Um Amor Para Recordar

Um Amor Para Recordar Nicholas Sparks

Resenhas - Um Amor Para Recordar

Sandra de Oliveira 07/06/2011

Nicholas Sparks é um dos meus autores favoritos. Desde sempre fui muito fã de seus livros, mesmo que com finais nem tão felizes como sempre desejamos. Aliás, essa é uma de suas características marcantes, mas o que também torna suas histórias sempre tão bonitas, tristes e transbordando muita emoção.

Um Amor Para Recordar é lindíssimo. Triste até o último suspiro, mas cheio de ternura, doçura, encanto e amor. Amor demais. MESMO.

O filme, produzido alguns anos atrás, baseado no livro, embora não me lembre com detalhes, sinal de que preciso revê-lo urgentemente, é tão bom quanto as páginas escritas por Sparks, mas livro é livro, e a emoção ao ler é diferente.

Jamie Sullivan é a pacata e tranquila filha do pastor Hegbert. Vivem uma vida calma na pequena Beaufort, Carolina do Norte.

Jamie leva uma vida bastante diferente da maioria dos jovens de 17 anos: ela é calma, caridosa, tem uma fé inabalável, vive conforme suas condutas morais e religiosas e guarda segredos, dores e alegrias.

Landon Carter é um garoto que adora festas, vive cercado por amigos, ama sua liberdade.

Ele e Jamie tem diferenças enormes, mas são essas mesmas diferenças que os unem e tornam seus laços inseparáveis.

Narrado por Landon, o livro é incrivelmente cheio de sutilezas e contrastes. Perceber gradativamente a mudança no comportamento e amadurecimento de Landon conforme seu contato diário com Jamie, nos faz reconhecer atitudes que já vimos ou vivenciamos algum dia na vida.

Da negação inicial, da não aceitação, passando por diversos momentos de sentimentos confusos, até culminar no amor verdadeiro, os elementos que transformam Um Amor Para Recordar num livro marcante e tocante estão em cada gesto e palavra de Landon e em cada atitude altruísta e sincera de Jamie.

E como um bom romance de Sparks, é de partir o coração. Entregar mais detalhes, para quem não conhece a história, é sinônimo de spoiler, e não vou estragar a emoção da leitura.

Agora, se você já conhece a trama e gostou do filme, não deixe de ler sua história na íntegra. Vale muito a pena. E corre o sério risco de se tornar um dos preferidos na sua prateleira.
Dene 19/08/2012minha estante
Eu amo livros com final feliz,
poque acedito que de tragédias
já basta nossa realidade.
Tenho pesquisado e descobri que Nicholas Sparks
gosta de finais nada agradáveis.
Portanto, Um amor para recordar será o primeiro e último livro qu lerei dele.

Rafaela 15/03/2013minha estante
eu amo tanto tanto tanto esse livro, e acho ele tão perfeito, que acho até meio injusto a pontuação dele aqui no skoob kkk acho que deveria ser maior ... mesmo sendo triste, acho simplesmente perfeito, pode parecer patético, mas tenho medo de ler outros livros do Sparks e me decepcionar por não serem não bons quanto esses ;/

Isabella 10/05/2013minha estante
Rafaela, não tenha medo de se decepcionar, porque Sparks tem outros livros até melhores que esse. Li outros 3 e são muito lindos também.
Preciso discordar da Dene: o que faz uma boa história não é o seu final, mas a moral dela. Realmente Sparks não traz sempre um final feliz. Já li outros 3 livros, como disse, e dos 3 apenas 1 tem final que se possa dizer feliz ("O Casamento"). O legal do Sparks é mostrar que o amor ultrapassa o tempo, a distância, a compreensão, a lógica.
A força da paixão é o que move os personagens do autor.
O final se torna mero detalhe.

Rosana 25/06/2013minha estante
Eu nunca havia ouvido falar em Nicholas sparks, até o dia em que, por acaso, na biblioteca da minha escola comecei a ler, um amor para recordar. Isso já faz algum tempo, e ainda assim me lembro de cada detalhe, desde então, Nicholas sparks se tornou um dos meus autores preferidos. Admiro a forma intensa como ele se envolve nas suas histórias. É emocionante.

Lilica 18/12/2013minha estante
Gostei da sua resenha. Parabéns!!

A Jamie é a responsável pelo amadurecimento do Landon. Ela transforma a vida dele. É um livro belíssimo, comovente, emocionante, profundo e até engraçado em algumas partes da estória.

