Espíritos de Gelo

Espíritos de Gelo Raphael Draccon

Resenhas - Espíritos de Gelo

Noronha 16/05/2017

Maçante e chato
Depois de ler varias resenhas positivas deste livro eu resolvi compra-lo. Fiquei dias esperando ele chegar (comprei na internet) e quando comecei a leitura me encantei com o que ia lendo, principalmente pelas referencias a bandas de rock e suas lendas, mas de repente o livro começou a dar voltar e mais voltas, indo e vindo e me deixando perdido em varios momentos da leitura. O livro começa a ficar bem dramatico e pesado, principalmente depois que você começa a entende-lo. Gostei das referencias trabalhadas em cima da Magia Negra, Satanismo e coisas relacionadas. Muitos que leram se surpreenderam com o final, mas da metade para frente você ja tem mais ou menos uma ideia do que vai acontecer, bem, não vou dizer que não me surpreendi, mas tambem não foi lá o ''ooooooohhhhhh''.
Enfim, este livro passa longe de uma história de terror, longe de uma história que te prende e não é tão surpreendente assim, me pareceu mais um livro escrito apenas por escrever. Mas é bonzinho.

Felippe.Paiiva 26/04/2017

...
O começo da história é misterioso demais, nosso protagonista aparece do nada no 'Cativeiro'. Ele está sem memórias, e para suas memórias retornarem, ele tem que passar por alguns tormentos e torturas, com tempo ele vai se lembrando um pouco sobre já vida, como era ela, o que ele fazia, sobre seus pais, e é assim que conhecemos um pouco mais sobre ele.
O livro então, acompanha o personagem em 2 momentos, em seu passado, e no presente com ele no Cativeiro. É no passado que está a melhor personagem da narrativa: a namorada do casa, Mariana. Eles se conhecem num momento inusitada, o personagem tentou se suicidar e a menina o ajudou a não fazer isso, porém não temos um flash de memória de como eles começaram a sair juntos.
Em dado momento da história, Mariana leva o protagonista para uma seita religiosa/sexual e é aqui que temos as melhores passagens do livros, com altas performances de sexo (não explicito).

O personagem principal, é um horror, o tipo de cara que corro para não ter amizade, porque? Bem, porque ele é meio machista, riquinho e mimado e não gosto de gente assim, na verdade, os personagens, tirando Mariana, não me cativaram em nada. Acho que faltou um pouco de detalhes, para gostar mais deles. Falando em detalhes, esse não foi o forte de Rafael nessa narrativa, o cara não colocou nem nome no protagonista!!!

A narrativa é muito boa, e misteriosa.
No meio do livro, a história, começa a ir para um rumo totalmente diferente do que eu esperava, vai para um lado erótico, e foi um surpresa enorme isso.
Mas se a história me surpreendeu no meio do livro, o final me decepcionou, pois ele foi meio óbvio, durante a leitura fui percebendo quem poderia ter levado o personagem para esse 'Cativeiro' e no final foi realmente isso, que estava pensando, que aconteceu.

A escrita de Rafael é bem atual, ele utiliza muitas referências (me senti o Capitão em vários momentos do livro), e gostei bastante dela, estou curioso para ler outros trabalhos do autor.
....

site: Resenha do blog: http://livroslapiseafins.blogspot.com.br/2017/04/terminei-de-ler-espiritos-de-gelo.html

Taverna 42 24/04/2017

Eu acredito que todo leitor, em algum momento da sua vida, passa por uma fase em que a leitura empaca e ele não consegue ir pra frente com nenhum livro. Parece que a leitura não flui e cada página nova, um peso sendo acrescentado em uma barra de levantamento, que já não consegue mais erguer. Eu já estava assim há tempos, e foi quando ao acaso eu encontrei Espíritos de Gelo no meio dos livros na minha estante. Eu nem sequer lembrava que tinha comprado este livro e assim que eu encontrei a sensação de “agora vai” tomou conta de mim.
Espíritos de Gelo é o livro do autor brasileiro Raphael Draccon, mais conhecido pela sua trilogia “Dragões de Éter”, e a história é sobre um homem que acorda acorrentado com os braços pra cima em uma sala masoquista, com dois torturadores ao lado dele e um baixinho usando uma camiseta do Black Sabbath. O homem acorrentado é informado que acordou em uma banheira sem um rim, e sofreu um choque amnésico, que o impede de lembrar os detalhes do que aconteceu, e assim eles partem do princípio de que outros choques traumáticos irão fazer com que ele se lembre.

