento, e realmente acredito que ela não tinha a intenção de mata-lo mas a verdade é que ele mereceu.

Martony.Demes 09/03/2022

Eis o livro A Honra Perdida de Katharina Blum, de Heinrich Böll
A obra apresenta a temática de acusações falsas, de o quanto a imprensa pode prejudicar a honra de uma pessoa de modo injusto. Vamos aos detalhes?

De início, o livro apresenta um crime (?) e o acusado esteve na noite anterior com Katharina Blum. A partir disso, a polícia passa a tratar Blum como uma [*****]mplice de Ludwig Gotten: faz a mesma passar por longos e torturantes depoimentos, começa a fazer sugerir participação dela com base em bilhetes encontrados, supostas evidências apresentadas e que, ao final, nada prova o envolvimento dela.

Não obstante, em paralelo, um Jornal começa a divulgar e perseguir Blum de maneira implacável e injustamente. Chama ela de comunista, de terrorista, de fora-da-lei. Isso, no bojo da Alemanha Ocidental e no ápice da guerra fria que já perdurava na Europa pós-guerra.

Katharina viu sua honra ser vilipendiada de forma injusta e cruel possível! Logo ela que tinha uma vida simples, sempre trabalhou bastante, tornou-se independente, inclusive após sua separação.

Imagina aí um cenário semelhante ao "O processo" de Kafka que espremia Blum a um lugar que não tinha para onde ir! Dada situação em que se encontrava, Blum resolve ir às últimas consequências e....[Sem spoiler].

O livro é ótimo: atemporal, com uma metáfora bem atual em relação a fake news, cancelamentos em redes sociais e esmagamento de indivíduos diante determinada situação com uso de tribunal de internet e imprensa sensacionalista! Já vimos diversos casos assim em que pessoas têm sua reputação destruídas em julgamentos sumários e muitas vezes sem chances de defesa. Às vezes, quando conseguem provar a inocência já pode ser tarde demais.

Recentemente, assisti um podcast daqui de Teresina IELCast no qual foi entrevistado Engenheiro Jivago Castro o qual apresenta todas as evidências de o quanto foi injustamente acusado por um canal de imprensa daqui do Piauí há alguns anos atrás.

Alberto 27/12/2021

Ação e reflexão convivem em harmonia num libelo político disfarçado de thriller policial.
Mais um tesouro que a Carambaia apresenta a público brasileiro. É um thriler policial, um romance de amor, um libelo político e uma discussão sobre os limites e o sentido da liberdade de imprensa. O autor quer investigar até que ponto a liberdade de expressão pode ser manipulada para produzir o mal, destruir adversários e criar consensos políticos a partir de distorções e mentiras. Publicação oportuníssima, muito atual e necessária no Brasil de hoje. Prosa fluida, ritmo acelerado, uma protagonista admirável. Uma prova de que, pela pena de um grande escritor (laureado com o Nobel em 1972), ação e reflexão podem caminhar juntas na literatura. Indicado para todos, e especialmente para quem quiser dar os primeiros passos além do curcuito das trilogias e bestsellers e conhecer a "literatura séria". O produto da Carambaia é, como de costume, primoroso, livro bom de ver, de pegar, de cheirar e de ler.