Um Amor Para Recordar

Um Amor Para Recordar Nicholas Sparks

Resenhas - Um Amor Para Recordar

Outro Conceito 24/08/2012

Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks
Landon Carter de 57 anos nos conta sobre sua vida quando ainda era adolescente, com apenas 17 anos e cursava o último ano do colégial. Preocupado em conseguir ir para uma boa faculdade,já que sua turma de amigos é vista como problemáticos (isso para a década de 50) e sabendo que não era um dos melhores alunos, ele resolve seguir o conselho do pai e se candidata ao grêmio estudantil, o que tornaria sua ficha um pouco melhor.
Como o seu melhor amigo Eric é jogador do time de Futebol da escola e o garoto mais popular por lá, Landon acaba se elegendo presidente do grêmio estudantil com apoio em massa dos esportistas do colégio.

Mas quando chega o baile de ex-alunos, ele acaba chamando Jamie por não ter uma opção melhor. Ela aceita, com uma condição: Que ele não se apaixone por ela

Jamie Sullivan é o motivo de piada da escola por causa de sua aparência sem graça, por sempre ajudar a todos e sempre falando dos "planos de Deus". Ela também é a filha de Hagbert, o pastor, que não gosta da família de Landon, principalmente por causa de seu avô, que não é uma pessoa muito correta.

Para ler o resto da resenha, acesse:

Pri 02/11/2014

Esse foi o segundo livro do Nicholas Sparks que eu li, e já estou captando o estilo dele. rs Eu já tinha ouvido muito falar sobre essa história, mas só peguei emprestado agora (e também nunca assisti ao filme x.x). Apesar de também ser uma história com o fim triste (e de já sabermos disso logo no início do livro), gostei mais desse do que de Querido John.

Vamos aos personagens: Quem nos conta a história é Landon Carter. Atualmente, ele tem 57 anos, mas retorna aos seus 17 anos, em 1959, quando estava no final do ensino médio, para nos contar como a sua vida foi completamente modificada. Foi uma época meio diferente, mas o autor não focou muito nisso. Muitas vezes eu até esquecia que eles não viviam no mesmo tempo que eu. rs Ele vive em Beaufort, uma pequena cidade da Carolina do Norte. Seu pai é congressista, portanto fica longe de casa a maior parte do ano, o que faz com que a relação deles seja muito distante, mas com que ele tenha uma convivência boa com a mãe. Sua família é rica e ele é um tipo de bad boy para a época (não que ele fizesse besteiras ou coisas graves, mas antigamente as coisas eram meio diferentes né rs).
Jamie é uma garota muito diferente. Filha do pastor com quem Landon sempre implicou, não é alguém que se destaca pela aparência. Sempre se veste da mesma maneira, com uma saia comprida e um blusão, o cabelo preso em um coque e a Bíblia na mão. É uma pessoa muito boa, que ajuda qualquer um que precisar por nada em troca. Mas ela possui um segredo, que Landon só descobre quando já é tarde demais.

"A vida, eu aprendi, nunca é justa. Deveriam ensinar isso nas escolas."

Em uma cidade pequena, todos estudam na mesma escola. Landon e Jamie sempre estudaram juntos, mas ele e seus amigos nunca se interessaram em interagir com ela. Afinal ela era uma garota muito esquisita. Landon só se aproxima dela pela primeira vez por interesse, pois não tinha companhia para ir ao baile em homenagem aos ex-alunos (e o que todos pensariam se ele fosse sozinho ao baile? =O). É aí que ele começa a descobrir a garota incrível que se esconde por trás da Bíblia. Então começa a surgir uma espécie de amizade entre eles, por mais que Landon tente negar.

"Mesmo depois de eu tê-la maltratado e dito as coisas mais odiosas, ela conseguiu arrumar uma razão para me agradecer. Ela era aquele tipo de pessoa, e acho que era por isso que eu a detestava tanto.
Ou, para falar a verdade, eu acho que detestava a mim mesmo."

Achei a história bem bonita. Algumas vezes Landon me deixou realmente irritada, pois ele podia ser bastante idiota quando queria. Mas com o tempo ele foi crescendo e amadurecendo muito. Graças a Jamie, ele descobriu um novo mundo, descobriu que era bom ajudar as pessoas e foi se tornando um adulto melhor. O romance deles foi bem leve, mas muito fofo. Um relacionamento bem diferente com um final triste mas ao mesmo tempo perfeito. Digamos que foi bom e ruim. rs

"Naquele ano, Jamie me ajudou a me tornar o homem que sou hoje. Com sua mão firme, ela me mostrou o quanto é importante ajudar os outros; com a sua paciência e bondade, ela me mostrou qual é o real sentido da vida. A sua alegria e o seu otimismo, foram as coisas mais espantosas que já presenciei...
Jamie também me ensinou o valor do perdão e o seu poder de transformar as coisas... Jamie não guardava rancores. Jamie vivia de acordo com os ensinamentos da Bíblia."

Gostei bastante da história e agora quero ver o filme, para saber se eles mudaram muito as coisas. Esse é um daqueles livros que valem a pena serem lidos, que te fazem pensar sobre o por quê das coisas acontecerem da forma que acontecem. Nos faz pensar no quanto podemos nos tornar pessoas melhores. Bem, foi isso que concluí do livro. Alguém concorda?

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/2014/10/cheiro-de-livro-novo-um-amor-para.html
Nayarapeixoto 07/01/2015minha estante
Awn! Eu nunca li o livro, mas já vi o filme e é simplesmente lindo!!! Algumas coisas são diferentes (sempre são) do que você contou no livro, mas pela primeira vez, fiquei com vontade de ler um livro do Nicholas Sparks.
E fiquei com vontade de ver, mais uma vez, o filme!

J@ke 20/11/2014

Tão bom quanto o filme!
Mesmo lendo o livro após já ter assistido ao filme, o livro correspondeu as minhas expectativas; e como sempre, mostrando algumas cenas bem diferentes das do filme. Uma história de amor emocionante e inspiradora, que mesmo com as dificuldades, nada normais, foi linda até onde não se considerava ser capaz. Uma ótima opção de leitura nesse final de ano, para reflexão sobre a vida e sobre o valor das pessoas que amamos!

Ju.lia_ 14/03/2022

Meu livro preferido do Nicholas Sparks, sem dúvidas.
No início quando li na capa "A história mais comovente de todos os tempos." não imaginava que seria mesmo.

Recomendo a história para aquelas pessoas que gostam de ler romances com um lencinho na mão (assim como eu. Se for pra chorar, que eu chore com livro, não é mesmo?).

A história é tocante e traz uma linda mensagem que se resume em 1Coríntios 13 (que é citado no livro).

1Coríntios 13
"?O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
?Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
?O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
?Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

Karol Lima 10/01/2015

Me emocionei mais com o filme
O livro é bom, mas o filme é maravilhoso!

Dinda 20/02/2022

Muito emocionante
Que livro lindo !
Totalmente diferente do filme ,porém, com a mesma essência .
Achei linda a história da Jamie e do Landon
A maneira como ela coloca a fé dela em prática de maneira surpreendente em sua condulta ,fazendo aqueles que lhe não tinham nenhum apreço se sentirem culpados por seus atos e impelidos a pedir perdão.
Grandes lições a aprender com esse livro !!!
Entender que os planos de Deus são bons mesmo quando o milagre recebido não seja da maneira que esperávamos.
Chorei horrores ,muito emocionante!!!!!

Cibele Araújo 26/02/2015

Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks
E lá vou eu, escrevendo mais uma resenha dos best's seller's do Nicholas...

Li com relutância Um Amor Para Recordar. Vi o filme há alguns anos atrás, e fiquei dias a fio a chorar e me lembrar da linda história de Jamie e Landon. Há alguns meses, descobri o livro em PDF, e resolvi começar a ler. Parei a leitura, porque achei lenta a coerência dos fatos, e toda aquela história sem sal. Daquelas que nada acontece, e ficamos a querer ler, só porque vimos o encanto nos filmes. E há um dia atrás decidi lê-lo porque tava sem internet no meu trabalho, fiquei sem opção.

Tive outra visão completamente diferente. Confesso, que prefiro o filme. É tudo diferente, a única coisa igual ao filme, é o nome dos personagens, até a profissão e a condição financeira do pai de Landon é diferente do filme. Vamos lá, então a resenha...

O livro conta a história do inconsequente rapaz de 17 anos Landon Carter. A história é contada a partir do ponto de vista dele. Mora com a mãe, uma dona de casa aparentemente dócil e sensata e o pai que é congressista que passa a maior parte do tempo em Washington D.C. Com apenas um amigo chamado Erik, ele se envereda por noites a comer amendoins no cemitério, falando sobre um homem que morreu e que está enterrado na lápide onde geralmente se encostam para passar a noite. Prestes a chegada de natal, um pequeno evento mostrando o "Espírito de Natal" é realizado, durante dois dias consecutivos para que as pessoas possam ver, e se alimentarem de todas as questões natalinas ilusórias. Uma peça sobre um anjo, que ajuda o pai a encontrar a filha é mostrada. E é nesse momento que entra Jamie Sullivan.

A jovem filha do Reverendo Hegberth, após alguns acontecimentos pede para que Landon seja o outro protagonista da peça, alegando não ter exatamente alguém como ele para representar o papel. Lutando contra si mesmo, os falatórios, sobre o que poderia acontecer, ele aceita. Apenas pelo pai dela que não é muito simpático para com Landon. Sendo assim, a partir dai, começa pequenas conversas das quais fazem Landon, significativamente se apaixonar por Jamie sem perceber. Diálogos que envolvem fé e bondade, transmitem ao leitor, um amor simples e puro.

Quando Landon admite estar apaixonado por Jamie, mesmo sem acreditar, ele dá uma chance a esse amor. E não vemos críticas dos amigos, nem de ninguém em volta. Apenas um amor juvenil renascendo de onde menos imaginariam nascer. É quando Landon descobre semanas depois que Jamie tem uma doença, Leucemia. A história é contada na década de 50, consequentemente a medicina não havia avançado tanto quanto hoje, então os tratamentos para Jamie não lhe era possível, a não ser tardamento da doença.

Com os meses se passando, a luta consciente de Landon para não deixar que a única garota que amou de verdade, que o único sentimento puro que desenvolveu por alguém tão frágil como Jamie o parece consumir. Ele se sente sem saída. Não sabe para onde vai, ou para onde deve ir. Passa a fazer coisas que nunca cogitaria nos pensamentos mais remotos fazer, rezava constantemente por um milagre, qual esse nunca chegou. Na bíblia ele encontrou a resposta. E após alguns preparativos, e ela estar muito debilitada, se lembrou do seu desejo primordial na vida. Que era casar-se e entrar na igreja com o pai. Ele cumpre o seu desejo vendo naquilo a única forma de deixa-la feliz, e entender que não podia fazer mais nada por ela, nem ao menos curar-lhe.

As próximas linhas conseguintes ao pedido de casamento, seguem de uma forma linda de como o amor pode transformar alguém. De como pequenas atitudes fizeram Landon se apaixonar por Jamie, de como ela transformou com sua luz e caráter todos ao redor, de como se tornou um milagre na vida dele. Na verdade, o milagre não foi ela ter se curado. O milagre, foi ele ter mudado.

O livro, como o filme é emocionante. É uma história de amor como poucas. Pura, singela e que toca a alma.

Tenham uma boa leitura!

Saah 03/03/2015

Meu personagem: Landon Carter
Uma história de amor onde só os fortes mesmo conseguem segurar as lágrimas. A vida às vezes nos surpreende com mudanças repentinas e imprevisíveis, mas London Cárter foi avisado desde o inícios dos riscos que corria ao se apaixonar por Carey.
Um livro envolvente que nos faz entender um pouco sobre os mistério da fé e dos planos que Deus tem para cada um de nós. Colocando a religião como plano de fundo e um amor lancinante como protagonista, Nicholas Sparks surpreende mais uma vez comovendo a todos com mais um de seus tesouros.

Nicoli 27/03/2022

Landon Carter e Jamie Sullivan
O livro mostra como o nosso primeiro amor pode nos marcar e nos mudar pra melhor.
O livro é contado em primeira pessoa por Landon Carter "Essa é minha história, primeiro você vai rir e depois você vai chorar, depois não diga que eu não avisei". A escrita é tranquila de ler e a história tambem não é complicada de se entender.
Mais pro final acontece uma reviravolta que você fica "como eu não percebi isso antes??" Ou "Meu deus, do nada???" Mas que era extremante necessária para a história, para mostrar o motivo disso ter marcado tanto o Landon.
É um livro que mesmo sendo curto cada página é Importante e é extremante diferente do filme, fazendo valer muito a pena ler.

Lola 08/05/2015

(...) A historia è clássica e única. Landon era o “encrenqueiro” da pequena cidade, e parece que não tinha jeito de mudar. Até que ele começa frequentar as aulas de teatro pensando que iria escapar das responsabilidades como tinha nas outras matérias que ele frequentava nos outros anos, mas ele se enganou. No contra tempo ele conhece mais a Jamie e percebeu que ela não era uma esquisita com um casaco velho que pregava somente a palavra de deus. (...)

site: http://alemdaminhaestante.blogspot.com.br/2014/12/resenha-um-amor-para-recordar-por.html

Aninha 22/04/2022

Livro cristão
Bom, eu sou ateia e li esse livro kkkk. Comecei a ler ele sem saber que era um livro cristão kkkkkkk, confesso que fiquei bem ? em umas horas, mas no geral esse livro é traz bastante ensinamento e aprendizado para a vida. Leitura rápida e gostosa. O único fato de eu não ter dado 5 estrelas é por ele ser um livro cristão e falar de Deus o tempo todo, mas no resto ele é maravilhoso ??

Vitoria Freitas 17/06/2015

Um amor para recordar
A história do livro fala de Landon Carter, um garoto de 17 que é muito rebelde. Landon é de família rica e só anda com os populares da escola e não se importa muito com as pessoas ao seu redor. Jamie é a filha do pastor da cidade, uma garota muito caridosa e que sempre anda com a Bíblia nas mãos. Ela era muito criticada por Landon e seus amigos por causa de sua personalidade. Jamie diferente de muitas garotas não se importa com beleza. Ela preferia ler a Bíblia e ajudar pessoas necessitadas, por mais que tenha um vida difícil. Jamie e Landon não tinham nada em comum. Até que Landon precisa de alguém para ir ao baile e resolve chama-la. Ela diz a ele que só vai ao baile se ele promete-la não se apaixonar e ele promete. Desde então começaram a se aproximar mais e Landon muda e amadurece. Landon tem muito receio do pai de Jamie, pois ele é uma pessoa rude e com certeza não iria gostar de que ele e Jamie fossem juntos ao baile. Eles começam então a contracenar em uma peça de teatro na escola juntos e a aproximação vai ficando cada vez maior. Chega época de Jamie ajudar as crianças necessitadas com presentes de Natal, uma coisa surpreendente acontece, Landon tem uma mudança extraordinária e ajuda Jamie com as crianças.