Espíritos de Gelo

Espíritos de Gelo Raphael Draccon

Resenhas - Espíritos de Gelo

Danielle 10/09/2013

Resenha – Espíritos de gelo – Raphael Draccon
Espíritos de gelo é um livro pequeno que dá para ser lido rapidamente, contém uma mistura de suspense, violência, sexo e muitas referências à cultura POP.

Essa foi minha primeira leitura de Raphael Draccon sendo que este foge do estilo do autor que é fantasia, eu particularmente amei o livro.

Um homem acorda acorrentado e dentro de uma banheira sem um rim, três homens roqueiros e mal encarados querem saber o que aconteceu, mas ele não se lembra de absolutamente nada, então começam a espancá-lo fazendo com que comece a se lembrar aos poucos, e assim a trama muito bem amarrada por sinal começa.

O homem acorrentado é muito sarcástico e não tem nome no livro, adorei o clima de mistério e as várias referências à cultura POP.
O livro é narrado em primeira pessoa e com capítulos alternando com passado e presente com um ritmo bem acelerado fazendo o leitor devorar em apenas 1 dia.

Prepare-se para mergulhar nas lembranças do protagonista e chegar a um final arrebatador.

Recomendo a todos que gostem de suspense, violência e finais surpreendentes.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Robson 26/07/2013

Um livro bom, mas com final decepcionante
Aqui estou eu de novo, dessa vez com um livro totalmente inesperado nas minhas metas de leitura. Eu confesso que já estava com ele na minha Wishlist, mas não era algo desesperador como Dragões de Éter. Eis que estava na bienal passando pelo estande da LeYa com a Gabis e garrei o livro e não queria soltar mais e por isso acabou sendo uma compra meio que aleatória. Por esse motivo e pelo fato da sinopse não dar muitas aberturas para saber qual o pilot do livro, eu não tinha muitas expectativas quanto ao que seria passado pelo livro.

“Se você não lembrar do que aconteceu nas últimas horas, nós faremos com que sofra ainda mais, como se estivesse nos Nove Círculos do Inferno(…)”

Como eu disse, eu não tinha muitas expectativas para esse livro e também tinha uma ideia um pouco diferente do que seria passado de acordo com a capa, já que a sinopse não diz praticamente nada a respeito de como a trama se desenvolveria. Eu sei que é errado fazer isso, mas imaginei uma estória completamente diferente do que li só pelo fato da capa e do titulo levar a algo mais “místico”. É por isso que daqui pra frente irei colocar na cabeça que não devo ir simplesmente pela capa, porque por mais que o livro tenha sido bom, o fato de a capa demonstrar algo meio diferente ao meu ponto de vista acabou decepcionando.

Bom, a estória se desenvolve em cima de um rapaz que supostamente havia sido encontrado em uma banheira com gelo e com a ausência de um dos rins. Quando ele de fato acorda ele está em um galpão escuro e acorrentado, na presença de três outros caras. O que ele não esperava é que eles estivessem utilizando de um masoquismo no mínimo exagerado para chegar às memórias mais profundas do rapaz.

A tensão com que as coisas foram se desenvolvendo foi o que me cativou mais, toda a violência e o sangue foram suficientemente bons para me fazer ler o livro em um dia sem parar. Os fatos foram me conduzindo a algo engraçado e até um pouco tenso em algumas partes, me prendendo a cada instante para querer saber como aquilo iria se concluir.

O que me deixou um pouco “irritado” foi a constante citação de séries de TV, redes sociais, pessoas da antiguidade e tudo nesse tipo. No começo eu até gostei e achei legal, mas conforme foi se passando eu acabei achando um pouco maçante de mais, o que pra alguns leitores pode culminar no abandono da leitura. Mas deficiências a parte, o que acabou me surpreendendo foi à quantidade de erotismo apresentado no livro. Algo que me deixou de boca aberta por ser usado de maneira legal e convincente. Só foi uma pena que no fim todo o erotismo não passava de distração para nós, ingênuos leitores.

Eu posso dizer que o final conseguiu me surpreender e decepcionar ao mesmo tempo. Eu esperava algo maior só pelo fato da maestria aplicada no desenvolvimento da história, mas também não esperava que fosse aquilo que eu tinha lido e não tinha me dado conta o tempo todo. Eu fiquei com uma cara de “WTF, EU FUI ENGANADO”. Mas a decepção por ser um final meio fraco, que praticamente não levou a lugar nenhum teve mais peso na minha avaliação.