Laurinho 10/02/2015minha estante
Esse livro é sensacional. Eu não chorei nesse livro assim como não choro em nenhum livro dele ou de outro autor. Mesmo assim, é uma bela história com uma bela lição de moral. Recomendo a leitura. #Amo #Book

ivanice.santos. 24/08/2015minha estante
Nunca li o livro mas já assisitir o filme que por falar é muito bonito!

Duda 04/06/2021minha estante
AMO DE PAIXÃO! ???

TaynA.Cunha 25/06/2021minha estante
Como faço pra ler?

Sousa 10/09/2021minha estante
Como faço pra poder ler?

ethaporra 04/01/2022minha estante
UM LIVRO DELICIOSO, li ele inteiro enquanto fazia uma viagem de carro, e admito que toda minha família me viu chorar, é maravilhoso e vale muito a pena!

1650507150 20/04/2022minha estante
Sou nova aqui , como aperta pra ler o livro todo?

Joyce 27/06/2022minha estante
Alguém me diz se algum deles morre. Eu não sei se consigo ler esse tipo de livro. (Pode me mandar uma mensagem privada)

Sarah.bizerra 30/01/2024minha estante
eu já vi o filme e chorei, imagina com o livro que é cheio de detalhes? ?

Keyla68 14/02/2024minha estante
Eu comei a ler, por causa dos livros do NS. Porém ao longo do tempo, eu fui vendo que as histórias elas vão se repetindo, só mudam de endereço e pessoas. Mas eu amo demais esse livro, porém, é um dos únicos que eu acho que a adaptação captou mais emoção do que o próprio livro. Mas é de uma sensibilidade sem igual!

-Koraline 26/09/2023

Supreendentemente, eu nunca assisti o filme baseado nesse livro, nem sabia do que se tratava, então quando foi revelado o plot twist, eu fiquei genuinamente chocada. Eu gostei muito da honestidade com que os sentimentos do protagonista eram descritos, até os pensamentos que temos vergonha de admitir que temos, e foi o que mais gostei. Achei a menina bastante irreal, e o final bem triste, mas é um bom livro. Me surpreende que o autor escreve histporias completas em tão poucas páginas.

Marcele Rosa 30/12/2020

Um amorzinho
Esse livro é um daqueles romances leves e bonitinhos que vc nem percebe quando acaba, é realmente muito fofo apesar do final triste. Confesso que me emocionei no final assim como tinha me emocionado assistindo o filme. Por ser um dos romances pioneiros com narrativa pro público jovem, é uma leitura bastante indicada para os fãs desse gênero.

Pam 14/12/2022

Prepare-se para ir ao ódio e tristeza
O que é esse livro? A história é totalmente revoltante por uma boa parte do livro, Landon é um típico adolescente idiota que faz piadinhas sobre os outros e faz tudo para seus amigos o acharem legal. A situação que leva ele a conhecer profundamente a Jamie é simplesmente pq ele não tinha opções e ainda foi um babaca com a coitada. E depois que ele se apaixona, vem o tcham, a parte mais triste da história! Uma leitura que vale a pena se você quiser passar raiva, depois se sentir confusa e em seguida chorar! Amei
Geovanna 14/12/2022minha estante
Esse livro>>>

Bia Lorena 14/12/2022minha estante
Eu amo esse livro, foi o primeiro romance que li, sou apaixonada.
Mesmo que ele seja uma babaca as vezes, mas quando ele começa a gostar dela, é lindo demais!!!

Samy 14/12/2022minha estante
Eu prefiro o filme do que o livro.

LidosdaCris 22/01/2023

Eu tenho uma relação de amor e ódio com os livros do Nicholas, esse livro eu odeiei. O filme é muito melhor, a história é chata, sem graça e cansativa.
Thay (@estantedathayy) 22/01/2023minha estante
Um dos poucos livros que pra mim é pior do que o filme

Mônica 19/07/2022

Não recomendo.
Não é uma história ruim, mas não posso dizer que é uma das melhores que já li.
Muito maçante, ?vago?. O livro aconteceu nas últimas páginas, e isso estressa um pouco a leitura, porque a história acaba sendo esmiuçada onde não era preciso. E nos acontecimentos realmente importantes, o livro acaba, com poucos detalhes. Fiquei triste porque achei que ia amar a leitura, mas não me pegou em momento algum, não consegui me emocionar. Não recomendo ?
goodbyedarth 19/07/2022minha estante
É pior que o filme?

Mônica 19/07/2022minha estante
Em comparação, o filme dá de 10. Eu não gostei do livro de jeito nenhum.

goodbyedarth 19/07/2022minha estante
Eu ainda tenho gosto pelo filme por ser uma memória da infância, agora nunca consegui terminar o livro kk

Mônica 20/07/2022minha estante
O livro é muito ruim mesmo.