O livro é curto, são 176 páginas de uma leitura rápida e fluida, porém intensa e cheia de referências que fariam o Capitão América sentir muito orgulho. A maior referência de todas, é claro, é a lenda urbana do homem que acorda em uma banheira cheia de gelo e sem um rim, pois o livro foi baseado nela, mas além disso, é recheado de referências da cultura pop, música, filmes, séries, e também conta com uma pegada que puxa o personagem para um lado místico. Outro ponto interessante do livro, é que ele alterna entre o presente e o passado, de modo com que as histórias se unam ao final.

É importante ressaltar aqui, que o livro tem uma temática adulta, com descrições explícitas de sexo e tortura (não ao mesmo tempo), diálogos informais e muitas vezes repletos de palavrões, e é preciso ter a mente bem aberta para compreender a essência do livro, em especial o final que é surpreende e diferente de tudo aquilo que eu havia imaginado tentando entender o título do livro e a motivação dos torturadores durante a leitura. Mas não deixou a desejar em momento algum.

Terminei a leitura me perguntando o motivo desse livro ter passado tanto tempo despercebido na minha estante, e eu o recomendo para todos aqueles que estão buscando por uma leitura dinâmica e descontraída, além de ser uma ótima oportunidade para conhecer a obra de um incrível autor brasileiro. Venha descobrir quais são os limites físicos e psicológicos de um ser humano, e o que ele é capaz de suportar.

Pra finalizar, deixo meu muito obrigada ao Raphael Draccon, que com Espíritos de Gelo foi capaz de me salvar do meu ócio literário.

site: https://taverna42.wordpress.com

Daniel Vieira 02/04/2017

Sem pé nem cabeça
Livro sem graça, sem sentido e cheio de referências desnecessárias. A impressão que eu tive é que na verdade o Raphael queria escrever as refêrencias e fez uma historia de pano de fundo só para inclui-las. O livro é pequeno mas é cansativo a historia tenta passar uma profundidade que nao existe. O ar sombrio que é vendido pela capa e pela sinopse some totalmente quando você começa a ler, e mesmo eu gostando de Rock, Stephen King, Bernard Cornwell e outras referências, achei a maioria sem graça. Este é o primeiro livro que leio do autor e apesar da impressão negativa, irei ler dragões do Éter para ver se foi apenas uma impressão ruim ou se realmente eu nao gosto da escrita dele.

Kayser 29/12/2016

Raphael Draccon escreve muito, muito mal

Andrea 26/08/2016

Consciência inconsciente e perturbada!!!!!!!!!!!!!
Espíritos de Gelo é um livro que transcende a barreira da consciência e do imaginário. Conta a história de um homem que acorda em um porão acorrentado e cercado por três torturadores que tentam através de métodos cruéis trazer as recordações perdidas pelo torturado. Com uma narrativa empolgante própria de um thriller que vai além do suspense chegando ao terror Espíritos de Gelo é diferente de qualquer livro que eu já li. O final é assustador e impressionante!!!!!!!!!

Michael Chagas 12/08/2016

Sexo, Violência e o terror das lembranças
Raphael Draccon é escritor de várias vertentes e nesse livro vê-se isso. No livro Espíritos de Gelo, Draccon inicia a estória com nosso protagonista (um personagem sem nome, o que tira a importância do protagonista) preso em um cativeiro com três homens que fazem um interrogatório bruto e violento para obter respostas de um acontecimento, ainda oculto no começo do livro.
A estória passa em duas linhas narrativas, mais propriamente colocadas entre o interrogatório no cativeiro e entre as lembranças do protagonista, obrigado a recordar por força bruta todos os fatos que fazem ele descobrir como chegou naquele estado.
O protagonista é um cara sem muita visão que só pensa em sexo até que em suas lembraças, obtidas no cativeiro, recorda que conhece um mulher que pratica a magia do sexo como se fosse um culto, um ato de divindade.
Enfim a estória não é complexa. É pesada com várias cenas de sexo, temas obscuros como drogas, vícios, violência relacionamentos modernos, e amor, mas não um amor convencional e sim um amor machista, ao meu ver. Com certeza existem homens assim que como o protagonista diz: que homens querem sexo e mulheres relacionamentos, mas para mim não é bem assim.
Mas o livro faz essa reflexão.
Draccon faz um quebra-cabeça bem construído até seguir no final com uma revelação um pouco empolgante.
Espíritos de Gelo é um livro bom. Ok. Que foi bom ter lido pelo grande escritor que Draccon é. É livro para adultos. Reflexivo. Sem mais.

Dhiego Morais 11/07/2016

ESPÍRITOS DE GELO
E na minha primeira resenha para o INtocados eu lhes apresento Espíritos de Gelo, um romance de ficção de terror e suspense com elementos que beiram o contemporâneo, repleto de influências, principalmente da música – rock. Neste livro, especialmente curto em relação aos outros volumes do Draccon, o autor trabalha de forma interessante o psicológico da personagem principal (cujo nome curiosamente não é revelado em momento algum entre as viradas de páginas), de modo a tocar também no psicológico do leitor.

Temos a história de um homem que acorda em um quarto de hotel, acorrentado e sem um dos rins, sendo torturado por um trio peculiar de caras intitulados pelo cativo como: ‘baixinho ou Black Sabbath’ e a dupla ‘Ren & Stimpy’.

“— O fato é que você apareceu desmaiado com um rasgo no abdômen, dentro de uma banheira de gelo.”

Sendo obrigado a se lembrar de algo que os torturadores (bem excêntricos, aliás) desejam saber dele, ele passa por recordações que vão de fatos desde a sua infância abastada, quando era levado pelo pai para a escola, passando por uma ponte (esta mesma ponte depois é o cenário de mais um fato decisivo na vida do cativo), até o que aconteceu na noite passada, quando o encontraram praticamente em estado de hipotermia.

“Se você não se lembrar do que aconteceu nas últimas horas, nós faremos com que sofra ainda mais, como se estivesse em um dos Nove Círculos do Inferno...”

Espíritos é recheado de palavrões e cenas fortes, portanto, para quem não curte muito ler sobre alguém sendo torturado e nem linguajar expressamente vulgar, talvez não aprecie a leitura. Um dos pontos interessantes do livro é justamente a divisão da narrativa entre o que aconteceu ‘ontem’ ou simplesmente ‘antes’, e o que está havendo no cativeiro. Desta forma, entendemos os motivos dele estar ali e vamos descobrindo gradativamente, junto da personagem, o que os algozes desejam saber.

LEIA NA ÍNTEGRA EM:

site: http://www.intocados.com/index.php/literatura/resenhas/443-resenha-espiritos-de-gelo-raphael-draccon

Retalho Club 06/02/2016

“Se você não se lembrar do que aconteceu nas ultimas horas nós faremos com que sofra ainda mais, como se estivesse em um dos Nove Círculos do Interno…”

Foi o que eles disseram antes do terceiro eletrochoque.

E essa nem foi uma das piores partes.

Bom galera, acabei de ler Espíritos de Gelo do brasileiro Raphael Draccon. Ainda estou sentindo o gosto delicioso dessa narrativa, agora são 1:46 horas da manhã e estou fazendo o que faria amanhã e não consegui esperar. Estou extasiado com o livro, o final estarrecedor e surpreendente me deixou em certo frenesi. Estou elétrico aqui, muito animado, embora triste também por já ter terminado o livro e não ter outro. [...] O livro envolve certo mistério e você acaba curioso para saber o que levou esse homem a esse ponto. Aviso: não estamos falando de um livro infanto-juvenil, por isso temos muito sexo e pancadaria, estes muito bem detalhados e coerentes com a trama. Não temos sexo e sangue gratuitos sem necessidade, tudo se encaixa perfeitamente e não vemos nada além do pedido pela história.

[CONFIRA O RESTO NO SITE!]

site: http://www.retalhoclub.com/2015/01/06/resenha-espiritos-de-gelo/

Inês Montenegro 31/01/2016

Um balde de água fria acorda o protagonista e desperta o leitor para o início da narrativa. Numa escrita irónica, divertida, inusual e algo dramática, são abordados e intercalados vários mitos urbanos que com certeza a maioria já ouviu falar: o roubo de órgãos, seitas secretas geridas por poderosos e endinheirados, interrogatórios cujo respeito pela dignidade humana não é mais do que uma sombra de anedota… O objectivo é que o protagonista recupere a memória dos eventos que o conduziram ao seu estado actual, e é nessa viagem de falhas, paragens e, simultaneamente, bem conduzida que o leitor fica igualmente a conhecer a mesma, chegando-se, finalmente, a um término que, pelo menos da minha parte, surpreendeu.

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/10/23/espiritos-de-gelo-raphael-draccon/

Sara Muniz 18/11/2015

Espíritos de Gelo foi o primeiro livro que li do Raphael Draccon. Para começo de conversa, eu nem sabia que tinha esse livro, mas minha irmã deve ter comprado em algum sebo da vida e estava em nossa estante. Obviamente, eu já havia ouvido falar do autor e sabia que era de sucesso. Logo, fiquei louca por realizar a leitura desse livro e conhecer mais sobre sua escrita, etc...

Lá se foi qualquer expectativa boa. Tudo começa quando o personagem principal acorda acorrentado em uma sala, com um cara baixinho e dois fortões. Eles perguntam como ele foi parar lá, mas ele não lembra. Eles dizem então, que vão fazer um "tratamento" de tortura para que ele se lembre exatamente o que aconteceu. E ele vai contando e a gente vai descobrindo...

Achei um livro menos que mais ou menos! Muito fraquinho em todos os aspectos e, até onde sei, não é o primeiro livro do autor e acabou tendo mais repercussão em Portugal do que aqui. Vamos avaliar cada ponto mais a fundo para vocês verem o que não me agradou:

✖ Avaliação da Escrita: A escrita foi uma das coisas que mais me desagradou nesse livro. Além de ser vulgarmente desnecessária em alguns momentos, o autor não sabe controlar a repetição de palavras, tornando a escrita cacofônica (e particularmente me irritando bastante).

✖ Avaliação do Enredo: Achei bem fraco, você imagina que vai ser uma coisa, de repente vira outra. O final não é bom, as torturas são difíceis de imaginar, realmente existe uma espécie de bloqueio entre eu e esse livro...

✖ Avaliação da Capa: Acho a capa bonita.

✖ Sobre o protagonista: É ele quem narra a história, porém, ele não tem nome. Em momento algum diz o nome do personagem. Antes de escrever a resenha eu até queria mencioná-lo e fiquei "Meu Deus! Como era o nome dele?" , mas a verdade é que eu não sabia porque ele não tinha nome mesmo.

✖ O que me levou a avaliá-lo como regular?
Como eu disse, achei o livro muito fraco. Personagens mal construídos, diálogos pobres, pensamentos infantis demais para um personagem de 27 anos. Não consegui aprovar. Mas não joguei na Lixoteca, porque por mais que o enredo não seja lá aquelas coisas, ainda ficava curiosa para saber mais. Acho que o livro não me agrada definitivamente quando eu já não sinto o menor interesse em lê-lo. Por esse motivo não abandonei e não avaliei com somente uma estrela.

✖ Considerações finais: Apesar de ter super reprovado esse livro, ouvi dizer que os livros mais famosos do autor da série Dragões do Éter são muito bons, é algo mais puro e mais infantil e não tão sujo quando Espíritos de Gelo. Apesar de não ter o menor interesse em Dragões do Éter, não vou dizer que não gostei do trabalho do autor sem conhecer o seu "melhor trabalho".

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2015/11/resenha-espiritos-de-gelo.html
Bruno 18/11/2015minha estante
Suas resenhas e avaliações são tão boas de se ler.
Quero ler a série Dragões de éter, espero que seja melhor do que este livro.

Sara Muniz 20/11/2015minha estante
Obrigada! também queria ler essa série para desconstruir essa imagem ruinzinha que fiquei do autor USHAHASU

Grrudolph 29/12/2016minha estante
Vale a pena gente! Dragões de éter é uma triologia maravilhosa

Sara Muniz 29/12/2016minha estante
/queroooo muito ler Dragões do Éter

Aline 25/12/2017minha estante
Esse foi o pior livro do Raphael, mas os outros são ótimos!

Allan.Carlos 10/06/2018minha estante
Péssimo livro, não consigo entender como publicam algo em que o autor chega a ser racista, misógino e demente, chegando ao cumulo de proferir frases esdruxulas como: "a benga do rapaz já tava mais em pé que peruca de velha com laquê". Espíritos de Gelo é o pior livro que eu já li em toda a minha vida, realmente uma vergonha, um tédio, uma ofensa aos leitores.

Thiago 16/11/2015

O tema é totalmente diferente dos universos de dragões em qual o autor comumente se aventura e escreve bons livros.
Como já é de costume do autor, muitas referências a cultura POP são utilizadas, o que torna a realidade mais palpável e a obra menos cansativa.
Bom, o começo do livro acaba prendendo o leitor pela condição a qual situa-se o protagonista, sem memória e preso em um cativeiro.
Os temas empregados como tabus sexuais, magia, traição e tortura, são importantes para a trama, mas algumas vezes utilizados em excesso. Por tratar-se de uma narrativa em primeira pessoa, a visão do protagonista fútil e machista acabou prejudicando o desenrolar da trama.
Algumas cenas se repetem no livro, o que prejudica quem queira ler o livro em um dia.
No último quarto do livro, acontecem reviravoltas (algumas previsíveis) que instigam a leitura e que conduzem a um final interessante.

Talitando 05/11/2015

Esperava mais
Ele tem seu que de surpresa sim, mas achei um pouco chato em algumas partes, o que para um livro de apenas 170 páginas pode ser preocupante. O final é surpreendente sim, mas acho que poderia ser melhor trabalhado.

Thainá - @osonharliterario 06/10/2015

Qual seria sua reação ao acordar dentro de uma banheira com gelo, com um corte em seu abdômen e sem se lembrar de nada do que aconteceu?
Só estando neste estado já parece uma situação horrível, não é? Mas, e se além disso, você perder a consciência no hospital e acordar em um lugar escuro, com seus braços amarrados para cima e com três homens estranhos lhe encarando e dizendo que se você não se lembrar de todos os acontecimentos que resultaram no momento da banheira, você será torturado até se lembrar de tudo? Essa é a história do protagonista de "Espíritos de Gelo".
Um homem que, ao seu ver, possuía uma vida perfeita: tinha um financeiro bom, não lhe faltavam roupas ou comida, cresceu sendo cuidado pelo pai e por uma governanta, e também ao lado de várias mulheres que eram levadas para sua casa, mais especificamente para o quarto de seu pai. Sua vida mudou quando seu pai faleceu. Além de ter sido algo extremamente triste, ele não sabia o quê fazer e como continuar com sua vida. Não tinha noção do dinheiro e de contas para serem pagas. Herdou a empresa de seu pai, mas não sabia como continuar seu legado, sendo assim proposto por seus sócios a se retirar de sua própria herança.
Depois da morte de seu pai, sentiu uma tristeza enorme, e não sabendo o que fazer, decidiu pular da ponte. A mesma ponte que passava todos os dias com seu pai quando era levado para a escola. Mas, por sorte (ou para seu azar), uma garota chamada Mariana o impediu de pular. Logo após disso, ela entrou em sua vida e a transformou de uma maneira inexplicável, que sem imaginar, poderia leva-lo a um caminho de destruição.
Afinal, quando se junta sexo, magia e vingança, como não resultar em destruição?
No livro há alguns elementos que podem agradar alguns, como podem se tornar chatos e monótonos para outros. O autor tem uma tendência de misturar citações de cultura pop e nerd em seus diálogos, o que pode deixar alguns leitores um pouco confusos, caso não conheçam sua origem. Mas isso não é nada que irá lhe prejudicar na leitura, já que não é algo que influencie na história, é apenas um elemento em sua narrativa.
Draccon consegue mesclar uma história em um suspense que irá lhe surpreender. São acontecimentos que você não imagina e não espera. Um final que você não desconfia e que fica de boca aberta ao descobrir. Tudo se encaixando perfeitamente.
Não há um terror explícito. Apenas um suspense que envolverá torturas, sangue e muito sexo. O sexo excessivo poderá incomodar alguns (admito que a mim incomodou um pouco), mas faz parte da história e nos ajudará a entender o motivo de todos os acontecimentos, se tornando assim algo primordial para a narrativa.

site: http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/