O livro como todo foi uma deliciosa aventura pra mim, pois nunca havia lido algo do tipo e recomendo bastante. Mas já aviso, se não quer ver um erotismo bem colocado, não leiam.

site: http://www.perdidoempalavras.com/2013/07/resenha-espiritos-de-gelo.html

Michel 26/07/2013

Estigante e Incrível
Confesso que o livro não me chamou muito atenção no começo, apenas comprei por eu ser um grande fã de Raphael Draccon e também eu estava empolgado pelo gênero policial, pois tinha acabado de ler O Poderoso Chefão.
No começo estava meio confuso, mas Raphael tem uma narrativa em todos os seus livros que me prendem ao mesmo e não me deixam parar de ler. Minha confusão foi passando conforme eu lia, tudo ia se explicando até chegar ao fim com uma reviravolta impressionante.
O livro me fez pensar bastante sobre vingança, sexo e fazer entre o que certo e o errado. Fiquei triste por ser um livro tão curto, foi uma ótima leitura e fiquei querendo bem mais. Não podia esperar menos de um ótimo autor.

Tati oliveira 06/03/2013

Um homem acorda acorrentado em uma sala escura, sem idéia de onde esta e muito menos de como chegou ali, na verdade ele não lembra de muita coisa. Mas é bom ele se lembrar, ou continuara a ser interrogado pelo cara baixinho e calmo à sua frente, e a ser torturado por seus dois capangas vestidos bizarramente, que não tem um pingo de compaixão.

Memórias reprimidas ou não, o baixinho quer por que quer saber tudo que aconteceu antes do rapaz chegar ali. Suas técnicas de estimulo a memória podem não ser das melhores, mas parecem dar resultado, o desmemoriado passa a reviver os acontecimentos que o levaram até aquele momento, resgatando cada detalhe de sua vida.

História simples, pequena e, mesmo assim, muito boa. Não acontece muita coisa e ao mesmo tempo acontece muito, difícil de explicar. Narrada em primeira pessoa, ora passa no presente e ora no passado, nas lembranças do protagonista.

A escrita do Draccon é fluida e cheia de citações presentes no nosso dia a dia, como redes sociais, séries de tv e bandas, na maior parte do tempo isso é algo bem legal, mas as vezes tem muitas citações de uma vez é parece exagero.

Durante o livro todo, nenhuma vez foi falado o nome do protagonista, e o mais incrível nisso é que eu só percebi quando comecei essa resenha e não soube dizer qual era rs. A história te envolve te tal maneira, que o nome do protagonista é um mero detalhe insignificante.

A capa da versão que li é simples, preta com manchinhas brancas e o título em vermelho metálico, adoro capas simples assim, acho lindas. As letras são bem grandes, e as páginas amareladas, então não cansa nem um pouco. Nem a sinopse ou a orelha do livro fazem spoilers, o que ultimamente é difícil de se achar. A única parte que achei ruim na sinopse foi a frase "sexo, magia e vingança se misturam para criar uma trama surpreendente.", o problema nela é que eu imaginei muita magia e foquei nisso, bem na verdade quase não tem magia, e o sexo é muito mais detalhado do que da a entender rs.

Letícia 20/10/2012

(Um título chamativo)
Se tivessem mais estrelas para marcar...

É um livro curto, 173 páginas. Draccon é, definitivamente, um escritor diferente.

Espíritos de gelo me surpreendeu, li de forma enérgica até a última palavra. E só entendi o título no final mesmo.
O personagem principal (o qual não se fala o nome) acordou em um cativeiro e seus algozes eram três - o baixinho fã de Black Sabbath e dois "carrascos vestidos com roupas de couro apertadas, compradas em algum sex shop de baixa qualidade para simular o mais próximos possível de um clube sadomasoquista".
O que eles querem? Que ele se lembre do que aconteceu nos últimos dias, para isso, não medem suas torturas e, como o livro é narrado pelo personagem principal, sabemos seus comentários sarcásticos que, por bom senso, guarda para si.

Temos dois nomes na história, Mariana, por quem ele se apaixona e o leva a fazer coisas que... bem, ele faria e fez, mas desconhecidas até para ele que não é santo. E Jonas Calvetti que fode com os rins dele, enfim, essa é a história para se ler no livro.

É um livro novo, então são feitas menções do Twitter, dos irmãos Winchester, Kiss, Beatles, dos Stones, X-Man...