Jozy.Cristiani 07/05/2021

Nicholas sendo Nicholas
Maravilhoso, confesso que o livro me tocou mais do o filme e Landon é um amor, ver a transformação dele durante esse tempo foi incrível e as passagens do livros são lindas.

Bruna 08/06/2020

Perfeito
Sou suspeita ao elogiar qualquer tipo de livro. Pois é muito difícil eu chegar até o fim do livro e dizer que não gostei. Já tinha visto o filme de Um amor para Recordar, pensei que encontraria a mesma coisa no livro, mas foi bem diferente. Isso não significa que gostei menos, porque amei igualmente. O filme ainda continua sendo meu xodó e o livro se tornou um novo amor ?

Geo Franco 11/12/2020

Gente??
Resolvi ler porque eu sou apaixonadaaa pelo filme. Aí eu li e o filme não tem nada haver com o livro, são duas histórias diferentes, mas iguais, mesmo assim eu amo os dois igualmente ksks
Eu adoro a escrita do Nicholas Sparks por mostrar o lado masculino (que é o que eu prefiro, já que eu gosto de ver o cara sendo cadelinha da mocinha)
A Jamie e o Landon são muito fofos juntos, sem falar nos capítulos finais, que foi quando eu perdi toda a minha estrutura
Recomendo muito mesmo

Sarah Santiago 17/01/2022

Se você quer aquele romance clichê que te faz chorar litros e mais litros, esse é o livro certo ... Esse sim é o topo de amor para se lembrar por anos da vida de Landon.
mariaeduardavieira 04/02/2022minha estante
Qual a classificação indicativa? Por favor.

Sarah Santiago 05/02/2022minha estante
12 anos

luiza 12/03/2022

Gostei muito, mas sinto que os personagens não foram tão bem aproveitados quanto podiam ter sido, entendo que era pra retratar uma paixão adolescente (e realmente fez um bom trabalho), mas achei que a história foi mais explorada no filme (o que é bem estranho pra mim).

bella 15/09/2022

eu literalmente acabei de terminar e não tenho nenhuma palavra para esse livro.

não vou dizer que não me decepcionou, porque vi o filme primeiro, e quando vi o tantico de página já fiquei a pensar. mas mesmo assim, é um livro tão bom e que dói tanto.

amErica 12/01/2022

Destruída
"...acredito agora que os milagres podem acontecer."

Sim, Landon, você foi o nosso milagre ?
Ai cara eu amo tanto essa história que chega me dói. Mesmo o filme sendo completamente diferente do livro, cada um me trouxe formas especiais de me emocionar com esses dois. ? É um amor tão puro e sincero... obrigada por esse livro Sparks ?

Bianca 07/09/2011

Mais uma resenha do http://redomadecristal.com.br/blog/
“Nosso amor é como o vento, não posso vê-lo, mas posso senti-lo”

Eu sempre quis ler um livro do Nicholas Sparks. Sim, não tinha lido nenhum até o momento. Vi os filmes, mas ler é sempre um prazer maior.

Sou romântica assumida e adoooooooooro um livro cheio de romance e drama. Tenho quase todos os livros do Sr. Sparks e quero ler outros em breve.

Por vários motivos, só agora tive a oportunidade e o primeiro que li foi Um Amor para Recordar.

O livro é curtinho. Apenas 184 páginas.

As diferenças entre o filme e o livro são muitas e, pela primeira vez, preferi o filme.

A expectativa era altíssima e acabei me decepcionando. Talvez ter visto o filme primeiro tenha prejudicado a leitura, porque o filme foi excepcional.

A história narrada em primeira pessoa por Landon pareceu inverossímil. Não passava realidade e era falha em alguns momentos.

Por exemplo, Landon se intitula como um bad boy, ele frisa isso várias vezes, mas no parágrafo seguinte ele diz que tira notas altas, que se canditará a presidente do grêmio estudantil e que não consegue dizer “não” às pessoas.

Eu sei que era outra época, 1958, e que o conceito de bad boy era diferente, mas Landon estava longe de ser um.

Ele é um garoto comum, com sonhos comuns que se apaixona por uma garota meiga e que precisará amadurecer drasticamente. Ambos precisarão porque a vida não lhes dará escolha.

"- Não pode se apaixonar por mim, Landon – disse, com os olhos vermelhos e inchados – Podemos ser amigos, podemos sair… mas você não pode me amar."

