Um Amor Para Recordar

4.24435 18453

Resenhas - Um Amor Para Recordar

Livromaníaca 12/07/2013

Resenha Livromaníaca
Recebi o livro de parceria com a Editora Novo Conceito para resenhar, veio com o super kit criado para divulgação. Nicholas Sparks é o meu autor de romances favorito e já estava preparada psicologicamente para a história por ter assistido a adaptação cinematográfica feita há um tempo. Mesmo assim não consegui me conter e me entreguei à emoção do amor dos personagens.

"Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos.
Esta é minha história - e prometo contar tudo.
No início você vai sorrir, e depois vai chorar - não diga que não avisei."

A narrativa é feita em primeira pessoa pelo personagem Landon Carter, um adolescente que se denomina bad boy - o que na época podia ser considerado mas não nos dias de hoje - por certas atitudes que eram consideradas erradas. (o que inclui ir ao cemitério com os amigos no meio da noite) Ele é filho de um político e quase não vê o pai por este sempre estar viajando.

Morar em uma cidade pequena faz com que todos se conheçam e Landon conhecia Jamie desde sua infância, mas nunca realmente reparou nela. Considera a garota "estranha" do colégio, sempre de roupas discretas, sempre com o cabelo amarrado, sempre com uma Bíblia. Ela conseguia deixar todos com peso na consciência por não cumprir o que sabemos ser o certo. É uma garota amada pelos adultos por ser simples, madura, gentil e claro, filha do reverendo da cidade.

Certos acontecimentos unem os dois em uma peça de teatro, realizada pelo pai de Jamie. Com isso os dois começam a conviver mais do que o normal, fazendo com que os dois se conhecessem melhor.

"- Você tem de prometer que não vai se apaixonar por mim."

A paixão é inevitável e podemos senti-la aflorando dos personagens. Saber do que irá acontecer no final não me tirou a esperança que isso pudesse ser mudado e continuei com leitura na vã esperança de que tudo terminaria bem.

Tirando todo o drama e romance entre os personagens, é possível se divertir com os pensamentos de Landon. (como ele havia prometido no prólogo "No início você vai sorrir...")

" - Você nunca sabe, Landon - ela disse, sorrindo - quais são os planos de Deus.
Eu detestava quando ela dizia aquilo. Todos sabiam que ela falava com o Senhor todos os dias, mas nunca ninguém sabia o que o "Patrão do andar de cima" havia dito a ela. Ela poderia até mesmo ter uma passagem direta de primeira classe para o céu, por ser uma pessoa tão boa quanto era."

Livro super indicado à todos que forem fãs de um bom romance. Quem ainda não leu nenhum livro de Sparks precisa logo de um, e é uma boa indicação começar por Um Amor para Recordar.

site: http://girlfreakbooks.blogspot.com/

dani 01/02/2013

Um amor para recordar
Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito
186 páginas
Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Já assisti ao filme várias vezes, já perdi até a conta, e sempre chorei assistindo. Aí, ingenuamente, pensei que seria bem tranqüilo ler o livro, já que eu já conhecia a história. Mas que nada… Eu esqueci o quanto o livro pode ser mais emocionante e com muito mais detalhes do que o filme. E neste caso, o filme é muito diferente, com cenas que não acontecem no livro e, claro, omitindo outras cenas lindas, que só lendo o livro mesmo pra saber! Mesmo assim foi um livro mais tranqüilo, pois já conhecia os personagens, os locais da história e até foi um pouco decepcionante não conseguir imaginar tudo originalmente na minha mente.

Landon é quem conta a história da própria vida, de como conheceu Jamie, uma menina filha do pastor da cidade, que sempre andava de saias e blusões de lã, e com uma Bíblia junto de si para onde quer que fosse. Eles estudaram juntos desde que eram crianças, pois moram em uma cidade pequena, onde praticamente todos se conhecem, mas Landon nunca falou com Jamie, até que ele é obrigado a fazer parte de uma peça teatral da escola para poder passar de ano, e acontece que Jamie era a protagonista, junto com ele.

A partir de então, eles começaram a estudar suas falar juntos e ficaram cada vez mais próximos, embora Landon ainda sentisse vergonha de estar junto de uma menina julgada como estranha por todos no colégio. Mas os sentimentos deles mudam, e ele começa a perceber que o que sente por ela é algo verdadeiro, que pode ultrapassar todos os preconceitos. Mas ele sempre acha que existe algo que ela não quer lhe contar. E isso pode fazer toda a diferença no relacionamento dos dois.

Pra quem leu: O que é aquele final? E aí, aconteceu ou não aconteceu o que a Jamie disse? Quando eu li aquela frase, eu quis virar mais páginas, mas acabou! Para tudo! Assim o Nicholas me mata do coração, rsrs.

"Ana Paula" 14/12/2011

Sério. Não sei o que Nicholas Sparks pensa quando esta escrevendo. Ele consegue transformar uma história onde todos ja sabem o final em um final surpeendente.

Adorei o livro, já tinha assistido ao filme, mas o livro é sem sombra de dúvidas muito melhor. Já li alguns livros dele, e sempre, sempre mesmo me emociono.

Um Amor pra Recordar, conta a historia de Jamie e Landon. Jamie é a filha do Pastor, e Landon, um cara popular, rico e esnobe (mesmo ele não querendo ser).

Lendo este livro, parei pra pensar em quantas vezes eu ri de alguem por essa pessoa ser diferente... nunca me arrependi tanto. Ser diferente é ser especial, e este livro nos ensina isso.

Enfim, não quero dar spoillers, então leiam... o livro é maravilhoso!

nanefc 05/07/2012

Previsível do começo ao fim!
Dá pra pular facil facil umas 20 paginas sem se perder na velha história "garoto bad boy de castigo conhece garota boazinha e com um pé na cova e muda totalmente"
Ótima historinha pra um filme sessão da tarde do tipo "made for tv"

Andreza Benny 27/09/2011

Apaixonante...
Eu sou da opinião que mesmo quando assistimos um filme que seja baseado em um livro, devemos ler este livro, pois geralmente muda muita coisa.
E cada vez mais, vejo que estou certa.
O Filme: Um Amor para Recordar é lindo, mas o livro.....
Emocionante, como o próprio protagonista do livro Landon Cartar diz na capa: "No início você vai sorrir e, depois, chorar - não diga que não avisei.", é exatamente isso, você vai ter várias sensações ao lê-lo, mas chorar: isto é certo!
E não digo isso, por eu ser uma "manteiga derretida" em relação à livros, mais este é especial.

E para você ver que quantidade não tem nada a ver com qualidade, o livro tem apenas 184 páginas!

Um conselho: LEIA!

Flavinha 24/03/2013

"É como o vento. Você não vê, mas sente."
Jamie Sulivan e Landon Carter = os opostos perfeitos!
Assisti a adaptação cinematográfica antes de ler o livro, e posso dizer que é bem fiel à história original, salvo os muitos detalhes e episódios que ficam de fora da obra adaptada, e que no livro me fizeram suspirar e ir às lágrimas em proporções ainda maiores.
Uma história sobre fé, amor e as mudanças que esta combinação poderosa é capaz de provocar na vida de alguém.
Impossível não se emocionar, e confesso que eu particularmente talvez não tivesse achado a história tão linda se ela tivesse alcançado o previsível final feliz.

lisa 01/01/2016

Lindo.
Adorei... Romance super meigo... Nos faz pensar muito.

Mih 06/01/2012

Inesquecível
Com toda a certeza do mundo 'Um Amor Para Recordar' é o tipo de livro que você irá lembrar por toda a sua vida. Já li vários livros do Nicholas, sou fã convicta desse autor. Realmente Landon tem muita razão quando escreve que no começo iremos rir e depois chorar, pois é, isso vai acontecer!
Li a maior parte do livro nas viagens de trem para o serviço e de volta pra casa, e ficava rindo durante a viagem, é como se não tivesse ninguém ao meu lado, estava em outro mundo, o mundo de Landon. E conforme as páginas avançavam, sentia um aperto no peito, sabendo que ia terminar e eu não queria que o livro terminasse, desejei diversas vezes que ele fosse maior, quando descobrir o segredo de Jamie, chorei como se ela fosse a minha melhor amiga, fiquei com os olhos vermelhos e cheguei a soluçar.
É simplesmente: Inesquecível.

Gaby 29/03/2014

Olá Landon.
Esse livro é maravilhoso!
Para quem não sabe ele também foi adaptado para filme(só que como sempre é bem diferente do livro/ muito mesmo!).
O livro é narrado por Landon Carter, após 40 anos da história ter acontecido. Ele relata sua vida quando tinha 17 anos aonde vivia( e vivi até hoje) na Carolina do Norte, ele conta como se apaixonou por Jamie colega de turma desde a infância e filha do pastor da igreja onde poucas vezes frequentava já grande. O livro é simplesmente maravilhoso e narra, como a capa diz "A história mais comovente de todos os tempos"
(5 estrelas sem duvidas)

“Jamie era mais do que a mulher que eu amava. Naquele ano, Jamie me ajudou a me tornar o homem que sou hoje. Com a sua mão firme, ela me mostrou o quanto é importante ajudar os outros; com a sua paciência e bondade, ela me mostrou qual é o real sentido da vida.”
— Um amor para recordar

Marilena Drigo. 12/07/2012

Um livro emocionante.
No livro, Nicholas mostra uma de suas facetas mais marcantes: a fé. Sim, diferente do filme a questão da fé é constante, deixando o romance como um pano de fundo. Mas nem por isso não é uma lindíssima (e muiiiiiito emocionante) história de amor.
Doce, cativante, triste, emocionante, romântico… Poderia usar muitos adjetivos contraditórios para descrever o livro, mas fico com o resumo que usei lá em cima: Nicholas Sparks.

E uma das coisas que torna a narrativa mais interessante ainda é o fato de ser o próprio Landon quem nos conta a história, 40 anos depois de ter acontecido.

Recomendo muito, muito, muito… Mas só para quem não tem vergonha de ficar com o rosto inchado de tanto chorar. Mas a história de amor, de vida, de Landon e Jamie vale cada lágrima.

Duda 24/08/2012

Um livro encantador onde aprendemos que o verdadeiro amor nunca morre.
Antes de ler o livro, assisti o filme, e fiquei indignada com a falta de detalhes do filme... O livro é simplesmente muito mais emocionante.
O fato da doença de Jane, abate Langdon, mas torna o romance bem mais intenso e marcante. Foi uma das minhas primeiras leituras o que se torna muito significante para mim!

Vanessa Meiser 02/06/2011

" A vida, eu aprendi, nunca é justa. Deveriam ensinar isso nas escolas" Pág 22.

" Tinha um leve sorriso no rosto, como se guardasse um segredo em seu coração....Ela se parecia exatamente com um anjo". Pág 110.

Um Amor para Recordar é simplesmente um livro lindo, bem como tudo o que li de Nicholas Sparks até hoje. Convenhamos, nunca ví um autor conseguir tocar tão fundo nos nossos sentimentos como Nicholas faz, ele sabe fazer isto como nenhum outro, e olha que muitos tentam, tentam, mas não chegam nem perto.
A sensibilidade que ele transmite a cada página que lemos é algo sem igual, já ví inclusive muito menino elogiar (e muito) os seus livros. Quem não chora ao ler as histórias de Nicholas Sparks?
Bem, temos aqui então mais uma obra prima do autor, eu já havia assistido o filme, mas como sempre o livro é muito superior. O filme não é fiel às páginas, inclusive já começa diferente, mas o principal da história, que é o amor de Landon e Jamie permanece tal qual no livro ,para a nossa felicidade.
São poucas páginas, apenas 184, mas é o suficiente para nos levar às lágrimas ao acompanharmos o nascimento e crescimento do amor entre os dois.
O livro começa com Landom Carter,já com 57 anos contando a história da sua vida de 40 anos atrás quando ele estava com 17 anos, cursava o último ano do colegial, era o bad boy da escola e se preparava para entrar na faculdade. Jamie Sullivan, de 17 anos, era a filha do pastor e era considerada o patinho feio da cidade em que moravam, haviam crescido juntos, mas Landon conta que ele e Jamie praticamente nunca haviam se falado até o dia em que ele, sem ter um par para levar ao baile dos ex alunos da escola se vê obrigado (por falta de opção) a convidar Jamie para ir ao baile, e ela aceita.....Depois do tal baile, Jamie convida Landon para participar de uma peça teatral em que ela participa e que será apresentada como comemoração de Natal e ele, sem saber como recusar acaba aceitando.....a partir daqui as coisas lentamente e intensamente começam a acontecer entre este jovem e improvável casal.
Quer saber mais? Leia o livro, aliás, prefira sempre o livro ao filme, você não irá se arrepender, é realmente uma linda história de amor.

" E tudo de que eu me lembro foi que, naquele momento, quando nossos lábios se tocaram pela primeira vez, eu sabia que a lembrança duraria para sempre." Pág 136.

" O amor é paciente, o amor é bondoso.Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não sente ira facilmente, não guarda rancor. Oamor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tuo espera, tudo suporta." Carta aos Coríntios. Pág 167.

Nessa 11/09/2011

Romantismo que vale a pena!
Este é um livro que tem por excelência passar para o ser humano a importância do amor na vida de uma pessoa, principalmente para aquelas que são desprovidas de qualquer sentimento.
A história de Landon um jovem rapaz aventureiro sem muitos objetivos nem pretensões na vida. Até que um dia, uma de suas brincadeiras de mau gosto dá errada e deixa um colega paralisado, terminando por prestar serviços comunitários e ser forçado a participar do clube de drama da escola, como punição. É lá que ele conhece a inocente Jamie. Ela com toda sua inocência tenta se aproximar, mas ele a renega, pois ainda está focado em suas amizades anteriores. Mas, o tempo vai passando e ele está cada vez mais necessitando de alguém que entenda de teatro para passar as falas, então não vendo saída procura Jamie, e ela se surpreende ao ver o garoto mais popular da escola lhe pedindo ajuda.
A convivência com Jamie mudou e vida de Landon, ela o fez ver o mundo com mais intensidade, mostrando-o acima de tudo a importância da fé em Deus e em tudo aquilo que antes ele considerava inútil, pôde perceber que o natural dá um sentido extraordinário a vida.
Eu particularmente não gosto de romances, mas Um Amor Para Recordar é daquelas histórias que todos sonhamos em viver um dia. O livro é tão bom quanto o filme: super romântico, super inspirador e super triste.