Vagner46 13/09/2012

Espíritos de Gelo
A resenha do livro encontra-se nesse link: http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2012/07/resenha-espiritos-de-gelo-raphael.html

Cicero 11/09/2012

Comprei o livro sem saber muito a respeito, confiando apenas no talento do autor Raphael Draccon. Mas para minha surpresa me deparo com um suspense que comecei a ler e quando me vi estava devorando página por página querendo saber onde aquela história iria parar.

Quem conhece o autor pela trilogia Dragões de Eter vai se surpreender com esse conto baseado em uma lenda urbana, com referencias ao mundo pop que dão um tempero a mais para quem lê.

Recomendado!

flavio.lloween 28/08/2012

Gostei desse livro como um todo... história que prende mesmo a pessoa e o Raphael Draccon soube explorar isso. O que não gostei mesmo foi do final, acho que poderia ter acabado de outra forma... no mais vale a pena conferir este livro. ^^

Estel Santiago 15/08/2012

Da primeira à última página, instiga!...

Para quem leu Dragões de Éter, prepare-se para uma surpresa (e ampliação do conceito sobre "quem é draccon").

Bacil 06/08/2012

Falando de Draccon, você já espera algo primordial. Espíritos de Gelo não foi diferente. Foi uma sorte ter esse livro em mãos – ou talvez bom gosto.

Primeiramente, você deve ser uma pessoa um pouco "cult" para ler o livro. Várias citações de nomes famosos (menos para mim) aparecem e, eu, em algumas partes fiquei perdido. Não vou citá-los para não causar constrangimento pessoal (hahaha), mas muitos são bem conhecidos: Kiss, Beatles, Irmãos Grimm, Matrix, Neil Gaiman e Sandman, Ren & Stimpy… O autor os usa como para dar exemplos à outras coisas e compara-los com personagens, enfim..

O livro é todo narrado em primeira pessoa em capítulos que saltam no tempo do personagem. Ora está no cativeiro, ora na ponte, ora no bar, ora motel, ora cativeiro novamente. Busca o saber do porque que o personagem acorda acorrentado em uma sala com um interrogador e dois bruta-montes sem dó nem piedade. Aliás, piedade é uma palavra inexistente nesse livro. Cenas de tortura aparecem do começo ao fim. Não só tortura, mas também sexo, MUITO sexo. Um pornô em páginas.

Algo peculiar e que nunca vi em livro algum, foi que Draccon não nomeou o personagem principal e isso não afetou a história. Soube nomear e caracterizar todas as pessoas envolvidas com o personagem, mas não quis dar um nome a ele.

Há uma parte que há a explicação porque eles estão fazendo isso com o personagem. Essa parte é genial! Não sei se isso é ou já foi usado realmente, nem com que diabos o autor descobriu isso – ou imaginou – mas, que Draccon não escreve apenas livros e sim, algo para você ter mesmo em casa para ler, ah escreve.

Foi o primeiro livro que também li com cenas "picantes". FODA é uma palavra normal nesse livro. Normal mesmo, que aparece toda a hora sem pudor algum. Draccon sabe muito bem descrever essas páginas que nem mesmo um diretor de filme pornô teria capacidade de pensar nas posições usadas ali para seus atores fazerem num set de gravação; da mesma maneira que nem o pior assassino teria capacidade de torturar suas vítimas da maneira vista em Espíritos de gelo.

O livro é MUITO bom, mesmo. Rápido e dinâmico. Único problema, que deixou a leitura “chata”, digamos, foram as POUCAS partes em que ele descreve as teorias indianas, budistas e sabe-se-lá que outras culturas em que um guru-do-sexo fala para seus iniciantes. É chato (pelo menos para mim foi) mas serve para compreender parte da história do livro e parte da cultura daquele certo povo.

A nota ideal seria 4,5. Mas como passou de 4 estrelas, dei nota máxima :)

luisenloes 31/07/2012

Imprevisível e Sujo
Acho que o livro pode ser definido nas duas palavras acima. Em espíritos de gelo com certeza algum fogo misterioso subiu em Draccon - não aquele fogo comum que cresce nos escritores quando estão escrevendo, um fogo do tipo... que se tem lá em baixo (se é que me entendem). O livro é exatamente o mais contrário possível de Dragões de Éter, que era sensível, inocente e comovente, Espíritos de Gelo é duro, sexual e sujo.
Mas o livro é realmente muito bom, tem uma história interessante, texto corredeiro, e, o que todo livro deve ter, um final chocante e inesperado. Recomendado.