A história não me prendeu e por diversas vezes tornou-se cansativa.

Ainda estou em choque porque, como disse acima, a temática do Nicholas Sparks é exatamente a que mais gosto em livros ou filmes. Novo Conceito

É claro que darei mais uma chance ao autor.

Muitos são só elogios para as suas obras, até mesmo para esse livro.

É assim, nem sempre há a química entre livro e leitor. Acontece…
Elen 28/04/2012minha estante
Foi meu 1ºlivro do Nicholas Sparks e me decepcionei ! Eu tbm tava com mtas expectativas pq todo mundo falava dele e de como era lindo e emocionante e eu nao senti nada disso. Pra ser sincera eu nao acreditei no amor deles pq no livro ele nem gostava dela até quase o meio, dps eles ficaram amigos e foi assim até quase o final q foi quando Landon disse q gostava dela e nao me convenceu (concordo plenamente quando vc disse q a historia narrada por Landon nao passava realidade) e mesmo o livro sendo pequeno ele conseguiu ser cansativo ! pra vc ter ideia ainda nem consegui dar outra chance para o autor rs'

Bianca 01/05/2012minha estante
Elen, tive medo de me traumatizar com o autor, mas li "Um Homem de Sorte" e amei!
Quando puder, dê uma chance. =)

Deza 22/03/2018minha estante
Também achei a mesma coisa, fui com toda a vontade pensando que ia ser melhor que o livro e não foi o que aconteceu. Primeira vez que o filme é melhor, concordo plenamente.

Caroline534 27/09/2018minha estante
Falou tudo que eu queria dizer... Foi meu primeiro livro dele (resolvi começar por esse porque tinha visto o filme e é um dos meus PREFERIDOS da vida). Mas esse livro NÃO DEU. Preferi o filme. Achei o livro cheio de falhas e muuuito raso.

Adrielly 17/03/2022

Já dizia Vinícius: que seja infinito enquanto dure
Este livro é capaz de transmitir sentimentos tão reais, capaz de nos provocar emoções.
Já havia assistido ao filme mas o livro tem algumas diferenças.
Jamie é uma garota cristã que sempre anda com sua bíblia e muitas vezes é criticada por isso.
Landon começa a se aproximar dela quando a convida pro baile, é a partir daí que se escuta uma frase marcante nesse livro "promete que não vais se apaixonar por mim?"
Logo depois Jamie o convida para uma peça e os dois começam a passar tempo juntos, Jamie consegue transmitir tamanha bondade e generosidade que contagia qualquer pessoa e Landon é tocado por isso.
Lembra da promessa? Pois bem ele não cumpriu, os dois se apaixonam, Landon se torna uma pessoa melhor ( e é lindo ver com Jamie participou disso, demonstrando sua fé)
Jamie descobre sua doença, nos seus últimos momentos de vida Landon realiza o sonho de Jamie de se casar (isso é lindo)
"Jamie era mais do que a mulher que eu amava. Naquele ano, Jamie ajudou-me a tornar-me o homem que sou hoje. Com a sua mão firme, mostrou-me como era importante ajudar os outros; com a sua paciência e generosidade mostrou-me o verdadeiro sentido da vida. A sua alegria e otimismo, mesmo na doença, foi a coisa mais admirável que alguma vez testemunhei."

Esse é um dos melhores livros que li e que Nicholas Sparks escreveu, ao ler está resenha seja direcionado a lê-lo também.
Apesar de ser uma personagem podemos aprender com Jamie.

Um bom livro não precisa ser um conto de fadas, só precisa tocar nosso ser!
Mari 17/03/2022minha estante
que resenha massa!
vou ler, pois sou mt apaixonada pelo filme e quero sentir essa emoção com a leitura

Adrielly 17/03/2022minha estante
Fico feliz por isso!
Faça uma resenha quando ler , gostaria de saber sua opinião!

Paulo 19/03/2022minha estante
Que ótima resenha Adrielly, adorei o seu texto. Realmente esse livro é muito tocante e tem uma história muita linda. É o meu livro favorito do Nicolas Sparks.

Paulo 19/03/2022minha estante
Meu top cinco:
1. Um amor pra recordar
2. Diário de uma paixão
3. Querido John
4. Um homem de sorte
5. O Casamento.

Adrielly 20/03/2022minha estante
Lendo diário de uma paixão

Paulo 20/03/2022minha estante
Este livro é ótimo, pra mim ele não entra em uma posição mais alta em meu gosto pessoal, somente porque ele flerta um pouco com Espiritismo. Tirando isso a história é ótima.