Rodrigo 30/07/2012

De todo eu considerei o livro "regular"
Como citado nas outras resenhas, tem um excesso de referências durante praticamente o livro inteiro e também foge muito do que parece ser na sinópse.
Não gostei da historia que aparece la pelo meio do livro... mas o final é realmente muito bom!

"Ana Paula" 12/07/2012

Que livro é esse??? Se eu soubesse que era tão bom, tinha lido antes!!!!

Espíritos de Gelo, conta a estória de um homem que acorda em um quarto úmido e escuro, acorrentado, com três homens vestidos com roupas de couros apertadas, parecendo um trio masoquista. O mais baixinho, um cara muito calmo, o interroga, mas não é um interrogatório comum... a cada palavra que o baixinho não gosta, o homem acorrentado é espancado. Só tem um jeito de acabar com esse sofrimento: Se lembrando do que aconteceu nas últimas horas.

Adorei o livro. Uma estória que te deixa louca pra saber mais. Sem contar que o homem acorrentado (ele não tem nome) é muito sarcastico e eu ri muito com ele. O livro resgata aspectos de culturas milenares ao passo que viaja pela realidade - envolvendo desde séries de TV e os mais novos roteiros de Hollywood, a bandas de rock e suas histórias surpreendentes. Muito sexo e uma seita que "aceita" seus seguidores fazerem de tudo entre eles... Um livro espetacular!!! Amei!!!!

"...- E, se você não se lembrar, um desses dois carrascos vai enfiar um alicate na unha do seu dedo do meio. E vai retirá-la devagar. Centímetro a centímetro, enquanto você sente nervuras sendo dilaceradas e rompidas em um ponto de cada vez..." Pag: 28

" O garotão estava lá bombando a mulher do cara, na frente dele e na de mais um monte de gente, e o amiguinho sorria! O que diabos seria aquilo? Alguma seita de Edward Cullen?" Pag: 73

Caverna 12/07/2012

Nosso protagonista (que, pelo que eu percebi, não tem nome. ou tem?) acorda acorrentado, com as mãos para cima, em uma sala um tanto quanto suja, fedida e nojenta. Uma sala de tortura. À sua frente, há um baixinho de um metro e meio, vestido socialmente, mas com uma camisa do Black Sabbath - o que o deixa mais estranho ainda - e dois capangas no melhor estilo o gordo e o magro, vestidos como um "clube sadomasoquista".
Ele está preso, e não se lembra de nada. E o pior: se ele não lembrar, vai sofrer cada vez mais.
Acontece que ele sofreu um trauma muito grande, que bloqueou toda a sua memória das últimas horas, ou até dos últimos dias. E seus sequestradores e torturadores querem saber como ele foi parar dentro de uma banheira de gelo, sem um rim. Para isso, vão usar da teoria de que, quando a pessoa sofre um segundo trauma muito forte, desbloqueia as memórias perdidas do trauma anterior. E o gordo e o magro vestidos com roupa de algum sex shop barato não vão se importar nem um pouco de pegar pesado nesse novo trauma.

Leia mais: http://hangoverat16.blogspot.com.br/2012/05/espiritos-de-gelo.html

Literatura 26/06/2012

Crie sua lenda urbana
Oi, queridos!

Já contei que tenho TDDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade), eu não sei se vocês sabem, mas se forem procurar por ai um dos primeiros sintomas do TDDAH é a incapacidade de focar a atenção no que uma pessoa esta falando, mesmo que ela esteja falando diretamente para você.

E o que isso tem haver?

Bom, pense em uma pessoa como eu lendo um livro que é escrito para parecer que o personagem está conversando com você, te contando uma história. Pois é, é de abalar as estruturas.

Espíritos de Gelo (Leya - 176 páginas) é um livro do Raphael Draccon, que tem como característica literária escrever como se o narrador estivesse conversando com o leitor. É um jeito interessante de escrever, mas pra mim é fodidamente difícil de ler.

O livro conta a história de um cara que é a imagem do que nós chamamos de “fodido”. Sério! O cara tá amarrado em um calabouço escuro e úmido, sendo torturado repetidamente por dois aspirantes a sadomasoquistas, e sendo questionado por um baixinho feio vestindo uma camiseta surrada do Black Sabath.

Veja mais no Literatura de Cabeça: